Bacharelado em Medicina Veterinária - DCH 9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Medicina Veterinária - DCH 9 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 24
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRelatório final de estágio supervisional(Universidade do Estado da Bahia, 0025-06-25) Anjos, Jéssica Miranda dos; Silva, Vanessa Bonfim da SilvaO estágio complementa e aperfeiçoa o ensino ministrado na faculdade, pois além de possibilitar uma primeira experiência profissional e aprender a aplicar de forma prática os conhecimentos acadêmicos com pessoas capacitadas, tem-se a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um médico veterinário numa agência de defesa agropecuária, além de aumentar a rede de contatos do aluno. As atividades realizadas ao longo do estágio foram: Vacinação assistida para febre aftosa; Inspeção em unidades de beneficiamento de carne e produtos cárneos; Vigilância ativa em granja avícola de corte; Vigilância ativa em granja avícola de postura; Vigilância ativa em granja avícola de postura no sistema de criação, popularmente, conhecido como “galinha feliz”; Vigilância ativa em indústria de laticínios; Atendimento de intercorrência no posto de fiscalização; Vigilância sorológica para influenza aviária.
- ItemRelatório final de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 0027-06-24) Souza, Valquíria Olíveira; Lima Carneiro , Rodrigo; Ribeiro Barbosa, Nataly; Darklei dos Santos Silva, NaianeO estágio curricular visa aprimorar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, através da prática na área de clínica médica, permitindo o desenvolvimento do discente na área de trabalho e na rotina clínica, os tornando preparados para assumir o papel de médico veterinário após formação acadêmica. Este relatório teve como objetivo relatar o que foi executado no campo de estágio curricular supervisionado na área de reprodução bovina e na área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais. Durante o estágio, respeitando-se o plano de trabalho previsto, as atividades programadas foram: Acompanhar o diagnóstico gestacional, com ênfase no número de vacas prenhes e vazias, Inicio do protocolo de IATF, auxiliar na identificação dos lotes que serão protocolados, repor os hormônios a serem aplicados nas fêmeas no momento do D0, montagem de aplicador de implante vaginal, aprender como montar o aplicador que será usado para a inseminação, aprender a fazer o cálculo de taxa de prenhez em cada propriedade. Assim como, acompanhar atendimentos clínicos, auxiliar na realização de exames de hemograma, bioquímico, e sumário de urina, participar de procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos da rotina clínica, preparar matérias para cirurgia, e o centro 5 cirúrgico, monitorar o animal pós cirurgia como administrar sua medicação, realizar limpeza das baias e dos animais internados.
- ItemRelatório do estágio curricular supervisionado em Medicina Veterinária(Universidade do Estado da Bahia, 0028-06-24) Santos, Sthefany Duque dos; Silva, Naiane Darklei dos Santos; Souza, Diego Cabral de; Lima , Rodrigo CarneiroO presente trabalho tem como objetivo descrever as atividades realizadas no período de Estágio Obrigatório Curricular Área de Defesa Sanitária Animal que foi desenvolvido na Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) no período de 129 dias, iniciando dia 05 de março de 2024 e terminando dia 12 de julho de 2024, totalizando 528 horas. Foi possível observar durante o período de estágio supervisionado na área defesa sanitária animal expressa a dificuldade do cumprimento dos programas de fiscalização que devem ser executados. Há programas que devem ser cumpridos, mas se tem recursos escassos para cumprimento de tais. A realidade operacional é de muita luta onde quando se coloca a experiência profissional pode se enxergar a importância da vigilância sanitária não só para sanidade animal e sim principalmente para saúde pública, além disso para economia do país. Durante o estágio houve uma extensão de conhecimentos sobre a atuação burocrática e a campo na área de defesa sanitária que atualmente divide suas atividades em realizar educação sanitária e repreensão de irregularidades. Diante disso, entende-se a importância do serviço veterinário de inspeção que trabalha principalmente com a profilaxia a fim de evitar a disseminação de doenças e garantir o bem-estar animal.
- ItemRelatório final de estágio curricular supervisionado.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-25) Silva, Ana Cássia Mendes de Oliveira; Carneiro, Rodrigo; Guimarães , Sandra; Monte, ThaianeO Estágio Curricular Supervisionado (MEV 059), possuindo uma carga horária de 450 horas, se trata de um componente curricular obrigatório para a integralização e conclusão da graduação em Medicina Veterinária. De acordo com o regulamento de estágio curricular supervisionado do curso de medicina veterinária da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), aprovada pelo CONSEPE (Regulamento Geral de Estágio Curricular: Resolução nº 2.016/2019 - CONSEPE). Durante o estágio, obedecendo o que foi determinado no plano de trabalho, as atividades idealizadas foram: acompanhar consultas clínicas, averiguar parâmetros e realizar medicamentos, realizar vacinas e vermifugações, participar de procedimento ambulatoriais e cirúrgicos, realização de raio-x, preparo de animais para ultrassonografia, realização de eletrocardiograma, repor materiais dos consultórios.
- ItemRelatório de Estágio Supervisionado(Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 2024-06-25) Santos, Solidade de Almeida dos; Silva, Vanessa Bonfim da; Silva, Naiane Darklei dos Santos; Barreiros, Diego CabralO presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária, realizado no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Prefeitura Municipal de Barreiras, Bahia. O estágio, com carga horária total de 450 horas, teve como objetivo principal a vivência prática na área de inspeção de produtos de origem animal, contribuindo para a formação profissional do graduando em Medicina Veterinária. O estágio foi realizado no SIM de Barreiras, Bahia, no período de 05 de março de 2024 a 21 de junho de 2024. As atividades desenvolvidas durante o estágio podem ser divididas em três categorias principais: Fiscalização de Agroindústrias, Registro de Agroindústrias e Produtos e Condições Higiênico-Sanitárias. O Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária no SIM de Barreiras proporcionou uma experiência valiosa na área de inspeção de produtos de origem animal. As atividades desenvolvidas permitiram aprimorar os conhecimentos teóricos e práticos, além de desenvolver habilidades essenciais para a atuação profissional.
- ItemRelatório final de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-25) Mota, Gustavo Ferreira; Silva, Vanessa Bonfim da; Silva, Naiane Darklei dos Santos; Silva, Luziene de SouzaO estágio curricular visa aprimorar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, através da prática na área de clínica médica, permitindo o desenvolvimento do discente na área de trabalho e na rotina clínica, os tornando preparados para assumir o papel de médico veterinário após formação acadêmica. A experiência adquirida durante o estágio na ADAB evidenciou a importância da agência na preservação da sanidade animal e na garantia da segurança alimentar. O período de estágio proporcionou uma imersão no universo da defesa agropecuária, cujo objetivo principal é proteger o patrimônio animal e vegetal do estado da Bahia, ficando evidente a complexidade e os desafios referentes a esse campo de trabalho. No entanto, o órgão está empenhado em seguir rigorosamente toda a legislação vigente, assegurando o cumprimento da legislação em todos os municípios do Estado. O estágio também enriqueceu a formação acadêmica, oferecendo oportunidades valiosas e proporcionando uma visão prática da realidade enfrentada pelo Fiscal Agropecuário. Além disso, foi possível compreender a importância das campanhas promovidas pela ADAB na prevenção e erradicação de doenças, contribuindo para a melhoria do patrimônio animal.
- ItemRelatório final de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-25) Nascimento, Thais Cristina Rocha do; Carneiro, Rodrigo Lima; Guimarães, Sandra Eliza; Monte, Thayane FerreiraO curso de Medicina Veterinária possui uma variedade de disciplinas profissionalizantes em sua grade, dentre estas, o Estágio Curricular Supervisionado que é um componente obrigatório para a formação do discente, sendo regido pela Diretriz Curricular Nacional (CNE/CES 1, de 18 de fevereiro de 2013). Destaca-se, pois possibilita que todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula seja vivenciado na prática ao acompanhar a demanda de profissionais que já atuam na área. O presente relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas pela discente durante o período de estágio obrigatório e a discussão de três casos clínicos de maior relevância dentre os que foram acompanhados, sendo estes, neoplasia bilateral no fígado, lipidose hepática (tríade felina) e hiperplasia mamária.
- ItemFatores que interferem na qualidade do leite bovino: uma revisão(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-25) Novaes, Mariana Antunes Siqueira; Silva, Vanessa Bonfim da; Silva, Naiane Darklei dos Santos; Silva, Luziene de SouzaA qualidade do leite bovino é crucial para garantir a segurança alimentar e a saúde pública, sendo influenciada por diversos fatores. Compreender os elementos que interferem nessa qualidade é fundamental para aprimorar os processos de produção e garantir um produto final seguro e nutritivo. Este trabalho visa realizar uma revisão de literatura dos principais fatores que impactam a qualidade do leite bovino, fornecendo uma análise atualizada e detalhada sobre o tema. Foi utilizada uma abordagem bibliográfica, na qual foram revisados artigos científicos publicados entre 2004 e 2024, selecionados a partir de bases de dados acadêmicas reconhecidas, como Scielo e Google Acadêmico. As palavras-chave utilizadas nas buscas incluíram termos relacionados à qualidade do leite bovino e seus determinantes. A revisão bibliográfica revelou que os fatores que interferem na qualidade do leite bovino incluem aspectos relacionados à sanidade animal, manejo alimentar, condições de ordenha, armazenamento e processamento do leite. Além disso, fatores ambientais e genéticos também desempenham um papel significativo. A compreensão dos fatores que afetam a qualidade do leite bovino é essencial para a implementação de práticas agrícolas e industriais adequadas, visando garantir a produção de um produto final de alta qualidade e segurança alimentar.
- ItemRelatório final de estágio supervisionado em Medicina Veterinária.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-25) Novaes, Mariana Antunes Siqueira; Silva, Vanessa Bonfim daO estágio foi realizado na empresa Reproeste reprodução bovina, sob supervisão do médico veterinário Welber Rabelo Lacerda. Ocorreu no período de 05 de março a 23 de junho de 2024, totalizando, assim, 450h de atividade. Durante o estágio, foram realizados manejos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo, no qual os estagiários auxiliavam em todas as fases dos protocolos, nas avaliações ginecológicas, induções de novilhas, retirada de implantes, inseminação, diagnóstico gestacional e também na organização de planilhas em Excel. A reprodução bovina, mesmo tendo evoluído consideravelmente no meio tecnológico, ainda pode ser desbravada em diversas áreas que ajudam no crescimento reprodutivo. Sendo assim, entender e aplicar no rebanho a IATF e a indução em novilhas, faz com que tenha um maior e melhor resultado de prenhez. Junto ao manejo de IATF, é fundamental que se tenha um equilíbrio entre a nutrição, sanidade e bem-estar animal nas propriedades.
- ItemA importância do manejo sanitário no controle da mastite com ênfase na saúde única(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-25) Anjos, Jéssica Miranda dos; Silva, Vanessa Bonfim da; Lima, Isak Samir de Souza; Silva, Naiane Darklei dos SantosA mastite é uma inflamação da glândula mamária causada por microrganismos, traumas físicos e substâncias químicas irritantes, podendo ser infecciosa ou traumática, causando um dos maiores prejuízos dentro da produção leiteira bovina. Desta forma, esta revisão tem por objetivo investigar e analisar a importância do manejo sanitário na pecuária leiteira como estratégia eficaz no controle da mastite a partir dos artigos científicos publicados na literatura. Em sua grande maioria, a mastite é infecciosa, dividindo-se em contagiosa, causada por patógenos presentes na pele e mucosas dos animais, e ambiental, onde os patógenos estão no ambiente de manejo. A mastite pode se apresentar de forma clínica, com alterações visíveis no leite e na glândula mamária, ou subclínica, onde o leite parece normal e as alterações não são visíveis. A prevenção e controle da mastite exigem um manejo sanitário adequado, incluindo a higiene do ordenhador, tratamento das vacas doentes, e limpeza e desinfecção diária dos equipamentos de ordenha. No contexto de Saúde Única, a mastite afeta a saúde humana, ambiental e animal. Isso se dá por fatores como a resistência bacteriana devido ao uso indiscriminado de antimicrobianos e intoxicações alimentares por ingestão de leite contaminado. O conceito de Saúde Única, reconhece a interdependência entre saúde humana, animal e ambiental. A abordagem integrada dessas áreas é essencial para lidar com os impactos da mastite, enfatizando a necessidade de práticas preventivas e manejo adequado para proteger a saúde global.
- ItemRelatório final de estágio curricular supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-26) Horn, Mayara Alves; Brandão, Tiago Oliveira; Guimarães, Sandra Eliza; Júnior, Luiz Carlos de LucenaA disciplina de estágio curricular supervisionado (MEV 059), do curso de Medicina Veterinária, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), visa segundo o regulamento de estágio curricular uma carga horária de 450 horas, as quais devem ser cumpridas nas diversas áreas dentro da Medicina Veterinária. A presente discente escolheu como área a Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, sendo assim, completou o seu estágio em uma clínica escolhida na cidade de Barreiras-BA, a Clínica Veterinária e PetShop All Pet. O estágio curricular supervisionado ocorreu do período do dia cinco (05) de março de 2024 a vinte e um (21) de junho do mesmo ano, completando as horas exigidas. Dentro desse período, a discente participou de diversos procedimentos veterinários, incluindo: atendimento clínico, vacinação, vermifugação, coleta de sangue, acesso venoso, exames para pesquisa de ectoparasitas, assim como, procedimentos cirúrgicos, entre outros. Além disso, a discente foi levada a analisar exames clínicos e biológicos, promovendo o raciocínio clínico. Também, esteve acompanhando pacientes internados, cuidando da sua alimentação, fazendo assepsia de feridas, antissepsia das baias, medicando, e demonstrando carinho e respeito pela vida que ali se encontrava.
- ItemRelatório do estágio curricular supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-26) Paiva, Larissa; Carneiro, Rodrigo Lima; Silva, Naiane Darklei dos Santos; Guimarães, Sandra ElizaO estágio supervisionado em Medicina Veterinária (MEV 059) – Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais representa uma oportunidade significativa para aprimorar conhecimentos teóricos e práticos, representando uma importante etapa no percurso formativo, de papel primordial na aplicação dos fundamentos obtidos na graduação. Este trabalho tem o propósito de relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado e descrever determinados casos clínicos acompanhados. A princípio, será discutido um caso de um paciente felino com obstrução uretral, um canino com ferida aberta e o manejo da mesma e um canino com gastroenterite aguda
- ItemRelatório final de estágio curricular supervisionado.(2024-06-26) Campos, Mariana Santos; Carneiro, Rodrigo; Silva, Naiane; Brito, PatriciaO estágio curricular visa aprimorar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, através da prática na área de clínica médica, permitindo o desenvolvimento do discente na área de trabalho e na rotina clínica, os tornando preparados para assumir o papel de médico veterinário após formação acadêmica. As atividades desenvolvidas durante o período de estágio obrigatório, respeitando o plano de trabalho prescrito, são referentes ao acompanhamento de consulta, atuação na internação realizando a aplicação de medicamentos, canulando veia, coletando sangue, realizando procedimentos práticos como sondagem, lavagem vesical, desobstrução, curativos, entre outros procedimentos. Além de acompanhar o registro de exames de imagens como raio-x e ultrassonografia, mais o acompanhamento dos procedimentos cirúrgicos e anestésicos. Assim sendo, a realização do estágio na área de clínica médica de pequenos animais permitiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação, desenvolvendo uma experiencia prática nos atendimentos clínicos, aprendendo a lidar com os tutores e paciente, com situações de emergência, adquirindo maior segurança na realização de determinados procedimentos e conseguindo, ao final de tudo, uma visão crítica sobre a conduta médica adequada para cada tipo de atendimento.
- ItemRelatório final de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-26) Amaral, Catharina Meira; Carneiro, Rodrigo Lima; Guimarães, Sandra Eliza; Brito, Patrcia Hess deO estágio supervisionado do curso de bacharelado em Medicina Veterinária é uma etapa essencial e obrigatória que visa possibilitar aos estudantes, a aplicação prática do conhecimento teórico absorvido durante a formação acadêmica. O objetivo deste relatório é detalhar as experiências clínicas e cirúrgicas vivenciadas durante as 408 horas de estágio, que ocorreram de cinco de março a 11 de junho, onde as 450 horas serão completadas no dia 20 de junho, detalhando a quantidade e quais procedimentos realizados, além de relatar três casos clínicos, sendo eles: cistite inflamatória felina, cardiomiopatia inflamatória felina e acidente ofídico em cão.
- ItemRelatório final de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-27) Santos, Maria Eduarda Cerqueira Alcantara dos; Brandão, Tiago Oliveira; Silva , Vanessa Bonfim da; Cunha, Magda Danyella Xavier Leite daO estágio supervisionado do curso de bacharelado em Medicina Veterinária é uma etapa essencial e obrigatória que visa possibilitar aos estudantes, a aplicação prática do conhecimento teórico absorvido durante a formação acadêmica. Dessa forma, o estágio oferece aos alunos, a chance de aprimorar suas habilidades técnicas capacitando-os para atuar de maneira competente, independente e ética nas atividades específicas da profissão veterinária. A preferência na área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais deriva do interesse e afinidade acadêmica, uma vez que a área está em crescimento no mercado de trabalho e se conecta a diversos segmentos da Medicina Veterinária. Além disso, o campo de atuação nesse ramo busca não apenas o bem-estar dos pacientes, mas também sua relação com a saúde humana, com implicações práticas em saúde pública, abarcando dessa maneira, a possibilidade de diversas áreas de atuação e especialização.
- ItemRelatório do estágio curricular supervisionado em Medicina Veterinária(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-27) Araújo, Michelle Aires de; Brandão, Tiago Oliveira; Carneiro, Rodrigo Lima; Gonsiorkiewicz, Luiza LimaO Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um componente curricular obrigatório para a graduação em Medicina Veterinária. A Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, Artigo 1, parágrafo 2º defende que “o estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”, garantindo ao estudante universitário desenvolvimento máximo. A escolha da H.L.A Veterinária para a realização do ECS foi devido a rotina diversificada na área de Grande Animais, proporcionando a possibilidade de acompanhamento de consultas e atendimentos, cirurgias eletivas e diversas facetas da produção bovina, resultando em um rico aprendizado e garantindo uma boa qualificação profissional.
- ItemRelatório final de estágio curricular supervisionado em Medicina Veterinária(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-27) Vila Flor, Kaline Machado, Kaline; Silva, Vanessa Bonfim da, Vanessa; Barbosa, Emanuela Nataly Ribeiro, Emanuela; Junior, Luiz Carlos de Lucena, LuizO estágio curricular supervisionado representa uma disciplina obrigatória no currículo do curso de Medicina Veterinária, sendo indispensável para a conclusão do bacharelado. Esta disciplina possui uma carga horária total de 450 horas. A escolha de concentrar-se na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, mesmo não tendo afinidade com essa área, foi impulsionada pela inexperiência nesse campo específico e busca por aprofundar o conhecimento na área. Para a realização deste estágio, optou-se pela Clínica Veterinária All Pet devido à sua notoriedade na cidade de Barreiras, bem como ao prévio conhecimento do veterinário supervisor do estágio, o qual é um profissional idôneo na atuação da clínica de pequenos animais. Ao longo do período de estágio na Clínica All Pet, foi possível ser agraciada com a oportunidade de familiarização com a rotina clínica e observar de forma minuciosa a rotina profissional no âmbito da medicina veterinária. Esta vivência proporcionou uma expansão substancial do conhecimento na área de especialização pleiteada, através da aplicação prática dos conceitos assimilados durante o curso de graduação. Adicionalmente, possibilitou a aquisição de novos conhecimentos e a exploração de abordagens clínicas, diagnósticas e terapêuticas inovadoras, contribuindo, desse modo, para uma preparação mais holística do estudante para a inserção no mercado de trabalho.
- ItemRelatório final de estágio curricular supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-28) Almeida, Thaís Daiana dos Santos; Brandão, Tiago Oliveira; Barbosa, Emanuela Nataly Ribeiro; Camillo, Jerusa CatarinaDurante o estágio, respeitando-se o plano de trabalho previsto, as atividades programadas foram: acompanhamento de consultas; realização de procedimentos simples como pesagem mensal, aferição de parâmetros, vacinação anual de cavalos atletas, e protocolo gestacional, vermifugação, medicação, e acompanhamento dos animais durante a alimentação quando estiver em observação; realização de coletas para análise laboratorial com supervisão do veterinário; acompanhamento de pequenas cirurgias a campo sob supervisão; suporte em consultas, ultrassonografia e raio x; realização da contenção dos animais; acompanhamento de éguas gestantes até o momento do parto. Além disso, foram executadas outras tarefas, de mesma natureza ou nível de complexidade associadas à sua especialidade ou ao ambiente de trabalho.
- ItemRelatório final de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-28) Lima, Juliana Pereira; Silva, Vanessa Bonfim da; Barreiros, Diego Cabral; Brandão, Tiago OliveiraA pecuária brasileira representa uma das mais importantes atividades comerciais do país. Além de atender ao mercado interno, a produção do país também é destinada ao comércio internacional, sendo o Brasil o maior exportador de carne bovina do mundo. Diante desta demanda, a bovinocultura precisa constantemente buscar meios para aumentar a sua produtividade. Dessa forma, a utilização de biotecnologias de reprodução que promovem o melhoramento genético do rebanho vem ganhando cada vez mais espaço. Através do melhoramento é possível produzir animais cada vez mais precoces, com maior rendimento de carcaça, maior conversão alimentar e ganho de peso, além de maior produção leiteira.O estágio curricular obrigatório foi uma excelente oportunidade de aprendizagem, em que foi possível colocar em prática o conhecimento agregado durante a graduação. Durante este período, foi possível vivenciar a rotina do dia a dia na reprodução bovina ao participar da execução de protocolos de IATF, diagnóstico gestacional, indução de novilhas, dentre outros manejos. E, através desta experiência adquirir conhecimento técnico, contribuindo para a minha formação e crescimento profissional e pessoal.
- ItemRelatório de estágio curricular supervisionado em Medicina Veterinária(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-28) Souza, Nara Christinne de; Barbosa, Emanuela Nataly Ribeiro; Brandão, Tiago Oliveira; Barreiros, Diego CabralO Estágio Curricular Supervisionado é obrigatório na graduação em Medicina Veterinária. A área escolhida para realização foi a de reprodução bovina, com a empresa Reproeste Reprodução Bovina. Os atendimentos foram realizados nas fazendas localizadas em diferentes municípios como Barreiras, Wanderley, São Desidério, Luís Eduardo Magalhães, Correntina, Formosa do Rio Preto e Riachão das Neves, na Bahia; Baixa Verde do Grande e Uruçuí, no Piauí. O estágio teve início no dia 13 de março e finaliza dia 30 de junho de 2024, totalizando carga horária de 450 horas exigidas. As atividades desenvolvidas referenciam-se ao acompanhamento do médico veterinário nas fazendas para realização de protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).