Bacharelado em Medicina Veterinária - DCH 9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
- ItemRelatório final de estágio curricular supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Amorim, Ianca Soanne Souza; Carneiro, Rodrigo Lima; Barbosa, Emanuela Nataly Ribeiro; Vielmo, André CarlotoO relatório de estágio curricular supervisionado faz parte da matriz curricular para formação do discente do curso de medicina Veterinária da UNEB. O estágio fornece subsídios para a formação de um profissional com senso crítico, que consegue observar mudanças e desafios presentes em sua área. O conhecimento teórico proporciona o discente a solucionar problemas práticos, enquanto a prática faz com que consiga assimilar melhor as questões teóricas. Por essa razão, observa-se que o estágio proporciona uma ocasião extraordinária de captar e aprimorar o senso de determinação, comprometimento e responsabilidade. O presente relatório tem a finalidade de discorrer sobre as atividades desenvolvidas no estágio curricular obrigatório na área de clínica médica de pequenos animais e pets não convencionais, e a discussão de dois casos clínicos acompanhados de maior relevância no período estagiado, sendo esses: neoplasia hepática em um canino macho e desgaste dentário em porquinho da índia (Cavia porcellus).
- ItemRelatório final de estágio supervisionado em Medicina Veterinária.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-25) Novaes, Mariana Antunes Siqueira; Silva, Vanessa Bonfim daO estágio foi realizado na empresa Reproeste reprodução bovina, sob supervisão do médico veterinário Welber Rabelo Lacerda. Ocorreu no período de 05 de março a 23 de junho de 2024, totalizando, assim, 450h de atividade. Durante o estágio, foram realizados manejos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo, no qual os estagiários auxiliavam em todas as fases dos protocolos, nas avaliações ginecológicas, induções de novilhas, retirada de implantes, inseminação, diagnóstico gestacional e também na organização de planilhas em Excel. A reprodução bovina, mesmo tendo evoluído consideravelmente no meio tecnológico, ainda pode ser desbravada em diversas áreas que ajudam no crescimento reprodutivo. Sendo assim, entender e aplicar no rebanho a IATF e a indução em novilhas, faz com que tenha um maior e melhor resultado de prenhez. Junto ao manejo de IATF, é fundamental que se tenha um equilíbrio entre a nutrição, sanidade e bem-estar animal nas propriedades.
- ItemRelatório final de estágio supervisional(Universidade do Estado da Bahia, 0025-06-25) Anjos, Jéssica Miranda dos; Silva, Vanessa Bonfim da SilvaO estágio complementa e aperfeiçoa o ensino ministrado na faculdade, pois além de possibilitar uma primeira experiência profissional e aprender a aplicar de forma prática os conhecimentos acadêmicos com pessoas capacitadas, tem-se a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um médico veterinário numa agência de defesa agropecuária, além de aumentar a rede de contatos do aluno. As atividades realizadas ao longo do estágio foram: Vacinação assistida para febre aftosa; Inspeção em unidades de beneficiamento de carne e produtos cárneos; Vigilância ativa em granja avícola de corte; Vigilância ativa em granja avícola de postura; Vigilância ativa em granja avícola de postura no sistema de criação, popularmente, conhecido como “galinha feliz”; Vigilância ativa em indústria de laticínios; Atendimento de intercorrência no posto de fiscalização; Vigilância sorológica para influenza aviária.
- ItemA importância do manejo sanitário no controle da mastite com ênfase na saúde única(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-25) Anjos, Jéssica Miranda dos; Silva, Vanessa Bonfim da; Lima, Isak Samir de Souza; Silva, Naiane Darklei dos SantosA mastite é uma inflamação da glândula mamária causada por microrganismos, traumas físicos e substâncias químicas irritantes, podendo ser infecciosa ou traumática, causando um dos maiores prejuízos dentro da produção leiteira bovina. Desta forma, esta revisão tem por objetivo investigar e analisar a importância do manejo sanitário na pecuária leiteira como estratégia eficaz no controle da mastite a partir dos artigos científicos publicados na literatura. Em sua grande maioria, a mastite é infecciosa, dividindo-se em contagiosa, causada por patógenos presentes na pele e mucosas dos animais, e ambiental, onde os patógenos estão no ambiente de manejo. A mastite pode se apresentar de forma clínica, com alterações visíveis no leite e na glândula mamária, ou subclínica, onde o leite parece normal e as alterações não são visíveis. A prevenção e controle da mastite exigem um manejo sanitário adequado, incluindo a higiene do ordenhador, tratamento das vacas doentes, e limpeza e desinfecção diária dos equipamentos de ordenha. No contexto de Saúde Única, a mastite afeta a saúde humana, ambiental e animal. Isso se dá por fatores como a resistência bacteriana devido ao uso indiscriminado de antimicrobianos e intoxicações alimentares por ingestão de leite contaminado. O conceito de Saúde Única, reconhece a interdependência entre saúde humana, animal e ambiental. A abordagem integrada dessas áreas é essencial para lidar com os impactos da mastite, enfatizando a necessidade de práticas preventivas e manejo adequado para proteger a saúde global.
- ItemRelatório final de estágio curricular supervisionado em Medicina Veterinária(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-27) Vila Flor, Kaline Machado, Kaline; Silva, Vanessa Bonfim da, Vanessa; Barbosa, Emanuela Nataly Ribeiro, Emanuela; Junior, Luiz Carlos de Lucena, LuizO estágio curricular supervisionado representa uma disciplina obrigatória no currículo do curso de Medicina Veterinária, sendo indispensável para a conclusão do bacharelado. Esta disciplina possui uma carga horária total de 450 horas. A escolha de concentrar-se na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, mesmo não tendo afinidade com essa área, foi impulsionada pela inexperiência nesse campo específico e busca por aprofundar o conhecimento na área. Para a realização deste estágio, optou-se pela Clínica Veterinária All Pet devido à sua notoriedade na cidade de Barreiras, bem como ao prévio conhecimento do veterinário supervisor do estágio, o qual é um profissional idôneo na atuação da clínica de pequenos animais. Ao longo do período de estágio na Clínica All Pet, foi possível ser agraciada com a oportunidade de familiarização com a rotina clínica e observar de forma minuciosa a rotina profissional no âmbito da medicina veterinária. Esta vivência proporcionou uma expansão substancial do conhecimento na área de especialização pleiteada, através da aplicação prática dos conceitos assimilados durante o curso de graduação. Adicionalmente, possibilitou a aquisição de novos conhecimentos e a exploração de abordagens clínicas, diagnósticas e terapêuticas inovadoras, contribuindo, desse modo, para uma preparação mais holística do estudante para a inserção no mercado de trabalho.