Bacharelado em Farmácia - DCV1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Farmácia - DCV1 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 32
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProdutos de Cannabis Sativa: marcos regulatórios no Brasil e judicialização no estado da Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-09) Machado, Danilo Santos; Pacheco, Mila Palma; Santos, Francisco José Pacheco dos; Lima, Vanessa Castro FelixA judicialização da saúde no Brasil surgiu na década de 1990 e, atualmente, tem aumentado, sobretudo pelos mandados judiciais referentes aos serviços em saúde. Pode ser definida como uma estratégia dos pacientes para garantir os direitos propostos na constituição recorrendo ao poder judiciário para tal. A metodologia de pesquisa contemplou o panorama da regulamentação no Brasil através de busca em periódico CAPES e as bases de dados Medline (Pubmed), Scielo e Lilacs a partir de referencial teórico, sites institucionais legislacional e de órgãos reguladores (Congresso nacional e ANVISA) e a caracterização dos produtos de Cannabis das notas técnicas através do levantamento de dados disponibilizados no Sistema e-NATJus. Os resultados do presente estudo permitem evidenciar que a temática sobre os produtos de Cannabis está ganhando espaço em discussões, estudos científicos e regulamentações no Brasil. Diante desta perspectiva, as políticas de saúde para efetivar definitivamente a inserção no SUS desse fármaco depende da colaboração de todos agentes envolvidos, como o poder legislativo e executivo. Contudo, considera-se a necessidade de mais estudos que aprofundem em compreender a judicialização de medicamentos à base de CBD. A caracterização do perfil das NTs contribuiu para quantificar os pareceres técnicos, e revelou pouco documentos por tempo traçado. As NTs são importantes instrumentos para a tomada de decisão do poder judiciário no sentido de descomplexificar a judicialização em saúde e o acesso aos medicamentos, no entanto, não convém somente ser preponderada quanto ao quesito de fornecimento de medicamentos pela rede pública de saúde, sendo necessário avaliar o óbice do acesso aos produtos de Cannabis no Brasil.
- ItemFarmacovigilância de novos medicamentos: uma revisão integrativa(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-12) Neves, Lilian Pereira; Xavier, Rosa Malena Fagundes; Dorta, Daniela Caputo; Silva, Vagner Cardoso daIntrodução: A pesquisa clínica é aplicada em um processo formal e sistemático para que ocorra o avanço da saúde, onde assegura efeitos farmacológicos e avalia a segurança de novos medicamentos. Com a realização de ensaios clínicos de fases I, II, III e IV, dado que a fase IV é a farmacovigilância, sistema responsável por identificar e avaliar reações adversas relacionadas à utilização medicamentos, através de notificações realizadas nos sistemas nacionais de notificações para a vigilância sanitária. Objetivo: Discutir farmacovigilância de novos medicamentos, com ênfase na segurança dos produtos na pós-comercialização. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa. As buscas pelos dados foram nas seguintes bases de dados:Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medscape, National Library of Medicine (PubMed/Medline), Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados: A junção das publicações de todos os bancos de dados, com o uso das palavras-chave e descritores, traduzidos para o inglês, com o corte temporal de 2019 a 2023, deu um total de 158 estudos, após adicionar os critérios de inclusão e exclusão, foram submetidos a leitura do texto na íntegra de 23 publicações e sendo selecionado para o presente estudo 10 artigos. A farmacovigilância é responsável por realizar o monitoramento de medicamentos comercializados, a fim de detectar, avaliar e prevenir reações adversas e garantir a segurança dos usuários, resultando em tratamentos mais eficazes, tendo a tecnologia cada dia mais coautora, com a utilização da inteligência artificial revolucionando a atuação da farmacovigilância e contribuindo para o trabalho do profissional farmacêutico que tem papel crucial na saúde. O farmacêutico atua desde o desenvolvimento do fármaco até a dispensação, sendo o último profissional a ter contato com paciente antes que ele faça a utilização do medicamento, portanto é também o profissional responsável por identificar, notificar e prevenir eventos adversos. Considerações finais: Os farmacêuticos estão assumindo um papel cada vez mais crucial no cenário de saúde atual. Além das responsabilidades tradicionais, eles agora desempenham papéis essenciais em áreas como pesquisa clínica, monitoramento de medicamentos e adoção de tecnologias avançadas. Esta mudança destaca a necessidade de formação contínua e educação profissional para enfrentar os desafios emergentes na medicina.
- ItemAbordagem farmacológica dos novos sedativos hipnóticos no tratamento dos distúrbios do sono: uma revisão integrativa(2022) Conceição, Pâmela Caldas da SilvaOs distúrbios do sono são todas as alterações que ocorrem enquanto o indivíduo dorme. Essas patologias afetam diretamente a qualidade do sono e de vida do paciente, refletindo em um menor desempenho diário e bem-estar. Alguns medicamentos chegam ao mercado como alternativas a terapias anteriormente utilizadas e, dentre eles, citam-se os novos sedativos-hipnóticos, tendo como seu principal precursor o zolpidem. Nesse contexto, o presente trabalho buscou analisar, dentre os trabalhos científicos existentes e atualizados, quais foram os benéficos e riscos associados ao uso dos novos sedativos-hipnóticos quando inserido na perspectiva do tratamento dos distúrbios do sono, sobretudo a insônia. Trata- se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir da extração de informações de bases de dados, com critérios de inclusão: os estudos que abordem a eficácia e segurança do uso dos novos sedativos-hipnóticos no tratamento de algum distúrbio do sono, em inglês, português ou espanhol, publicados nos últimos dez anos. A maioria dos artigos utilizados no estudo demonstraram relativa eficácia do zolpidem, sobretudo no que tange os paramêtros do sono. Quanto a sua segurança essa se mostrou divergente, devido, principalmente a ausência de evidências consistentes e válidas. Diante dos resultados obtidos, o zolpidem mostrou-se bem eficaz no tratamento do sono, porém com lacunas a serem ainda preenchidas quanto a seu perfil de segurança
- ItemTratamento terapêutico da tuberculose em pacientes Com diabetes mellitus: uma revisão integrativa(2022) Silva, Larissa dos SantosA Tuberculose é considerada uma doença negligenciada, sendo responsável pela contaminação de milhões de pessoas a cada ano. Nessa perspectiva, o risco é maior em grupos socioeconômicos mais vulneráveis e portadores de outras doenças, como AIDS, alcoolismo, câncer, desnutrição e diabetes. Dentre as comorbidades em prevalência, destaca-se o Diabetes Mellitus (DM). O objetivo do estudo foi discutir a partir da literatura, a associação da diabetes mellitus na resposta do tratamento da tuberculose. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada nas bases de dados: Pubmed e Scielo. Os critérios de inclusão foram: artigos científicos e protocolos clínicos, incluindo estudos clínicos, transversal, retrospectivo, caso controle e terem sido publicados em inglês, espanhol e português no período de 2012 a 2022. Já os critérios de exclusão foram os itens que não abordassem os aspectos terapêuticos da Diabetes e Tuberculose, artigos duplicados e aqueles que não estivessem de acesso livre na íntegra. A busca desse estudo originou-se em 112 artigos, nos quais, após leitura e aplicação dos critérios estabelecidos, 10 artigos foram incluídos. As análises dos dados foram dispostas em categorias e os resultados obtidos indicaram que o sexo masculino está mais vulnerável para infecção. As pessoas portadoras da Diabetes Mellitus são mais suscetíveis adquirirem a tuberculose por apresentarem um sistema imunológico debilitado e propício para infecção do Mycobacterium Tuberculosis, ocasionando a falha no tratamento farmacológico devido às interações existentes, recidiva da doença, e podendo levar complicações severas para saúde do indivíduo. Conclui-se a importância dos profissionais que atuam nos serviços de saúde, tendo como objetivo desenvolver ações para assegurar uma melhor qualidade de vida ao paciente e resultados satisfatórios a fim de controlar e reduzir novos casos diante deste cenário.
- ItemSegurança dos anti-inflamatórios não esteroidais seletivos para a ciclooxigenase II e o cuidado farmacêutico(2022-12-02) Marques, Eduardo Luiz NovaisOs Anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) formam uma classe de medicamentos amplamente utilizada na prática clínica e seu mecanismo de ação está associado à inibição das isoformas da enzima ciclooxigenase, a COX 1 e a COX 2. A chegada da classe de inibidores seletivos para a COX 2 e seu perfil ascendente na prática clínica, fomentou uma série análises e opiniões a respeito de seus efeitos cardiovasculares e gastrointestinais. Esse trabalho tem como objetivo descrever a respeitos dos aspectos de segurança dos anti-inflamatórios não esteroidais seletivos para a ciclooxigenase 2 nos sistemas cardiovascular e gastrointestinal, bem como o cuidado farmacêutico para a saúde. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de caráter integrativo,por meio de consultas à literatura especializada disponibilizadas nas bases de dados PubMed/Medline e Scielo, em que foram selecionados ensaios clínicos publicados a partir do ano de 2012 nos idiomas português e inglês. A busca foi realizada por meio dos descritores: inibidores seletivos da COX 2, Ciclooxigenase 2 e segurança. As análises dos estudos demonstraram que a utilização de anti- inflamatórios não esteroides seletivos para a isoenzima 2 da ciclooxigenase, promove um risco ao aparecimento de eventos cardiovasculares de gastrointestinais, entretanto, esse risco não é significativamente maior quando comparado à subclassenão seletiva de AINEs. Conclui-se a necessidade e relevância do profissional farmacêutico frente à dispensação e utilização desses medicamentos nos serviços desaúde, objetivando assegurar a assistência e o cuidado em saúde, além do uso racional de medicamentos.
- ItemO acesso ao medicamento Rivastigmina, para o Tratamento da Doença de Alzheimer, no sistema Único de Saúde (SUS): uma revisão de literatura(2022-12-05) Rodrigues, Lorena Freitas SantosOs medicamentos têm importante papel na atenção à saúde. No entanto, os custos crescentes das alternativas terapêuticas incorporadas nos sistemas de saúde exigem estratégias para garantir o acesso e a integralidade dos tratamentos. O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) é uma estratégia que objetiva viabilizar o acesso aos medicamentos, para algumas doenças, garantindo a integralidade dos tratamentos. Dentre as doenças que estão elencadas no CEAF está a Doença de Alzheimer (DA), que tem como fármaco, considerado de primeira escolha e do componente especializado, o inibidor da colinesterase Rivastigmina e que há 3 anos não está sendo fornecido pelo governo federal. Este trabalho apresenta como objetivo realizar uma revisão que busca compreender como se dá o acesso ao medicamento Rivastigmina para o tratamento da Doença de Alzheimer, no Sistema Único de Saúde (SUS). É um estudo de revisão de literatura, onde foram utilizados sites de busca como SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), MEDLINE. Foram acessados também os sites da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB) e Ministério da Saúde, através das palavras-chave: Rivastigmina, Doença de Alzheimer, Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e Judicialização da Saúde. Conclui-se que acesso ao medicamento Rivastigmina para tratamento da doença de Alzheimer pelo SUS envolve procedimentos administrativos complexos e custosos. Dentre as barreiras de acesso identificadas nesta revisão, destaca-se a dificuldade de seguimento aos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) pelos prescritores, a demora e a burocracia do trâmite administrativo e a grande prevalência de processos não deferidos, o que dificulta o acesso ao tratamento do Alzheimer. Reforçando, também, que o acesso a produtos médicos e tecnologias, tais como os medicamentos do componente especializado, é parte do direito à saúde reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ItemDescarte residencial de medicamentos e os impactos sanitários no Brasil de 2012 a 2021: uma revisão integrativa(2022-12-05) Silva, Amanda BomfimA farmácia caseira é bem comum nas residências brasileiras como forma de ajudar nas emergências com uso de medicamentos. Porém, é um fator que contribui para o aumento do consumo dessas substâncias, visto que quase 80% da população do Brasil têm o hábito de se automedicar. Além disso, o momento em que os medicamentos perdem a validade ou não são mais utilizáveis, o descarte precisa ser feito de forma consciente, pois o despojo dessas substâncias em locais inapropriados pode resultar em danos para o meio ambiente e para a saúde da sociedade, uma vez que grande parte dos medicamentos irá parar nas águas superficiais e subterrâneas. Logo, este trabalho tem como objetivo revisar os impactos provocados pelo descarte incorreto de medicamentos residenciais na saúde da população e no meio ambiente, nos últimos 10 anos, por meio de uma revisão integrativa de literatura. Foram utilizadas as seis (6) fases do processo de revisão para obtenção de dados, utilizando como critérios de inclusão artigos em português, inglês e espanhol publicados no período de 2012 a 2021, excluindo aqueles que não foram realizados no Brasil e que não tinham medicamentos como resíduos químicos e artigos em duplicata e incompletos. A busca foi realizada na base de dados Scielo, BVS, Pubmed e Periódicos CAPES, resultou em 529 artigos. Utilizando-se uma leitura prévia e adotando os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10 artigos que abordassem o tema em questão. A análise dos estudos comprova que grande parte da população faz o descarte de medicamentos de forma errada e uma parcela nunca recebeu informações sobre a forma correta de descarte e dos impactos socioambientais ocasionados. Isso evidencia a necessidade de ampliar a conscientização do descarte consciente de medicamentos para a população, investir em logística reversa que atenda toda sociedade e endossar a importância do profissional farmacêutico nesse contexto para evitar problemas maiores no futuro socioambiental
- ItemUso de medicamentos potencialmente inapropriados em idosos no Brasil: uma revisão integrativa(2022-12-06) Santos, Bruna Rosário FontesO processo de envelhecimento populacional no Brasil vem ocorrendo de forma rápida. Os indivíduos com 60 anos ou mais configuram parcela crescente da população brasileira e tendem a manifestar múltiplas doenças e, por essa razão, utilizar muitos medicamentos. O uso de múltiplos medicamentos pode ocasionar na prescrição de medicamentos potencialmente inapropriados (MPI) que são fármacos em que os riscos ultrapassam os benefícios de sua utilização quando há opções terapêuticas com evidência científica equivalente mais segura, e estão fortemente relacionados a desfechos em saúde desfavoráveis, como reações adversas a medicamentos (delirium, sedação, hemorragias gastrintestinais, quedas, fraturas), internação hospitalar e maior morbimortalidade entre os idosos. Objetivo: Discutir sobre o uso de medicamentos potencialmente inapropriados em idosos. Materiais e métodos: O presente estudo utilizou como método a revisão integrativa da literatura indexada nos últimos 5 anos. Os estudos foram selecionados por meio da busca nas bases de dados (SCIELO, Medline, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), LILACS, e Pubmed). Resultados: Entre os artigos selecionados demonstrou-se um predomínio de idosos com prescrição inapropriada, bem como identificou-se a aplicação dos Critério de Beers e as classes medicamentosas mais prescritas foram os inibidores da bomba de prótons, seguido dos benzodiazepínicos e dos hipoglicemiantes. Conclusão: O presente estudo constatou que há uma grande prevalência de MPI nas prescrições, dessa forma é importante a frequente realização de avaliação das prescrições, para evitar a administração dos MPI. Para isso é importante ações de promoção do uso racional de medicamentos com o intuito de garantir acesso aos medicamentos de forma segura, e ajustado às particularidades do paciente idoso.
- ItemSíntese orientada à diversidade de análogos bioativos do Paracetamol(2022-12-07) Silva, Bruna ReisO paracetamol, acetaminofeno ou N-acetil-p-aminofenol, é um fármaco com atividade analgésica, antipirética e discreta ação anti-inflamatória, amplamente utilizado e seguro quando ingerido em doses terapêuticas. Por se tratar de um composto bem definido quanto a suas propriedades físico-químicas e ação biológica, vem sendo utilizado como protótipo na síntese de análogos. A estratégia de síntese orientada pela diversidade poderia ser empregada na obtenção de análogos do acetaminofeno, uma vez que permite a ampliação da biblioteca de compostos, possibilitando maior cobertura do espaço químico, que, por consequência, leva ao aumento da probabilidade de síntese de compostos biologicamente viáveis. Vinte e cinco artigos coletados das bases PUBMED, ACS publications e Portal CAPES nos anos de 2007 a 2022 foram incluídos nesta revisão narrativa, que teve como objetivo buscar na literatura os compostos análogos bioativos do paracetamol, analisando se há elementos nos processos de síntese que promovam diversidade estrutural, fator chave na obtenção de moléculas com novas aplicações clínicas. A literatura consultada traz que os análogos bioativos do paracetamol possuem, quase que em sua totalidade, certa variedade estrutural com impacto significativo nas ações terapêuticas encontradas, uma vez que os compostos bioativos derivados apresentaram aplicação igual ou superior a exibida pelo acetaminofeno, sendo obtidos apenas dois trabalhos que se propunham a buscar alternativas “fora do padrão”, como o observado nos ésteres de paracetamol e nitroderivados com ação inibidora da FAAH e cardioprotetora, respectivamente. Em conclusão, se faz necessária a realização de mais sínteses de análogos do paracetamol visando sua aplicação em alvos ainda não explorados, dado que o mesmo já se mostrou um protótipo promissor no alcance de novas moléculas bioativas
- ItemProspecção tecnológica do uso de beta-glucana em composições cosméticas(2022-12-07) Costa, Janai Silva SantosUm dos seus mecanismos de proteção da pele é a colonização bacteriana, por isso, é importante que haja a manutenção de um equilíbrio adequado, sendo o uso de prebiótico uma forma de alcançar esse equilíbrio. Dentre os prebióticos de interesse na Cosmetologia, destaca-se a beta-glucana, polissacarídeo de origem natural com diversas ações benéficas principalmente para condições irritativas da pele com taxa de prevalência em aumento, como acne, frequente em 85% das pessoas de 12 a 24 anos, e dermatite atópica, que afeta 15 a 30% das crianças e 2 a 10% dos adultos. Diante disso, o principal objetivo deste estudo é discutir o emprego de beta-glucana em formulações cosméticas para diferentes finalidades e sua importância no setor, utilizando na metodologia uma prospecção de patentes de cosméticos com beta-glucana como principal componente no período de 2019-2021. Dos 1.072 documentos obtidos na base de dados Espacenet, somente 154 foram incluídos por estarem completos e terem dados de testes realizados in vivo em humanos. Dentre eles, 87,66% foram depositados na China e o ano que mais apresentou depósitos foi 2019, com 39,6% das patentes. Os principais tipos de cosméticos apresentados são: multifuncional - 18,8%, hidratante - 16,9% e antienvelhecimento - 15,6%, embora aplicações como skin care, anti-irritante, reparo, clareador, antiacne e muitas outras também tenham sido observadas. A beta-glucana usada nas invenções é oriunda de bactéria, fungos ou vegetais, especialmente a aveia, e os benefícios exercidos pelo ativo são antienvelhecimento, cicatrizante, reparo, clareador, higienizante, defesa, anti-irritante, dentre outros. Tais efeitos podem ser potencializados ou potencializar os de outros componentes combinados, como hialuronato de sódio, D-pantenol, bisabolol, extratos vegetais, dentre outros. Os testes realizados com no mínimo 80 pessoas confirmaram as ações mencionadas e servem de suporte teórico para conhecimento do ativo, evidenciando que cosméticos à base de beta-glucana podem ser eficazes em diferentes tipos de formulações, além de ser uma opção de ativo seguro, natural, sustentável e econômico para elaboração de novos produtos.
- ItemEvolução histórica do uso dos perfumes na sociedade: revisão integrativa(2022-12-07) Dias, Yasmin Sena Alves; Mota, Milleno Dantas; Guede, Alessandra da Silva; Pereira, Neila de PaulaO presente trabalho tem como tema o avanço tecnológico do perfume e seu uso durante as eras históricas, trazendo como pergunta norteadora “os perfumes contribuíram e influenciaram a sociedade em quais aspectos na trajetória da humanidade?”. Expõe como objetivo geral: apresentar a evolução do uso dos perfumes, desde os registros pré-históricos até a segunda década do século XXI e trata-se de uma revisão integrativa, seguindo as quatro etapas de Busca na literatura, Avaliação, Interpretação e Discussão. Foram utilizadas bases de dados on-line e publicações em site para a procura de referências que se adequem aos critérios de inclusão da revisão, junto com palavras-chave e critérios de exclusão. Tendo ao todo 106 referências selecionadas, sendo 73 das bases de dados e 33 das publicações de sites. A categoria que mais apresentou resultados foi a histórica com 60 referências, seguindo de conteúdo científico com 17 referências, 15 de tendencias/hábitos, 11 de socioeconômico e 3 referências sobre costumes, que abriga questões culturais. Assim, pode ser observado que os perfumes são utilizados de várias formas na história da civilização, se mantendo em uso até os dias atuais, demonstrando sua significância. Trata-se de um setor promissor no quesito econômico, principalmente por sua ligação com a moda e o show business, seja de maneira estadual, nacional e mundial, além de possuir uma ligação estreita com a história e questões culturais, com diversas formas de uso, seja uma função medicinal, também presentes em ritos sagrados ou, até mesmo, em meios estabelecidos como profanos. A influência dos perfumes se mostrou perceptível até mesmo na escolha de uma fragrância, pois não está apenas relacionada, ao gosto pessoal, mas, também, com a expressão do usuário, pois pode transpassar várias sensações além de participar das tendências de consumo da sociedade e, desta forma, a perfumaria fez e continua fazendo parte de vários âmbitos da civilização
- ItemIdentificação de metabólitos alterados em macrófagos estimulados por lipídios do Mycobacterium tuberculosis(2022-12-12) Oliveira, Yasmin da SilvaA tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (Mtb) e continua sendo uma das principais causas de morbi-mortalidade no Brasil e no mundo. Cerca de 40% do peso seco da parede celular do Mtb é composta de lipídios. O transporte e importação dessas moléculas através da parede celular do bacilo é realizado pela expressão de um operon que possui quatro cópias homólogas (mce1-4). Foi observado que a parede celular do Mtb do tipo selvagem (WT) varia em relação a mais de 400 espécies lipídicas em comparação com a cepa com interrupção do operon mce1 (∆mce1). Demonstrou-se previamente que os lipídios do Mtb extraídos de ambas as cepas apresentam capacidade distinta de ativar a resposta pró-inflamatória em macrófagos murinos e em células T humanas. Assim, por serem moléculas importantes para a virulência do bacilo e por serem capazes também de estimular uma resposta imune celular, a resposta inflamatória do hospedeiro aos extratos lipídicos do Mtb, das diferentes cepas, deve ser investigada. Logo, nesse trabalho, objetivou-se identificar rotas e metabólitos alterados em macrófagos murinos estimulados pelos lipídios do Mtb WT e mutante (∆mce1), mediante a aplicação da abordagem metabolômica. Inicialmente, foram identificados 71 metabólitos e 42 metabólitos foram submetidos às analises estatísticas, após exclusão de metabólitos presentes no branco, interferentes e o agrupamento de isômeros. Os lipídios demonstraram influenciar, principalmente, o metabolismo de ácidos graxos e os principais metabólitos encontrados nesse contexto foram os ácidos graxos palmítico, esteárico e oleico. Foram identificados outros metabólitos alterados de diferentes classes de compostos orgânicos, dentre eles aminoácidos e monoacilgliceróis. O perfil metabólico observado nos macrófagos parece estar relacionado a ambos os perfis de polarização observados em macrófagos (M1 e M2, pró e anti-inflamatório, respectivamente). A elucidação do conhecimento sobre perfis e rotas metabólicas relacionadas à infecção pela TB pode contribuir na compreensão sobre a patogênese da TB de modo geral e, assim, possibilitar o desenvolvimento de novas ferramentas diagnósticas, através da identificação de marcadores diagnósticos de infecção, além de possibilitar caminhos para a pesquisa de novas estratégias terapêuticas.
- ItemAnálise do perfil cromatográfico e do potencial antioxidante do mangostão (Garcinia mangostana L.) encapsulado(2022-12-13) Silva, Carine Paixão daO mangostão (Garcinia mangostana L.) possui inúmeras formas de utilização e aos poucos foi se tornando objeto de interesse para a indústria farmacêutica e alimentícia pela presença de compostos bioativos e dos valores nutritivos dos frutos. Sendo o consumo de frutos e suas polpas muito recomendado por seu valor nutricional, alto teor de fibras e presença de compostos fenólicos responsáveis pela ação antioxidante. O presente estudo teve como objetivos empregar o planejamento fatorial completo para investigar a influência das variáveis (tempo, tipo de solvente e modo de agitação) no processo de extração de compostos fenólicos presentes no conteúdo das cápsulas do mangostão, além da determinação do perfil cromatográfico pela técnica de cromatografia líquida de alta eficiência de fase reversa com detecção de arranjo de diodos (CLAE-DAD), do potencial antioxidante pelo métodos de sequestro do radical DPPH e de transferência de elétrons FRAP, e os teores de fenóis e flavonóides totais através dos métodos de Folin-Ciocalteau empregando espectrofotometria. A extração por etanol em agitação magnética por 10 minutos mostrou sendo as melhores condições a serem aplicadas para extração de bioativos nas amostras de mangostão estudadas. O teor de fenólicos encontrados variou de 9,85 a 11,77 mgEq/100g de ácido gálico e para flavonoides variou de 30,12 a 54,03 mgEq/100g de quercetina. O potencial antioxidante na CE50, foi de 0,31 e 1,87 mg/mL para amostra n° 1 e n° 2, respectivamente. Os resultados para o método FRAP foi de 4540,74 μMEqFeSO4/g para a amostra n° 1 e 3096,30 μMEqFeSO4/g para a n° 2. Pelas análises dos extratos por CLAE, foram identificados os compostos ácidos protocatecuico, ácido siríngico e vanilina, ácido clorogênico, ácido p-cumárico, ácido trans-cinâmico, kaempferol, quercetina, rutina, crisina, naringenina, catequina e o ácido elágico. Apesar dos bons resultados encontrados nessas amostras, em relação aos métodos propostos, é visivelmente necessário um estudo contínuo para melhorar as informações sobre o fruto, por exemplo, aumentando o número de amostras e realizando o perfil de dissolução das cápsulas, ensaios de toxicidade e citotoxicidade.
- ItemAnálise de polimorfismos no gene GATA3 e suas associações com fenótipos de asma em uma população de Salvador-Bahia(2022-12-13) Souza, Ijaiel Rian Brito deINTRODUÇÃO: A asma tem por definição um processo característico de inflamação crônica das vias aéreas, no qual se desenvolve uma obstrução dos brônquios, podendo ser de forma total ou parcial. É classificada em leve, moderada e grave e recruta diversas células que compõe o sistema imunológico adaptativo e inato para promover simultaneamente com as células epiteliais uma hiper reação dos brônquios. Por ser uma doença com características poligenética, o estudo gênico é fundamental, destacando-se o gene GATA3; um elemento regulatório positivo e específico para ativação de IL-5, expresso seletivamente em células T e apresentadoras de citocinas do tipo TH2. OBJETIVO: Investigar variantes genéticas no gene GATA3 associados com marcadores de atopia e fenótipos de asma em uma população de indivíduos do programa para o Controle de Asma e Rinite na Bahia, Salvador-BA. MATERIAIS E MÉTODOS: Este trabalho é um estudo observacional analítico do tipo caso controle e foi conduzido com 1084 indivíduos provenientes do Programa para o Controle da Asma na Bahia (ProAR). As estratégias estatísticas utilizadas incluíram a regressão logística, imputação genotípica do banco, software plink, GraphPad Prisma, plataforma da NCBI, HaploReg e classificação do RegulomeDB. RESULTADOS E DISCUSSÂO: Foram selecionados 7 SNP para as análises de associação, no qual foram encontrados resultados significativos para as variáveis de asma os polimorfismos: rs2798835, rs3824662 e rs11567902, apresentando dados de OR sugestivos de risco para o desenvolvimento da asma. Para as variáveis em atopia, foram encontrados todos os SNP em análise de associação, tendo apenas os polimorfismos rs1269489 e rs183890714 associados com a proteção. Para as análises de dosagem de IgE foram encontrados os SNP rs3824662, rs11255501 e rs1269486, no qual apenas o último foi associado a diminuição sérica da IgE, sendo os outros dois associados ao aumento. Para as dosagens de citocina, os SNP significativamente encontrados foram o rs3824662, rs11255501, rs183890714 e rs11567902, encontrados para IL-5, IL-10, Eotaxina e IgE total, com associações para o aumento ou diminuição dessas expressões na asma. Por fim, foi encontrado com motifis significativamente alterados para asma os polimorfismos rs11567902, rs11255501 e rs10905278. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Para que a interferência que esses SNP geram na cascata reativa de asma, seja totalmente elucidada, serão necessárias mais pesquisas em torno desses resultados, considerando também outras populações inseridas em contextos ambientais, culturais, genéticos e socioeconômicos específico, afim de demonstrar os impactos que polimorfismos no gene GATA3 podem apresentar em diferentes apresentações sociais.
- ItemAdesão ao regime terapêutico de portadores de lúpus eritematoso sistêmico: uma revisão integrativa(2022-12-13) Pimentel, Ana Carolina de Almeida; Carneiro, Valdirene Leão; Costa, Emile Ivana Fernandes Santos; Bendicho, Maria Teresita; Lima, Louise Correia deA problemática da não adesão ou do baixo grau de adesão a um tratamento consiste em um grave problema de saúde pública, representando um fator importante na qualidade da resposta terapêutica e podendo levar ao surgimento de complicações potencialmente preveníveis. Entre os pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), as taxas de não adesão ao tratamento variam de 43% a 75%, podendo influenciar no controle da doença e aumento de idas aos serviços de saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a adesão ao regime terapêutico dos portadores de LES de acordo com os dados da literatura na população brasileira. Sendo assim, foi realizada uma revisão integrativa, baseando-se na busca de artigos científicos indexados nas bases de dados da LILACS, PUBMED e SCIELO. Foram incluídos artigos com texto completo, publicados, sendo analisados os diferentes tipos de estudo, em inglês, português e espanhol e dissertações que abordam a adesão ao regime terapêutico dos portadores de LES. Após a busca nas bases de dados, foram encontrados 164 estudos, dos quais, após leitura e aplicação dos critérios, 7 estudos foram incluídos. O presente trabalho evidenciou uma variação na taxa de adesão de 11,1% a 62,5%. Os fatores relacionados à adesão mais prevalentes estavam relacionados a terapia, a desatenção com os horários de administração dos medicamentos e o esquecimento. Dentre os fatores relacionados à doença, observou-se fortemente nos estudos a presença de limitação proveniente do LES, em que os pacientes deixavam de exercer suas atividades laborais e a relação da baixa adesão com o aumento de hospitalizações.
- ItemCefaleia por uso excessivo de medicamentos: uma revisão integrativa(2022-12-14) Damasceno, Samaia Patricia Carneiro de JesusA cefaleia é um sintoma que precisa ser considerado como sinal de alerta, uma vez que sua ocorrência pode estar relacionada a problemas de maior gravidade; pode ser classificada em primária e secundária. A partir das cefaleias primárias, e dentre elas a mais prevalente é a migrânea, o indivíduo pode desenvolver uma cefaleia secundária conhecida como cefaleia por uso excessivo de medicamentos (CUEM). Tendo esse foco, o principal objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a cefaleia por uso excessivo de medicamentos e suas abordagens de tratamento farmacológico e não farmacológico. O estudo foi construído a partir de uma revisão bibliográfica integrativa com a intenção de discutir o assunto levantado e colaborar com a pesquisa científica sobre a cefaleia por uso excessivo de medicamentos. A pesquisa ocorreu entre junho de 2021 e novembro de 2022, utilizando como palavras-chave “Cefaleia por Uso Excessivo de Medicamento” e “Tratamento”, entre os anos de 2017 e 2021, nas bases de dados Medline e Science Direct. Com este trabalho foi possível observar que para que se tenha uma boa resposta em evitar a cefaleia por uso excessivo de medicamentos, inicialmente faz-se necessário um maior conhecimento das cefaleias pela população no geral, a fim de que se conheça as suas melhores formas de tratamento. Assim, é preciso que a produção literária sobre as cefaleias continue em curso e que a população e, principalmente, os diversos profissionais de saúde adquiram um olhar mais solidário com os indivíduos com cefaleia.
- ItemConcepções de assistência farmacêutica na atenção básica à saúde: uma revisão narrativa da literatura(2022-12-14) Freire, Álef AlencarIntrodução: A assistência farmacêutica (AF) se caracteriza como um conjunto de práticas voltadas para a promoção, proteção e recuperação em saúde, tendo o medicamento como a tecnologia essencial neste processo. A AF ainda é compreendida de forma limitada como uma atividade que visa majoritariamente as ações voltadas para o medicamento, com foco em seus aspectos logísticos. Com o movimento de reorientação da AF, há a necessidade de acompanhar como essa política está sendo compreendida. As concepções refletem diretamente as percepções sobre o serviço e o exercício da integralidade da atenção. Objetivo: Identificar as diferentes concepções de assistência farmacêutica no Brasil descritas na literatura. Método: O presente trabalho trata-se de uma revisão narrativa da literatura. Foram realizadas buscas nas bases de dados da BVS, PubMed, Periódicos Capes e no Google Acadêmico, sobre as concepções de assistência farmacêutica entre os anos de 2004 à 2022. Utilizou-se os termos “assistência farmacêutica”, “concepções” e "atenção primária” identificados no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Foi realizada a leitura dos resumos de cada estudo, sendo incluídos aqueles que abordaram sobre as concepções de assistência farmacêutica na atenção primária à saúde no Brasil. Após a seleção dos artigos, os mesmos foram organizados em uma planilha categórica inicial para maior compreensão do conteúdo a ser trabalhado e que posteriormente deram origem aos quadros sínteses. Resultados: Foram encontrados 09 artigos que tratavam das concepções. Observou-se distintas concepções de assistência farmacêutica na literatura analisada. Identificaram-se três contextos em que a assistência farmacêutica é discutida: Através das concepções apresentados por documentos normativos e órgãos institucionais; concepções de distintos atores sociais e concepções levantadas por teóricos da literatura. Considerações Finais: Os estudos revelam que a assistência farmacêutica vem sofrendo importantes mudanças com a incorporação do cuidado, a centralidade gradativamente passa do medicamento para o usuário, o que configura avanços para política de assistência farmacêutica e para o exercício da integralidade da atenção.
- ItemUso de canabinóides no tratamento da fibromialgia: uma revisão integrativa(2022-12-14) Nascimento, Jéssica Aiana Santos do; Queiroz, Ana Patrícia Pascoal; Deus, Valterney Lima de; Oliveira, Bianca Borges Cerqueira deA fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica de etiopatogenia complexa, multifatorial e ainda não completamente esclarecida, caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, distúrbios do sono, fadiga e desordens psíquicas. Alguns pacientes não se beneficiam com o tratamento farmacológico dessa patologia. Nesse contexto, fitocanabinoides e canabinoides sintéticos vêm sendo estudados a fim de determinar a eficácia desses agentes no controle da dor quando as opções convencionais falham. Nesse sentido, essa revisão tem como objetivo explorar as potencialidades dos fitocanabinoides THC e CBD no tratamento da fibromialgia e os riscos associados ao uso desses agentes através das seis fases da revisão integrativa: formulação do problema, busca de dados, coleta de dados, análise dos dados, discussão dos resultados e apresentação dos resultados. A busca e coleta de dados foram feitas através das plataformas Medline/Pubmed e Science Direct utilizando como critério de inclusão artigos entre os anos de 2016 e 2022, assim como artigos observacionais, ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas. Após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, 5 artigos foram retirados das bases de dados e utilizados para a análise do papel dos canabinoides no tratamento da fibromialgia, sendo incluídos: duas revisões sistemáticas, dois ensaios clínicos randomizados e um artigo caso-controle. A maioria dos estudos incluídos nessa revisão demonstraram alívio da dor e presença de efeitos adversos não graves (boca seca, náuseas e tonturas).
- ItemA importância do acompanhamento farmacêutico no controle do Diabetes Mellitus Tipo I: uma revisão integrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-11) Teixeira, Bruna Lima; Oliveira, Polyanna Carôzo de; Xavier, Rosa Malena Fagundes; Bendicho, Maria Teresita Del Nino Jesus FernandezO diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é um transtorno endócrino caracterizado por hiperglicemia devido à destruição de células beta, geralmente levando a deficiência absoluta de insulina. Trata-se de uma doença de grande relevância, principalmente porque o não tratamento ou o seu agravamento podem levar a desfechos graves como a morte e a complicações macro e microvasculares, oculares, renais e neurológicas. Logo, esse trabalho tem como objetivo a realização de uma revisão integrativa sobre a importância do acompanhamento farmacêutico no controle da Diabetes Mellitus tipo I, utilizando como busca de artigos as bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), National Library of Medicine (PubMed/Medline), Science Direct e o Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicados no período de 2012 a 2022. Após a busca nas bases de dados, foram encontrados 121 estudos, dos quais, após aplicação dos critérios e leitura, 8 estudos foram incluídos. Os estudos contêm uma distribuição anual variada, destacando a liderança do Brasil em publicações sobre DM1. A maioria dos artigos aborda tanto DM1 quanto DM2, ressaltando a importância de estudos focados no tratamento específico do DM1. A presença do farmacêutico na equipe multiprofissional é mencionada em quase 50% dos estudos, com ênfase na atuação mais pronunciada em pacientes com DM2. Foi observado que o controle glicêmico após orientações farmacêuticas não é conclusivo e demanda um período mais longo de observação, mas evidências sugerem melhorias no controle glicêmico e na adesão em pacientes com DM2. A atuação da equipe multiprofissional, embora fundamental, nem sempre menciona o farmacêutico, apesar de sua crescente integração globalmente e impacto positivo no controle glicêmico. Por fim, embora haja uma lacuna de estudos específicos sobre DM1, o acompanhamento do farmacêutico se mostra promissora na melhora do controle glicêmico, educação do paciente e suporte à equipe multidisciplinar de saúde.
- ItemUso de extratos vegetais em formas farmacêuticas orais como medida auxiliar em tratamentos de perda de peso(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-13) Silva, Márcia Maria de Jesus; Mota, Milleno Dantas; Guedes, Alessandra da Silva; Silva, Lorena Souza daO aumento do número de indivíduos obesos na população mundial gera a necessidade de buscar tratamento seguro para essas pessoas porque a obesidade constitui fator de risco para outras doenças. Uma das alternativas atuais é o uso de medicamentos ou produtos tradicionais fitoterápicos de uso oral feitos a partir de extratos vegetais, no entanto, sua avaliação risco-benefício ainda não é amplamente discutida quanto às suas ações na perda de peso. O presente trabalho se trata de uma revisão sistemática integrativa com busca de artigos sobre o tema em três bases de dados tendo como objetivo discutir o uso de extratos vegetais em formas farmacêuticas orais como medida auxiliar em tratamentos de perda de peso a partir de artigos que possam elucidar o risco-benefício e apresentar as espécies vegetais usadas. Foram encontrados poucos estudos sobre algumas espécies vegetais isoladas e em associações, bem como diferentes mecanismos na perda de peso com poucas reações adversas, mas com a presença do risco de hepatotoxicidade. Conclui-se que apesar do benefício que o uso das espécies vegetais trazem, ainda faltam dados que possam caracterizar seu uso como medida auxiliar para o emagrecimento.