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- ItemA revolução russa e o comunismo soviético: uma leitura crítica do livro a revolução dos bichos, de George Orwell(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-14) Oliveira, Karina Marluce de; Guimarães, Tassila Ferreira Vale; Filho, Benício Francisco de Matos; Santos, Ivani da SilvaEste trabalho de conclusão de curso se propõe a apresentar uma análise substancial da obra A Revolução dos Bichos do autor George Orwell em sua relação com o contexto histórico da Revolução Russa e o Comunismo da URSS. Revendo a história do escritor inglês e considerando as críticas metafóricas presentes em sua obra, este trabalho analisou de que forma o escritor satiriza o Comunismo Soviético e o regime totalitário de Josef Stalin. Para realizar essa análise, a autora da monografia realizou primeiro um estudo dos acontecimentos históricos nos quais Orwell se inspirou para escrever sua obra. Após um levantamento teórico consistente, fez-se necessário pesquisar a vida e a ideologia política defendida pelo autor. Por fim, analisou quais elementos foram utilizados no livro para fazer essa crítica e de que forma ele fez alusões a acontecimentos e personagens reais dentro da sua obra fictícia. Verificouse que o autor de A Revolução dos Bichos utilizou personagens animais para fazer referências a personagens reais e ajudou os leitores a reconhecer porcos disfarçados de homens. Conclui-se que George Orwell faz um alerta às pessoas de que se elas não pensarem por si próprias e deixarem ser manipuladas, o regime totalitário pode ser instaurado a qualquer momento e em qualquer sociedade.
- ItemA leitura literária por prazer: a mediação docente nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental(2019-07) Santos, Carina Pires de MirandaEsta pesquisa, intitulada A Leitura Literária Por Prazer: a Mediação Docente nas Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, tem como objetivo principal analisar a mediação docente nas aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental, considerando a leitura literária prazerosa, na turma de 6° ano, turno matutino, do Colégio Municipal Clariezer Vicente dos Anjos, no município de Miguel Calmon. Trata-se de um estudo pautado nas ideias de Colomer (2003, 2007), Candido (1972,2004), Bamberger (1991), Barthes (1987), Martins e Versiani (2008), Paulino (2008), Zilberman(1988) e Yunes (1995). A abordagem metodológica é qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário e a observação participante. Constatou-se a importância da mediação docente no processo da leitura literária. E sabendo que nem todas as crianças têm um comportamento leitor estimulado em casa e que no 6° ano a maioria deles está tendo as primeiras leituras literárias de fato, fica a escola responsável por mediar essa prática, de maneira que estimule o gosto e o prazer pela leitura, contribuindo para a formação de leitores
- ItemEEmployer branding: o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração y(2020) França, Laís de Paula Evangelista daDada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos (ênfase na geração Y) tem se mostrado uma tarefa cada vez mais custosa, isto é, a taxa de turnover tem aumentado. A cultura organizacional exerce um papel importante dentro da atratividade do empregador e na construção do seu employer brand. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar qual o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y. A empresa do estudo de caso foi o Nubank e a pesquisa foi desenvolvida sustentada em três pilares: o que a empresa fala sobre sua cultura em seus pontos de contatos; o que as pessoas que trabalham ou já trabalharam falam sobre a cultura da empresa; e o que a geração Y busca em uma marca empregadora. A pesquisa é de caráter exploratório com procedimentos quali-quantitativos. Para tratar os dados, foi utilizado a análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados obtidos mostraram que a empresa estudada possui uma cultura que é tida como a identidade da organização, podendo ser notada tanto pelo público interno, quanto pelo externo, sua cultura pode ser considerada um framework que sustenta sua marca empregadora e que a mesma possui os atributos que atraem a geração Y.
- ItemInter-relações do clima e as doenças respiratórias: um estudo de caso no município de Santo Antônio de Jesus-Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2020-08-29) Estevam, André Luiz Dantas; Santos, Miguel Cerqueira dos; Maia, Diego CorrêaEste trabalho abordou a temática “Inter-relações do clima e as doenças respiratórias: um estudo de caso no município de Santo Antônio de Jesus-Bahia”, relacionando o clima e a saúde, tendo com foco principal as doenças do trato respiratório crônicas e o cruzamento de dados climáticos com os casos de internações relacionados as doenças respiratórias da população do município de Santo Antônio de Jesus, um estudo de caso no espaço temporal de dez anos, considerando válidos indicativos destas interações e seus efeitos tendo como base os dados do Datasus. Objetivou-se analisar a influência dos fatores climáticos na incidência de casos de doenças do aparelho respiratório, relacionando com os dados demográficos e socioeconômicos, numa conjuntura de desigualdade social e diferenciação nas condições de vida da população do município de Santo Antônio de Jesus. Como procedimento metodológico para desenvolvimento dessa pesquisa, foram aplicados os métodos quantitativo e qualitativo, a fim de compreender, como o clima possui características elementares capazes de influenciar a saúde humana de forma direta ou indireta, bem como, de modo positivo ou negativo. O clima em Santo Antônio de Jesus, varia de subúmido, seco e úmido a subúmido com temperatura média de 24,4°C e uma pluviosidade de 1.100 e 2.000mm de chuvas anuais, sendo que, as interações do clima do município resultam de fatores ambientais urbanos refletindo nos aspectos quantitativos e qualitativos do clima. Nesse contexto, as doenças do aparelho respiratório têm maior incidência devido a variações de temperaturas mínimas e médias baixas, além de, tempo seco e amplitudes térmicas elevadas ocasionadas por mudanças bruscas do tempo, afetando diretamente a população. Como resultados, constatou-se durante o estudo que, as faixas etárias mais acometidas e com maiores riscos de morbimortalidade e internação são as crianças de 0 a 12 e idosos a partir de 60 anos, pois, o clima possui forte influência na saúde das pessoas, sendo que a sucessão relativa aos fenômenos climáticos e/ou meteorológicos podem ser fatores facilitadores de doenças do aparelho respiratório (DAR). Observou-se também que em Santo Antônio de Jesus, o percentual de internação por doenças respiratórias atinge a faixa etária de 1 a 9 anos de idade, segundo dados apresentados pelo Datasus. O número de internação dessa população variou em 2009, entre 18,1% crianças menores de 1 ano, 33,6% crianças de 1 a 4 anos e 23,6% crianças de 5 a 9 anos; observou-se que de 2009 a 2014 em Santo Antônio de Jesus, os totais variaram entre 8% a 6,3%, sendo 215 referente ao sexo masculino e 214 do sexo feminino. De modo que, espera-se que o poder público tome medidas que amenizem a gravidade e o aumento das enfermidades causadas pelas mudanças climáticas, a exemplo, a emissão de gases poluentes na atmosfera, a fim de reduzir os índices de morbimortalidade e internação por doenças do aparelho respiratório no município de Santo Antônio de Jesus.
- ItemAnálise dos conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia(Universidade do Estado da Bahia, 2020-12-26) Jesus, Angela Souza De; Oliveira, Rozilda Vieira; Kustner, Rocío Castro; Santos, Moacyr Velame Branco dosA pedologia é de suma importância para a Geografia, já que o objeto de estudo da Geografia é o espaço, e como estes se interligam, dessa forma é indispensável na educação básica. Nesse sentido, é fundamental que seja feita uma análise de como esses conteúdos vem sendo abordados nos livros didáticos, levando em conta a relação teoria e prática do ensino. Esta pesquisa visa analisar como são abordados os conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia, tendo em vista a relevância deste tema para o ensino da geografia na educação básica. O estudo classifica-se como exploratório e descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados na realização deste estudo ocorreram através de pesquisa bibliográfica, observação, entrevista e questionário. Foram aplicados 30 questionários com 15 questões fechadas, em cada turma, do 6º ao 9º ano nas escolas do espaço rural e urbano, totalizando 155 alunos da rede urbana e 164 alunos da zona rural do 6ª ao 9º ano do Colégio Estadual Renato Machado e da Escola Municipal Antônio Mateus dos Santos, respectivamente. Também foram feitas entrevistas com os educadores, num total de 06 professores de Geografia. Para avaliação dos conteúdos de pedologia foram selecionadas duas coleções de livros didáticos: Geografia Homem & Espaço, 6º ao 9º ano LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Ed. São Paulo, Saraiva, 2015, e a coleção Geografia Nos Dias de Hoje, 6º ao 9º ano de Giardino... [et all.], 2.ed. São Paulo: Leyla, 2015, 2019. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a) observação direta e análise do livro didático; b) questionários fechados para os alunos; c) entrevista semiestruturada com os professores; d) tabulação, análise de dados e elaboração de gráficos. Para avaliar o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo solos foram realizadas oficinas com o tema Pintando com o solo. Os resultados da pesquisa indicam que os livros didáticos refletem em estudos mecânicos, distanciados do cotidiano dos alunos, os conteúdos são abordados de forma incipiente, não atendendo aos dispostos nas bases normativas dos PCNs e da Base Nacional Comum Curricular. Em função dos resultados obtidos ressalta-se a importância da disciplina Pedologia na formação do professor de Geografia para que este na prática pedagógica esteja preparado para suprir as deficiências e/ou limitações desses conteúdos nos livros didáticos, bem como adequar os conteúdos à realidade dos alunos, tornando as aulas de Geografia mais interessantes, contribuindo para o processo ensino aprendizagem.
- ItemDo Front Europeu para as terras do Una: mobilizações populares e cotidiano em Valença durante a Segunda Guerra Mundial (1942-1945)(Universidade do Estado da Bahia, 2020-12-28) Jesus, Pedro Paulo Araújo de; Moutinho, Augusto César Machado; Lima, Fernanda de Souza; Silva, Miranice Moreira daEste trabalho se propõe a analisar o cotidiano, manifestações e comícios ocorridos em Valença-BA entre 1942 e 1945, decorrente dos afundamentos dos navios Itagiba e Arará próximo ao município em 17 de agosto de 1942 pelo submarino alemão U 507 durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Para isso são utilizadas obras referentes ao episódio, o Estado Novo e a relação entre o Brasil e a guerra, além de outros tipos de fontes, principalmente o relato de depoentes. Assim procura-se mostrar que a cidade litorânea foi uma das mais atingidas na Bahia diretamente e indiretamente na economia, cultura e relações sociais pela guerra iniciada na Europa. Para compreender esse contexto de guerra são utilizados três tópicos durante a pesquisa. Inicialmente é traçado um panorama geral sobre a Bahia durante o período, desde a Interventoria ao Carnaval da capital baiana. Posteriormente procura-se mostrar as diversas movimentações sociais que a população valenciana fez contra os ataques do Eixo e a favor do Brasil na guerra. Por fim é feita uma análise sobre as consequências em diversos aspectos na vida dos valencianos depois do envolvimento brasileiro no conflito global. projetos de grupos políticos, voltados unicamente para a obtenção de poder e vantagens a qualquer custo,
- ItemSaindo dos prédios para as praças, uma nova raça”: novos baianos, comportamentos e juventudes na década de 1970(Universidade do Estado da Bahia, 2020-12-28) Palma, Isadora Nadinne Ribeiro da; Moutinho, Augusto César Machado; Lima, Fernanda de Souza; Silva, Miranice Moreira daCom a intensificação das instituições trazidas pela Ditadura civil-militar no ano de 1964, parte da classe artística brasileira busca meios de se articular e propor uma renovação na arte que subvertesse padrões comportamentais e estéticos num período de extrema repressão. Neste contexto contracultural, influenciados pelo Movimento Tropicalista e hippie, surge o grupo musical Novos Baianos no ano de 1969, propondo novas sonoridades e uma estética irreverente que contestasse os padrões normativos estabelecidos naquele momento do país. Este trabalho busca analisar quais pensamentos circundavam as juventudes da época através das vivências e carreira dos Novos Baianos (1969-1979), recorrendo ao conceito de práticas e representações discutidas por Roger Chartier (1988) analisando dessa forma até onde o que foi produzido pelo grupo pôde influenciar a sociedade brasileira. Além disso, buscou-se fazer uma seleção de matérias de jornais alternativos como O Pasquim, Movimento e Opinião, a fim de analisar o que era veiculado sobre a Banda durante a década de 1970, bem como as citações de artistas sobre estes. Desse modo, o trabalho aqui presente apresenta os Novos Baianos e sua atuação no Brasil dos “Anos de Chumbo”
- ItemEmployer branding: o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y(2021) França, Laís de Paula Evangelista daDada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos (ênfase na geração Y) tem se mostrado uma tarefa cada vez mais custosa, isto é, a taxa de turnover tem aumentado. A cultura organizacional exerce um papel importante dentro da atratividade do empregador e na construção do seu employer brand. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar qual o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y. A empresa do estudo de caso foi o Nubank e a pesquisa foi desenvolvida sustentada em três pilares: o que a empresa fala sobre sua cultura em seus pontos de contatos; o que as pessoas que trabalham ou já trabalharam falam sobre a cultura da empresa; e o que a geração Y busca em uma marca empregadora. A pesquisa é de caráter exploratório com procedimentos quali-quantitativos. Para tratar os dados, foi utilizado a análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados obtidos mostraram que a empresa estudada possui uma cultura que é tida como a identidade da organização, podendo ser notada tanto pelo público interno, quanto pelo externo, sua cultura pode ser considerada um framework que sustenta sua marca empregadora e que a mesma possui os atributos que atraem a geração Y.
- ItemA influência da motivação no comprometimento organizacional na prestação de serviço médico hospitalar: um estudo de caso(2021) Ribeiro, Bruna da SilvaEsse estudo de caso tem como objetivo evidenciar a importância da promoção da motivação do indivíduo, visando o comprometimento organizacional e a qualidade do serviço médico hospitalar prestado pelos colaboradores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva através da aplicação de um questionário aos colaboradores. A partir da análise dos dados coletados foi possível perceber que apesar dos retornos com índices positivos, algumas melhorias são necessárias para elevar os níveis de satisfação e motivação dos profissionais. Conclui-se que esse estudo de caso contribui para a consciência de comportamentos e desempenhos necessários para o estabelecimento de novas condutas, objetivando maiores níveis de comprometimento e qualidade no atendimento prestado. Refletindo a necessidade contínua do incentivo dos fatores motivacionais, independentemente da possibilidade de mensuração do retorno desses estímulos visto que perpassam pela acuidade individual dos colaboradores.
- ItemAqui passa um rio? memórias dos moradores do bairro Santa Madalena sobre o rio Sururu –Santo Antônio de Jesus/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos, Lorena Sena dos; Souza, Hanilton Ribeiro de; Souza, Patrícia Pires Queiroz; Pires, Claudia Moreira de sousaO respectivo trabalho consiste na análise sobre a importância que o Rio Sururu tinha/tem na vida dos moradores do bairro Santa Madalena, em Santo Antônio de Jesus/BA, que, na atualidade, passa por um processo de poluição e assoreamento. O objetivo central deste trabalho é analisar, através das narrativas dos moradores do referido bairro, as memórias, percepções e relações mantidas com o Rio Sururu ao longo dos anos. No mais, ressalta-se que o problema visa discutir como os moradores do bairro Santa Madalena, se inter-relacionam com o Rio Sururu para a construção do sentimento de identidade e a noção de lugar? Metodologicamente, o trabalho tem cunho qualitativo, fundamentado na Geografia Humanística e na abordagem (auto)biográfica. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se das narrativas (auto)biográficas, possibilitando a compreensão de como se deu essa importância ao Rio Sururu e como as famílias do Bairro Santa Madalena construíram suas vidas – e sua identidade -, às “margens” dessa riqueza natural. Por fim, ao se analisar a relação dos moradores do bairro Santa Madalena com o Rio Sururu, nota-se certo sentimento de perda por parte dos mesmos, pois, atualmente, o Rio Sururu tem as suas águas muitas vezes confundidas com o córrego de esgoto.
- ItemO ensino da climatologia e das questões ambientais no município de Santo Antonio De Jesus (BA): uma leitura a partir do Ciclo II na Escola Municipal Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Júnior, Francisco Ferreira; Estevam, André Luiz Dantas; Souza, Hanilton Ribeiro de; Castro, Jânio Roque Barros deO presente trabalho constitui-se num tema significativo e relevante para a formação educacional dos sujeitos numa perspectiva interligada aos cotidianos vivenciados por esses educandos na sociedade. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender de que forma os professores têm discutido e ensinado a climatologia escolar e as questões ambientais no Ensino fundamental II na Escola Municipal Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães em Santo Antônio de Jesus- Bahia. Portanto, foi adotada uma abordagem qualitativa no percurso da investigação para melhor compreensão dos fenômenos estudados com aplicação de entrevistas aos docentes das turmas referenciadas. Diante da temática em análise foi perceptível no discurso dos professores entrevistados a preocupação do estudo com o uso das metodologias de ensino de geografia voltadas às questões climáticas e do meio ambiente que contemplem a formação dos estudantes. Apesar das inquietações no que diz respeito a importância dos conteúdos para o aprendizado dos educandos, diversas opiniões são concebidas entre os professores pesquisados de modo a apontar perspectivas filosóficas e metodológicas em seus métodos de ensino. Entretanto, eles têm percepção singular em compreender a necessidade de uma formação voltada as essas temáticas no processo educacional dos alunos nas instituições escolares. Desse modo, a necessidade de uma formação continuada no ensino da Geografia para os docentes num viés que eles possam intender o ensino em consonância a realidade dos educandos é necessário para as escolas do município de Santo Antônio de Jesus.
- ItemVariação semântico-lexical para a designação de partes do corpo humano, na localidade de serra do frio, município de Laje – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos, Solange Almeida da Silva; Almeida, Gilce de Souza; Ferreira, Permínio Souza; Antonino, VivianO presente trabalho buscou correlacionar as escolhas das formas linguísticas para nomear partes do corpo humano, usadas pelos falantes da Serra do Frio, aos fatores socioculturais da comunidade pesquisada. Para isso foi necessário a princípio um levantamento bibliográfico acerca de estudos de cunho sociolinguísticos, dialetológico e sócio-históricos. Dessa forma, recorremos a Teyssier (2014) que discorre sobre a situação linguística do Brasil, Bagno (2004), que enfatiza a discussão sobre a diversidade da língua brasileira, bem como a Bortoni-Ricardo (2006) e a informações sobre o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), cujo Questionário Semântico-Lexical serviu como base para a formulação das questões utilizadas na pesquisa realizada para este trabalho. A partir das orientações do projeto ALiB foi elaborado e aplicado, a oito indivíduos nascidos e residentes na localidade de Serra do Frio, um questionário contendo 27 perguntas abarcando informações necessárias para a elaboração de um glossário contendo palavras que evidenciam a variação lexical no campo semântico partes do corpo humano, a fim de melhor compreender análise dos resultados em relação ao léxico da região em estudo. Este trabalho confirmou que o acervo lexical dos habitantes da comunidade rural da Serra do Frio ainda é bastante marcado por traços de ruralidade, em virtude das próprias características socioeconômicas da região do interior da Bahia, recôncavo baiano. Além disso, ainda há muitas palavras que precisam fazer parte do aprimoramento dos dicionários brasileiros, a fim de ampliar o campo de informação bem como fazerem-se conhecidas pelos professores para que aprofundem seus conhecimentos da realidade linguística de sua região.
- ItemMigração feminina: uma perspectiva a partir da obra “a hora da estrela” de Clarice Lispector(Universidade do Estado da Bahia, 2021-01-03) Passos, Rosiane de Jesus; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraComo um despertar da consciência crítica do leitor, representando o deslocado, o oprimido, o sem identidade e com a finalidade de observar as vozes da alteridade, surge esse estudo, direcionado para a reflexão da migração feminina. O objetivo central é investigar aspectos associados à migração feminina e suas relações na contemporaneidade a partir da personagem Macabéa, na obra literária “A hora da estrela” de Clarice Lispector (1998). Problematizando até que ponto a condição de migrante de Macabéa dialoga com o fenômeno migratório feminino na atualidade. Metodologicamente, a discursão crítica é viabilizada através de uma revisão bibliográfica embasada em estudos já publicados sobre a temática e um estudo de caso representado por entrevistas realizadas com mulheres migrantes reais, além de blogs que retratam o tema, com o intento de empreender um diálogo entre a ficção e a realidade. As narrativas estabelecidas exercem função de denúncia sobre o significado de identidade e sobre estar no mundo da mulher migrante, construindo um sentido social e individual sobre o tema.
- ItemDificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita: um olhar sobre as estratégias pedagógicas(Universidade do Estado da Bahia, 2021-02-04) Andrade, Zenilda; Burgos, Luiz Eduardo Simões de; Moura, Deije Machado de; Anjos, Flávius de Almeida dosCom as dificuldades na aquisição da escrita, o ensino da Língua Portuguesa tem se tornado um desafio para educadores que buscam novas estratégias pedagógicas para o ensino/aprendizagem e desenvolvimento de habilidades de seus alunos. Dentre os objetivos deste estudo destacam-se: investigar as dificuldades de aprendizagem da aquisição escrita e caracterizar a ludicidade enquanto estratégia pedagógica. Metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica embasada em estudos já publicados sobre a temática. Esta monografia contribui com conhecimentos relevantes, servindo de parâmetro para o desenvolvimento de ações que modifiquem a forma de enxergar e de atuar no processo de ensino aprendizagem, considerando as individualidades e principalmente, as potencialidades do sujeito, tanto nas instituições de ensino como em outros organismos, através de materiais e métodos lúdicos.
- ItemProdução cacaueira do município de jiquiriçá no contexto do seu território de identidade(Universidade do Estado da Bahia, 2021-02-26) Santos, Mirosmar Silva; Santos, Elba Medeiros Punski dos; Estevam, André Luiz Dantas; Oliveira, Rozilda VieiraNesta pesquisa foi abordada a produção cacaueira e a produção da banana no Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, bem como a elaboração do programa de Territórios de Identidade da Bahia. Objetivou-se analisar a participação da produção cacaueira do município de Jiquiriçá em relação aos outros municípios produtores do mesmo território. Para a consolidação desta pesquisa, foi preciso estudar e compreender o programa de Territórios de Identidade do estado da Bahia, analisar a produção cacaueira e da banana dentro deste território e identificar a participação da produção, como também o seu escoamento no município de Jiquiriçá-BA. Para isso, foram utilizados levantamentos de dados documentais e bibliográficos, com autores que discutem os temas propostos na pesquisa, nos quais foram obtidos resultados sobre o programa de territorialização da Bahia e a dimensão da produção cacaueira do município de Jiquiriçá no seu território.
- ItemA influência da motivação no comprometimento organizacional na prestação de serviço médico hospitalar: um estudo de caso(2021-06) Ribeiro, Bruna da SilvaEsse estudo de caso tem como objetivo evidenciar a importância da promoção da motivação do indivíduo, visando o comprometimento organizacional e a qualidade do serviço médico hospitalar prestado pelos colaboradores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva através da aplicação de um questionário aos colaboradores. A partir da análise dos dados coletados foi possível perceber que apesar dos retornos com índices positivos, algumas melhorias são necessárias para elevar os níveis de satisfação e motivação dos profissionais. Conclui-se que esse estudo de caso contribui para a consciência de comportamentos e desempenhos necessários para o estabelecimento de novas condutas, objetivando maiores níveis de comprometimento e qualidade no atendimento prestado. Refletindo a necessidade contínua do incentivo dos fatores motivacionais, independentemente da possibilidade de mensuração do retorno desses estímulos visto que perpassam pela acuidade individual dos colaboradores.
- ItemA percepção dos estudantes sobre a aprendizagem de língua portuguesa nas oficinas realizadas no PIBID do campus V da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-21) Santana, Daniele Nascimento; Santana, Daniele Nascimento; Antonino, Vívian; Ferreira, PermínioO presente trabalho tem por finalidade analisar, com base na percepção dos estudantes, as contribuições das oficinas de Língua Portuguesa (LP) para o aprimoramento das habilidades de ler e escrever nas turmas atendidas pelo subprojeto, nas Escolas de Ensino Fundamental II, no município de Santo Antônio de Jesus – BA. Para tanto, tivemos como ponto de partida o seguinte questionamento: Como as oficinas executadas no âmbito do PIBID contribuem para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes das escolas parceiras? A intenção é verificar como as atividades desenvolvidas nas escolas ajudam tanto os professores e bolsistas ID no desempenho e aprimoramento de suas práticas pedagógicas, quanto os estudantes na aquisição de conhecimentos relacionados ao universo da leitura e da escrita, ampliando suas habilidades nesses eixos.
- ItemA cor da ternura: modos de ser e se conceber negro (a) no mundo(Universidade do Estado da Banhia, 2021-06-21) Santos, Gabriele Borges Santos e; Silva, Rosemere Ferreira da; Pacheco, Ana Claudia; Fiorindo, Priscila PeixinhoEste trabalho objetiva apresentar o livro A cor da ternura (1998), de Geni Guimarães, como possibilidade crítica para discussões sobre o reconhecimento da identidade étnico-racial do sujeito negro. São explanadas, desse modo, reflexões sobre a relevância da Literatura Afro-brasileira e como o trabalho com obras dessa vertente literária pode contribuir significativamente no processo de compreensão de que existem diferenças étnico-raciais e que elas precisam ser respeitadas. Nessa perspectiva, apresenta-se o livro A cor da ternura, o qual possibilitará discussões sobre a importância de conhecer e reconhecer a cultura e história afro- brasileiras para, então, problematizar hierarquias sociais, identidades pré-estabelecidas e combater o racismo ainda enraizado no meio social. Diante disso, foram organizadas atividades didático-pedagógicas fundamentadas no livro A cor da ternura (1998), que poderão auxiliar o (a) professor (a) no desenvolvimento de um trabalho educacional democrático e antirracista. A metodologia, no que lhe concerne, está pautada na pesquisa bibliográfica, uma vez que se recorreu a teóricos dos quais destacam-se Souza e Lima (2006), Luiz Silva (2010), Duarte (2008), Munanga (1999, 2005 e 2009) e Albuquerque (2006) para desenvolver o estudo proposto. Depreende-se, portanto, que com este trabalho será possível refletir sobre a relevância da inserção e aplicabilidade da Literatura Afro-brasileira no ambiente educacional de forma eficiente. Será possível o entendimento da importância de despertar nos alunos afrodescendentes a compreensão do ser negro e nos alunos brancos a consciência de que são sujeitos de uma sociedade heterogênea e, assim, a escola estará cumprindo o seu papel de ambiente transformador de pensamentos antidemocráticos, racistas, discriminatórios e preconceituosos.
- ItemA influência da motivação no comprometimento organizacional na prestação de serviço médico hospitalar: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-29) Ribeiro, Bruna da Silva; Frisch, Maria Madalena da Silva; Silva, Rodrigo Luduvice da; Menezes, Nívia MartinsEsse estudo de caso tem como objetivo evidenciar a importância da promoção da motivação do indivíduo, visando o comprometimento organizacional e a qualidade do serviço médico hospitalar prestado pelos colaboradores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva através da aplicação de um questionário aos colaboradores. A partir da análise dos dados coletados foi possível perceber que apesar dos retornos com índices positivos, algumas melhorias são necessárias para elevar os níveis de satisfação e motivação dos profissionais. Conclui-se que esse estudo de caso contribui para a consciência de comportamentos e desempenhos necessários para o estabelecimento de novas condutas, objetivando maiores níveis de comprometimento e qualidade no atendimento prestado. Refletindo a necessidade contínua do incentivo dos fatores motivacionais, independentemente da possibilidade de mensuração do retorno desses estímulos visto que perpassam pela acuidade individual dos colaboradores.
- ItemDiversas linguagens e outras geografias: práticas pedagógicas na Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães – SAJ/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-30) Jesus, Luciano dos Santos de; Souza, Hanilton Ribeiro de; Santos, Moacyr Velame Branco dos; Pinheiro, Josemare Pereira dos SantosEsta pesquisa propõe discussões a respeito das diferentes linguagens no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública. Ela tem como objetivo principal analisar o uso das diferentes linguagens nas aulas de Geografia da Escola Municipal Luís Eduardo Maron Magalhães (ELEMM) – SAJ/BA, e suas implicações na produção do saber geográfico e na leitura de mundo pelos alunos. Destaca-se que o uso de “métodos tradicionais”, na maioria das vezes, mostra-se ineficaz na sala de aula, uma vez que pode dificultar a interação entre o aluno e professor, resultando em aulas chatas e cansativas, tanto para os discentes quanto para os docentes. Assim, diante disso surge o nosso questionamento: Quais as linguagens trabalhadas nas aulas de Geografia pelos professores, na ELEMM/SAJ/BA, podem despertar novas leituras de mundo? É perceptível que existem buscas por meios que potencializem o ensino e a aprendizagem, de forma que a Geografia seja concebida e entendia pelos discentes com a reflexão de sua real importância. Por meio desta pesquisa, espera-se contribuir para a compreensão de alguns problemas enfrentados em sala de aula, dando enfoque às possibilidades de tornar as aulas de Geografia mais atrativas. Para atingir aos objetivos propostos, foram adotados como procedimentos: levantamento bibliográfico a respeito do ensino, das diversas linguagens e da trajetória da Geografia, com os autores: KAERCHER (2003), CHIOFI (2014), MELO; VLACH; SAMPAIO (2012), FREITAS (2014), CORREA (1997) e CASTROGIOVANNI (2011), dentre outros. Para conhecer a realidade proposta e aprofundar discussões, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de entrevista aos professores e grupo focal com os alunos da referida escola, que demonstraram algumas decepções, angústias, insatisfações com a realidade vivida ao longo da caminhada, bem como, indicações de como gostariam que fosse o ensino de Geografia, a fim de possibilitar seu reencanto e revelar sua relevância socioespacial.