Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - DTCS3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - DTCS3 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 24
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPromoção de crescimento do milheto através de bactérias endofíticas isoladas das raízes de gramíneas nativas da Caatinga(0223-12-14) Araujo, João Vitor Delmondes; Martins, Lindete Míria Vieira; Amorim, Igor Costa de; Paz, Cristiane Domingos daA aplicação de bactérias promotoras do crescimento vegetal (PCV) vem sendo cada vez mais explorada, devido ao seu potencial de aumentar a produtividade e por induzir a resistência das plantas em ambientes com escassez de água. O milheto (Pennisetum glaucum L.) foi introduzida no Brasil para uso forrageiro, e tem ganhado muito espaço no país, principalmente nas regiões áridas e semiáridas, devido à sua tolerância a estresse hídrico e seu rápido crescimento. Buscando-se explorar o potencial biotecnológico da Caatinga, na tentativa de reduzir os efeitos negativos causadas pela seca na produção agrícola o presenta trabalho tem como objetivo avaliar o potencial das bactérias endofíticas isoladas das raízes de gramíneas nativas da Caatinga, na PCV da cultura do milheto. As bactérias foram coletadas do território da Caatinga, no município de Curaçá-Bahia. Foram isoladas 73 bactérias endofíticas, que foram caracterizadas por coloração de gram, produção de Ácido indolacético (AIA), tolerância a seca in vitro e foram avaliadas quanto a (PCV) sob déficit hídrico (DH) em screening, os melhores isolados foram testados em vaso para se analisar os seus potenciais na PCV e na indução de resistência do milheto em condições de DH. Dos 73 isolados 71% foi identificado morfologicamente como Bacilos, dos quais 27 são Gram-Positivos e 16 GramNegativos. Os resultados de AIA apontaram uma baixa produção, indicando que o mecanismo PCV pelos isolados podem ser outros. Nos testes in vitro de tolerância a seca 65,75% dos isolados apresentaram resultado positivo, crescendo em meio com baixa atividade de água 0,919 (Aw). No screening os isolados E51, B35, R33, R31, R51, B41 tiveram diferença estatísticas significativa (5%) dos demais e promoveram aumento significativo em ambas as variáveis analisadas, sendo selecionadas para os testes em vaso. Entre os 6 isolados inoculados em vaso, os isolados B41 e R51 apresentaram o maior efeito em redução do estresse hídrico e na promoção de crescimento vegetal, proporcionando um acréscimo de mais de 50% na biomassa seca da planta, demonstrando assim, potencial aplicação biotecnológica para o desenvolvimento de inoculantes bacterianos para áreas áridas ou semiáridas.
- ItemDiferentes posições de explantes na multiplicação in vitro de pitaya (hylocereus costaricensis)(2022-07-12) Okubo, Fernanda ÉrikaA pitaya é considerada uma fruta exótica e de alto valor agregado. No Brasil, seu comércio tende a crescer e se popularizar. Em vista disso, a técnica de micropropagação pode auxiliar na obtenção de mudas rápidas, uniformes e com excelente qualidade. Porém, ainda há poucos estudos que visam estabelecer um protocolo para a pitaya da polpa vermelha (Hylocereus costaricensis), sendo assim, este trabalho teve o objetivo de buscar qual o melhor posicionamento do explante no meio de cultura, e a porção do segmento caulinar que apresenta melhor resposta. A metodologia foi feita com cinco tratamentos, (1) com a porção apical, (2) com a porção basal, e os demais sendo com a porção mediana do cladódio com diferentes orientações no meio: (3) vertical, (4) horizontal e (5) horizontal segmentada na metade. A análise estatística aponta diferenças entre quatro variáveis analisadas. A quantidade de brotos entre os tratamentos só diferiu aos 20 dias de cultivo, entretanto, foi possível comparar a distribuição do comprimento das brotações por tratamento (%).
- ItemMultiplicação in vitro de pitaya (Hylocereus costaricensis) sob diferentes concentrações de 6-benzilaminopurina(2022-07-12) Santos, Liézely Joice da SilvaConhecida como uma fruta exótica, a pitaya se destaca nacional e internacionalmente, e esse crescente interesse se deve as suas características funcionais que acabam despertando a atenção dos consumidores e dos produtores dada a sua demanda, em especial a da espécie Hylocereus costaricensis. Para a produção comercial dessa fruta, a forma de propagação mais vantajosa é o cultivo in vitro, contudo não existem muitos estudos com relação à micropropagação, sendo necessário o estabelecimento de um protocolo eficiente. Logo, objetivou-se com esse trabalho estudar as diferentes concentrações do regulador 6-benzilaminopurina (BAP) na micropropagação da Hylocereus costaricensis. Este estudo analisou a influência do BAP na fase de multiplicação utilizando cinco tratamentos com diferentes concentrações do regulador BAP (T1: 0,0; T2: 0,25 mg L-1; T3: 0,5 mg L-1; T4: 0,75 mg L-1; T5: 1,0 mg L-1), o delineamento experimental foi inteiramente causalizado, sendo considerado 5 tratamentos com 7 repetições e 2 parcelas. Os explantes foram cultivados a uma temperatura de 25 ºC, iluminados com lâmpada do tipo Light-Emitting Diode (LED) e fotoperíodo de 16 horas, sendo avaliados a cada 20 dias. Após 60 dias, foram realizadas as avaliações finais e verificou-se que os tratamentos suplementados com o BAP apresentaram melhores respostas, sobretudo o tratamento 5 para formação de brotos, tamanho das brotações e comprimento da parte aérea. Porém, foi notado que a presença do BAP induz resultados não satisfatórios para essa espécie, e apenas o tratamento com ausência de BAP não promoveu calos, deformação e hiperidricidade.
- ItemSustentabilidade no setor industrial: a produção mais limpa como ferramenta de otimização em indústria de couro(2022-07-13) Dias Filho, Raimundo NonatoAs preocupações da sociedade com o meio ambiente vêm ocorrendo de modo mais proeminente desde meados de 1960, visando encontrar as melhores alternativas para conciliar o desenvolvimento industrial sem causar danos ambientais. Neste sentido, as empresas e as organizações buscam a melhor forma de atender os critérios para minimizar os impactos gerados pelos processos produtivos, tendo como meta alcançar o Desenvolvimento Sustentável. A Produção Mais Limpa (P+L) é uma ferramenta desenvolvida para compor o Sistema de Gestão Ambiental de uma organização, através de ações preventivas que possibilitem a diminuição dos impactos gerados durante a produção. Assim, o presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de otimização de processos industriais com aplicação da metodologia de Produção Mais Limpa. Para isso, foi escolhida uma empresa localizada na região de Petrolina, no estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil que atua na produção de couro. De modo geral, as empresas que atuam no ramo de curtume produzem certa quantidade de resíduos em cada etapa da produção. Na empresa citada, foi realizada a metodologia que foi dividida em seis etapas, como: visita técnica; planejamento e organização; avaliação; pontos de otimização; estudo de viabilidade; implementação e monitoramento. Os procedimentos de avaliação e planejamento foram realizados através da etapa de visita técnica, para caracterizar as atividades operacionais. Logo, foram identificados pontos a serem otimizados para a elaboração de uma proposta que atendesse os interesses da empresa conciliando com o desenvolvimento sustentável. Portanto, foram determinados cinco propostas para ser implementado dentro da empresa como: Gestão de fornecedores; Racionalização ou substituição de produtos químicos; Gestão organizacional e comunicação; Monitoramento de poluentes atmosférico; Proposta com relação os resíduos. Além disso, foram apresentadas medidas que ajudaram a manter os parâmetros necessários de cada etapa da produção, bem como, a possibilidade de novas tecnologias a serem explorada pela empresa.
- ItemProdução biotecnológica de refrigerante natural de uva à base de kefir de água(2022-07-13) Carvalho, Luany Caroline do NascimentoO kefir de água é uma bebida probiótica produzida a partir da inoculação de colônias de microrganismos (grãos de kefir) em água açucarada. Essa água fermentada pode ser saborizada e submetida a uma segunda fermentação para carbonatação natural, resultando em uma bebida refrescante, levemente ácida e carbonatada. Nesse contexto, a uva BRS Vitória mostra-se uma alternativa de valor para ser incorporada a esse produto, devido aos seus atributos sensoriais e representatividade socioeconômica. Assim, o objetivo desse trabalho foi a produção e avaliação de bebida de kefir de água saborizada com a uva BRS Vitória em duas diferentes concentrações (40 e 50% v/v), visando uma alternativa saudável ao consumo de refrigerantes convencionais. O processo fermentativo foi avaliado quanto aos parâmetros de sólidos solúveis, acidez titulável, pH, densidade e teor alcoólico, enquanto no armazenamento foram analisadas as respostas de sólidos solúveis, acidez e pH durante 20 dias. A fermentação resultou em comportamento esperado, quando comparado a literatura, porém, a concentração de 40% de uva produziu mais gás carbônico. As bebidas finais armazenadas mostraram-se estáveis dentro do prazo avaliado. Esse trabalho possibilitou contribuições quanto ao kefir de água, e ainda, resultou em um produto com potencial a ser explorado pela indústria alimentícia.
- ItemEsterilização química na multiplicação in vitro de Hylocereus costaricensis(2022-07-13) Rocha, Marianna HipólitoA propagação in vitro é um mecanismo que necessita de controles rigorosos para que não haja contaminaçoões, nesse sentido a esterilização térmica é popularmente usada para esse fim, no entanto os custos decorrentes da aquisição e manutenção desse equipamento encarecem esse processo. Desse modo, essa pesquisa objetivou uma alternativa com menor valor econômico e que seja tão eficiente quanto a esterilização térmica, avaliando a eficiência e a concentração ideal de hipoclorito de sódio para esterilização de meios de cultura e vidrarias utilizadas na multiplicação de Hylocereus costaricensis, sem que comprometa o desenvolvimento da planta. Para isso, foi realizado um experimento com cinco tratamentos, sendo tratamento I (controle I, esterilizado termicamente), tratamento II (controle II, sem nenhum tipo de esterilização), tratamento III (utilizando apenas água autoclavada para diluição do meio nutritivo, sem mais nenhum tipo de esterilização), tratamento IV (concentração de cloro ativo de 0,001%) e tratamento V (concentração de cloro ativo de 0,003%). O comportamento das plantas foi avaliado com base no comprimento da parte aérea e raízes, número de raízes, número de brotos, percentual de hiperidricidade, presença ou ausência de calos e contaminação. Os resultados mostraram que a adição de uma concentração de cloro ativo de 0,003% aos meios de cultura proporcionou controle dos contaminantes, não havendo diferenças significativas em relação às variáveis analisadas entre as plantas obtidas com esterilização térmica e com esterilização com hipoclorito de sódio. Assim, a esterilização química pode ser utilizada em substituição à esterilização térmica de meios de nutrição para multiplicação de H. costaricensis in vitro.
- ItemExtração e caracterização da nanocelulose a partir das cascas do caule de Sarcomphalus joazeiro (Mart.)(2022-07-14) Pinto, Géssica Thailane da SilvaA Celulose é uma estrutura onipresente nos organismos vegetais, constituída através das ligações β--1,4 glicosídicas entre monômeros de glicose, apresentando partes cristalinas e amorfas. A formação da celulose envolve estruturas elementares denominadas de nanocelulose. Pode-se subdividir a nanocelulose em três categorias, sendo elas: nanocristais de celulose (CNCs), nanofibrilas de celulose (CNFs) e nanocelulose bacteriana (BNC), de acordo com suas características morfológicas e origens, sendo os CNCs e CNFs gerados a partir da desintegração da matéria vegetal, a partir de tratamentos químicos ou mecânicos. Sarcomphalus joazeiro (Mart.), (basiônimo: Ziziphus joazeiro), conhecido popularmente como juazeiro, é uma espécie endêmica da Caatinga, e suas cascas e folhas possuem inúmeras aplicações medicinais popularmente conhecidas. Considerando sua abundância na natureza e facilidade de colheita, o juazeiro pode ser considerado um produto natural com aplicações biotecnológicas promissoras. O presente trabalho teve como intuito a extração e análise da nanocelulose do caule do Juazeiro (Sarcomphalus joazeiro) Mart. Foram realizadas análises físicas (MEV e FTIR) e análises cristalográficas (DRX). No MEV, pôde-se observar que todos os tratamentos alteraram a morfologia das fibras em relação textura. Na DRX, os valores das intensidades do difratograma foram iguais a aproximadamente 2θ = 16° (plano 10-1), 2θ = 22,5°(plano 011) e 2θ = 34°(plano 002), o que indicam a presença da fase cristalina celulose I. Na análise de FTIR houve a presença de bandas características indicando a presença de celulose. Acredita-se que, a aplicação de novas técnicas e estudos complementares serão necessários para validar a presença da nanocelulose nas amostras tratadas.
- ItemIsolamento e potencial de leveduras selvagens para a produção de bebida fermentada de morango(2022-07-14) Brito, Lorena Mônica Pacífico deOs processos fermentativos de alimentos ocorrem desde a antiguidade com a fabricação de pães e bebidas alcoólicas, como o vinho. Semelhante ao vinho encontra-se também os fermentados de fruta que são bebidas obtidas da fermentação alcoólica do mosto de fruta, que deve conter graduação alcoólica de 4 a 14% (v/v) a 20 ºC. A produção dessas bebidas se dá pela atividade de leveduras, como a Saccharomyces cerevisiae, que transformam os açúcares presentes no mosto em álcool e gás carbônico. A atividade do microrganismo é considerada essencial para dar as características à bebida, mostrando assim, a importância na prospecção e avaliação de linhagens de leveduras para a produção de bebidas fermentadas. Desse modo, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial de leveduras selvagens isoladas de frutos regionais para a produção de fermentados de morango. As leveduras isoladas foram avaliadas quanto capacidade fermentativa, assimilação de fontes de carbono, tolerância a temperatura, etanol e pH. Em seguida foram selecionadas três leveduras para produção de bebidas fermentadas de morango e avaliação do processo fermentativo, sendo comparadas a levedura comercial. Ainda foi realizada a modelagem da produção de etanol durante a fermentação. Por fim, as leveduras isoladas e selecionadas se mostraram eficientes nos testes microbiológicos e no processo fermentativo das bebidas, onde apresentaram características similares à levedura comercial, possibilitando que as mesmas sejam classificadas como fermentados de morango, uma vez que se enquadram na legislação.
- ItemExtração e caracterização da nanocelulose a partir das cascas do caule de Sarcomphalus joazeiro (Mart.)(2022-07-14) Pinto, Géssica Thailane da SilvaA Celulose é uma estrutura onipresente nos organismos vegetais, constituída através das ligações β--1,4 glicosídicas entre monômeros de glicose, apresentando partes cristalinas e amorfas. A formação da celulose envolve estruturas elementares denominadas de nanocelulose. Pode-se subdividir a nanocelulose em três categorias, sendo elas: nanocristais de celulose (CNCs), nanofibrilas de celulose (CNFs) e nanocelulose bacteriana (BNC), de acordo com suas características morfológicas e origens, sendo os CNCs e CNFs gerados a partir da desintegração da matéria vegetal, a partir de tratamentos químicos ou mecânicos. Sarcomphalus joazeiro (Mart.), (basiônimo: Ziziphus joazeiro), conhecido popularmente como juazeiro, é uma espécie endêmica da Caatinga, e suas cascas e folhas possuem inúmeras aplicações medicinais popularmente conhecidas. Considerando sua abundância na natureza e facilidade de colheita, o juazeiro pode ser considerado um produto natural com aplicações biotecnológicas promissoras. O presente trabalho teve como intuito a extração e análise da nanocelulose do caule do Juazeiro (Sarcomphalus joazeiro) Mart. Foram realizadas análises físicas (MEV e FTIR) e análises cristalográficas (DRX). No MEV, pôde-se observar que todos os tratamentos alteraram a morfologia das fibras em relação textura. Na DRX, os valores das intensidades do difratograma foram iguais a aproximadamente 2θ = 16° (plano 10-1), 2θ = 22,5°(plano 011) e 2θ = 34°(plano 002), o que indicam a presença da fase cristalina celulose I. Na análise de FTIR houve a presença de bandas características indicando a presença de celulose. Acredita-se que, a aplicação de novas técnicas e estudos complementares serão necessários para validar a presença da nanocelulose nas amostras tratadas.
- ItemAnálise comparativa de ferramentas para classificação taxonômica de metagenomas(2022-07-16) Silva, Gabriel Amorim de AlbuquerqueGrande parte dos microrganismos não são cultiváveis, sendo a identificação de táxons em amostras complexas um desafio. A metagenômica permite analisar a comunidade microbiológica diretamente pelo material genético. Com isso, classificadores taxonômicos foram desenvolvidos para processar os dados do sequenciamento, utilizando diversos algorítimos e métodos. O trabalho objetivou a comparação de quatro classificadores, pela utilização do dataset simulado CAMI Toy Mouse Gut, sendo avaliados facilidade do uso, uso de RAM, tempo de execução, tamanho da base de dados, precisão e especificidade da classificação. Kaiju teve configuração e MetaCache uso mais fáceis. Centrifuge utilizou mais RAM e tempo na construção e MetaCache na classificação, enquanto Kraken2 teve os menores resultados gerais. Centrifuge teve o maior tamanho máximo e menor mínimo da base de dados, enquanto MetaCache teve o menor máximo e maior mínimo. Quanto a assertividade da classificação, Kraken2 e MetaCache se mostraram semelhantes entre si e com melhor precisão, Kaiju foi o mais específico em níveis a partir do gênero, porém especialmente inferior em espécie. Kraken2 foi mais rápido, com menor uso geral de RAM e com a segunda menor base de dados, tornando-o a principal recomendação.
- ItemMeio de cultura alternativo para multiplicação de bactérias de interesse agrícola(2022-07-18) Dinas, Sophia Santos Eleftherios; Santos, Adailson Feitoza de Jesus; Leite, Jakson; Guimarães, Poliana GonçalvesO aumento da demanda por alimentos, aliado a necessidade de uma produção agrícola que utiliza menos fertilizantes químicos e pesticidas sintéticos tem impulsionado o desenvolvimento de novas ferramentas para a agricultura. Neste cenário, os microrganismos têm sido vistos com uma possível ferramenta que alia redução de custos e produtividade. Devido ao crescimento na produção e uso de bioinsumos, e as projeções para um crescimento contínuo, as técnicas de produção estão sendo atualizadas constantemente, e o meio de cultura é um fator importante e precisa ser considerado para obtenção de melhores resultados na multiplicação, seja industrial ou on farm. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência de um meio de cultura alternativo para o crescimento e multiplicação de microrganismos, de interesse agrícola, em condições laboratoriais. Bacillus amyloliquefaciens e Chromobacterium subtsugae foram cultivadas em meio de cultura TSB e meio de cultura alternativo em diferentes concentrações (0,2%, 0,5%, 1% e 2%) para estabelecimento da sua curva de crescimento a partir da determinação da densidade óptica (DO) a 600 nm a cada 12 horas, durante 72 horas. Na fermentação de B. amyloliquefaciens todas as concentrações do meio alternativo permitiram atingir o crescimento semelhante à do meio TSB, sendo que a melhor concentração foi de 1%. Para C. subtsugae sua taxa de crescimento foi melhor nas concentrações 1% e 2% quando comparado aos demais tratamentos, porém, a concentração de 1% se mostra mais viável economicamente. Este estudo mostrou que o meio de cultura alternativo é uma opção para a multiplicação das bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, de interesse agrícolas testadas.
- ItemEficiência e toxicidade de fontes de insumos orgânicos na produção de uvas finas de mesa no vale do São Francisco(2022-12-15) Nascimento Júnior, Paulo Paz do; Gonçalves, Meridiana Araújo; Silva, André Luís Lopes da; Paz, Cristiane Domingos da; Bispo, Rogério de SouzaA utilização de insumos orgânicos na produção agrícola para o manejo de doenças fúngicas em plantas é uma alternativa que une sustentabilidade ambiental e segurança alimentar. O estudo teve como objetivo avaliar a eficiência e a toxicidade de insumos orgânicos; Phytotrat®, calda bordalesa, aminoquelato de cobre, e extrato de alho no controle de Glomerella sp na produção de uvas finas de mesa. Foram realizados experimentos in vitro com a técnica de microdiluição em caldo, no qual foi avaliado o potencial fungicida dos insumos orgânicos e teste de toxicidade com Artemia salina para estabelecer níveis de toxicidade. Os resultados obtidos demonstraram que o extrato de alho se apresentou como o mais eficiente no controle do fungo e com nível de toxicidade baixo, e o Phytotrat® o mais tóxico para o organismo modelo utilizado.
- ItemQualidade ambiental de áreas utilizadas para a horticultura em Petrolina, Pernambuco(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Santos, Graciele Souza; Almeida, Gabriela Macêdo Aretakis de; Silva, Alineaurea Florentino; Gonçalves, Meridiana Araújo; Bispo, Rogério de SouzaNa Região do Vale do São Francisco, é comum a prática de atividades agrícolas urbanas, que geram fonte de renda para várias famílias e suprem necessidades alimentares da população local. No entanto, a escassez de orientação de manejo do ambiente para as hortaliças é uma questão preocupante no que diz respeito à qualidade dos produtos das hortas comunitárias. O objetivo desta pesquisa foi analisar a qualidade da água de irrigação e do solo de hortas comunitárias na região urbana de Petrolina-PE. Foram realizadas coletas de amostras de água de irrigação e de solo em 10 hortas situadas em terrenos de escolas públicas deste município. As coletas e análises dos parâmetros físicos e químicos da água e do solo foram feitas em parceria com a Embrapa Semiárido-PE e Projeto Participa, seguindo metodologias do Laboratório de água e solo da Embrapa. Os resultados das análises de água classificaram a dureza da água como branda e C1S1, com salinidade baixa e baixo teor de sódio, obtendo a classificação ideal para a irrigação, porém análises de pH se mostraram preocupantes em 9 hortas, sendo necessária a aplicação de medidas corretoras desse parâmetro. Diante das análises de metais no solo é preocupante a concentração de Fe, Zn, Cu e Mn de acordo com CONAMA, requer investigação. Este monitoramento é de grande importância na segurança alimentar, social e econômica da região.
- ItemEfeito da variação térmica na sobrevivência de Salmonella sp. em amostra de água coletada no Rio São Francisco nas margens da cidade de Juazeiro/BA(UNEB, 2023-07-13) Santos, Lucas de Souza; Gonçalves, Meridiana Araujo; Almeida, Gabriela Macedo Aretakis; Guimarães, Milena Lima; Bispo, Rogério de SouzaSalmonella sp. é uma bactéria gram-negativa com importante impacto na indústria de alimentos bem como na saúde pública, causando infecções em humanos e animais domésticos. Um dos fatores que influencia no desenvolvimento dessa bactéria é a temperatura. Nesse sentido, o trabalho teve o objetivo de estudar o efeito de diferentes temperaturas na sobrevivência de Salmonella sp. em água. Foram realizadas observações do crescimento e produção de pus característicos da sobrevivência e disseminação da espécie nas temperaturas 0º C, 10º C, 15º C e 28º C por 11 dias. Constatou-se que a Salmonella sp. não sobrevive em temperaturas inferiores à 0º C e que apresenta maior crescimento e manutenção da produção de pus em temperatura a 10º C. Este é um estudo básico que norteará protocolos e pesquisas para geração de informações práticas para uso em clínicas e laboratórios de diagnóstico e pesquisa.
- ItemEfeito da solubilização biológica de fósforo no manejo nutricional da videira(UNEB, 2023-12-12) Santos, André Abner Oliveira Simões; Gonçalves, Meridiana Araújo; Martins, Lindete Mirian Vieira; Guimarães, Milena Lima; Gonçalves, Luana PereiraO trabalho objetivou avaliar o efeito da inoculação da cepa TCC 13525 de pseudomonas fluorescens com aplicações localizadas, na solubilização de fósforo no solo em área de videira no submédio do Vale do São Francisco. O ensaio foi realizado na fazenda Topfruit, em solo com plantio da variedade Sweet Celebration, localização 9°15'17.2"S 40°28'51.3"W, Petrolina–PE. Foram feitas aplicações na dose de 100 mL/ha com a formulação comercial Hober PHOS contendo a cepa da bactéria em estudo. Os tratamentos foram constituídos de: testemunha- sem aplicação de Hober PHOS; T2- com uma única aplicação do Hober PHOS e T3- com quatro aplicações em intervalo de sete dias. As avaliações foram realizadas semanalmente, através de coleta do solo nas profundidades 20-30 cm nos tempos: zero (antes das aplicações), 7,14,21 e 28 dias após aplicação dos tratamentos. O estudo analisou a eficiência de solubilização nos solos tratados, incidência e colonização da bactéria P. fluorensces, fósforo solúvel (solução do solo e foliar) e pH do solo. As coletas de folhas foram realizadas em dois tempos: aos 28 e 31 dias após início dos tratamentos. Foram avaliados os índices de Clorofila A e B na planta utilizando clorofilog portátil com três avaliações em intervalos semanais. O ensaio teve delineamento em blocos casualizados com três tratamentos contendo três repetições. Os dados foram tratados pelo programa SISVAR, e as médias foram comparadas entre si pelo teste Tukey a 5%. O solo tratado com aplicações do Hober PHOS apresentou efeito cumulativo crescente de fósforo solúvel total, com médias superiores ao da área testemunha, com 7,39 mL/L e 9,80 (única aplicação) e 9,39 mL/L (aplicações semanais) nos solos tratados com o solubilizador. As aplicações aumentaram significativamente os índices de clorofila A e B. O fósforo solúvel na folha foi superior tanto em aplicações semanais quanto em uma única aplicação, apresentando aumento de 11% e 9% respectivamente de fósforo solúvel quando comparado à testemunha. Houve redução de pH nos solos tratados indicando efeito da produção de ácidos orgânicos resultantes da solubilização no solo tratado. Conclui-se que há eficiência de solubilização biológica de fósforo no solo mediada pela ação cepa comercial de Pseudomonas fluorences TCC 13525.
- ItemProdutos alternativos no controle de Antracnose em pós-colheita de Manga(UNEB, 2023-12-14) Serqueira, Yuri Felipe Borges; Peixoto, Ana Rosa; Amorim , Igor Costa de; Carneiro Neto, Thiago Francisco de Souza; Almeida, Gabriela Macedo Aretakis de; Gonçalves, Luana PereiraA perda de frutos por contaminação com fitopatógenos é uma das principais causas das perdas na pós colheita de manga, consequentemente origina um dos principais desafios na produção destinada ao mercado internacional, uma vez que as exigências do mercado exportador, preconizem níveis mínimos para disposição de resíduos químicos presentes em fungicidas. Visando o desenvolvimento de métodos alternativos mais eficiente e seguros a saúde humana e ao meio ambiente, dessa forma com a utilização de extratos provenientes de plantas medicinais associados a utilização de biofilme de Goma Xantana o presente trabalho teve por objetivo avaliar o potencial fitossanitario de extratos vegetais e produtos comerciais biológicos associado a Goma Xantana no controle da antracnose da manga em pós colheita e seus efeitos sobre Colletotrichum spp. Para isso foram realizados avaliações in vitro ao qual foram testados extratos hidroalcoólicos de 4 especieis vegetais no controle de Colletotrichum spp. Sendo avaliado o Area abaixo da curva de crescimento micelial (AACCM) e a porcentagem da inibição de crescimento (PIC). Tendo em vista a especulaçao de eficiência dos extratos, para o teste in vivo foram selecionados, lavados, sanitizados e, a seguir, submetidos a diferentes tratamentos de revestimentos à base de goma xantana. Os extratos sem associação com bacillus in vitru, não tiveram resultados com diferença significativa em relação à testemunha, mesmo mostrando uma eficiencia consideravel um comportamento diferente para extratos associados aos extratos, porem trabalhos futuros devem ser desenvolvidos para buscar um aprimoramento e uma busca de substancias marjoritarias que expliquem os efeitos diretos ou indiretos com o patogeno.
- ItemEficiência da lagoa de estabilização no tratamento de efluentes sanitários(UNEB, 2023-12-15) Vieira, Caio Rodrigo Andrade; Almeida, Gabriela Macêdo Aretakis de; Gonçalves, Luana Pereira; Vieira, Rômulo BatistaO tratamento de efluentes sanitários é um processo fundamental para remover contaminantes, reduzir a carga orgânica e proteger a qualidade da água. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência da lagoa de estabilização facultativa no tratamento de efluentes sanitários de um complexo minero-industrial no nordeste do Brasil. As amostras foram realizadas mensalmente, em pontos localizados na entrada e saída da lagoa de estabilização. Os parâmetros analisados foram Demanda Química de Oxigênio, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Fósforo Total, Nitrogênio Total, Coliformes Termotolerantes e Totais, Potencial Hidrogeniônico, Sólidos Sedimentáveis e metais. Para avaliar a eficiência da lagoa de estabilização, foram realizados cálculos de eficiência. Todos os parâmetros avaliados mostraram conformidade com a legislação brasileira vigente. Após análises de eficiência, constatou-se a boa eficiência da lagoa de estabilização, destacando-se os parâmetros de remoção de Demanda Bioquímica de Oxigênio (82,67%), Sólidos Suspensos (97,23%), e Coliformes Termotolerantes (95,20%). O monitoramento e gestão responsável de estações de tratamento são essenciais para o cuidado ambiental e manutenção dos padrões de qualidade em conformidade com a legislação. Tais resultados consolidam a lagoa como componente importante para o tratamento de efluentes sanitários, e reforçam a importância do compromisso de empreendedores com as questões socioambientais.
- ItemUtilização de extratos vegetais para substituição de reguladores vegetais na micropropagação do abacaxi ornamental (Ananas lucidus Mill.)(UNEB, 2024-07-03) Alencar, Francklin Calebe Capistana de; Gonçalves, Luana Pereira; Almeida, Gabriela Macêdo Aretakis de; Santos, Maria Herbênia Lima CruzOs extratos naturais são misturas complexas de substâncias químicas com propriedades biológicas, derivadas principalmente de folhas, caules, frutos ou raízes de plantas. Na micropropagação, um setor da agricultura, esses extratos apresentam alto potencial de uso, oferecendo uma alternativa aos reguladores sintéticos, que são caros e podem causar variação somaclonal e danos ambientais. Este estudo visou avaliar a eficiência do extrato da folha fresca de manga e uva como promotores do crescimento vegetal na micropropagação do abacaxi ornamental. Para determinar os Compostos Fenólicos Totais (TCP) dos extratos, o método Folin-Ciocalteu foi utilizado. Obteve-se uma curva de calibração obtida usando ácido gálico (20 - 200 mg/L). As leituras foram feitas a 760 nm. Os extratos foram submetidos à varredura em espectrofotômetro na faixa de 300 a 800 nm, com comprimento de onda alternado a cada 5 nm Os explantes de abacaxi ornamental foram inoculados em tubos de ensaio contendo meio de cultura MS adicionado de diferentes concentrações dos extratos diluídos, sendo incubados por 60 dias. A cada 15 dias foram avaliadas a sobrevivência, necrose apical, oxidação, clorose, hiperidricidade, número de brotações e número de calos dos explantes. Após60 dias, foram avaliados o comprimento das raízes e a massa fresca das plantas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco repetições. Os dados foram analisados pelos testes de Shapiro-Wilk seguidos de análisede variância e teste Tukey. Os extratos da manga e da uva apresentaram concentração de 208,181 e 169,697 mg EAG L -1 respectivamente. É recomendado o extratato de manga na concentração de 100 mgL-1 para aumento da massa fresca do explante. Os Extratos da manga e da uva foram eficazes como promotores do crescimento vegetal no cultivo in vitro do abacaxi ornamental.
- ItemLinhagens fúngicas isoladas de resíduos da indústria de sorvetes com potencial para produção de lipases(UNEB, 2024-07-04) Saraiva, Bianca Lira; Almeida, Gabriela Macêdo Aretakis de; Brito, Sara Samanta da Silva; Gonçalves, Luana PereiraAs lipases são classificadas como hidrolases (EC 3.1.1.3), e agem sobre ligações éster de ácidos carboxílicos. Estas enzimas apresentam diversas aplicações biotecnológicas, em áreas como a indústria de alimentos, bem como no tratamento de efluentes industriais gordurosos. Diante de sua utilidade, nota-se a importância da realização de pesquisas que busquem novos ambientes para screening de microrganismos produtores destas moléculas. Este trabalho objetivou isolar linhagens fúngicas com potencial para produção de lipases em efluentes da indústria de sorvetes. As linhagens foram isoladas de diferentes etapas de tratamento da estação de tratamento de efluentes (ETE) de uma indústria de sorvetes. Para desenvolvimento da bioprospecção, foi realizada a diluição do resíduo, isolamento, purificação de colônias, descrição morfológica e por fim a triagem de microrganismos produtores de lipase. Para o isolamento foram utilizados quatro meios de cultura, sendo eles Batata dextrose ágar (BDA), meio BDA enriquecido com azeite, BDA enriquecido com meio comercial em diferentes proporções, sendo elas 10% e 25%. Ao final da bioprospecção, foram isoladas 14 linhagens fúngicas. O potencial enzimático para produção de lipases foi determinado pelo índice enzimático. Após medição do índice enzimático, foram obtidos oito isolados com o potencial de produção de lipases para aplicação industrial. O maior potencial observado, foi do isolado morfotipo 2, pois apresentou o maior índice enzimático.
- ItemProdução de carvão ativado a partir de resíduos da industria de laticínios e eichhornia crassipes (baronesa)(UNEB, 2024-07-04) Azevedo, Gabriel Pereira; Vieira, Rômulo Batista; Brito, Sara Samanta da Silva; Gonçalves, Luana Pereira; Almeida, Gabriela Macedo Aretakis deA industrialização, apesar de seus benefícios ao bem-estar humano, tem contribuído para a intensificação da poluição ambiental, particularmente por meio da emissão de efluentes industriais. No setor lácteo, esses efluentes são caracterizados por uma alta carga orgânica que exige tratamento rigoroso para evitar a degradação dos ecossistemas aquáticos e do solo. A legislação vigente, estabelece diretrizes para o tratamento desses efluentes, enfatizando a necessidade de práticas sustentáveis para a manutenção da qualidade dos recursos hídricos. A baronesa é amplamente reconhecida como uma planta invasora e tem atraído significativo interesse entre pesquisadores em busca de adsorventes eficazes. Um método predominante para aproveitar essa planta é a pirólise, processo pelo qual é convertida em biocarvão. O presente estudo propõe avaliar a eficiência de adsorção do carvão ativado produzido a partir dos resíduos da indústria de laticínios e do biocarvão obtido da baronesa, visando apresentá-los como alternativas sustentáveis e eficazes em comparação com outras opções disponíveis. Os carvões ativados a partir do lodo da baronesa foram submetidos à etapa de pirólise em diferentes temperaturas. Os teores de umidade e de cinzas para os materiais de partida indicam um maior teor de cinzas, o que indica uma menor presença de compostos de carbonos, influenciando em um menor rendimento na etapa de pirólise. A temperatura de 600 ºC foi a que forneceu o carvão ativado com a maior capacidade de adsorção frente a diferentes concentrações de azul de metileno, na faixa de 10-200 mg∙L-1 , chegando a remover 100% na concentração de 10 mg∙L-1 a partir do lodo, e de 93,70% na concentração de 100 mg∙L 1 a partir da baronesa. Esses resultados estão relacionados com a maior presença de carbono no carvão ativado obtido a partir da baronesa. A cinética de adsorção dos carvões ativados indicou uma rápida adsorção do azul de metileno em até 30 min, removendo mais de 98% e 91% para o carvão ativado a partir do lodo e da baronesa, respectivamente. Os resultados de adsorção indicam a potencialidade de adsorventes alternativos preparados a partir de resíduos e biomassas, e que podem ser utilizados para o tratamento de efluentes.