Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) por Autor "Batista, Marize Damiana M. B. e"
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- ItemO trabalho associativo na APAEB Serrinha-BA e políticas públicas: implicações na organização sociopolítica dos agricultores familiares(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-03-09) Carvalho, Margarida Vieira Lima; Batista, Marize Damiana M. B. e; Santos, Janeide Bispo dos; Santos, Denilson LimaEsta pesquisa se pauta no trabalho associativo na APAEB no município de Serrinha-Ba, no que diz respeito às suas implicações na organização sociopolítica dos agricultores familiares e camponeses, frente aos desafios impostos a estes agricultores e aos seus espaços organizativos, pela lógica de produção do capital no campo, fomentando estratégias de disputas pelas políticas públicas da agricultura familiar. Considerando essas relações contraditórias que envolvem a estrutura associativista, questiona-se: A quem e sob qual contexto e propósitos tem servido o trabalho associativo na APAEB Serrinha? Diante dessa problemática, este estudo tem como objetivo analisar o trabalho associativo na APAEB Serrinha-Ba, considerando suas implicações na organização dos agricultores familiares e camponeses e os desafios frente à realidade das políticas públicas da agricultura familiar no contexto brasileiro atual. A metodologia dessa pesquisa é de caráter qualitativo e do tipo pesquisa descritivo-exploratória, acionando como método para levantamento de dados a técnica de questionário sociodemográfico, de observação e oficinas formativas fundamentadas na metodologia do Ciclo Temático, cuja estratégia pretende fomentar a participação e as discussões que se articulam em uma rede temática, viabilizando reflexões e problematizações sobre a realidade tematizada. Os dados levantados serão analisados com base nos fundamentos conceituais do trabalho associativo e nas políticas públicas, estabelecendo relação com as categorias que forem se revelando pelas sistematizações dos dados de campo. A produção dos resultados desta pesquisa tem como horizonte contribuir com a organização de ações de desenvolvimento social e educativo na APAEB Serrinha-Ba, o que permite compreender esta pesquisa como um modo de intervir socialmente, influenciando na melhoria do trabalho associativo na entidade. Deixará como produto um E-book, documento de identificação da entidade que irá materializar o resgate e a sistematização da história e dos processos organizativos da entidade, existentes na memória dos associados, situando-se como registro escrito que sistematiza e revela a dinâmica dos processos associativos na APAEB Serrinha-Ba, sua relação com as políticas públicas e suas implicações na organização sociopolítica dos agricultores familiares e camponeses.
- ItemPrincípios teórico-metodológicos para o ensino de geografia na escola: caderno didático como subsídio à prática de professores dos anos iniciais no município de Valente-Ba(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-08-03) Santos, Gêisa Cunha dos; Batista, Marize Damiana M. B. e; Castro, Selma Barros Daltro de; Almeida, Lorena Ferreira de SouzaDiante do ideário neoliberal presente na educação, faz-se necessário questionar qual a geografia que está sendo ensinada nas escolas públicas brasileiras, considerando as implicações na prática de professores dos Anos Iniciais e as possibilidades superadoras. Assim, essa pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética, com parecer de número 5.475.168, tem como objetivo geral analisar a prática de ensino de geografia de/com professores dos anos iniciais do município de Valente-BA. Como objetivos específicos: analisar as dimensões de conteúdo e método que embasam a prática pedagógica a partir de um balanço da produção sobre ensino de geografia escolar no Brasil; problematizar a concepção de geografia que prevalece na prática de professores do ensino fundamental I, tendo como eixo orientador o tratamento dado ao livro didático; desenvolver uma proposta de intervenção por meio de oficinas formativas com professores dos Anos Iniciais do ensino fundamental, articulando a práxis do ensino de geografia sob a abordagem da pedagogia histórico-crítica para problematizar a prática pedagógica e de maneira dialógica, identificar aspectos subsidiadores da práxis que envolve o processo de ensinar geografia e elaborar coletivamente por meio da sistematização da intervenção, um caderno didático contendo subsídios teórico-metodológicos norteadores da práxis acerca do ensino de geografia. Busca-se com isto conhecer como a Geografia é ensinada nas escolas e principalmente, situar o papel da ciência geográfica que é ensinada na educação básica, destacando a importância da apropriação deste conhecimento na prática pedagógica dos professores no que diz respeito à superação do modelo fragmentário de ensino e na superação de pensamentos que fragmentam a realidade socioespacial. Para tanto, foram realizadas intervenções fundamentadas na abordagem da pedagogia histórico-crítica através de oficinas formativas e com o resultado da sistematização dos dados foi elaborado um caderno didático em forma de E-book, contendo subsídios para o ensino de Geografia com alunos dos Anos Iniciais.