Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) por Autor "Batista, Ana Maria de Souza"
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- ItemProposta de protocolo de internacionalização em casa: perspectivas interculturais do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) na UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-14) Batista, Ana Maria de Souza; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Gomes, Marcius de Almeida; Dworak, KrzysztofA internacionalização do Ensino Superior surge como um dos fatores que faz emergir uma nova cultura institucional, no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES), em todos os aspectos: desde a forma de difusão da produção científica e tecnológica, até a aproximação com outras culturas, consolidando a interculturalidade objeto desse estudo. Trazendo a seguinte questão de pesquisa: Como se efetiva o processo de internacionalização da Universidade do Estado da Bahia no contexto da multicampia, tendo como perspectiva a interculturalidade, a partir da elaboração dialogada com os documentos de uma proposta de protocolo de internacionalização em casa do Programa Estudante - Convênio de Graduação (PEC-G)? Partindo desta questão, traçamos como objetivo geral analisar o percurso dos estudantes do PEC-G e as estratégias implementadas pela UNEB para o processo de internacionalização no contexto da multicampia e da interculturalidade, tendo como perspectiva a elaboração dialogada de uma proposta de protocolo de internacionalização em casa. Devido à Pandemia do Covid-19 e do retorno de alguns participantes da pesquisa aos seus países de origem, dificultando o acesso às ferramentas tecnológicas de informação e comunicação, realinhamos o estudo dentro do contexto metodológico. Utilizamos, na pesquisa, os aportes metodológicos da abordagem qualitativa, bibliográfica, documental e de intervenção. O trabalho tem natureza exploratória e interventiva, considerando as especificidades que circundam o desenvolvimento da pesquisa no Mestrado Profissional. Quanto à técnica de coleta de dados documentais, utilizamos dos relatos publicados e a análise de conteúdo de Bardin (2006). Como achados da pesquisa encontramos três pontos principais: 1º. A necessidade da UNEB ampliar discussões e aprofundamento de produções cientificas aplicadas, a respeito da internacionalização e da interculturalidade a fim de dar embasamento ao seu processo de gestão da internacionalização e da internacionalização em casa. 2º. Após análise dos documentos institucionais, que não há destaque para as categorias de estudo interculturalidade, ou internacionalização em casa, apenas os mesmos aludem sobre internacionalização, assim como não identificamos qualquer referência sobre à teoria adotada neste estudo a respeito das referidas categorias. 3º. A itinerância proporcionada pela multicampia evidenciando a diversidade cultural como uma marca da Instituição. Os resultados da pesquisa, foram a internacionalização em casa pode vir a se constituir como aliada ao processo de internacionalização e interculturalidade da Instituição, tornando-o mais inclusivo e democrático, criar procedimentos internos para sistematizar e reconhecer a presença de alunos do PEC-G, como oportunidade para fomentar a aquisição das competências interculturais através das ações de ensino pesquisa e extensão. O produto final foi protocolado via SEI/BA nº 07412932022080035-52 na mesa da Secretária Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB) através do relatório técnico científico em formato de um documento balizador estruturado como Proposta de Protocolo de Internacionalização em casa: Perspectivas Interculturais do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) na UNEB. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética, conforme parecer de número 5.129.030.