Bacharelado em Educação Física - DCH4
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Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Autor "Amorim, Angelo Mauricio"
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- ItemGinástica laboral: benefícios para a saúde do trabalhador.(2012) Franco, Anderson Hangel Souza; Maturino, Elmo; Amorim, Angelo Mauricio; Santos, João PauloO desenvolvimento da Ginástica Laboral vem cada dia ganhando mais importância e sendo também alvo de questionamentos sobre sua real eficiência, analisando o seu desenvolvimento ao passar dos anos nota-se que houve avanços tanto em pesquisas quanto na aplicação e implantação de programas de Ginástica Laboral dentro das empresas. A Ginástica Laboral ficou conhecida e relacionada à prevenção de doenças causadas por gestos repetitivos principalmente a L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo), estudos afirmam que a Ginástica Laboral vai muito além disso englobando fatores como prevenção de estresse, integração entre os funcionários, aumento da produtividade dentre outros que fogem da questão prevenção de patologias. Comprovando então a eficiência da Ginástica Laboral pode-se afirmar que para as empresas torna-se bastante atraente a implantação de programas de Ginástica Laboral. Realizamos então um estudo através de pesquisas bibliográficas buscando analisar pesquisas realizadas dentro de grandes empresas que dispunham de programas de Ginástica Laboral buscando comprovar através de números a eficácia desses programas e refletir sobre o real interesse das empresas com esses programas, melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários ou apenas a obtenção de lucros e redução de custos? Sabe-se que toda empresa busca a obtenção de lucro, mas é preciso estar atento e ter um maior cuidado com o lado humano tratando o funcionário não apenas como mais uma peça da engrenagem.
- ItemA produção do conhecimento em educação na formação em educação física do Departamento de Ciências Humanas - Campus IV - Jacobina.(2013) Bispo, Kátia dos Santos; Amorim, Angelo Mauricio; Mussi, Ricardo Francli de Freitas; Maturino, ElmoEste trabalho é fruto de uma pesquisa documental de natureza quantitativa de caráter descritivo que aborda a Produção do Conhecimento em Educação Física no Curso de Educação Física da UNEB – Campus IV, Jacobina, Bahia. Tendo como objetivos apresentar considerações sobre o percurso histórico das concepções de currículo e formação profissional em Educação Física; Identificar as áreas temáticas e tipos de pesquisa dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos egressos em Educação Física, UNEB, Campus IV, Jacobina-Ba. Para esclarecer tais objetivos foi feito a análise de 40 monografias produzidas no curso de educação física, e para tratar as informações colhidas foram utilizados gráficos e análise de conteúdo. Neste sentido, ficou evidente que se faz necessárias construções de debates a cerca das necessidades, dificuldades e métodos utilizados nas abordagens relacionadas à formação dos acadêmicos.
- ItemA psicologia do esporte como conhecimento a ser tratado na iniciação de jogos esportivos coletivos(2013-11-12) Santos, Nathanna Sales Pereira; Amorim, Angelo Mauricio; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Silva, Osni Oliveira Noberto daA psicologia do esporte vem sendo pesquisada e estudada com mais constância devido ao reconhecimento, por parte dos psicólogos e dos profissionais do esporte, pois o fenômeno esportivo é uma perspectiva de extrema relevância no comportamento humano e tem como objetivo a obtenção de dados e a consequente intervenção na melhoria da atuação dos esportistas. Os psicólogos do esporte estão diretamente envolvidos na investigação das relações entre exercícios e estados de humor e emoções, com a finalidade de ajudar atletas a usar os princípios psicológicos para melhorar o desempenho e compreender como a participação em esportes afeta o desenvolvimento psicológico, principalmente se tratando de iniciação esportiva, o qual de maneira geral é o período no qual a criança começa a aprender, de forma específica, a prática de um ou vários esportes. Sendo assim, o presente trabalho apresentará a relação da psicologia do esporte com os esportes coletivos, visto que o mesmo têm se manifestado significativamente no cenário nacional. Os objetivos são: apresentar o processo histórico e aplicações da psicologia do esporte; descrever as bases metodológicas sobre iniciação em jogos esportivos coletivos e; identificar de que forma os conhecimentos da Psicologia do Esporte contribuem no processo de iniciação em jogos esportivos coletivos. Para obtenção dos resultados a pesquisa foi de cunho bibliográfico, onde se trata de levantamento de bibliografias já publicadas, que tem como instrumento para coleta de informações livros, artigos e periódicos. Conclui-se que a Psicologia do Esporte tem um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem-treinamento, o componente psicológico é constituinte da capacidade de rendimento esportivo e esta área do conhecimento analisa as bases e os efeitos psíquicos das ações esportivas e dos conhecimentos advindos deste assunto, o qual deve haver uma cautela quando inseridos no contexto de iniciação aos jogos esportivos coletivos, tratados nesta pesquisa no que tange a motivação, estresse, emoção e preparação para competição.
- ItemO sentido e significado de ser uma discente transgênero na universidade do Estado da Bahia – UNEB campus IV.(2022) Ferreira, André Souza; Borges, Rita de Cassia Roxane Ferreira; Amorim, Angelo Mauricio; Rodrigues, Valdinei de FreitasEste artigo é resultado de uma pesquisa realizada na cidade de Jacobina-Ba, o lócus investigativo foi a Universidade do Estado da Bahia no Departamento de Ciências Humanas -Campus IV, teve como objetivo geral investigar o sentido e significado de ser uma discente transgênero na Universidade do Estado da Bahia – Campus IV, a colaboradora da pesquisa é uma mulher transgênero, egressa do curso de Bacharelado em Direito. Trata-se de um estudo de campo, de caráter qualitativo e exploratório que utilizou três fontes para registro e produção dos dados: Documentos e leis, questionário sociodemográfico, entrevista estruturada e semi-estruturada. Os resultados e discussão se deram a partir de três categorias temáticas: Vida pessoal e trajetória antes de ingressar na universidade; A vida acadêmica: acesso, permanência, processo de transição, desafios e políticas de cotas; Sentido e significado de ser uma discente transgênero em uma universidade pública do interior da Bahia: fontes de resistência, incentivo e motivação. Os resultados evidenciaram que o acesso e permanência do público transgênero nas universidades ainda é um desafio frente ao preconceito e desinformação no âmbito social e acadêmico.