Bacharelado em Geografia - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Geografia - DCH4 por Autor "Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs novas tecnologias no ensino da Geografia: uma abordagem sobre sua utilização em classes de ensino médio na rede pública estadual de Jacobina,Bahia(UNEB, 2008) Barreiros, Iolanda Ana Lopes; Santos, Ronaldo Nascimento; Jesus, José Alves de; Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Coutinho, Rosilda ValoisO presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou materializar uma investigação voltada a compreender como os professores de Geografia do ensino médio utilizam os recursos tecnológicos nas salas de aula; tendo como aporte a noção de tecnologia como tudo que o homem utiliza como meio de facilitar uma ação. Para responder à problematização realizaram-se entrevistas, questionários e observações em sala de aula, que permitiram perceber as escolas pesquisadas e sua inserção no processo tecnológico, ainda que timidamente, inclusive quanto ao seu uso. Percebeu-se certo descrédito no modelo de educação atual, pelo provável desconhecimento dos Projetos Políticos - Pedagógicos propostos pelos governos estadual e federal; também por conta dos limitados equipamentos existentes nos estabelecimentos de ensino ou pela dificuldade que os professores têm em trabalhar com essas novas tecnologias, em função de uma melhor capacitação.
- ItemBarreiras que dificultam a eficácia das Políticas Públicas para a difusão das TICS: o exemplo da PROINFO(UNEB, 2009) Reis, Divaneide Silva dos; Pimenta, Keityane da Costa; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Jesus, José Alves deO presente trabalho tem como tema, Barreiras que dificultam a eficácia das políticas públicas para difusão das TIC’s: O exemplo do Proinfo. O Problema central dessa pesquisa consiste em verificar até que ponto as políticas públicas voltadas para a inserção das TIC’s no processo educacional vem sendo apropriada de maneira eficaz. O objetivo geral deste trabalho é diagnosticar a eficácia do Programa Nacional de Informática na educação - Proinfo, nas escolas estaduais de Jacobina. Para tanto a metodologia utilizada segue a linha crítica dialética, com uma abordagem quantiqualitativa. O procedimento metodológico utilizado foi os questionários, que serviram de base para o desenvolvimento do nosso trabalho. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que o Proinfo na cidade de Jacobina não possui uma atuação de forma eficaz devido a uma série de barreiras que tem dificultado a sua implementação nas unidades escolares. Essas barreiras são constituídas pela insuficiência de computadores nos laboratórios, desconhecimento do sistema operacional Linux pelos docentes, falta de manutenção dos equipamentos, desarticulação do governo estadual e federal, insuficiência dos multiplicadores para capacitar os professores, desconhecimento do Proinfo por parte de alguns educadores e aplicação do Programa sem considerar os diferentes contextos locais.
- ItemContribuições e implicações do Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos para a formação dos licenciandos em Geografia(UNEB, 2010) Castro, Débora; Gregório, Fernada Félix; Oliveira, Liliane Almeida de; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Nunes, Marcone Dennys Reis; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO objetivo deste estudo consistiu-se em compreender os efeitos do período de Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), para a formação do licenciando em geografia. A questão que desencadeou o processo de investigação foi: Como o Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos pode contribuir para a formação do licenciando de geografia no Campus IV, Jacobina, Bahia? Propôs-se enquanto objetivos específicos: analisar a proposta do Estágio Supervisionado em Geografia; examinar a proposta do Programa de EJA; identificar dificuldades e/ou facilidades que os licenciandos em geografia possuem para construí os conhecimentos geográficos na EJA; investigar sob o ponto de vista do aluno da EJA se o período do estágio supervisionado interfere no seu processo de ensino aprendizagem; verificar como o Programa de EJA é visto dentro do Regimento Setorial do Curso de Geografia. À abordagem da pesquisa teve enfoque dialético. Caracterizou-se por uma pesquisa explicativa que propôs elucidar as relações que se dá entre os sujeitos: alunos e professores da EJA e estagiários da Universidade do Estado da Bahia- Campus- IV. Os procedimentos utilizados na investigação articularam o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo, objetivando realizar a triangulação dos dados e instrumentos. Para a coleta dos dados optou-se por questionários e a entrevista episódica (qualiquantitativos). Os resultados demonstraram contribuições como o aprendizado dos sujeitos envolvidos, enriquecendo assim a sua prática pedagógica. As implicações foram as dificuldades encontradas como: adaptação de conteúdo, evasão escolar, falta de material didático e a ausência da disciplina especifica da EJA, motivos esses que acabaram dificultando o processo de ensino-aprendizagem.
- ItemDiagnóstico sócio-ambiental da ocupação das encostas do perímetro urbano de Jacobina-Bahia(UNEB, 2010-03-08) Oliveira, Iron Carvalho de; Cruz, Janai Marcília de Souza; Jesus, José Alves de; Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Costa, Paulino Batista Oliveira daEsta pesquisa consiste em um diagnóstico dos impactos gerados pela ocupação desordenada nas áreas de encosta da cidade de Jacobina/BA, avaliando até que ponto o adensamento populacional da malha urbana traz implicações sócio-ambientais, que afetam tanto o meio ambiente, quanto a população residente nas encostas da cidade. Para isto foram escolhidos os bairros que tinham essa problemática, tendo com metodologia a criação de mapas temáticos através do Sistema de Informação Geográfico (SIG) e do software Arc Gis, a aplicação de questionário, entrevistas semi-estruturadas e a observação como forma de coleta de dados. Através disso, verificou-se a existência de uma grande ocupação nas áreas de risco, o que revela uma situação bastante agravante em alguns lugares, pois a população não tem acesso a uma vida de qualidade. Nesses locals geralmente não é oferecida uma organização estrutural, na qual sejam estabelecidas melhorias de acessibilidade, saneamento básico, infra-estrutura adequada. Portanto, os impactos ambientais causados pela urbanização podem resultar em diversos danos a população, Fica então representada a estruturação de uma sociedade, que age prestemente em prol de autobenefícios sem preocupação com os problemas que estas ações causam ao meio ambiente.
- ItemInfluência do capital social e cultural dos alunos e seus familiares na evasão escolar(UNEB, 2008) Reis, João Batista Souza; Boas, Rita Lages Gomes Vilas; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Jesus, Fábio Nunes de; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosEste trabalho apresenta algumas considerações sobre o problema da Evasão Escolar nas escolas pública de ensino fundamental, Padre Alfredo Haasler e Yêda Barradas Carneiro, no município de Jacobina, Estado da Bahia, com base em observações e questionário aplicado aos alunos evadidos do ano de 2007 e suas respectivas familias, visando compreender de que forma o capital social e cultural dos alunos e seus familiares podem influenciar no processo de Evasão Escolar. Tendo como suporte a teoria da Reprodução de Pierre Bourdieu e outros autores que enfocam a problemática, sendo que alguns apontam como causas da Evasão Escolar os fatores externos à escola, ou seja, a família, a situação econômica, as diferenças de classe, o próprio aluno, entre outros. Há também por outro lado os que apontam como fatores determinantes da evasão os fatores internos à escola, apontando as políticas públicas, os mecanismos de seleção e avaliação utilizados pela instituição, a metodologia dos professores, etc. Existem muitas concepções sobre a problemática da Evasão Escolar que visam encontrar uma solução para tal fato, pois quer de forma direta ou indireta, acabam sendo um problema que atinge não somente uma classe social, mas toda a sociedade. Neste trabalho, pode-se observar através da metodologia utilizada e analise dos dados, que a carência do capital social e cultural dos alunos e seus familiares influenciaram bastante para que a evasão escolar ocorresse na vida destes indivíduos, visto que para eles a principal função da escola é a de formar pessoas para o mercado de trabalho.
- ItemO uso das novas tecnologias e os aspectos socioeducacionais no Centro Digital de Cidadania (CDC) do município de Quixabeira–Bahia(UNEB, 2010) Reis , Gredison de Novais; Reis, Petronia de Araujo Lima; Nunes , Jacy Bandeira Almeida; Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Jesus , José Alves deEste trabalho tem como objetivo principal compreender a influência do Centro Digital de Cidadania (CDC) no município de Quixabeira-BA e as contribuições trazidas às funções socioeducacionais a partir da utilização das novas tecnologias. Para tanto, fizemos uma abordagem do avanço das Novas Tecnologias vivenciado com o desenvolvimento do capitalismo e os seus efeitos para a sociedade. Os Centros Digitais de Cidadania se apresentam como espaço de produção de conhecimento, interação e desenvolvimento socioeducacional. Assim, este trabalho buscou analisar as contribuições socioeducacionais trazidas pelo CDC do município de QuixabeiraBA, fazendo uma discussão sobre o uso das Novas Tecnologias (computador e internet), no intuito de verificar como se dá o acesso às mesmas e se os serviços oferecidos garantem aos sujeitos a inclusão ao mundo digital. Usamos como Metodologia, os procedimentos teóricos – pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, e o procedimento empírico da pesquisa de campo. Por ser um estudo de caso, optamos por instrumentos que possibilitaram uma maior aproximação com o objeto de estudo, como observação, entrevistas diretas e o uso de questionários. Os dados obtidos conduziram a certeza de que, embora os objetivos apresentados pelo programa do Governo para os CDCs sejam amplos, no contexto local, não são alcançados. Porém, tem contribuído para o acesso de uma população menos favorecida ao computador e a internet, desenvolvendo funções socioeducacionais, mesmo que estejam condicionados ao entretenimento.
- ItemRepresentação social dos leitores sobre o periódico Correio do Sertão de Morro do Chapéu-BA(UNEB, 2009) Fidelis, Andrea Paiva Ferreira; Silva, Daiane Rocha da; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Jesus, José Alves deEste trabalho à luz da Teoria das Representações Sociais, com enfoque na representação social dos leitores sobre o Periódico Correio do Sertão, demonstrando subsidios pelos quais sua leitura influencia/determina ou não, no cotidiano social de Morro do Chapéu e região, e como ela - Representação Social -pode favorecer na melhoria do periódico como meio de comunicação de massa. Definiu-se o papel norteador das noticias em seu enfoque principal, o fator elementar para o trabalho, assim como a relação entre jornal-leitor, leitor-jornal, constatando a forma como a representação social é desenvolvida nessa relação, destacando sua funcionalidade e forma de ação pessoal e coletiva nos e dos individuos inseridos ao processo informacional desempenhado pelo periódico em questão. Os métodos utilizados foram o qualitativo e quantitativo, com uma abordagem dedutiva, onde dados foram coletados através de entrevistas e um questionário sócio-económico. Após a pesquisa e análises, constatou-se que a representação social que os leitores possuem sobre o jornal è afetiva, portanto, o jomal não é simplesmente um meio de comunicação de massa, mas um espaço produtor de padrões culturais, sociais e politicos em Morro do Chapéu e região.