Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5 por Orientador "Silva, Rosemere Ferreira da"
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- ItemA cor da ternura: modos de ser e se conceber negro (a) no mundo(Universidade do Estado da Banhia, 2021-06-21) Santos, Gabriele Borges Santos e; Silva, Rosemere Ferreira da; Pacheco, Ana Claudia; Fiorindo, Priscila PeixinhoEste trabalho objetiva apresentar o livro A cor da ternura (1998), de Geni Guimarães, como possibilidade crítica para discussões sobre o reconhecimento da identidade étnico-racial do sujeito negro. São explanadas, desse modo, reflexões sobre a relevância da Literatura Afro-brasileira e como o trabalho com obras dessa vertente literária pode contribuir significativamente no processo de compreensão de que existem diferenças étnico-raciais e que elas precisam ser respeitadas. Nessa perspectiva, apresenta-se o livro A cor da ternura, o qual possibilitará discussões sobre a importância de conhecer e reconhecer a cultura e história afro- brasileiras para, então, problematizar hierarquias sociais, identidades pré-estabelecidas e combater o racismo ainda enraizado no meio social. Diante disso, foram organizadas atividades didático-pedagógicas fundamentadas no livro A cor da ternura (1998), que poderão auxiliar o (a) professor (a) no desenvolvimento de um trabalho educacional democrático e antirracista. A metodologia, no que lhe concerne, está pautada na pesquisa bibliográfica, uma vez que se recorreu a teóricos dos quais destacam-se Souza e Lima (2006), Luiz Silva (2010), Duarte (2008), Munanga (1999, 2005 e 2009) e Albuquerque (2006) para desenvolver o estudo proposto. Depreende-se, portanto, que com este trabalho será possível refletir sobre a relevância da inserção e aplicabilidade da Literatura Afro-brasileira no ambiente educacional de forma eficiente. Será possível o entendimento da importância de despertar nos alunos afrodescendentes a compreensão do ser negro e nos alunos brancos a consciência de que são sujeitos de uma sociedade heterogênea e, assim, a escola estará cumprindo o seu papel de ambiente transformador de pensamentos antidemocráticos, racistas, discriminatórios e preconceituosos.
- ItemDiário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus: uma abordagem de leitura literária afro-brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-09) Buri, Patrícia Nascimento; Silva, Rosemere Ferreira da; Fiorindo, Priscila Peixinho; Andrade, Ana Cláudia Pacheco deO referente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em analisar a obra Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, sua escrita literária e discorrer sobre seu potencial literário. Sabemos das lutas diárias que as mulheres negras vêm enfrentando ao longo da história, e assim como outras mulheres negras escritoras, a autora estudada também percorreu um doloroso caminho para que seus escritos fossem reconhecidos no cenário da literatura. O objetivo principal da pesquisa objetiva despertar nos alunos o pensamento crítico com a leitura da obra Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, acreditando sempre que o aluno, ao despertar o pensamento crítico no processo de leitura literária, consequentemente, acaba tornando-se sujeitos com opiniões relevantes para a sociedade. O estudo ancora-se nas reflexões dos seguintes teóricos: Duarte (2006), Candido (2006), Cuti (2010), Silva (2014), Silva (2016), Oliveira (2008), Cuti (1987), que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. E, por fim, será apresentado uma sequência didática a fim de nortear um possível trabalho do professor em sala de aula. Pensando nas contribuições que a leitura da obra pode trazer para a vida do aluno. Visando sempre despertar nos alunos a compreensão e reconhecimento das identidades, assim também, na formação de um pensamento crítico e reflexivo quanto ao racismo e desconstrução dos estereótipos por conta da cor da pele criado pela sociedade.