Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5 por Orientador "Quadros, Carla de"
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- ItemConstrução estética da poesia moderna: uma análise do poema sujo de Ferreira Gullar(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-22) Souza, Lucas Araújo Galvão; Quadros, Carla de; Mariano , Luciana; Silveira, Sinéia Maia TelesO presente trabalho com caráter conclusivo de curso analisa a construção estética na poesia moderna, por meio do livro Poema Sujo (2016), de Ferreira Gullar, cuja centralidade do estudo é identificar como se rasuram essas construções estéticas no texto. Enfatiza as junções das formas clássicas e eruditas, como também ilustra o processo de criação poética na modernidade, tendo como fatores complementares o efeito de sentido e elementos extratextuais. Determinou-se como objetivo revisitar os aspectos teóricos da poesia moderna, bem como analisar o tratamento das construções estéticas no poema, além de verificar com elas se imbricam. Buscou-se, como método de abordagem, o hipotético-dedutivo, a partir da análise de fragmentos do Poema Sujo (2016) à luz das teorias modernas que discutem as novas configurações da poesia brasileira e, por isso, apoiou-se nas teorias de Merquior (1996), Candido (1996) e Lima (2002). Nesse prisma, a metodologia norteou-se na análise interpretativa dos versos à luz dos elementos do modernismo. Sendo assim, essa monografia alcançou o resultado paralelo à hipótese, pois compreende-se que na poesia moderna brasileira o fazer poético se amplia, reestruturando-se através da forma seja em verso e prosa, em versos brancos e livres ou rimas e métricas, e por isso faz-se necessário entender as estruturas constitutivas que compõem o poema, a fim de ressaltar as amplificações dos estudos da construção estética, isto é, uma experimentação híbrida de variados elementos em uma narrativa poética.
- ItemIncesto e sexualidade em Henrique: um homem que já morreu, mas ainda vai nascer(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-13) Santos, Fábio Souza; Quadros, Carla de; Neto, João Evangelista do Nascimento; Silveira, Sineia Maia TelesO presente trabalho intitulado Incesto e Sexualidade em Henrique: um homem que já morreu, mas ainda vai nascer, resultante de pesquisa bibliográfica, visa refletir sobre a diversidade sexual e a respeito do incesto na obra Henrique (2001), escrito pela baiana Állex Leilla. Na ficção contemporânea, encontramos escritores que, através de sua escrita, rompem com as marcas centralizadoras e hegemônicas do cânone, convocando-nos a fazer reflexões sobre a diversidade sexual no âmbito do texto literário. Em se tratando de ficção baiana, destaca-se a escritora já citada, que traz em suas obras, como no romance em epígrafe, personagens que desconsideram o olhar do outro sobre si e se permitem ter relações com outros sujeitos do meio social, mesmo que esse outro seja o próprio pai. Pretendendo compreender como esses personagens, muitas vezes colocados à margem, vivem sua sexualidade, refizemos alguns percursos da literatura brasileira, para verificarmos como os sujeitos com suas diferentes identidade e subjetividades foram retratados nas páginas de obras que pertencem ao cânone brasileiro. Em seguida, discutiu-se sobre o conceito de homoerotismo a partir de Barcellos (2016), Camargo (2006) e García (2012), da mesma forma, como os indivíduos LGBTQIA+ são representados pelos escritores da ficção baiana. Por fim, tratamos sobre o conceito do incesto, com base nos estudos de Foucault (1988), Levi Strauss (1982) e Freud (2013), apreendendo que a literatura sempre transgrediu as regras, os tabus, rompendo o silêncio, referindo-se ao incesto em algumas de suas obras, como no romance citado, no qual ospersonagens deixam a tara, o desejo falar mais alto que os valores e as regras da cultura que os condenam. Posto isto, averígua-se que a obra não é uma apologia ao sexo entre irmãos, pai e filho, mas tece uma crítica à cultura heteronormativa, abordando temas, como:homossexualidade, incesto e gênero, através de personagens que desafiam as estruturas patriarcais e sexistas ao revelar sua sexualidade e sair da condição de subalternidade.
- ItemO Ensino da Literatura como Direito Humano(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-18) Bispo, Jamille Campos; Quadros, Carla de; Santos, Aline Nery dos; Silveira, Sinéia Maia TelesO presente trabalho versa sobre o Direito à Literatura na sala de aula como um Direito Humano, tendo em vista à essencialidade da leitura de textos literários, do processo de fabulação e da liberdade de acesso às obras literárias para construir sentidos e contribuir na formação educacional e social de leitores reflexivos, críticos e empáticos. Nesse sentido, objetivou-se identificar a necessidade de se reconhecer a literatura como um Direito Humano. O estudo se desenvolve mediante a um levantamento teórico-bibliográfico sobre a temática, trazendo para o diálogo autores que abordam em seus estudos a premissa de que a literatura é um direito e algumas abordagens referentes ao ensino de textos literários dos pesquisadores Antônio Cândido (1999, 2004), Antoine Compagnon (2009), Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1988), Rildo Cosson (2006), Tzevetan Todorov (2009), dentre outros. Como recurso metodológico, foi realizada, além da pesquisa bibliográfica, uma pesquisa de campo, de cunho quantitativo e qualitativo, a partir da produção e aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas, realizado com docentes de Língua Portuguesa e Literaturas do Colégio Estadual CENSV, localizado em uma cidade do interior da Bahia. Intentou-se mapear como o colégio estadual de segundo grau CENSV tem contemplado o ensino de literatura, enquanto disciplina, em sala de aula. Portanto, considera-se que a literatura é uma necessidade social e um bem cultural, sendo assim, é necessário que os discentes tenham o contato efetivo com os diversos textos literários para proporcionar a imaginação, emancipação e humanização, pois isso implica na formação discursiva, ideológica e cultural dos sujeitos.