Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Orientador "Anecleto, Úrsula Cunha"
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- ItemEnsino de língua portuguesa a partir de gêneros textuais emergentes tecnológicos: promovendo atos de currículo na sala de aula(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Costa, Maria Liliane Mota; Anecleto, Úrsula CunhaEste trabalho discute sobre a inclusão de gêneros textuais emergentes tecnológicos no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, de forma planejada e cotidiana. Nesse sentido, parte-se da ideia de que práticas de linguagem no contexto escolar devem centrar-se na diversidade de textos que fazem parte do universo social dos alunos. Dessa forma, o professor, ao inserir em seu planejamento os gêneros digitais, sobretudo, aqueles que circulam nas redes sociais, para trabalhar a leitura e a escrita, estará fazendo atos de currículo em sala de aula, de modo que nesse novo contexto social as práticas escolares não poderão estar desassociadas das práticas sociais dos alunos. Assim, realizou-se uma pesquisa de campo, com uma turma de 9º ano de Ensino Fundamental II, e dois professores de Língua Portuguesa de uma escola pública do município de Conceição do Coité (BA), com o objetivo de refletir sobre o desenvolvimento de práticas de ensino de Língua Portuguesa, a partir dos gêneros digitais como atos de currículo, de modo que o professor insira, de forma planejada, esses textos às aulas de Língua Portuguesa. Teoricamente, a pesquisa está ancorada nos estudos sobre gênero textual (MARCUSCHI, 2005; ROJO; BARBOSA, 2015) e gêneros emergentes tecnológicos (XAVIER, 2005; LÉVY, 2008; CRYSTAL, 2001); redes sociais (GOMES, 2016; MARTINO, 2015); atos de currículo (MACEDO, 2013). Como resultado da investigação, ficou evidente que os profissionais entendem a importância de inserir os textos digitais ao ensino de Língua Portuguesa; porém, não consta em seus planejamentos atividades que contemplem o trabalho com esses gêneros. Portanto, é necessária a ampliação de formação continuada para que os profissionais desenvolvam práticas de leitura e de escrita por meio dos gêneros digitais e atuem, assim, como atores curriculantes.
- ItemEnsino de língua portuguesa e gêneros emergentes(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Lima , Ariane de Oliveira; Anecleto, Úrsula Cunha; Silva, Obdália Santana Ferraz; Fontes, JanineA pesquisa investiga a utilização de gêneros emergentes no ensino de Língua Portuguesa, para alunos do Ensino Médio. Nesse sentido, partiu-se da concepção do letramento digital e de sua importância no processo de desenvolvimento de competências de leitura e de escrita no ambiente escolar, tendo como portadores textuais as tecnologias digitais. Como aporte metodológico, fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de campo, na Escola Olgarina Pitangueira Pinheiro. O estudo aponta que as tecnogias digitais estão presentes no cotidiano dos estudantes, entretanto, apesar desses processos de leitura e de escrita serem parte da vida comunicativa desses sujeitos, a escola pouco se utiliza desses meios enquanto prática pedagógica planejada, que auxilie no processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa (LP). Sendo assim, cabe a escola buscar a inserão dos gêneros emergentes no planejamento pedagógico do professor de LP, uma vez que através desses gêneros podem ser desenvolvidas atividades que estimulam a capacidade comunicativa dos alunos, além de contribuir para o aprimoramento das práticas de leitura e de escrita desses sujeitos, constituindo um processo de aprendizagem mais satisfátório.
- ItemO livro didático de língua portuguesa e a construção de competências de escrita no ensino fundamental II(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Carneiro, Ana Karolline de Almeida; Anecleto, Úrsula Cunha; Barreto, Marta Pastor da Silva; Souza, Janine Fontes deA presente monografia apresenta como os Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP) contribuem para a construção de competências de escrita de discentes da Educação Básica ao enfatizarem os critérios de textualidade orientados pelo próprio texto, a coesão e a coerência textuais, para a construção de sentido e para a organização linguística de um texto. Esta pesquisa surgiu do questionamento sobre como as seções de produção textual dos LDLP, da coleção Português Linguagens, ajudam os alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental na construção de competências de escrita. Para isso, a pesquisa objetiva analisar se e como esses Livros Didáticos desenvolvem suas propostas de produção de texto para auxiliarem o desenvolvimento de competências de escrita dos alunos. Os caminhos metodológicos que nortearam a pesquisa foram construídos com base em textos teóricos, tendo como foco a pesquisa documental, pois o objeto de estudo, o Livro Didático, é classificado como um documento escolar. Além disso, a pesquisa enquadra-se na categoria da abordagem qualitativa. No que diz respeito à discussão dos dados, utilizou-se como método de investigação a análise de conteúdos por meio da análise categorial. Teoricamente, embasou-se nos estudos sobre Livro Didático (BEZERRA, 2005; RANGEL, 2005); concepção de texto e critérios de textualidade (MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2002; KOCH; TRAVAGLIA, 2002; BRASIL, 1998). Por fim, com base nos resultados alcançados com a pesquisa, verificou-se que os Livros Didáticos analisados apresentam a coesão e a coerência textuais como importantes para a textualidade, embora muitas vezes de forma implícita. Nesse sentido, contribui para o desenvolvimento da produção escrita dos alunos e, com isso, colabora para a construção de competências de escrita dos discentes e para a formação de sujeitos atuantes em seus próprios textos.