Bacharelado em Sistemas de Informação - DCET1
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Navegando Bacharelado em Sistemas de Informação - DCET1 por Orientador "Massa, Mônica de Souza"
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- ItemAplicação de técnicas de gamificação no dizziness app(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-11) Santana, Juliana de Carvalho; Massa, Mônica de Souza; Sousa, Maria da Gloria Canto de; Pereira , Filipe Tiago LimaO Dizziness App é um aplicativo para auxiliar o tratamento da tontura. A tontura na criança pode se manifestar de diversas formas, uma dessas é através da cinetose. Este tipo de tontura afeta diretamente o desenvolvimento escolar e social das crianças, que por não entenderem a importância desse tratamento são desmotivadas pela forma como esses são conduzidos. O objetivo dessa pesquisa foi realizar um estudo sobre a gamificação e aplicar seus elementos no Dizziness App para engajar as crianças e aumentar a adesão ao tratamento. Foi realizada a pesquisa experimental com doze crianças para comparar o tratamento do Dizziness App com o protótipo gamificado, onde o protótipo gamificado apresentou uma taxa de adesão de 50% a mais do que o aplicativo não gamificado e engajou mais os indivíduos da pesquisa atingindo uma maior média de sessões realizadas, o que, consequentemente, trouxe melhores resultados para esses indivíduos
- ItemEscape: jogo digital educativo para o desenvolvimento do pensamento computacional de estudantes do ensino superior de computação.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Cruz, Jader Maciel dos Santos; Massa, Mônica de Souza; Neto, Ernesto de Souza; Chaves, Débora Alcina RegoEste estudo aborda as recorrentes dificuldades enfrentadas por estudantes em disciplinas introdutórias à programação, fenômeno documentado na literatura de formação em computação e frequentemente associado a altas taxas de reprovação e evasão. Os principais obstáculos reportados pelos alunos incluem dificuldades em abstração, resolução de problemas e raciocínio lógico, competências intrinsecamente ligadas ao pensamento computacional. Com enfoque aplicado, o objetivo central da pesquisa foi desenvolver um jogo educativo narrativo direcionado ao aprimoramento do pensamento computacional em estudantes universitários matriculados em disciplinas introdutórias à programação. Explorando o potencial das narrativas interativas, o estudo visou não apenas mitigar desafios, mas também impulsionar o engajamento e a motivação dos estudantes. Um protótipo do jogo narrativo foi construído e posteriormente submetido à avaliação por professores que possuem experiência no ensino dessas disciplinas. As informações resultantes desta avaliação foram utilizadas para a formulação de princípios de design que pretendem orientar futuros trabalhos e intervenções semelhantes, contribuindo assim para novas abordagens no enfrentamento das dificuldades no ensino de programação
- ItemUm ambiente de apoio ao ensino-aprendizagem de programação baseado em flashcards(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-01) Armede, Thiago Luiz da Cruz; Massa, Mônica de Souza; Mascarenhas, Ana Patrícia Fontes Magalhães; Amorim, Cláudio Alves deAlunos de disciplinas de programação comumente tem bastante dificuldade de aprendizado e de adaptação. Essa dificuldade, reflete diretamente no desempenho deles e evidenciam a necessidade de melhorias no ensino-aprendizagem da área. Com base nas investigações e achados científicos disponíveis sobre o tema, foi identificado que os softwares são uma alternativa eficiente no auxílio da sala de aula, assim como o uso de técnicas de estudo como os Flashcards podem trazer benefícios ao estudante. Com o apoio da metodologia Design Science Research – DSR, um ambiente colaborativo que busca apoiar o ensino-aprendizagem de programação com uso de Flashcards foi projetado conforme o processo definido por essa metodologia.
- ItemWeiminer: ferramenta de mineração e de extração de texto para o workshop sobre educação em computação (wei)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-11) Souza, João Victor Fontes Santana; Massa, Mônica de Souza; Massa Neto, Ernesto de Souza; Jorge, Eduardo Manuel de FreitasA falta de interesse e desmotivação dos alunos são sentimentos que interferem no processo de ensino-aprendizagem, a aula precisa ter participação e o aluno precisa estar interessado com o conteúdo que está sendo abordado. Existe uma carência em meios eficientes de acessar informações sobre alternativas de ensino no contexto da computação para apoiar o professor no processo de mediação didática. Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma ferramenta denominada WeiMiner que consegue buscar estudos científicos e extrair informações sobre o conteúdo sobre mediação didática no contexto do WEI