Bacharelado em Sistemas de Informação - DCET1
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- ItemPotencialidade da tv digital por meio de um protótipo de aplicativo T-Commerce(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-25) Mendes, Tiago Leite; Souza, Leandro Coelho deUm novo modelo de transmissão de sinal de televisão foi implantado no Brasil, a transmissão de sinal digital, ou seja, a TV Digital. Essa tecnologia de TV proporciona melhor qualidade de imagem e som e dá suporte a transmissão de dados, possibilitando a interatividade do telespectador com a programação da emissora. Vários tipos de aplicações interativas poderão ser desenvolvidas, como exemplo aplicações de enquetes, acesso à internet, aplicações de comércio eletrônico e outros. Este trabalho tem como finalidade explorar a potencialidade deste novo meio de mídia através de um protótipo de aplicativo t-commerce, onde t-commerce é um comércio eletrônico efetuado pela TV. O protótipo desenvolvido destaca a ideia de como o telespectador interage em uma aplicação de comércio eletrônico, no qual ele visualiza informações do produto apresentado e, se desejar, realiza a compra, tudo por meio do controle remoto.
- ItemDesenvolvimento de uma aplicação para exibição de propaganda georreferenciada(Universidade do Estado da Bahia, 2011-07-18) Damaceno, Samara Moreira; Oliveira, Grinaldo Lopes deMobilidade e comunicação são características marcantes dos avanços tecnológicos dos ´últimos anos. Estando as mudanças mercadológicas fortemente ligadas a tecnologia, surge um novo conceito de marketing que se adequa as novas necessidades do mercado, o Marketing Mobile. Através de Sistemas de Informação Móveis que utilizam informações de contexto ´e possível atingir um público-alvo fornecendo serviços personalizados combinados com exibição de dados geo-espaciais. Este trabalho buscou desenvolver uma aplicação, utilizando a plataforma Android, que utilize esses recursos como ferramenta de apoio ao marketing, exibindo informações contextualmente relevantes para o usuário. Por fim, o estudo realizado possibilitou o desenvolvimento de um protótipo (GeoMarketing) que exibe propagandas georreferenciadas que chegam ao consumidor quando o mesmo está próximo ao ponto de venda.
- ItemUm estudo de caso de aplicação de mineração de dados no processo de descoberta de conhecimento em histórico de acessos de uma portal web.(Universidade do Estado da Bahia, 2011-07-18) Silva, Vitor José Pinho da; Oliveira, Grinaldo Lopes de; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Santos, Trícia SoutoAs instituições presentes na internet dispõem de muitas informações sobre os acessos realizados nos seus sites. No entanto, devido ao grande volume de acessos, a análise desses dados exige a utilização de ferramentas e metodologias apropriadas. Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo de caso de aplicação de mineração de dados no processo de descoberta de conhecimento em bases de dados (KDD) na web, de forma a otimizar os resultados quanto à relevância e utilidade da informação.
- ItemModelo computacional para automatizar e validar o método de modelagem de ontologias baseado em instâncias(Universidade do Estado da Bahia, 2011-07-25) Silva, Danísio Marçal da; Jorge, Eduardo Manuel de FreitasA forma de representação do conhecimento na área computacional sempre foi motivo de discussão. Como representar estruturas complexas de um domínio específico e através das mesmas extrair e gerar novas informações? Partindo deste pensamento, ao longo de vários anos, o homem, na sua multidisciplinaridade, buscou desenvolver modelos que atendessem tais demandas. Dentre as soluções atuais, encontra-se a Ontologia, modelo conceitual em que é possível expressar de forma livre todos os seus elementos e realizar inferências sobre estes. Assim, com o intuito de disseminar a sua utilização, diversos métodos e metodologias foram criados. Nesse meio, o Método de Modelagem de Ontologia Baseado em Instâncias (M-MOBI) traz uma perspectiva diferenciada, onde há uma inversão de paradigma, referenciando-se pelas relações de um grupo de instâncias. Desta forma, este trabalho propõe o desenvolvimento de um modelo computacional para automatizar e validar o M-MOBI. Os resultados obtidos neste projeto visam expandir as atuais funcionalidades do M-MOBI e conseqüentemente apoiar no amadurecimento do método
- ItemSegurança da informação em sistemas críticos: o caso do gerenciamento de plano de voo no âmbito do DTCEA-SV(Universidade do Estado da Bahia, 2011-07-25) Dias, Sandro Bonfim Alcântara; Santos, Trícia Souto; Cerqueira, Antônio Marcos Brito deCom o advento de novas tecnologias e o aumento cada vez maior da conectividade entre as máquinas, se tornou fundamental a proteção dos dados e dos sistemas, visando a segurança da informação. Os procedimentos para o armazenamento, tráfego ou disponibilidade da informação, bem como o ambiente que o cerca, possuem influência vital neste objetivo, pois a ocorrência de falhas no processo ou a existência de vulnerabilidades não observadas podem ocasionar sérios danos materiais, morais ou até mesmo perdas de vidas humanas. Sendo assim, este trabalho foi desenvolvido a partir de observações realizadas no Destacamento de Controle de Tráfego Aéreo de Salvador, referentes ao tratamento dos dados e das informações no sistema crítico de gerenciamento de Plano de Voo, visando solucionar problemas detectados sob o ponto de vista dos princípios de segurança da informação, e propondo melhorias no contexto atual quanto a aspectos físicos, aspectos lógicos e procedimentos realizados.
- ItemUm algoritmo genético para otimização do processo de perfuração de placas de circuito impresso(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-30) Machado, Bartira de Oliveira Sena; Amorim, Cláudio Alves de; Santos, Trícia Souto; Celedón, Julian Hermógenes QuezadaEste trabalho tem por fim apresentar uma solução aproximada do problema do caixeiro viajante com o intuito de otimizar o processo de perfuração de placas de circuito impresso pela redução do comprimento da rota a ser percorrida pela broca. Para tal, foi elaborado um algoritmo genético híbrido combinando heurísticas de construção (Heurística de Savings) e otimização de rotas (RemoveSharp e LocalOpt) a uma variação do operador de crossover Edge Recombination e um operador de mutação (Shuffling). Este trabalho inclui, ainda, as análises da importância da variabilidade genética na população de um algoritmo genético e dos efeitos da preservação das “subrotas comuns” a dois cromossomos no operador Edge Recombination. Para efeito de teste e validação do algoritmo elaborado, foram utilizadas as instâncias d198, a228 e pcb442 da TSPLIB que representam modelos de placas de circuito impresso. Os resultados obtidos foram comparados com outros algoritmos presentes na literatura comprovando a eficiência do algoritmo implementado, com uma variação de até 3,4% da solução ótima para cada uma das instâncias.
- ItemUtilização da tecnologia CUDA para processamento paralelo de algoritmos genéticos(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-04) Santos, Allan Ariel Leite Menezes; Amorim, Cláudio Alves de; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Cerqueira, Antônio Marcos Brito deEste trabalho apresenta uma validação da utilização da tecnologia CUDA para otimização de problemas combinatórios. Para tal, foram realizadas duas abordagens de solução com uso de algoritmos genéticos para o problema do caixeiro viajante (campo de testes e resultados). Fo ram elaborados dois procedimentos para realizarem o cálculo do fitness, função que representa o maior gargalo em tempo de execução: um sequencial, com rotinas executadas pela CPU; um paralelo, o qual faz uso de uma GPU para os cálculos referentes à aptidão dos cromossomas através do recurso tecnológico da NVidia chamado CUDA (Compute Unified Device Architec ture). Os resultados obtidos levaram em consideração o tamanho da população de cromossomas e a quantidade de cidades presentes no Algoritmo Genético e no Problema do Caixeiro Viajante: para até 500 cidades e população de 100 cromossomas, abordagem sequencial apresenta melhor desempenho e, para valores consideravelmente maiores, como 10.000 cidades e 500 cromosso mas, a abordagem paralela é a mais indicada.
- ItemFAJ - Framework de Jogos para a alataforma android(Universidade do Estado da Bahia, 2012-04-08) Costa Junior, Marcos Cezar Mendes da; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Mascarenhas, Ana Patrícia Fontes Magalhães; Santos, Trícia SoutoO cenário de jogos na plataforma Android ´e um ambiente competitivo, onde existe uma variedade de jogos surgindo todos os dias. Para que os desenvolvedores consigam entregar suas aplicações dentro do time-to-market é necessário o uso de ferramentas que possibilitem ciclos de desenvolvimentos mais ágeis. Este projeto propõe um Framework denominado FAJ com o objetivo de facilitar a construção de Jogos para a plataforma Android permitindo maior agilidade para o usuário desenvolvedor e menor esforço de codificação No FAJ adotam-se princípios de convenção sobre configuração como estratégia para o ganho de agilidade. Para isso, foram empregadas metodologias e técnicas como Feature-Oriented Domain Analisys, Hot-Spot-Driven Framework Development, Interfaces fluentes, Anotações com Reflexões e Padrões de Projeto. Buscando a análise da eficácia do FAJ, foi realizada uma validção baseada em SLOC Source Lines of Code nos códigos de exemplo da AndEngine adaptados com a estrutura do FAJ. Os resultados obtidos seguindo a métrica SLOC comprovam do ponto de vista de linhas de código que houve ganhos de produtividade da ordem de 45,81%.
- ItemMapeamento de objetos virtuais em um cenário real utilizando realidade aumentada e geolocalização(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-10) Rodrigues, Leonardo Pereira; Lenz, Alexandre Rafael; Oliveira, Grinaldo Lopes de; Cerqueira, Antônio Marcos Brito deEste trabalho tem por finalidade investigar a viabilidade de mapeamento do mundo real no mundo virtual, fazendo isso dentro do contexto de um dispositivo móvel, aplicando princípios da Realidade Aumentada e Computação Sensível ao Contexto através de informações de geolocalização. Para isso foi desenvolvida uma aplicação para dispositivos móveis na plataforma Android, explorando essas tecnologias. A aplicação possui características de jogo de exploração de ambiente em primeira pessoa voltado à interação do usuário com objetos virtualizados. A aplicação foi submetida a testes por usuários que possibilitou avaliar suas expectativas diante da mescla da Realidade Aumentada e Computação Sensível ao Contexto, inseridas em um jogo exploratório.
- ItemEstudo comparativo da usabilidade de interfaces para dispositivos moveis(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-10) Barros, Jussi Oliveira; Amorim, Cláudio Alves de; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Cerqueira, Antônio Marcos Brito deAs interfaces projetadas para dispositivos moveis seguem padrões diferentes daquelas projetadas para aplicações desktop ou web, em parte devido as limitações físicas destes aparelhos, oque normalmente impacta em sua usabilidade. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa como objetivo comparar a produtividade de dois modelos de interface – nomeadas interface rasae interface profunda de acordo com os níveis de tela necessários para realizar tarefas típicas em cada uma delas. Este trabalho visa fornecer a designers mais subsídios para o planejamento destes tipos de interface.
- ItemAnálise do desempenho de algoritmos paralelos utilizando diferentes modelos de comunicação em um Cluster Beowulf(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-10) Silva, Vitor Santos da; Souza, Leandro Santos Coelho de; Boratto, Murilo do Carmo; Cerqueira, Antônio Marcos Brito deCom advento de novas e crescentes demandas computacionais que necessitam de máquinas com um elevado poder de processamento (e.g., vídeo sob demanda, processamentos biofísicos, simulações cosmológicas, espacialização de relevos, mapeamento do genoma humano, previsão do tempo), amplifica-se o foco da computação de alto desempenho em sistemas distribuídos e processamento paralelo para estudo e desenvolvimento de soluções cada vez mais eficientes e economicamente viáveis. Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho de algoritmos computacionais paralelos em um cluster Beowulf, utilizando diferentes modelos paralelos de comunicação: memória compartilhada, memória distribuída e o modelo híbrido. Para alcançar os objetivos propostos foram utilizados algoritmos paralelos de multiplicação de matrizes, simulações cosmológicas e espacialização de relevo.
- ItemModelagem, análise e implementação em CLP de SEDs utilizando redes de petri(UNEB, 2012-08-10) Bolzanni, Artus; Lima, Evangivaldo Almeida; Oliveira, Paulo James de; Souza, Milton deNeste trabalho é proposto e implementado um método de conversão de redes de Petri interpretadas para código compatível com Controladores Lógicos Programáveis (CLPs). Este método tem como uma de suas características dividir em módulos o código para CLP, separando a estrutura lógica da rede de Petri das interfaces de entrada e saída do CLP. Outra contribuição desta pesquisa é a algoritmização e implementação de métodos de redução de redes de Petri temporais, viabilizando a análise de modelos com um espaço de estados muito grande. Como validação das contribuições foi utilizada uma planta industrial didática. Esta foi modelada como uma rede de Petri interpretada, que ´e convertida para rede de Petri temporal e reduzida segundo contribuição do trabalho, foi analisada segundo seu tempo de execução de determinadas tarefas. Após a etapa de análise, o modelo em rede de Petri interpretada foi convertido para código para CLP. Palavras-chave: Rede de Petri, Rede de Petri Interpretada, Rede de Petri Temporal, Controlador Lógico Programável, Planta Industrial, Algebra Intervalar.
- ItemCONFIN-RBC: Sistema de apoio a decisão baseado em casos para apoio à consultoria financeira.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-09-04) Vidal Filho, Henrique Thadeu do Nascimento; Oliveira, Grinaldo Lopes de; Santos, Trícia SoutoEste trabalho tem por intuito apresentar uma solução otimizada para o processo de análise e tomada de decisões na consultoria financeira pessoal mediante utilização de técnicas de Inteligência Artificial. Através da realização de um estudo a respeito da técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) e da aplicação desta técnica ao processo de análise financeira pessoal, propõe se uma maior padronização e reutilização de soluções previamente realizadas, sugeridas a partir de cálculos de similaridade. Como resultado será apresentado um protótipo de aplicação de apoio à decisão, utilizado para verificação do impacto dessa solução ao ciclo natural da consultoria financeira pessoal.
- ItemIsoundfx: biblioteca de efeitos sonoros open source para plataforma IOS(Universidade do Estado da Bahia, 2012-09-04) Motta, Pedro Matos; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Reis, Uedson Santos; Lenz, Alexandre RafaelOs dispositivos móveis mais atuais possibilitaram o processamento de efeitos sonoros em tempo real. Através de um smartphone é possível ligar uma guitarra e ouvir a sonoridade semelhante aos efeitos produzidos pelas pedaleiras e amplificadores. Porém, para a criação de programas nesse contexto, há pouco reuso de componentes gerando uma menor produtividade para concepção de aplicações de efeitos sonoros. Este trabalho propõe a criação de uma biblioteca de efeitos sonoros Open Source denominada de iSoundFx para plataforma iOS. Esta biblioteca reúne algoritmos de efeitos sonoros e o uso de recursos de hardware, permitindo que aplicações sejam desenvolvidas para smartphones e tablets em um menor espaço de tempo e por desenvolvedores que não necessitam de conhecimentos profundos na área de efeitos sonoros na plataforma iOS. Para a validação deste trabalho foi construída uma aplicação de exemplo em que os efeitos criados foram testados e analisados.
- ItemCAMobile: um framework para sistemas sensíveis ao contexto na plataforma IOS(Universidade do Estado da Bahia, 2012-09-04) Farias, Matheus Matos de; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Lenz, Alexandre Rafael; Reis, Uedson SantosO objetivo deste trabalho ´e projetar uma solução computacional para apoiar o desenvolvedor na construção de aplicativos que utilizam o conceito de computação sensível ao contexto. Este conceito e uma das áreas de pesquisa da computação ubíqua, a qual surgiu da integração da computação móvel com a computação pervasiva. Através da computação sensível ao contexto e possível caracterizar as condições de um usuário no ambiente em que ele está através da coleta de informações por um dispositivo. Entretanto, o desenvolvimento de aplicativos sensíveis ao contexto não ´e algo trivial. Por isto, neste projeto foi construído um framework para a plataforma iOS, intitulado de Camobile, o qual pode ser reutilizado na construção de novos aplicativos sensíveis ao contexto. Além disto, foram desenvolvidos dois aplicativos para validarem o framework.
- ItemUm framework para aplicações sensíveis ao contexto em dispositivos móveis: framework camobile(Universidade do Estado da Bahia, 2012-09-30) Vieira, Weslley Leandro dos Reis; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Lenz, Alexandre Rafael; Cajahyba, Tiago Silveira de Andrade CajahybaA computação ubíqua e pervasiva e um paradigma de computação que visa integrar o mundo real com o mundo virtual de modo imperceptível pelos usuários. Uma das áreas de estudo deste paradigma são os sistemas sensíveis ao contexto, que são sistemas que executam alguma ação após a coleta de informações que caracterizam um determinado contexto. O objetivo deste trabalho e descrever a especificação de um framework que pode ser utilizado para o desenvolvimento de novas aplicações sensíveis ao contexto independente da plataforma móvel utilizada e implementar essa especificação na plataforma Android.
- ItemModelo de business intelligence para pequenos mercados(UNEB, 2012-09-30) Vitor Neto, João Paulo Paschoal ; Oliveira, Grinaldo Lopes de; Jorge, Eduardo Manuel de FreitasA implantação de um processo de Business Intelligence numa organização demanda analistas de sistemas, gestores e investimentos financeiros, o que exclui uma parcela de empresas de micro e pequeno porte que, ou desconhecem tal processo ou não dispõem dos recursos necessários para este investimento. O objetivo deste trabalho ´e propor um modelo de Business Intelligence para pequenos mercados que utilizem um sistema de ponto de venda ou que armazenem de algum modo dados estruturados sobre suas informações operacionais. Desta forma, buscou-se com o mesmo contribuir com a difusão deste processo neste segmento de mercado e constituir uma referência ou um ponto de partida para trabalhos futuros nesta perspectiva, inclusive para outros segmentos de mercado similares como farmácias e papelarias
- ItemDesenvolvimento e estudo de performance de um algoritmo de navegação aplicado á competição de realidade mista da RoboCup.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-09-30) Pimentel, Fagner de Assis Moura; Suárez, Diego Gervasio Frías; Simões, Marco Antônio Costa; Souza, Josemar Rodrigues de; Santos, Trícia S.Este trabalho por finalidade o aprimoramento do servidor de futebol de robôs da competição de realidade mista da RoboCup, visando reduzir a influência humana durante as partidas de futebol de robô da competição de realidade mista da RoboCup, visando reduzir a influência humana durante as partidas de futebol de robô promovendo uma maior autonomia do sistema. Para isso, o software foi aperfeiçoado com um módulo de reposicionamento automático dos robôs em momentos de navegação genérico e reativo apresentado neste trabalho, baseado em planejamento de trajetórias e utilizando campos de potencias como principal abordagem para implementação do algoritmo. Este trabalho inclui um estudo da influência de dois parâmetros do modelo de navegação potencial: A dimensão do perímetro de segurança (α) e a discretização angular ao redor do robô ( β), usados sobre o desempenho do algoritmo para determinar valores ótimos nessa aplicação. Para os testes foi utilizado o ambiente totalmente simulado com a ferramenta MR-Simulator. O algoritmo se mostrou capaz de reposicionar os robôs em um tempo médio de 16 segundos no ambiente simulado da competicão de realidade mista, e se deslocando praticamente em linha reta de sua posição inicial até a final. Os resultados permitiram o desenvolvimento da nova versão do MR-SoccerServer com o reposicionamento automático, usado com sucesso durante uma competição oficial da RoboCup.
- ItemEstudo comparativo dos mecanismos de localização e orientação aplicados ao GAMEAR-FP(UNEB, 2013-01-05) Santos Júnior, Washington Luiz Tavares; Lenz, Alexandre Rafael; Boratto, Murilo do Carmo; Jorge, Eduardo Manuel de FreitasA realidade aumentada consiste na inserção, em tempo real, de elementos virtuais no ambiente real com o objetivo de complementá-lo. Com o incremento da capacidade de processamento dos dispositivos móveis, a realidade aumentada tornou-se mais acessível, na medida em que todos os recursos necessários estão em um único dispositivo. No entanto, aumentar o ambiente não é a única preocupação, é necessário fornecer formas de o usuário acessar a informação virtual em seu contexto relevante. Dentro desta perspectiva, este trabalho objetiva comparar três mecanismos de localização e orientação (distância em linha reta, direcionamento por bússola e marcação em mapa) que facilitam ao usuário dirigir-se ao local onde a informação é relevante. Para tanto foi dado continuidade ao desenvolvimento do jogo GAMEAR-FP, o qual foi utilizado em uma pesquisa de campo para obtenção e análise dos dados referente aos mecanismos supracitados.
- ItemMSG Location Big Data: Recuperação de Mensagens em Aplicações Sensíveis ao Contexto Utilizando Big Data(UNEB, 2013-01-05) Franca, Márcio Oliveira da; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Oliveira, Grimaldo Lopes deO uso de dispositivos móveis tem crescido nos últimos anos. Os diversos serviços e a possibilidade de estar conectado o tempo todo tem gerado uma quantidade muito grande de dados. Serviços baseados em localização estão sendo utilizados e estão presentes em diversas aplicações. Porém existem alguns problemas, como garantir a disponibilidade do serviço, armazenar e tratar um grande volume de dados. Uma solução recente que vem sendo estudada para o tratamento de grande volume de dados é o Big Data. O objetivo desse trabalho, é a especificação de um modelo de arquitetura usando Big Data para fazer a mineração, armazenamento e recuperação de dados provenientes de aplicações baseadas em serviços de localização. Um experimento prático foi realizado para validar o modelo. Ele consistiu em desenvolver o modelo de arquitetura proposto e utilizar um dispositivo móvel com uma aplicação que usa serviços baseados em localização para fazer a recuperação de dados do modelo.