Bacharelado em Sistemas de Informação - DCET1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Sistemas de Informação - DCET1 por Orientador "Mascarenhas, Ana Patrícia Fontes Magalhães"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise comparativa de soluções em software da gerência de projetos e sua aderência ao guia do PMI(UNEB, 2016-06-06) Martins, Marlena Mota ; Mascarenhas, Ana Patrícia Fontes Magalhães; Cerqueira, Antônio Marcos Brito de; Oliveira, Cristiane Magalhães deDurante muitos anos o desenvolvimento de produtos e serviços de tecnologia foram realizados de maneira ad-hoc, sem a utilização de técnicas que pudessem nortear esse desenvolvimento. Como consequência, eram gerados softwares que não atendiam às expectativas dos clientes e que ultrapassavam os limites de custo e prazo inicialmente planejados. Para contribuir na melhora desse cenário, a gerência de projetos está inserida buscando equilibrar, planejar, organizar e administrar objetivos específicos com prazo, custo e qualidade determinados, para satisfazer os envolvidos no projeto. Desta forma, aplica instrumentos, capacidades, conhecimentos e técnicas de modo a atender os requisitos do projeto. Particularmente, este trabalho utiliza o PMBOK, um guia de boas práticas proposto pelo PMI, já conhecido e validado, que visa normalizar conhecimentos, técnicas e termos amplamente utilizados na Gerência de Projetos. O PMBOK compreende 47 processos, que se complementam para compor o que chamamos de ciclo do projeto. Em apoio a execução desses processos, ferramentas diversas foram propostas ao longo dos anos. Contudo, escolher a ferramenta mais adequada ao projeto é um processo penoso e conta com muito tempo dedicado ao estudo e aperfeiçoamento no uso da ferramenta, além do risco da ferramenta não corresponder ao que é necessário ao projeto. Esta monografia apresenta uma análise comparativa de soluções em software da área de gerência de projetos e objetiva fundamentar a escolha da ferramenta mais adequada ao tipo de projeto proposto, minimizando os riscos e o impacto causado pelo tempo gasto pelos gerentes na escolha da melhor ferramenta. A análise foi conduzida através de uma avaliação quantitativa com o estudo e uso contínuo de algumas ferramentas, julgadas segundo sua aderência aos processos do guia PMBOK. Para complementar, foi realizada uma análise qualitativa com base em um questionário aplicado à gerentes de projeto experientes, com o objetivo de adicionar uma visão especialista a pesquisa. Os resultados apontaram uma significativa discrepância na quantidade de usuários dos softwares escolhidos. Apontaram também, que há ferramentas mais genéricas que cumprem um número maior de processos e há ferramentas mais específicas que, apesar de cumprirem um número mais limitado de processos o fazem com melhor desempenho. Os resultados deste trabalho foram aplicados ao mundo real, em um aplicativo mobile desenvolvido na plataforma Android chamado Keindike SWGP.
- ItemDizziness vr: desenvolvimento de cenários virtuais destinados à reabilitação vestibular(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Matos, Ricardo Silva; Mascarenhas, Ana Patrícia Fontes Magalhães; Sousa , Maria da Glória Canto de; Massa, Mônica de SouzaEsta monografia destaca a contribuição da Realidade Virtual (RV) na reabilitação vestibular, enfatizando o desenvolvimento iterativo de cenários virtuais. Através da aplicação da RV por meio da metodologia Design-Based Research, foram criados seis cenários distintos, cada um projetado para abordar aspectos específicos dos estímulos visuais destinados à Reabilitação Vestibular. Estes cenários foram avaliados e aprimorados com base no feedback de especialistas na área, demonstrando a utilidade da RV como ferramenta terapêutica. A pesquisa sublinha a importância do design iterativo na construção desses ambientes virtuais, permitindo ajustes contínuos e refinamento da solução. Este processo não só otimiza a experiência do usuário, mas também assegura a relevância clínica dos cenários. O estudo ressalta a perspectiva de desenvolvimento contínuo da solução em RV, visando ampliar as opções terapêuticas e melhorar a experiência para indivíduos com sintomas de tontura, vertigem e desequilíbrio.
- ItemEstimativa de esforço de teste de software utilizando a análise de pontos por caso de teste(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07-30) Nascimento, Cínthia Pessoa; Mascarenhas, Ana Patrícia Fontes Magalhães; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Lenz, Alexandre RafaelO teste de software é uma das atividades mais importantes para a garantia da qualidade. Esta etapa vem se tornando cada vez mais independente e essencial ao desenvolvimento de software, com suas próprias metodologias, equipes e gerenciamento dedicado. Para evitar atrasos no projeto em decorrência do mau planejamento e, ao mesmo tempo, contribuir para a garantia da qualidade do software, tem-se a necessidade da realização de estimativas mais precisas no que diz respeito ao esforço, tempo e custo demandados pela atividade de teste. Neste contexto está a Análise de Pontos por Caso de Teste (APCT), proposta por Nguyen, Pham e Lam (2009), uma técnica existente na literatura para estimar a execução dos casos de teste de software. Esta técnica tem como saída os Pontos por Caso de Teste, No entanto, não estabelece nenhum critério para transformar esta métrica em esforço (horas). Além disso, observou-se a necessidade da validação empírica desta técnica, aplicando-a a projetos reais. Este trabalho buscou propor uma solução para transformar a pontuação gerada para os casos de teste em esforço (horas), através da aplicação da APCT, base histórica e modelo estatístico. Para tanto, a solução foi aplicada em projetos de uma Organização real e foi proposta uma ferramenta para auxiliar na realização da estimativa. Os resultados deste trabalho foram bastante satisfatórios, uma vez que, para os projetos utilizados para a validação, o tempo estimado se aproximou consideravelmente do realizado. No entanto, pôde-se perceber que, para que se tenham resultados ainda mais precisos, existe a necessidade de se propor métodos que levem em consideração fatores externos que influenciam diretamente na execução dos casos de teste, tais como: o ambiente de teste, a dependência da experiência do testador, etc.
- ItemOtimização de modelos de linguagem largos para tarefas de geração de texto e respostas a perguntas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Silva, Lázaro Queiroz da; Mascarenhas, Ana Patrícia Fontes Magalhães; Sousa , Josemar Rodrigues de; Chaves, Débora Alcina RegoRobôs de serviço são projetados com o intuito de executar atividades corriqueiras e domésticas como tirar o lixo, navegar por um determinado espaço, detectar e buscar objetos, entre outras. Para isso, estas máquinas têm a necessidade de serem cada vez mais autônomas, e capazes de executar tarefas físicas e cognitivas. Tudo isso perpassa por uma interação humano-robô, onde o ser humano repassa para o robô um determinado comando ou ação e ele inicia a tarefa. Para isso, é possível utilizar ferramentas de reconhecimento e detecção de voz afim de garantir uma comunicação através de linguagem natural dos seres humanos. Contudo obter respostas abrangentes e contextualizadas para determinadas perguntas ou temas acaba sendo um desafio por parte do robô que necessita de informações estáticas e prévias gerando respostas iguais e engessadas. Isso se torna uma limitação visto que não é possível gerar um diálogo natural e intuitivo entre o humano e a máquina. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é treinar e ajustar modelos de linguagem largos como uma forma de auxiliar na geração de textos e respostas dinâmicas. A metodologia utilizada baseia-se na escolha de modelos de linguagem largos, ajuste fino e treinamento dos modelos para geração de texto e tarefas de respostas a perguntas. Como ferramentas de validação foram utilizadas duas métricas de desempenho, F1-Score para o modelo de respostas e perguntas e ROUGE para o modelo de geração de textos. Além disso foi feito um experimento utilizando a escala Likert como avaliação real da utilização do modelo de QA (Question Answering). O alvo deste projeto é o robô de serviço Bot Intelligent Large Capacity And Low Cost (BILL), que faz parte da linha de pesquisa @Home, do ACSO - Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
- ItemRobosign: IA aplicada para interação entre deficientes auditivos e robôs de serviço(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-01) Brito, Aron Caiuá Viana de; Mascarenhas, Ana Patrícia Fontes Magalhães; Chaves, Débora Alcina Rego; Souza, Josemar Rodrigues deRobôs de serviço são construídos com intuito de realizar tarefas domésticas para ajudar na rotina dos seres humanos, performando atividades como tirar o lixo, buscar itens, limpar o chão, entre outras. Para iniciar essas atividades é necessária uma interação humano-robô onde o humano dê um comando, o robô compreenda e inicie a tarefa desejada. Essa comunicação é comumente realizada através de funcionalidades de reconhecimento de voz, por ser o meio natural de comunicação dos humanos. Entretanto faz-se necessário considerar pessoas que não possuem a fala e precisam interagir e usufruir das funcionalidades do robô também de forma natural. Nesse contexto, o problema de pesquisa trabalhado nesse projeto é a inclusão na interação entre robôs de serviço e deficiêntes auditivos. O objetivo é desenvolver uma solução de interação entre robô de serviço e pessoas com deficiência auditiva através de reconhecimento de comandos na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A metodologia proposta no projeto contempla a construção de um dataset do zero simplificado para um computador de baixo poder computacional, treinamento de um modelo de rede neural recorrente utilizando MediaPipe Landmark Detector e LSTM para realizar o reconhecimento de sinais e utilização do modelo para integração com o sistema operacional do robô Bot Intelligent Large Capacity and Low Cost (BILL). Esse modelo foi validado durante treinamento com dados não conhecidos, atingindo 99% de acurácia média. O modelo também foi avaliado em testes executados em tempo real através de uma câmera, atingindo 85% de acurácia média. Esses resultados demonstram que é possível realizar interação humano-robô através do reconhecimento de Libras com acurácia considerável, sem alto custo computacional devido a utilização da simplificação da coleta de dados e uso algoritmo LSTM para treinamento da rede. O projeto se destaca pela relevância social trazendo acesso à informação onde o reconhecimento de Libras permite que pessoas surdas se comuniquem e interajam com robôs de forma mais eficiente e natural. Isso significa que eles podem obter acesso a informações, serviços e recursos que muitas vezes são limitados ou inacessíveis devido à barreira da comunicação.
- ItemUma solução automatizada para gerência de requisitos de acordo com o MPS.BR.(Universidade do Estado da Bahia, 2017-07-07) Vaz Junior, Jailton Almeida; Mascarenhas, Ana Patrícia Fontes Magalhães; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Massa, Mônica de SouzaNa indústria de software, mercado cada vez mais competitivo, a qualidade é um fator crítico de sucesso. É em busca de obter mais qualidade em seus produtos, que muitas empresas deste setor aderem aos preceitos do MPS-BR. Estudos recentes em empresas que implantaram ao menos o nível de maturidade inicial (nível G) do MPS-BR demonstraram uma melhora significativa na qualidade do processo de desenvolvimento de software, melhora na comunicação, um aumento de produtividade entre os membros da equipe de desenvolvimento e uma série de outros benefícios. Contudo, muitas empresas que pretendem se certificar ou que apenas desejam implantar os conceitos do seu nível G podem enfrentar dificuldades. Cumprir com exatidão os resultados esperados definidos no seu modelo de referência e adotar as ferramentas automatizadas existentes são algumas destas dificuldades. Este trabalho apresenta uma solução automatizada que auxilia no atendimento aos resultados esperados do processo de Gerência de Requisitos em relação aos aspectos tratados pelo MPS.BR. Contribui assim para que as organizações alcancem o nível de maturidade G. Para isso foi especificado e implementado um software funcional para apoiar a gestão de requisitos, seguida de uma avaliação realizada por profissionais envolvidos diretamente com o MPS-BR de uma empresa que possui certificação vigente. Após análise das respostas colhidas nas avaliações, ficou constatado pelos entrevistados que, embora o sistema aborde os resultados esperados previstos no MPS.BR, existe a necessidade de implementação de melhorias, seguidas de novas avaliações (em uma maior quantidade de participantes), com o intuito de se chegar a uma solução que atenda de maneira completa todos os resultados esperados.