Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13 por Orientador "Santos, Vanusa Mascarenhas"
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- ItemBNCC em xeque: na contramão ou de mãos dadas com a colonialidade do saber?(Universidade Do Estado Da Bahia, 2025-01-30) Cerqueira, Vitória Oliveira Alves; Santos, Vanusa Mascarenhas; Silva, Iranice Carvalho da; Carmo, Jeovânia Silva doDebates sobre uma proposta de ensino outra têm ganhado notoriedade entre os pesquisadores e profissionais da educação que defendem a necessidade de um ensino verdadeiramente democrático e emancipatório. Embora reconheça-se os avanços significativos da educação brasileira, desde o período colonial à época vigente, é imprescindível refletir sobre os entraves históricos estruturais que ainda persistem no sistema educacional e nas propostas de ensino, tal como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). A BNCC é um documento normativo que norteia os currículos escolares e estabelece direitos e objetivos de aprendizagens essenciais para cada etapa da educação básica. O referencial reitera assumir uma postura democrática e inclusiva, com relação aos sujeitos diversos e às suas experiências e saberes construídos na prática comunitária. Com isso, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é compreender como a BNCC integra os saberes culturais populares com relação ao ensino de conteúdos curriculares do componente de Língua Portuguesa para o 9º ano do Ensino Fundamental, para identificar se há, de fato, a superação dos modelos pedagógicos coloniais e se a proposta de ensino contempla uma abordagem de colonial, que valorize as epistemologias e as práticas de grupos historicamente marginalizados. Para tanto, a base teórica desse estudo foi constituída das teorias de Anibal Quijano (2005; 2009), Boaventura de Sousa Santos (2008; 2009), bell hooks (2013), Catherine Walsh (2018), Maria Ribeiro (1992), Otaíza Romanelli (1986) Vanusa Mascarenhas Santos (2013;2022), Paulo Freire (1967;1970), Walter Mignolo (2008; 2017; 2019). Como resultado da pesquisa, compreendeu-se que a BNCC, em sua proposta de ensino de Língua Portuguesa para o 9º ano do Ensino Fundamental, pautada em princípios de inclusão e diversidade, peca pela setorização da diversidade epistemológica em campos de atuação e práticas de linguagem. Essa metodologia de organização do ensino põe em risco a experiência educativa holística e reforça uma perspectiva que parecia já ter sido superada: a de que os saberes populares não possuem legitimidade para dialogar com saberes de natureza científica, jurídica, e até mesmo filosófica, e, consequentemente, macula os princípios de democratização e equidade entre as diversas vertentes epistêmicas tão apregoadas pela Base Nacional. Visto isso, evidencia-se que a colonialidade do saber ainda não fora superada, por isso, a de colonização deve prosseguir para que um dia possamos afirmar que o sistema educacional brasileiro oferece uma educação, verdadeiramente, equitativa e emancipatória.
- ItemDo ritmo do cavaquinho à sala de aula: proposta de sequência didática para o ensino de literatura, a partir do samba chula de Itaberaba, para o 9º ano.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-12) Barbosa , Rebeca Miranda; Santos, Vanusa Mascarenhas; Silva, Iranice Carvalho da; Carmo, Jeovania Silva doPartindo das percepções de Cosson (2020) e Marcuschi (2010), observou-se que práticas pedagógicas atuais, influenciadas pela dicotomia estrita do ensino de língua e pelo paradigma moral-gramatical, ainda limitam a experiência literária dos estudantes e reforçam uma visão hegemônica do ensino literário, invisibilizando gêneros poéticos populares, como o samba chula. Assim, este estudo visou propor e refletir sobre uma sequência didática que integrasse o samba chula de Itaberaba no ensino de literatura do 9º ano, estimulando a narrativa das experiências socioculturais dos estudantes e valorizando a identidade cultural itaberabense, com base em uma abordagem crítica e libertadora em educação (Freire, 1987; hooks, 2013). A metodologia utilizou pesquisa bibliográfica (Gil, 2002) e uma abordagem qualitativa (Minayo, 1994), sendo exploratória e explicativa. Autores como Bell Hooks (2013), Paulo Freire (1983; 1982; 1987; 1996; 1997), José Gimeno Sacristán et al. (2007), Tomaz Tadeu da Silva (1999), Maria Sônia Mattos da Silva (2020), Paul Zumthor (1997; 2006), Walter Benjamin (1987), Larrosa Bondía (2002), Boaventura de Sousa Santos (2008), Joaquim Dolz et al. (2004), Débora Rocha, Vanusa Mascarenhas e Davi dos Santos (2022), Nina Graeff (2015) e Katharina Döring (2006) foram fundamentais para a discussão sobre educação, currículo, oralidade, cultura popular e samba chula. Ao final da pesquisa, concluiu-se que a sequência didática buscou potencializar o planejamento pedagógico e aprimorar a percepção poética e a oralidade dos estudantes em sala de aula, valorizando a cultura local e ampliando as perspectivas literárias. A cultura popular foi reconhecida como atual e relevante para a educação, oferecendo uma abordagem que busca proporcionar aos estudantes conexões profundas com o conteúdo e compartilhar suas vivências culturais. Portanto, a integração do samba chula nas aulas de literatura promove a valorização cultural e o desenvolvimento crítico dos estudantes, indo além da mera transmissão de conhecimentos e enriquecendo o currículo escolar, promovendo uma educação mais diversificada e contextualizada.
- ItemEm terra de Taperoá, quem é esperto e malandro, ganha vida: João Grilo em Auto da Compadecida(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-12) Barros, Josemara Suzart; Santos, Vanusa Mascarenhas; Silva, Iranice Carvalho da; Campos, Juscilândia Oliveira AlvesEste estudo monográfico se detém no personagem central, João Grilo, da obra Auto da Compadecido, do autor Ariano Suassuna. Essa peça teatral é considerada uma representação importante da cultura nordestina, uma vez que nos possibilita pensar sobre o contexto socioeconômico da região e como se dá os mecanismos de resistência por parte daqueles que se compreendem nas margens. Sendo assim, surge a figura de João Grilo, desorganizador da ordem social, por isso tido como anti-herói, e suas ações serão foco neste estudo para entendermos os ligamentos e pontos de tensão entre esperteza e malandragem. Visto isso, tem-se como objetivo analisar a esperteza e malandragem na conduta de João Grilo, e entender como essas características permitem uma leitura da sociedade brasileira. Foi com minha participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que surgiu o interesse pela temática, pois observei que a sabedoria da nossa gente é um aspecto muito importante para a identidade de figuras populares. Ao perceber isso, logo me lembrei do livro O Auto da Compadecida (2005), e do personagem João Grilo, um cara esperto, que consegue ser malando, safo dos embates da vida cotidiana, muito se assemelha com estereótipos criados para os brasileiros, em especial os nordestinos (DaMatta, 1997). Considerando este contexto social, o objeto de pesquisa para o meu TCC tem como tema: O Auto da Compadecida: esperteza e malandragem de João Grilo e respondo ao seguinte problema de pesquisa: como podemos compreender a tensão entre esperteza e malandragem nas ações do personagem João Grilo na obra Auto da Compadecida? Para isso, por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, irei fazer uma análise literária da obra, recorrendo a um método descritivo, já que a finalidade é descrever como se apresenta a tensão entre esperteza e malandragem no personagem João Grilo, e também explicativo, porque interpreto como as ações de João Grilo reforçam essa dualidade como típicas de personagens populares. Para fundamentar a análise, recorro a Antônio Candido (1990) e Roberto DaMatta (1997) para falar de esperteza e malandragem; Hall (2006) Albuquerque (2011) para discutir sobre identidade; além disso, destaco ideias sobre cultura, nacionalidade, malandragem e preguiça com a seguinte revisão da literatura: Santos (2013); Costa (2005); Souza (2003); Mota (2010); Nascimento Neto (2014) e Mégda (2020). Espero que essa pesquisa traga contribuições para a sociedade e para área de Letras, visto que, analisar o caráter da esperteza e malandragem na figura popular pode quebrar estereótipos que circulam em torno do universo da tradição popular. Por fim, os resultados da pesquisa revelam que João Grilo, através de sua esperteza e malandragem, consegue sobreviver em um ambiente de extrema pobreza e desigualdade social. Suas ações refletem a dualidade entre a necessidade de sobrevivência e a subversão das normas sociais, destacando a complexidade do personagem como um símbolo de resistência cultural. Palavras-Chave: Ariano Suassuna; Auto da Compadecida; João Grilo; esperteza; malandragem; resistência.
- ItemEra uma vez: o conto, a tradição oral e o feminino em versões do ciclo pele de asno(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Sampaio, Rafaela Bispo da Silva; Santos, Vanusa Mascarenhas; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoEssa pesquisa intenciona ampliar a discussão em torno do Ciclo Pele de Asno, que apresenta uma jovem que foge de casa por não aceitar casar-se com seu pai, indo contra toda uma tradição de submissão e silenciamento e vai de encontro à liberdade e ao direito de decidir pelo seu futuro. Para tal analisamos, comparativamente, as versões encontradas do conto Pele de Asno, observando as mudanças e as permanências presentes em suas sequências narrativas. Além disso discutimos como o processo de amadurecimento e individualização feminino é construído no decorrer das sequências narrativas que compõem os contos desse ciclo. A fim de compreender tais aspectos, foi utilizado como referencial teórico, Frederico Augusto Garcia Fernandes (2003), Hildete Leal dos Santos (2007), Edil Silva Costa (1998), Alvanita Almeida Santos (2005, Vanusa Mascarenhas Santos (2013) e Ria Lemaire (1989),para embasar nossas discussões teóricas sobre tradição oral, conto e a tradição feminina. E Regina Michelli (2020), Marieta Vieira Messina (2019), Nelly Novaes Coelho (2000), Diana Lichtenstein Corso e Mario Corso (2006) para discutir a individualização e amadurecimento feminino. Dessa forma, a pesquisa se realiza por meio de investigação documental de caráter qualitativa, a partir de análises de 17 versões que compõem o ciclo Pele de Asno. Compreende-se que as versões encontradas não apresentam em sua totalidade todas as sequências narrativas, mas todas permitem a construção do processo de individualização feminina através da simbologia presente na narrativa.
- ItemExperiência e memória: narrativas orais das mulheres da UATI(Universidade Do Estado Da Bahia, 2025-01-08) Macedo , Ana Carolina Souza; Santos, Gilvany Souza; Santos, Vanusa Mascarenhas; Silva, Iranice Carvalho da; Moreno, André Luiz AlvesAs narrativas, em suas diversas formas, preservam memórias e moldam identidades, conectando o passado ao presente. Nesse processo, o idoso, como sujeito que ensaia o direito às lembranças e sua subjetividade, reivindica o seu lugar no mundo como narrador de experiências, sendo fundamental para a construção e ressignificação das identidades coletivas e individuais. Desse movimento de valoração cultural da experiência e memória, nasce a temática desta pesquisa: narrativas poéticas orais no processo de materialização da memória. Para tanto, trabalhamos com o público feminino da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), do Campus XIII da UNEB, com o objetivo de escutar as suas histórias, examinar os principais temas de recorrência e compreender como essas narrativas significam as experiências de vida, os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas pelas mulheres ao longo do tempo. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de campo de inspiração etnográfica. A partir da utilização de metodologias de grupos focais e rodas de conversas, colhemos narrativas de vida das mulheres da UATI. Para a análise, nos apoiamos nos seguintes autores: Benjamin (2012) e Zumthor (2007), para discutir oralidade; Bondía (2001) e Benjamin (2012) para discutir experiência; Hall (2003; 2006) e Bauman (2005) para pensar identidade; Ecléa Bosi (2023) e Beatriz Sarlo (2007), para o conceito de memória; Mary Del Priore (2004), Djamila Ribeiro (2017), Akotirene (2019), Vasconcelos (2022), bell hooks (2018) e Angela Davis (2016), para discutir os desafios das mulheres em sociedade. Com este estudo, percebemos a existência do público feminino como uma grande fonte de sabedoria, formas de reexistência (Barbosa, 2022) e diversidade identitária. Ao valorizar as diversas vozes que reverberaram nesta pesquisa, reconhecemos a importância de suas memórias, bem como a contínua relevância de reflexões sobre como essas narrativas podem influenciar, inspirar e transformar as gerações que estão por vir.
- ItemNarrativas encantadas: o lobisomem e a caipora como espelhos culturais(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-31) Almeida, Caroline Brandão de; Santos, Vanusa Mascarenhas; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoAs poéticas orais são representações culturais que constituem formas de enxergar o mundo e compreender seu entorno, através de símbolos, imagens e de histórias contadas. Nesse processo de criação estão os causos, que trazem vozes que tecem uma identidade sociocultural. Pensando nisso, surge a temática dessa pesquisa Representações do Lobisomem e da Caipora no Imaginário popular baiano: Uma abordagem Interdisciplinar, que visa investigar as narrativas do Lobisomem e da Caipora, explorando implicações sociais, ambientais e educativas. Paratanto, selecionamos 8 narrativas orais, 3 causos do Lobisomem e 5 causos da Caipora, ambas registradas na coletânea Contos e Causos da Bahia de Edil Silva Costa (2016) e em produções audiovisuais, disponibilizadas no Youtube pelos canais: Observatório de contação UEFS; e Cultura popular brasileira. A pesquisa, de cunho documental, utiliza uma abordagem qualitativa, descritiva e explicativa, com análise temática, fundamentando-se em estudos bibliográficos interdisciplinares. Durante a análise, dialogamos com os seguintes autores: Ong(1998), Zumthor (1997), Fernandes (2003), para discutir as poéticas orais; Câmara Cascudo(2001; 2012; 2014; 2022), Mircea Eliade (2000), Busatto (2012), Houaiss (2001; 2005; 2009),Claude Lévi-Strauss (1983), Rocha (1996), Hartmann (2011) e Oliveira (2006) para pensar os gêneros poéticos Lenda, Mito e Causo; Michael Pollak (1992), Cléo Busatto (2012), para o conceito de memória; Nei Clara de Lima (2003), Soares (2003; 2013) para discutir o discurso de encantamento, entre outros. Os resultados apontam para uma rica cosmovisão baiana, com representações simbólicas que refletem questões ambientais, sociais e identitárias. Esperamos que a pesquisa contribua para ampliar a compreensão das representações simbólicas desses seres encantados e a reflexão crítica sobre a poética oral, oferecendo subsídios para futuras pesquisas sobre oralidade, identidade e cultura popular.
- ItemSaberes poéticos da oralidade: tessituras sobre o samba de Ipirá-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-20) Santos, Davi dos; Santos, Vanusa Mascarenhas; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Campos, Juscilandia Oliveira AlvesA pesquisa, delineada como estudo documental, ocupa-se de compreender as temáticas veiculadas nas poéticas orais dos grupos de samba chula da cidade de Ipirá-Ba, refletindo sobre como os sujeitos sambadores materializam percepções de si, de seu território e sua poética. Assim, para essa discussão, buscou-se dialogar com Stuart Hall (2003) e Pedro Abib (2019), com suas contribuições sobre os estudos culturais; para compreensão do samba de roda e das especificidades do samba chula recorremos às pesquisas de Katharine Döring (2005; 2013), Carlos Sandroni (2010) e Nina Graeff (2015), ambos pesquisadores do samba de roda do Recôncavo Baiano e ao Dossiê de Samba de Roda do Recôncavo Baiano (2006). Para estudos sobre a a poética oral recorremos a Paul Zumthor (1997; 1993). Acerca da oralidade, a autores como Walter Ong (1998), Ruth Finnegan (2006) e Ria Lemaire (2010). Para estabelecer uma reflexão com a discussão decolonial, nos aproximamos dos escritos de Aníbal Quijano (2005), Walter Mignolo ( 2005), Ramón Grosfoguel (2009), Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses (2009). Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa realizou-se a partir da transcrição, descrição e interpretação das poéticas divulgadas pelos próprios sambadores em CD e em sites/plataformas virtuais, como o YouTube e Sua Música. Na etapa inicial, realizamos a leitura dos textos teóricos sobre cultura popular, poética oral, performance, samba de roda, com um olhar para as especificidades do samba chula, teorias direcionadas às poéticas orais e estudos decoloniais. Posteriormente, foi feita uma seleção das composições poéticas e, por fim, efetuamos o processo de análise interpretativa dos textos em diálogo com os referenciais teóricos. Diante das observações, análises e estudos teóricos-documentais, foi possível perceber que essa póetica apresenta como temáticas recorrentes as vivências dos sujeitos, a exemplo das notícias das cidades circunvizinhas veiculadas nas rádios, internet, o próprio samba, os compositores e referências de artistas locais que tiveram destaque nessa prática cultural, além dos saberes passados de geração em geração. No entanto, embora alguns assuntos sejam mais pertinentes que outros, nota se que os sujeitos compositores possuem uma grande liberdade no que se refere às escolhas dos temas das chulas.
- ItemVozes do Entardecer: o sobrenatural na poética do piemonte do Paraguaçu(Universidade Do Estado Da Bahia, 2025-01-27) Nunes, Erica da Silva; Santos, Vanusa Mascarenhas; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Silva, Iranice Carvalho daEste trabalho analisa o sobrenatural em poemas do escritor Alan soares, especificamente no livro Vozes do Entardecer em Colcha de Retalhos, destacando como esses poemas apresentam aspectos da identidade cultural local. A pesquisa investiga os elementos sobrenaturais identificados nos textos e os artifícios poéticos utilizados para criar atmosferas místicas e simbólicas, explorando a relação entre crença, espaço e tradição oral. O estudo adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisa documental e análise textual. Os poemas selecionados, como “Menino de Olhado”, “Corisco” e “A Loca do ‘Véi’ Antero”, exemplificam como o sobrenatural é representado e perpetuado através de símbolos, figuras místicas e crenças populares. As análises revelam que o uso de metáforas, repetições e descrições vívidas contribuem para a construção de cenários sobrenaturais que evocam suspense, mistério e fascínio. A pesquisa destaca a influência das tradições populares transmitidas oralmente na criação dos poemas, evidencia também como o sobrenatural é utilizado para expressar temores, esperanças e questionamentos sobre a existência humana. Além disso, o trabalho demonstra que o espaço geográfico desempenha papel central na configuração das histórias, reforçando o vínculo entre os seres encantados e o ambiente natural. Cenários como matas, montanhas e encruzilhadas não são meros planos de fundo, mas agentes ativos que contribuem para a atmosfera fantástica e para a imersão na narrativa. As análises também abordam como essas histórias servem para instruir, advertir e transmitir conhecimentos, ao mesmo tempo em que mantêm viva a memória cultural. Personagens como o lobisomem e o vaqueiro encantado representam símbolos de dilemas humanos e enfrentamentos com o desconhecido, reforçando valores e crenças coletivas. Conclui-se que os causos contados no Piemonte do Paraguaçu não apenas preservam tradições orais e culturais, mas também aguçam a criatividade daqueles que os escutam. A pesquisa contribui para os estudos literários e culturais ao oferecer uma análise detalhada das estratégias narrativas e do papel do sobrenatural na formação do imaginário popular.