Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
O Programa Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) é um programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação, na modalidade profissional, vinculado ao Departamento de Educação do Campus I-Salvador, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 772/2010 e recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da Portaria MEC n.º 1325, de 21/09/11, publicada no DOU de 22/09/11. O Gestec iniciou suas atividades no ano de 2011, com a publicação do primeiro edital de seleção de alunos regulares, cuja primeira turma começou as atividades no primeiro semestre do ano de 2012.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Novaes, Ivan Luiz"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstratégias de fortalecimento para execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) nas escolas públicas municipais de Campo Formoso - Bahia, considerando a percepção dos(as) diretores(as) de escola.(Universidade do Esado da Bahia, 2025-04-23) Gomes, Tatiana da Silva; Novaes, Ivan Luiz; Pimenta, Lídia Boaventura; Souza, Rosangela VieiraEste estudo objetiva formular estratégias de fortalecimento para a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) nas escolas públicas municipais de Campo Formoso - Bahia, considerando a percepção dos(as) diretores(as) escolares. Apresenta como questão de pesquisa: como formular estratégias de fortalecimento para a execução do PDDE nas escolas públicas municipais de Campo Formoso - Bahia, considerando a percepção dos(as) diretores(as) escolares? Os objetivos específicos que auxiliaram a pesquisa foram: analisar a percepção dos(as) diretores(as) sobre a execução do PDDE nas escolas de Campo Formoso; examinar as estratégias utilizadas pelos(as) diretores(as) para adesão, execução e prestação de contas do programa; identificar a proficiência dos(as) diretores(as) escolares em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação, relacionados à gerência do programa; e, formular propostas para fortalecer a autonomia, as práticas democráticas e o planejamento da gestão financeira do PDDE. A pesquisa se justifica pela importância de compreender como uma política pública educacional como o PDDE é percebida e vivenciada pelos diretores escolares, que são os principais responsáveis pela sua implementação na escola. Situa-se no campo das políticas educacionais, e caracteriza-se como qualitativa de natureza descritiva. É um estudo de caso, realizado com 42 diretores(as) escolares, cujo percurso metodológico se deu a partir de um levantamento bibliográfico de teses e dissertações que se debruçaram sobre esse tema anteriormente, e de questionários estruturados utilizando a escala ordinal de cinco pontos de Likert. A análise dos dados permitiu deduzir que os(as) diretores(as) conhecem e compreendem o programa, que o consideram benéfico para a escola, que há uma comunicação positiva com a Secretaria de Educação municipal, demonstram adaptação às ferramentas digitais e reconhecem a importância de utilizá-las para otimizar a gestão do programa. As dificuldades identificadas se concentram na complexidade da burocracia, na dificuldade em definir prioridades, na falta de interesse da comunidade escolar na participação da tomada de decisões, na ausência de formação para os conselheiros escolares e na insuficiência de conteúdos relacionados a implementação de políticas públicas nas formações para os gestores. Destaca-se a necessidade de um aprofundamento na análise da formação dos gestores e de conselheiros escolares para a implementação de políticas educacionais, além de apontar para a necessidade de simplificar os procedimentos de gestão do programa e oferecer maior suporte aos gestores escolares.
- ItemO legado do professor Edivaldo Boaventura para a educação: proposta de um memorial digital(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-24) Rosário, Bruno Lopes; Novaes, Ivan Luiz; Pimenta, Lídia Boaventura; Santos, Bruna Bomfim Lessa dosO estudo sobre a trajetória biográfica de Edivaldo Boaventura, a partir do seu acervo pessoal, com vistas à sistematização do memorial digital, tem o objetivo geral de organizar e descrever a biobibliografia do seu legado como importante professor, educador e gestor da Educação, apresentando a sua obra com repercussão social no campo da Educação e Cultura da Bahia. Entre os objetivos específicos, estão a categorização temática e descritiva da produção intelectual, análise e seleção de documentos do seu acervo pessoal e desenvolver a proposta de sistematização do Memorial Digital. A metodologia está pautada no levantamento bibliográfico e documental com abordagem qualitativa para obtenção de dados descritivos coletados no contato direto do pesquisador e a documentação encontrada. Busca-se, contudo, evidenciar a sua obra através de um memorial digital como um mediador entre o acervo digital e os usuários das redes sociais. Como resultados da pesquisa, a partir da análise dos dados coletados, apresentamos um levantamento documental e bibliográfico do professor Edivaldo Boaventura com as dissertações e teses, opúsculos, orelha de livros, prefácios, apresentações e posfácios, livros publicados ou organizados, capítulos de livros, artigos científicos completos e resenhas, bem como o esboço do Memorial Digital.
- ItemO processo de registro acadêmico no sistema utilizado pela Universidade do Estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-27) Teixeira, Maurício Charmite; Novaes, Ivan Luiz; Pimenta, Lídia Boaventura; Rehem, Faní QuitériaEste trabalho investiga o processo de registro de informações acadêmicas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com foco na identificação da ocorrência de inconsistências em alguns registros e nos possíveis reflexos provocados pela ausência de dados acadêmicos confiáveis para a Instituição. A Secretaria Geral de Cursos da UNEB é responsável por sistematizar, gerenciar, monitorar, controlar e avaliar os registros acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, no entanto, a gestão de uma estrutura acadêmica diversa, com vários campi e unidades, apresenta desafios na manutenção de dados consistentes e confiáveis. Registros acadêmicos inconsistentes podem dificultar a tomada de decisões, o acesso a informações precisas sobre a situação acadêmica dos estudantes além de poder prejudicar o cumprimento de requisitos governamentais definidos pela legislação. Alcançar a consistência dos registros acadêmicos é crucial para uma gestão universitária eficaz. Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de mecanismos para orientar os usuários responsáveis pela inserção de dados acadêmicos no sistema, a fim de mitigar o surgimento dessas inconsistências. Um dos mecanismos propostos é o desenvolvimento de uma cartilha, que seja capaz de fornecer orientações sobre os procedimentos de registro de dados acadêmicos. O resultado esperado da implementação desse mecanismo é a diminuição do surgimento de inconsistências nos dados acadêmicos.