Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Kronbauer, Artur Henrique"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstratégias para o engajamento no ensino dos conceitos da disciplina interação humano-computador utilizando metodologias ativas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-16) Figueiredo, Ecatarine Ivi Guerreiro de Freitas; Kronbauer, Artur Henrique; Campos, Jorge Alberto Prado de; Dias, Josemeire Machado; Barreto, Maria Raidalva NeryOs métodos de ensino tradicionais têm gerado insatisfação entre os alunos do 5º semestre do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus II, especialmente na disciplina de Interação Humano-Computador (IHC). Esta disciplina tem como objetivo central facilitar a comunicação entre utilizadores e computadores, tanto no desenvolvimento de aplicações como na interação com profissionais de User Experience (UX) no mercado. Nesse contexto, as metodologias ativas emergem como uma alternativa inovadora no campo educacional, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Dessa forma, o presente estudo propõe implementar uma metodologia ativa baseada nos princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e da Aprendizagem Baseada em Equipas (ABE), visando engajar de forma efetiva os estudantes do ensino superior na assimilação dos conceitos fundamentais de IHC. A pesquisa é de natureza qualitativa e adota um caráter exploratório, fundamentado em estudos teóricos nas áreas de Tecnologia da Informação e Educação. A metodologia adotada é a pesquisa aplicada, com enfoque na aplicação prática do conhecimento, envolvendo etapas de planeamento, coleta e análise de dados. Como objetos de aprendizagem, foram utilizados o MIT App Inventor e o Kodular, plataformas de programação em blocos que possibilitam o desenvolvimento de aplicações compatíveis com sistemas Android e/ou iOS. Os resultados deste estudo culminaram na criação de um modelo metodológico inovador, que visa tornar a aprendizagem de IHC mais atrativa, dinâmica e prática para os estudantes, promovendo uma experiência de ensino alinhada às demandas contemporâneas do mercado e das tecnologias emergentes.
- ItemMetodologias ativas no ambiente virtual de aprendizagem: um desenho metodológico para autonomia de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-12) Sacramento, Sulamita dos Santos Santana; Kronbauer, Artur Henrique; Santana, Camila Lima Santana e; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhaes deEsta dissertação é um Estudo de Caso Exploratório, fundamentado em uma pesquisa de mestrado conduzida em um ambiente privado, e envolve estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I e o uso das Metodologias Ativas: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) e Gamificação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O objetivo é a potencialização da autonomia dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I, especialmente após as mudanças educacionais intensificadas pela pandemia da Covid-19. A pesquisa utilizou o sistema de ensino SAE Digital e adotou uma abordagem qualitativa e aplicada, com um estudo exploratório da literatura sobre Metodologias Ativas. Para coletar dados, foram utilizados diário de campo, entrevistas e um questionário autorrelato Emoti-SAM no Google Forms. O produto é um guia didático, delineando um desenho metodológico e destacando as contribuições dessas metodologias para a aceitação, desempenho e autonomia dos estudantes no Ensino Fundamental I.