Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Kronbauer, Artur Henrique"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstratégias para o engajamento no ensino dos conceitos da disciplina interação humano-computador utilizando metodologias ativas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-16) Figueiredo, Ecatarine Ivi Guerreiro de Freitas; Kronbauer, Artur Henrique; Campos, Jorge Alberto Prado de; Dias, Josemeire Machado; Barreto, Maria Raidalva NeryOs métodos de ensino tradicionais têm gerado insatisfação entre os alunos do 5º semestre do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus II, especialmente na disciplina de Interação Humano-Computador (IHC). Esta disciplina tem como objetivo central facilitar a comunicação entre utilizadores e computadores, tanto no desenvolvimento de aplicações como na interação com profissionais de User Experience (UX) no mercado. Nesse contexto, as metodologias ativas emergem como uma alternativa inovadora no campo educacional, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Dessa forma, o presente estudo propõe implementar uma metodologia ativa baseada nos princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e da Aprendizagem Baseada em Equipas (ABE), visando engajar de forma efetiva os estudantes do ensino superior na assimilação dos conceitos fundamentais de IHC. A pesquisa é de natureza qualitativa e adota um caráter exploratório, fundamentado em estudos teóricos nas áreas de Tecnologia da Informação e Educação. A metodologia adotada é a pesquisa aplicada, com enfoque na aplicação prática do conhecimento, envolvendo etapas de planeamento, coleta e análise de dados. Como objetos de aprendizagem, foram utilizados o MIT App Inventor e o Kodular, plataformas de programação em blocos que possibilitam o desenvolvimento de aplicações compatíveis com sistemas Android e/ou iOS. Os resultados deste estudo culminaram na criação de um modelo metodológico inovador, que visa tornar a aprendizagem de IHC mais atrativa, dinâmica e prática para os estudantes, promovendo uma experiência de ensino alinhada às demandas contemporâneas do mercado e das tecnologias emergentes.