Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
O Programa Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) é um programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação, na modalidade profissional, vinculado ao Departamento de Educação do Campus I-Salvador, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 772/2010 e recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da Portaria MEC n.º 1325, de 21/09/11, publicada no DOU de 22/09/11. O Gestec iniciou suas atividades no ano de 2011, com a publicação do primeiro edital de seleção de alunos regulares, cuja primeira turma começou as atividades no primeiro semestre do ano de 2012.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Hetkowski, Tânia Maria"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação científica nos cursos profissionais: um estudo no IFBA – Campus de Brumado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-14) Souza, Paloma Correia de; Hetkowski, Tânia Maria; Leão, Jose Antonio Carneiro ; Machado, Maria Cristina GomesEste trabalho desenvolveu uma discussão sobre a construção do conhecimento na Educação Científica, buscando superar o modelo tradicional de ensino baseado na memorização e no depósito de conteúdos, que dispensa discussões mais profundas sobre os conhecimentos do mundo. Através de um estudo de caso qualitativo, realizado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Brumado, analisamos documentos institucionais e aplicamos um questionário semiestruturado a 11 docentes dos Cursos Técnicos Integrados de Edificações e Informática. O questionário abordou questões relacionadas à compreensão dos docentes sobre a Educação Científica, suas experiências em sala de aula e as dificuldades enfrentadas. A partir da análise dos dados, realizada com o apoio da ferramenta tecnológica ATLAS.ti, revelou-se uma relação frágil entre as disciplinas curriculares e a pesquisa, apesar do reconhecimento dos docentes sobre a importância da Educação Científica para o desenvolvimento do pensamento crítico. Embora existam iniciativas pontuais, a integração da Educação Científica às ações pedagógicas ainda é um desafio. Deste modo, a pesquisa indica a necessidade de fortalecer a integração da pesquisa nas atividades pedagógicas, a fim de estimular a produção de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades científicas nos estudantes. Os resultados deste estudo contribuíram para a compreensão dos desafios e oportunidades da Educação Científica no contexto da Educação Profissional e podem orientar a implementação de práticas pedagógicas mais inovadoras e eficazes.
- ItemExperienciando a criatividade: a música como tecnologia no Colégio da Polícia Militar (CPM) – unidade Luiz Tarquínio(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-23) Silva, Paulo Sérgio Rodrigues da; Hetkowski, Tânia Maria; Leão, José Antonio CarneiroEsta proposta de intervenção traz a discussão sobre o exercício em potencializar a criatividade, experienciando a Música como Tecnologia, entendida a partir da Arte da criatividade e da produção, com a participação de nove alunos na faixa etária entre 15 e 18 anos de idade, jovens da Educação Básica, matriculados no Ensino Médio na Rede Pública estadual. Esse trabalho integra o Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC), e está relacionado ao projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio”, o qual compõe a Linha 2 do GESTEC. Portanto, apresentamos a questão norteadora: De que forma registrar o processo criativo, experienciando a Música como Tecnologia, na Educação Básica, junto aos alunos do Ensino Médio, do Colégio da Polícia Militar (CPM) Luiz Tarquínio? Assim, o objetivo geral desta propositiva de intervenção é registrar a criatividade, experienciando a Música como tecnologia, na Educação Básica, junto aos alunos do Ensino do Ensino Médio do CPM e, os objetivos específicos são: Identificar como a Música pode ser potencializada como tecnologia humana, a partir da criatividade, junto aos alunos da Educação Básica; Descrever o desenvolvimento musical dos discentes por meio da criação e da criatividade; Desenvolver uma proposta a partir de Encontros Formativos sobre Música para os alunos do Ensino Médio do CPM, Luiz Tarquinio; Apresentar as dinâmicas dos fazeres e saberes musicais dos alunos do CPM-Luiz Tarquínio. No que se refere aos pressupostos teóricos sobre Música, dialogamos com Snyders (1994) e Duarte (2011); sobre Tecnologia, Hetkowski e Lima Jr (2006); Inovação Pedagógica, com Cardoso (2003) e Hetkowski et all. (2016) entre outros. A Abordagem Metodológica, esse estudo, é caracterizada pela Pesquisa Participante, gerando a troca de saberes entre pesquisador e pesquisados, no qual pudemos observar a transformação da realidade desses estudantes, embasada no viés dialógico e na relação teoria-prática. Essa abordagem agregou sujeitos e potencializou descobertas, através da participação ativa dos atores e interlocutores da pesquisa, permitindo diálogos entre música e educação e desenvolvendo habilidades, competências e criatividade musical. Portanto, foi possível relacionar a nossa identidade e experiência musical com a dos alunos envolvidos na pesquisa, através de “Encontros Formativos”, explorando a Música e seus componentes, onde resultou em um constructo agregador e positivo, ancorado nas imensuráveis possibilidades que as Artes nos proporcionam. Nesse contexto foi possível deixar como produtos desse estudo, a Oficina de Reciclagem Percussiva (ORP) e um CD, contendo nove Músicas Eletrônicas Instrumentais, denominado Tambores Digitais no formato QR-Code
- ItemO lugar da pesquisa na educação geográfica: relatos de experiências dos alunos do ensino médio – Ifba/Campus Valença(2015-03-13) Moreira, Rosângela Patrícia de Sousa; Hetkowski, Tânia Maria; Silva, André Luís Souza da; Brito, Francisco Jorge de Oliveira; Faria, Marcelo Oliveira deO lugar enquanto conceito ou palavra está a cada dia mais presente no cotidiano das pessoas e também nas discussões acadêmicas em suas distintas áreas e aplicações. O seu estudo e aprofundamento a partir da ciência geográfica, apresenta elementos que caminham desde a representatividade do sentimento de pertença ou sua negação, até o lugar como palco de transformações e interconexão ao mundo. E desta forma, o lugar se faz presente em diferentes temáticas e possibilidades de abordagem em nossa sociedade. Nesse sentido, esse trabalho desenvolvido com alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, na cidade de Valença, tem como objetivo desenvolver uma dinâmica de educação científica à compreensão do lugar, potencializado pela educação geográfica e nas perspectivas do Projeto A Rádio da Escola na Escola da Rádio. Os pressupostos metodológicos da pesquisa participante e todo processo colaborativo presente nesta abordagem estruturam esse trabalho. Ao longo da pesquisa, foram implementadas ações como oficinas temáticas, saídas de campo e orientações semanais, que possibilitaram a ampliação, compreensão e percepção do lugar por parte daqueles jovens pesquisadores, partícipes de uma proposta de intervenção, na perspectiva de uma educação de transcende os limites da escola, aproximando assim, a pesquisa, ciência e educação básica.