Bacharelado em Educação Física - DCH4
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Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Orientador "Amorim, Angelo Mauricio de"
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- ItemImportância do processo de ensino e aprendizagem da natação para os bebês de zero a dois anos.(2011) Santos, Técia Teixeira Mesquita; Amorim, Angelo Mauricio de; Sousa, Francisco de Sales Araújo; Nunes, Fábio SantanaA natação, assim como as demais atividades físicas, vem se desenvolvendo e atraindo mais adeptos de diversos segmentos da sociedade. Dentro desse contexto, a natação para bebês vem ganhando mais espaço não só na sociedade, mas dentro de clubes e academias, diante desta situação torna-se necessário, estudos mais aprofundados visando melhorar a qualidade de conhecimento e atendimento das eventuais necessidades tanto dos pais quanto dos próprios bebês. Este estudo sobre a natação para bebês tem como objetivo compreender qual a importância do processo de ensino e aprendizagem da natação para os bebês de zero a dois anos, já que na água, o bebê não encontra barreiras para se mexer e também não sente o peso da gravidade sobre o corpo e aprende a nadar brincando. O contato com a água ainda nos primeiros meses de vida proporciona momentos prazerosos entre pais e filho, favorece a saúde além de possibilitar novas descobertas para os bebês. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, visto que esta é desenvolvida com base em material pré-elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, buscando encontrar informações sobre a natação para bebês de zero a dois anos e o processo de ensino e aprendizagem para esta mesma faixa etária, baseando-se nos estudos de Edson Luiz de Lima(2003), Célia Regina Fernandes Corrêa (2007), e Jean Piaget (1978), entre outros estudiosos da área, visando aprofundar a discussão em torno das perspectivas do problema em questão. Em suma, a natação para bebês se mostra bastante benéfica em todos os aspectos do desenvolvimento e merecem mais oportunidade de prática para essa faixa etária nesse meio além de disponibilizar maiores estudos sobre o assunto.
- ItemA influência da mídia no voleibol brasileiro: o que diz a literatura especializada.(2013-12-06) Lima, Bruno da Silva; Amorim, Angelo Mauricio de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Maturino, ElmoO processo de transformação do esporte em produto pela mídia, em especial o voleibol, constitui o tema central deste estudo. Há diversos posicionamentos favoráveis e desfavoráveis na literatura sobre o processo de popularização e influencia midiática no esporte de alta performance. Nesta perspectiva foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão sistemática, tendo como objetivo central, analisar as publicações dos principais periódicos brasileiros sobre mídia e voleibol. Conclui-se que a evolução do voleibol se deu a partir da sua transformação em espetáculo, e os clubes em produto, no momento em que as grandes empresas passam a financiar os clubes brasileiros como forma de incentivo ao esporte, e também, manter um nível nos campeonatos realizados no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Pode-se afirmar que, de forma direta ajudou nas transformações do estilo de jogo e nas regras, tornando-o mais dinâmico, atrativo, e o foco principal, associar à criação de heróis do esporte a suas marcas para poder vender bens de consumo, perpetuando a modalidade. Fato esse seguido das grandes conquistas das Seleções Feminina e Masculina no cenário Esportivo Mundial do Voleibol de Quadra.
- ItemRevisão sistemática de estudos de exercício físico durante a gestação.(2019-09-20) Morais, Elicarcia Souza de; Amorim, Angelo Mauricio de; Souza, Marcio Costa de; Santos, Claudemir AraujoA presente investigação sobre o exercício físico durante a gestação, teve por objetivo analisar o estado da literatura de estudos de exercício físico durante a gestação, tendo como finalidade discorrer sobre os benefícios dessa prática no decorrer desse período. Embora não possua estudos decisivos em relação ao padrão ótimo de exercício físico durante a gestação, há um consenso na literatura científica de que o exercício físico regular e contínuo, realizado com uma intensidade leve a moderada proporciona inúmeros benefícios para as gestantes. A metodologia empregada foi de revisão sistemática de cunho qualitativa descritiva exploratória. De acordo com os estudos encontrados há produções cientificas que discorrem sobre a importância em praticar exercício físico durante a gestação e expõe os exercícios físicos indicados para esse período, porém foram encontrados poucos estudos que comprovem a eficácia desses exercícios na prática. O resultado da investigação procedeu em cinco (05) artigos que evidenciam o exercício físico como uma prática benéfica durante a gestação, pois traz diversos benefícios para a gravida, além de apresentar o comportamento da frequência cardíaca das gestantes nas aulas de hidroginástica, os exercícios indicados para o tratamento da lombalgia e dor pélvica posterior durante a gestação, as alterações das repercussões fetais ao estudo da do-pplervelocimetria após sessão de exercício físico aeróbico e a adesão da gestante ao exercício físico para a prevenção e/ou controle de risco da síndrome hipertensiva. Diante disso é possível afirmar a necessidade de os pesquisadores produzirem estudos de intervenção que comprovem a eficácia desses exercícios indicados nessas análises de revisão sistemática e seus benefícios para a gestante.
- ItemSentidos das aulas de educação física para os alunos do ensino médio de Irecê-BA.(2012-11-12) Rocha, Vitor de Oliveira; Amorim, Angelo Mauricio de; Cleomenes, Salomão; Amorim, AlexandraA Educação física (EF) ao longo dos anos vem passando por modificações no que diz respeito a sua identidade e principalmente sobre seu real papel principalmente no ensino médio (EM). Este trabalho procura entender os meios legais da educação física no ensino médio, Identificar os sentidos da Educação Física para os alunos do Ensino Médio do município de Irecê, Bahia. Ao longo desse trabalho discutimos os meios legais que regem a EF no ensino médio, a EF escolar, os alunos que freqüentam o EM, e algumas propostas pedagógicas para o EM, tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PNCS) e a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (LDB) e outros teóricos que tratam sobre a temática. Para esclarecer os objetivos foi feito a aplicação de questionário e para tratar as informações colhidas foi utilizada a tabulação estatística e análise de conteúdo. Após a análise das informações e do diálogo com a literatura ficou evidente que os sujeitos pesquisados estão começando a ter consciência dos benefícios que a EF pode proporcionar tanto dentro da escola como também fora dela. Percebe-se que os sujeitos estão cada vez mais assimilando a EF não apenas ao esporte, como também a área da saúde e passando a dar mais importância para a mesma, sendo esta, extremamente rica para a formação dos alunos em sua totalidade.