Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudos Territoriais (PROET)
URI Permanente para esta coleção
Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET), ofertado pelo Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), Campus I da UNEB, em Salvador, aprovado pelo Conselho Universitário (CONSU) por meio da Resolução nº. 1.328/2018, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 26/05/2018, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), homologado e reconhecido pela portaria n° 0486/2018 do Ministério da Educação (MEC), publicado no Diário Oficial da União de 18/05/2020.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudos Territoriais (PROET) por Orientador "Souza, Sirius Oliveira"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCartografia geomorfológica enquanto subsídio ao planejamento ambiental: Estudo da cidade de Ipiaú-BA(2021-08-12) Sampaio, Sarah Andrade; Souza, Sirius Oliveira; Baitz, Ednice de Oliveira Fontes; Lupinacci, Cenira Maria; Oliveira, Regina Célia deAo considerar os estudos ambientais sob uma perspectiva sistêmica, a ciência Geomorfológica aponta-se como de fundamental importância ao compreender os processos na sua integridade, ou seja, a evolução do relevo como fruto das relações entre as forças internas e externas, ao mesmo tempo se constituindo substrato apropriado pela ação humana. Tal apropriação relacionada ao ambiente construído e modificado em diversas escalas, com foco nas cidades, decorre em alterações no processo de desenvolvimento do relevo, ao intensificar as atividades morfodinâmicas, os quais resultarão em ações erosivas e processos deposicionais. Assim, as aplicações de técnicas da Geomorfologia, como a Cartografia Geomorfológica, são consideradas fundamentais enquanto instrumento de Planejamento Ambiental, ao oferecer possibilidades na busca de novos parâmetros para o reconhecimento da relação sociedadenatureza. Nesse sentido, propõe-se a presente pesquisa, cujo objetivo é compreender, de forma sistêmica, os principais impactos ambientais sobre as formas de relevo na cidade de Ipiaú, Bahia, tendo em vista a possibilidade de contribuir para o planejamento do uso e ocupação da terra, utilizando para tanto, técnicas da cartografia geomorfológica. Os principais resultados são uma caracterização dos Sistemas Ambientais em escala municipal, com vistas a entender os reflexos dialéticos na cidade, e um Mapa Geomorfológico identificando os principais modelados, tipos de formas e intervenções antrópicas e seus impactos ambientais no relevo da cidade de Ipiaú, tendo em vista os tipos de uso e ocupação do solo urbano. Por fim, o reconhecimento dos aspectos do relevo, assim como a avaliação dos impactos poderão contribuir no auxílio aos planos de desenvolvimento social e econômico, visando a minimização do quadro de impactos ambientais negativos, e servir de apoio ao planejamento urbano e ambiental em escalas municipal e urbana, com foco no equilíbrio dos sistemas ambientais presentes.
- ItemDistribuição espacial das queimadas no semiárido: análise dos focos de calor em Mucugê (BA), entre o período de 2000 a 2022(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-09) Araújo, Laysla Karolline Silva; Souza, Sirius Oliveira; Souza, Cristiano Marcelo Pereira de; Messias, Cassiano GustavoQueimadas são ocorrências ambientais, decorrente de ignição espontânea ou provocada, comprometendo a fauna, a flora e todos os elementos integrantes da paisagem, recorrentes ou não, e que causam danos ambientais, sociais e econômicos. Nesta dissertação buscou-se compreender a distribuição espacial dos focos de calor no município de Mucugê (BA), região que compreende uma área na zona de amortecimento e entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no semiárido baiano. Foram utilizados os dados públicos observacionais da superfície no BDQUEIMADAS, entre os anos de 2000 a 2022, perfazendo um período analisado de 22 anos. Estes dados foram espacializados, sendo compilado o grau de severidade com imagens orbitais selecionadas do satélite AQUA - EOS PM. Como parâmetros analisados, foram verificados os períodos com maior ou menor incidência de focos de calor associadas à vegetação, uso e ocupação do solo, declividade, hipsometria e densidade de vias. Observou-se no período de 22 anos, cerca de 1.001 focos de calor no município de Mucugê, sendo a maior ocorrência de focos de calor na área do PNCD. Como há riscos potenciais de ignição e propagação de queimadas na área analisada, associada a área do PNCD, há a demanda clarividente de lacunas na regulação ambiental de considerar o fator risco de queimadas como requisito para estudos futuros, minimizando perdas socioeconômicas e ambientais, e ao bioma Caatinga.
- ItemEm colapso, a terra gira: abordagem da educação ambiental no ensino de geografia(Universade do Estado da Bahia, 2024-03-11) Mota, Cleidson da; Souza, Sirius Oliveira; Pacheco, Jucélia Macedo; Torres, Eloiza CristianeA relação sociedade e natureza é essencial para a manutenção da vida na Terra. Assim, as diferentes sociedades exploraram e exploram a natureza. Após a Revolução Industrial, a capacidade de transformação da natureza foi ampliada exponencialmente. A sociedade industrial reduziu a natureza à condição de matéria prima, ampliando a capacidade e velocidade de fabricação de produtos. Essa relação exploratória gerou sérios desequilíbrios nas diferentes partes do globo terrestre, afetando todas as formas de vida. A questão que norteou a pesquisa foi: como a Educação Ambiental é abordada nas aulas de Geografia no município de Barrocas, Território de Identidade do Sisal da Bahia? E o objetivo central foi compreender como a Educação Ambiental é abordada no ensino de Geografia, a partir do entendimento dos professores participantes desta pesquisa, no diurno, nas turmas do 5º ano no Grupo Escolar Agenor de Freitas e dos professores/as de Geografia das turmas de 9º ano do turno diurno no Colégio Municipal de Barrocas. Essa é uma pesquisa qualitativa, de estudo de caso, que exigiu revisão bibliográfica da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, observação das aulas dos professores participantes da pesquisa nas duas escolas, aplicação de questionário junto aos docentes e realização de Oficina sobre Educação Ambiental e Ensino de Geografia. A partir das estratégias de coleta de dados reveladas acima, foi possível compreender como a Educação Ambiental é abordada nas aulas de Geografia das escolas urbanas de Barrocas-BA, suas potencialidades, suas realidades e os seus desafios no cotidiano da sala de aula. Dentre os desafios, os professores participantes sinalizam a forma de tratamento dos resíduos sólidos que, mesmo em município pequeno, se apresenta como um grave problema.
- ItemMapbiomas e o ensino de geografia: uma abordagem contextualizada do semiárido em Feira de Santana-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 0019-08-25) Souza, Raquel Carvalho de; Souza, Sirius Oliveira; Santos, Simone Ribeiro; Valezio, Éverton ViníciusO Semiárido brasileiro, uma macrorregião que na Bahia abrange 258 municípios, enfrenta desafios socioeconômicos e ambientais, frequentemente agravados pela histórica concentração de recursos nas mãos de elites. Nesse interim, essa dissertação buscou analisar as potencialidades da plataforma MapBiomas para a contextualização de questões ambientais do município de Feira de Santana-BA no ensino de Geografia na Educação Básica, respondendo à questão norteadora: Qual a importância do MapBiomas para a contextualização de questões ambientais vinculadas ao semiárido no ensino de Geografia na Escola Básica? Nessa perspectiva, adotamos a plataforma MapBiomas como a base para a obtenção de dados ambientais para o município de Feira de Santana-BA, destacando a mudança de uso da cobertura da terra em suas diferentes classes ao longo dos últimos 30 anos. O percurso metodológico envolveu a aplicação de uma intervenção pedagógica na forma de oficina com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, o estudo apoiou-se na abordagem qualitativa, utilizando o método de pesquisa-ação para promover uma intervenção direta e participativa. O percurso foi estruturado em oito etapas sistemáticas, culminando na aplicação de uma intervenção pedagógica na forma de oficina com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Os resultados obtidos demonstram que a análise dos dados do MapBiomas no município de Feira de Santana-BA revelou uma redução significativa em classes de cobertura como a Formação Florestal, concomitante a um aumento da expansão urbana. A experiência prática com a plataforma comprovou sua eficácia como um dispositivo didático-pedagógico capaz de promover a aprendizagem significativa. Ao utilizarem o recurso, os estudantes desenvolveram uma compreensão mais aprofundada dos conceitos geográficos e uma maior conscientização crítica sobre os problemas ambientais e socioeconômicos que afetam o município. Conclui-se, portanto, que o MapBiomas é um recurso digital valioso, livre e atualizado, capaz de auxiliar professores de Geografia na implementação de práticas didáticopedagógicas que priorizam a interação com tecnologias e o desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo em relação às questões territoriais e ambientais locais.