Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudos Territoriais (PROET)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudos Territoriais (PROET) por Orientador "Souza, Sirius Oliveira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCartografia geomorfológica enquanto subsídio ao planejamento ambiental: Estudo da cidade de Ipiaú-BA(2021-08-12) Sampaio, Sarah Andrade; Souza, Sirius Oliveira; Baitz, Ednice de Oliveira Fontes; Lupinacci, Cenira Maria; Oliveira, Regina Célia deAo considerar os estudos ambientais sob uma perspectiva sistêmica, a ciência Geomorfológica aponta-se como de fundamental importância ao compreender os processos na sua integridade, ou seja, a evolução do relevo como fruto das relações entre as forças internas e externas, ao mesmo tempo se constituindo substrato apropriado pela ação humana. Tal apropriação relacionada ao ambiente construído e modificado em diversas escalas, com foco nas cidades, decorre em alterações no processo de desenvolvimento do relevo, ao intensificar as atividades morfodinâmicas, os quais resultarão em ações erosivas e processos deposicionais. Assim, as aplicações de técnicas da Geomorfologia, como a Cartografia Geomorfológica, são consideradas fundamentais enquanto instrumento de Planejamento Ambiental, ao oferecer possibilidades na busca de novos parâmetros para o reconhecimento da relação sociedadenatureza. Nesse sentido, propõe-se a presente pesquisa, cujo objetivo é compreender, de forma sistêmica, os principais impactos ambientais sobre as formas de relevo na cidade de Ipiaú, Bahia, tendo em vista a possibilidade de contribuir para o planejamento do uso e ocupação da terra, utilizando para tanto, técnicas da cartografia geomorfológica. Os principais resultados são uma caracterização dos Sistemas Ambientais em escala municipal, com vistas a entender os reflexos dialéticos na cidade, e um Mapa Geomorfológico identificando os principais modelados, tipos de formas e intervenções antrópicas e seus impactos ambientais no relevo da cidade de Ipiaú, tendo em vista os tipos de uso e ocupação do solo urbano. Por fim, o reconhecimento dos aspectos do relevo, assim como a avaliação dos impactos poderão contribuir no auxílio aos planos de desenvolvimento social e econômico, visando a minimização do quadro de impactos ambientais negativos, e servir de apoio ao planejamento urbano e ambiental em escalas municipal e urbana, com foco no equilíbrio dos sistemas ambientais presentes.
- ItemDistribuição espacial das queimadas no semiárido: análise dos focos de calor em Mucugê (BA), entre o período de 2000 a 2022(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-09) Araújo, Laysla Karolline Silva; Souza, Sirius Oliveira; Souza, Cristiano Marcelo Pereira de; Messias, Cassiano GustavoQueimadas são ocorrências ambientais, decorrente de ignição espontânea ou provocada, comprometendo a fauna, a flora e todos os elementos integrantes da paisagem, recorrentes ou não, e que causam danos ambientais, sociais e econômicos. Nesta dissertação buscou-se compreender a distribuição espacial dos focos de calor no município de Mucugê (BA), região que compreende uma área na zona de amortecimento e entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no semiárido baiano. Foram utilizados os dados públicos observacionais da superfície no BDQUEIMADAS, entre os anos de 2000 a 2022, perfazendo um período analisado de 22 anos. Estes dados foram espacializados, sendo compilado o grau de severidade com imagens orbitais selecionadas do satélite AQUA - EOS PM. Como parâmetros analisados, foram verificados os períodos com maior ou menor incidência de focos de calor associadas à vegetação, uso e ocupação do solo, declividade, hipsometria e densidade de vias. Observou-se no período de 22 anos, cerca de 1.001 focos de calor no município de Mucugê, sendo a maior ocorrência de focos de calor na área do PNCD. Como há riscos potenciais de ignição e propagação de queimadas na área analisada, associada a área do PNCD, há a demanda clarividente de lacunas na regulação ambiental de considerar o fator risco de queimadas como requisito para estudos futuros, minimizando perdas socioeconômicas e ambientais, e ao bioma Caatinga.
- ItemEm colapso, a terra gira: abordagem da educação ambiental no ensino de geografia(Universade do Estado da Bahia, 2024-03-11) Mota, Cleidson da; Souza, Sirius Oliveira; Pacheco, Jucélia Macedo; Torres, Eloiza CristianeA relação sociedade e natureza é essencial para a manutenção da vida na Terra. Assim, as diferentes sociedades exploraram e exploram a natureza. Após a Revolução Industrial, a capacidade de transformação da natureza foi ampliada exponencialmente. A sociedade industrial reduziu a natureza à condição de matéria prima, ampliando a capacidade e velocidade de fabricação de produtos. Essa relação exploratória gerou sérios desequilíbrios nas diferentes partes do globo terrestre, afetando todas as formas de vida. A questão que norteou a pesquisa foi: como a Educação Ambiental é abordada nas aulas de Geografia no município de Barrocas, Território de Identidade do Sisal da Bahia? E o objetivo central foi compreender como a Educação Ambiental é abordada no ensino de Geografia, a partir do entendimento dos professores participantes desta pesquisa, no diurno, nas turmas do 5º ano no Grupo Escolar Agenor de Freitas e dos professores/as de Geografia das turmas de 9º ano do turno diurno no Colégio Municipal de Barrocas. Essa é uma pesquisa qualitativa, de estudo de caso, que exigiu revisão bibliográfica da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, observação das aulas dos professores participantes da pesquisa nas duas escolas, aplicação de questionário junto aos docentes e realização de Oficina sobre Educação Ambiental e Ensino de Geografia. A partir das estratégias de coleta de dados reveladas acima, foi possível compreender como a Educação Ambiental é abordada nas aulas de Geografia das escolas urbanas de Barrocas-BA, suas potencialidades, suas realidades e os seus desafios no cotidiano da sala de aula. Dentre os desafios, os professores participantes sinalizam a forma de tratamento dos resíduos sólidos que, mesmo em município pequeno, se apresenta como um grave problema.