Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Orientador "Araújo, José Alfredo de"
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- ItemA influência da família para a aprendizagem de conteúdo(UNEB, 2008-01) Lima, Cleoneide Oliveira; Almeida, Dirlei Santos de; Silva, Margarida Oliveira da Cunha da; Silva, Valdirene Rodrigues da; Araújo, José Alfredo deEsta pesquisa foi realizada com 24 alunos que cursam o Ensino Fundamental Menor, na Escola municipal Odilon Sena Cerqueira, situada na cidade de Várzea da Roça BA, com intuito de averiguar se fatores externos que influenciam na educação escolar de uma criança e se o meio em que ela convive, principalmente o ambiente familiar, está contribuindo com os maus e com os bons resultados que essas crianças estão alcançando e para isto elegemos como nosso marco teórico alguns autores e, entre eles, Jean Piaget, Paulo Freire, Maria Luiza Munhoz e Vigotsky. A metodologia adotada foi a qualitativa, voltada para coleta e análise dos dados na área das ciências humanas, mais especificamente, na educação.
- ItemAs experiências de vida nas classes multisseriadas: pelas primeiras professoras das escolas Sonho Infantil e Ana Neri(UNEB, 2007) Araújo, Valdeni Santos da Silva; Santos, Antônio Carlos Dias dos; Silva, Jeová Sampaio; Barbosa, Simone Souza; Araújo, José Alfredo de; Jesus, Joselito M. de; Soares , Ilma Maria FernandesEste fazer monográfico é resultado das nossas experiências como professores atuando profissionalmente em classes mulltisseriadas, onde, vivemos dia-a-dia nossas vidas pessoais e também profissionais no fazer pedagógico com nossos alunos em uma realidade de educação histórica restrita à zona rural. Assim, decidimos por meio desse trabalho, metodologicamente qualitativo, conhecer um pouco sobre as experiências vividas pelas primeiras professoras das classes multisseriadas das escolas, Sonho Infantil e Ana Neri, professora Neide e professora Estelita nas classes multisseriadas do meio rural do município de Mairi, estado da Bahia, logo, este trabalho monográfico traz discussões a partir das histórias de vida das professoras, o significado e práticas das classes multisseriadas no contexto da zona rural.
- ItemFamília e escola: uma relação distante e conflitante?(UNEB, 2008-01-18) Sousa, Anailde Cardoso de; Silva, Iracema Rios da; Rios, Itailza Reis; Rios, Joilma Reis; Araújo, José Alfredo de; Gomes, Antenor RitaA presente monografia discute como acontece a relação entre as famílias dos alunos das 1ª séries do turno vespertino na Escola Municipal Odilon Sena Cerqueira situada na Rede do Ensino de Várzea da Roça Bahia. Na medida em que reflete como as partes envolvidas percebem-se bem como ao outro. Com base nas informações coletadas através de entrevistas e de uma análise construcionista que levou em consideração o processo histórico e o contexto no qual vivem as pessoas enredadas nesta pesquisa. Apresenta os percursos históricos pelos quais passaram a instituição familiar e a escola à luz de autores de relevância irrefutável, bem como as concepções acerca de relação conflituosa e gestão democrática. Ao analisar a relação existente entre familia/escola busca-se responder ao problema: Como a familia do alunado da Escola Municipal Odilon Sena Cerqueira percebem-na?
- ItemResistência ao aluno portador de necessidade especial: preconceito ou falta de formação profissional?(UNEB, 2008) Almeida, Maria Helena Oliveira; Cunha, Mariana Almeida; Santos, Maricélia Oliveira; Oliveira, Verusa Cruz de; Araújo, José Alfredo deA pesquisa apresenta uma discussão sobre as dificuldades dos educadores em atender alunos com necessidades educacionais especiais. O desenvolvimento desse trabalho propôs descobrir se a resistência ao aluno portador de necessidade especial, parte da falta de formação profissional ou do preconceito. A inclusão de pessoas com deficiência no sistema regular de ensino ainda não é um fato concreto, pois o sistema educacional até então não conseguiu desenvolver um currículo que favorecesse a transição desses alunos para sala de aula regular. Isso ocorre devido a pouca informação da sociedade com relação aos direitos daqueles sujeitos com necessidades especiais, além das escolas apresentarem uma precariedade na infra- estrutura, como também a falta de investimento do poder público e principalmente a falta de formação dos profissionais da educação. As fontes utilizadas se constituem de questionários com professores que estão atuando na Escola Centro Educacional Manoel Martiniano de Almeida da Rede Pública de Ensino no município de Várzea da Roça - BA, consultas bibliográficas, fotos e dados estatísticos.
- ItemVárzea da Roça e a Escola rural: uma história em nossas mãos(UNEB, 2008-01-18) Pacheco, Dilma Margarida Fernandes de Almeida; Oliveira, Roseli Almeida de; Pacheco , Orlando Almeida; Reis , Cristiane Caires; Araújo, José Alfredo de; Gomes, Antenor RitaEsta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de urbanização e suas implicações no município de Morro do Chapéu estado da Bahia, nas décadas de oitenta e noventa. As transformações ocorridas, a modificação do espaço utilizado, as ocorrências de ocupações ilegais no perímetro urbano da cidade, de forma gradual, mas que mudou a paisagem da cidade. Em meio às mudanças a ausência de políticas públicas para o processo de urbanização da cidade, acompanhado de fatores que levaram a cidade a não se propagar em seu desenho original, quais implicações explicam tais fatores, quais motivos ocorreram para tal, são objetos em questão desse trabalho de pesquisa.