Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Profissional) em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT)
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O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), em nível Doutorado Profissional, que se constitui numa associação de Universidades da Região Nordeste do Brasil, formada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade do Estado da Bahia, visa o somatório das potencialidades locais e regionais, objetivando a aquisição e o desenvolvimento de competências, formação e experiência diversificada, para compreender, refletir e atuar dentro da complexidade intra e interprocessual do desenvolvimento Agroecológico e Territorial, de modo interdisciplinar.
O PPGADT visa à formação interdisciplinar de profissionais de diferentes áreas de formação que serão capacitados para atuar na promoção da agroecologia e desenvolvimento territorial no que tange à diversidade socioambiental e aos desafios à transição agroecológica e promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Profissional) em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) por Orientador "Barros, Edonilce da Rocha"
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- ItemEcossociosistemas e itinerários pedagógicos: caminhos da sustentabilidade de saberes para o bem viver em terras cearenses(UNEB, 2025-08-25) Silva, Francisco Evanildo Simão; Barros, Edonilce da Rocha; Moraes, José Laércio de; Santos, Maria Herbênia Lima Cruz; Pereira, Eva Maria Campos; Almeida, Risely Ferraz; Cocozza, Fábio Del MonteEsta tese investiga os impactos de políticas públicas na promoção da sustentabilidade de ecossociossistemas e na materialização do Bem Viver em contextos de vulnerabilidade no semiárido nordestino, com foco nas comunidades rurais do Cariri cearense. O estudo ressalta a importância de abordagens que valorizem os saberes locais e o protagonismo comunitário na construção de alternativas ao desenvolvimento convencional. O objetivo geral foi avaliar os impactos do Projeto Paulo Freire (PPF) na promoção da sustentabilidade dos ecossistemas naturais e sociais e do Bem Viver, examinando como as metodologias empregadas, particularmente as Cadernetas Agroecológicas (CAs), configuram processos de aprendizagem transformadora. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada no paradigma da complexidade e em um estudo comparativo de múltiplos casos. A coleta de dados envolveu grupos focais com agricultoras, entrevistas semiestruturadas com gestores e técnicos, e pesquisa documental, incluindo as próprias Cadernetas Agroecológicas. A análise de conteúdo guiou a interpretação das narrativas e dos registros. Os principais resultados revelam que as comunidades do Cariri enfrentavam desafios socioambientais significativos, como pobreza multidimensional e vulnerabilidade hídrica. As estratégias pedagógico metodológicas do PPF, com destaque para as CAs, promoveram impactos positivos na participação de mulheres e jovens, no acesso a políticas públicas e na adoção de práticas agroecológicas sustentáveis. A pesquisa evidenciou o papel das CAs na visibilização do trabalho feminino e no fomento à aprendizagem transformadora, que reconfigurou perspectivas sobre o valor do trabalho e o protagonismo das mulheres. Conclui-se que as Cadernetas Agroecológicas são instrumentos centrais para o empoderamento e a consolidação do Bem Viver, ao integrar a agroecologia com processos educativos dialógicos. A tese contribui ao demonstrar que políticas públicas eficazes e perenes requerem um componente pedagógico que valorize saberes locais e promova a autonomia, oferecendo um guia metodológico para futuras intervenções.
- ItemEducação ecológica na infância: trilhas pedagógicas para professoras(es) de escolas de educação infantil do campo, município de Juazeiro/BA(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2025-07-16) Silva, Tânia Cristina da; Barros, Edonilce da Rocha; Lopo, Alexandre BoleiraEsta tese investiga quais práticas pedagógicas de professoras da Educação Infantil do campo, no município de Juazeiro-BA, contribuem para a construção da consciência ecológica desde a primeira infância. Diante do contexto das mudanças climáticas e da crise ambiental, o estudo reconhece a urgência da Educação Ambiental como parte integrante do cotidiano escolar, especialmente nos primeiros anos de vida, período fundamental para o desenvolvimento humano. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou o método de estudo de caso do tipo múltiplo, empregando entrevistas semiestruturadas, observação e registros de imagens como técnicas de investigação em campo. Fundamenta-se em referenciais teóricos que discutem a Educação Ambiental, a Educação Infantil, a Educação do Campo e a interdependência entre seres humanos e natureza. A análise partiu das seguintes premissas: carência de práticas pedagógicas que aproximam a criança e a natureza nas escolas municipais de Educação Infantil; carência de formação continuada em Educação Ambiental para as docentes; e escassez de materiais didáticos relacionados à temática ambiental. Apesar dessas limitações, reconheceu-se a presença de experiências pedagógicas pontuais que fortalecem a relação das crianças com o meio ambiente. A partir das visitas a nove escolas municipais de Educação Infantil do campo e da aplicação dos instrumentos de pesquisa mencionados, foi possível identificar ações que aproximam as crianças da natureza no cotidiano escolar, orientadas tanto por diretrizes nacionais e municipais quanto por propostas do projeto didático desenvolvido pela Secretaria de Educação do município. Tal evidência contrariou uma das premissas iniciais da pesquisadora. Por outro lado, as demais foram confirmadas, uma vez que se constatou a inexistência de um programa de formação continuada em Educação Ambiental e a carência de materiais didáticos contextualizados na rede de ensino. Como resultados, verificou-se a existência de práticas pedagógicas que aproximam as crianças da natureza por meio de diferentes recursos pedagógicos; contudo, essas práticas ainda privilegiam uma abordagem pragmática de Educação Ambiental. Também foram encontradas evidências de discrepância entre os dispositivos normativos e legais e a realidade das escolas municipais de Educação Infantil do campo, sobretudo no que se refere à precariedade da infraestrutura e à formação continuada das/os docentes. Considerando a necessidade de contribuir para o processo formativo das/os profissionais da educação, foi elaborado, em construção colaborativa, a partir das contribuições das 26 professoras participantes do estudo, um itinerário pedagógico de Educação Ambiental intitulado “A natureza na rotina da escola”. O objetivo é fortalecer a Educação Ambiental na primeira infância e contribuir para políticas públicas educacionais mais contextualizadas e integradas à sustentabilidade ambiental.
- ItemEducação ecológica na infância: trilhas pedagógicas para professoras(es) de escolas de educação infantil do campo, Município de Juazeiro/Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Silva, Tânia Cristina da; Barros, Edonilce da Rocha; Silva, Marcos Ântonio V.; Ribeiro, Marcelo Silva de Souza; Lira, Kalline Flavia Silva de; Nascimento, José Almir doEsta tese investiga quais práticas pedagógicas de professoras da Educação Infantil do campo, no município de Juazeiro-BA, contribuem para a construção da consciência ecológica desde a primeira infância. Diante do contexto de mudanças climáticas e da crise ambiental, o estudo reconhece a urgência da Educação Ambiental como parte integrante do cotidiano escolar, especialmente nos primeiros anos de vida, período fundamental para o desenvolvimento humano. O objetivo principal do presente trabalho foi identificar as práticas pedagógicas de Educação Ambiental de professoras(es) de escolas de Educação Infantil do Campo, do município de Juazeiro-BA, que favorecem a aproximação entre a criança e a natureza no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada em nove escolas municipais de Educação Infantil do Campo, no município de Juazeiro-BA. No percurso metodológico, adotou-se a abordagem qualitativa, pela sua adequação à investigação de fenômenos complexos e contextuais. O método do estudo de caso permitiu uma análise detalhada e situada, empregando múltiplas fontes de evidência: entrevistas semiestruturadas, observação, registros de imagens, além de análise de documentos. Fundamenta-se em referenciais teóricos que discutem a Educação Ambiental, a Educação Infantil, a Educação do Campo e a interdependência entre seres humanos e natureza. A análise partiu das seguintes premissas: carência de práticas pedagógicas que aproximam a criança e a natureza nas escolas municipais de Educação Infantil; carência de formação continuada em Educação Ambiental para as/os docentes; e escassez de materiais didáticos relacionados à temática ambiental. Apesar dessas limitações, reconheceu-se a presença de experiências pedagógicas pontuais que fortalecem a relação das crianças com o meio ambiente. No percurso da pesquisa foi possível identificar ações que aproximam as crianças da natureza no cotidiano escolar, orientadas tanto por diretrizes nacionais e municipais quanto por propostas do projeto didático desenvolvido pela Secretaria de Educação do município. Tal evidência contrariou uma das premissas iniciais da pesquisadora. Por outro lado, as demais foram confirmadas, uma vez que se constatou a inexistência de um programa de formação continuada em Educação Ambiental e a carência de materiais didáticos contextualizados na rede de ensino. Como resultados, verificou-se a existência de práticas pedagógicas que aproximam as crianças da natureza por meio de diferentes recursos pedagógicos; contudo, essas práticas ainda privilegiam uma abordagem pragmática de Educação Ambiental. Também foram encontradas evidências de discrepância entre os dispositivos normativos e legais e a realidade das escolas municipais de Educação Infantil do campo, sobretudo no que se refere à precariedade da infraestrutura e à formação continuada das/os docentes. Considerando a necessidade de contribuir para o processo formativo das/os profissionais da educação, foi elaborado, a partir de uma construção colaborativa, com as contribuições das 26 professoras participantes do estudo, um itinerário pedagógico de Educação Ambiental intitulado “A natureza na rotina da escola”, com a finalidade de fortalecer a Educação Ambiental na primeira infância e contribuir para políticas públicas educacionais mais contextualizadas e integradas à sustentabilidade ambiental.