Licenciatura em Pedagogia - DEDC12
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC12 por Orientador "Silva, Elenice de Brito Teixeira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA emergência da Pedagogia da Infância na formação de professoras da educação infantil no município de Caetité-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Teixeira, Sônia Silva; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Prado, Jany Rodrigues; Pimentel, Adriana MoreiraA formação inicial e continuada dos professores/as que atuam nos espaços coletivos de cuidado e educação é fundamental para assegurar a formação integral das crianças de 0 a 5 anos que já está garantida em Lei. Entretanto, essa formação, muitas vezes, ainda compactua com uma concepção de Educação Infantil com foco no assistencialismo e/ou antecipação da escolarização, em uma perspectiva neoliberal de educação voltada para a aquisição de conteúdos, competências e técnicas focadas no saber-fazer. Tal perspectiva responde às expectativas de uma lógica privatista e empresarial. A partir da Constituição Federal do Brasil de 1988 e da Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as quais reconhecem o direito da criança de 0 a 6 anos de idade à educação e estabelecem a exigência de formação em nível de graduação, ainda que se admita a formação em nível médio para a docência na Educação Básica, deu-se mais visibilidade à Educação Infantil e, consequentemente, à formação de seus/as professores/as. Com os documentos orientadores da Educação Infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, por exemplo, nota-se um viés das políticas de currículo voltada aos princípios das Pedagogias da Infância. Desta maneira, compreendendo a importância da formação de professores/as da Educação Infantil a partir de fundamentos das Pedagogias da Infância para a ação pedagógica, é relevante estudar como esses processos vêm acontecendo nos sistemas de ensino. Deste modo, este trabalho tem como objetivo geral analisar políticas e práticas de formação continuada de professores/as da Educação Infantil no município de Caetité, Bahia, na perspectiva das Pedagogias da Infância. Essa pesquisa configura-se como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os instrumentos de geração dos dados incluíram o levantamento bibliográfico de pesquisas que abordaram a temática de formação de professores e Pedagogias da Infância na Educação Infantil na Bahia; a análise dos documentos nacionais e regionais que tratam da formação de professores/as da Educação Infantil; observação participante e análise da documentação pedagógica produzida pelos/as professores/as de Educação Infantil acerca da formação continuada ofertada pelo município, bem como da Revista de Educação Caetité – NEAF. A pesquisa evidenciou a emergência de Pedagogias da Infância como fundamento de formação de professores/as da Educação Infantil no contexto de práticas do município. Os pressupostos dessas pedagogias presentes no contexto de práticas formativas são: vida cotidiana, escuta, protagonismo infantil, planejamento com intencionalidade, documentação pedagógica, múltiplas linguagens, estética do ambiente, pesquisa do cotidiano, formação estética, cultura local, saberes e culturas da infância, narrativas do cotidiano, contextos de experiência e aprendizagem coletiva. Por outro lado, a pesquisa evidencia ausências, mostrando que, embora o município tenha se preocupado com a formação específica dos professores/as dessa etapa da Educação Básica, ainda precisa realizar concurso público para a garantia da atuação de profissionais com formação inicial mínima em Pedagogia para atuarem nessa etapa da educação básica e integrar o quadro funcional docente na formação continuada. Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de professores. Pedagogias da Infância.
- ItemCultura escrita na educação infantil: uma análise contrastiva entre programas e práticas(2023-07-07) Brito, Milena de Sousa; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Prado, Jany RodriguesO trabalho com a escrita na Educação Infantil tem sido comumente ligado a práticas escolarizantes, antecipatórias do ensino fundamental. Por outro lado, o discurso construído pelos documentos que orientam a Educação Infantil atualmente, como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apontam caminhos para um trabalho que assegure práticas que garantam a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental (BRASIL, 2010). No ano de 2020, foi publicado o Edital nº 2/2020 do Plano Nacional do Livro Didático, que inclui pela primeira vez, a etapa da Educação Infantil para o recebimento de livros didáticos. Desta maneira, é passível de investigação se esses materiais respeitam as individualidades, os modos de ser, os locais em que vivem, a cultura, e principalmente os documentos orientadores da etapa. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho teve como objetivo geral compreender de que modo a cultura escrita é abordada no Edital nº 02/2020 do PNLD (2022) a partir de uma análise contrastiva com as práticas educativas observadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do Proinfância, no município de Guanambi-BA, que não aderiu a esse Edital. A observação nesta EMEI foi feita a partir da experiência como residente no Programa de Residência Pedagógica em Pedagogias e culturas da infância na Educação Infantil, desenvolvido pela UNEB – Campus XII. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP da Universidade do Estado da Bahia em março de 2022 e é de abordagem qualitativa. Os instrumentos de geração dos dados incluem uma análise dos documentos nacionais e regionais da Educação Infantil; levantamento bibliográfico de pesquisas que abordaram a temática do Edital nº2/2020 do PNLD (2022), sobre o uso de livros didáticos na Educação Infantil e a cultura escrita. Foi realizada também duas entrevistas com uma professora da EMEI na qual foi realizada a pesquisa e a observação participante durante dez dias, entre os meses de maio a junho, em uma turma de crianças com faixa-etárias entre 36 a 48 meses de vida. Os dados da observação foram registrados em diário de campo, fotografias e vídeos. Por fim, foi feita a análise das respostas dadas por coordenadores e secretários da Educação Infantil de 36 municípios da Bahia ao questionário aplicado na pesquisa do Observatório da Infância e Educação Infantil no primeiro semestre de 2023. A pesquisa evidenciou como as práticas com a cultura escrita são imprescindíveis com as crianças da Educação Infantil, em um trabalho que deve ser desenvolvido cotidianamente como um direito das crianças. Sendo assim, a cultura escrita deve integrar a brincadeira e as atividades cotidianas de forma que faça sentido para as crianças e que parta dos seus interesses. Para além disso, o trabalho ratifica como a literatura infantil, oral e escrita, integram as condições fundamentais para aproximar as crianças das culturas do escrito, em um ambiente que possibilite estas relações pelas crianças, a partir de uma intencionalidade pedagógica.
- ItemFotografia como narrativa: um estudo do acervo da professora Alice Meirelles Reis (1923-1935)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Silva, Eduarda Arruda; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Carneiro, Giane Araujo Pimentel; Prado, Jany RodriguesO presente estudo tem por objetivo analisar o acervo de fotografias da professora Alice Meirelles Reis, produzidas entre 1923 e 1935, contexto de emergência da pré-escola paulistana, e compreender como esses registros se constituem em narrativa de uma pedagogia da infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada nos princípios de Minayo (2007) e na abordagem da fotografia como fonte de análise proposta por Bauer e Gaskell (2015). As fontes documentais utilizadas na pesquisa fazem parte do acervo doado pela professora Alice Meirelles Reis ao Museu da Educação e do Brinquedo – MEB, na Universidade de São Paulo – USP, acessados por meio de visita técnica, além de registros pertencentes ao meu acervo pessoal. Os estudos da história da Educação Infantil, da infância e da pedagogia da infância são tomados como referência neste trabalho. Além disso, os estudos da fotografia como documento e memória, bem como as contribuições das pesquisas desenvolvidas no Observatório da Infância e Educação Infantil da UNEB sobre as narrativas do cotidiano (Silva; Almeida, 2024) contribuem para a compreensão da fotografia e sua relação com a educação e a pedagogia com crianças. As fotografias analisadas foram agrupadas em torno de três grandes princípios: as crianças como protagonistas da ação, a educação integral das crianças e a diversidade de contextos de experiência. Essa análise concentra-se na importância da fotografia no contexto da Educação Infantil, defendendo-a como um instrumento relevante de registro para construção da memória da infância das crianças e da autoria docente. Por fim, percebe-se que a fotografia é um documento necessário, que pode revelar diversas informações sociais, culturais e contextuais. Por meio das fotografias analisadas como fonte histórica, foi possível conhecer práticas pedagógicas no Jardim de Infância que valorizam o ser criança na integralidade e as múltiplas infâncias vivenciadas no ambiente escolar. Os contextos diversos vividos pelas crianças, registrados pela fotografia, narram uma pedagogia que leva em conta a organização dos espaços, os materiais, o planejamento e a ação pedagógica, revelando princípios da prática naquele contexto histórico que podem inspirar, ainda hoje.