Licenciatura em Pedagogia - DEDC12
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC12 por Orientador "Silva, Adelson Ferreira da"
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- ItemA educação sob influência dos Organismos Multilaterais: uma análise a partir de fontes documentais(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-23) Oliveira, Danilo Lopes de; Silva, Adelson Ferreira da; Silva, Josias Benevides da; Silva, Elenice de Brito TeixeiraO presente estudo é o resultado da pesquisa de iniciação científica realizada no período 2023 2024, com o subprojeto - PEDAGOGIA E FONTES DOCUMENTAIS: os organismos multilaterais como indutores de tendência da formação de professores (as) no século XXI -. Procura responder a seguinte questão: Que determinações foram impostas à educação no século XXI, tendo em vista a sua inserção em um contexto de transformações planejadas pela globalização, pela influência do pensamento pós-moderno e dos organismos multilaterais? O objetivo geral visa analisar o efeito epistêmico do pensamento pós-moderno no conhecimento pedagógico e no contexto de sua produção, por meio da pesquisa em documentos oficiais de organismos multilaterais como a UNESCO, OCDE, e BANCO MUNDIAL. Parte do pressuposto de que a educação do século XXI tem sido uma alavanca para o crescimento econômico, por conta disso é alvo de interesse destes organismos, os quais, por meio de agendas e documentos, recomendam ações que corroboram para flexibilização e adaptação dos sistemas educacionais às demandas do mercado. Neste contexto, as determinações do neoliberalismo na educação se manifestam por meio da mercantilização do ensino, da valorização da eficiência e da produtividade. A pós-modernidade, por sua vez, tem contribuído para a fragmentação e relativização do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que foram utilizadas como técnicas de pesquisa a análise documental e a revisão bibliográfica (Gil, 2002). O referencial teórico contempla autores como: Bauman (2000); Franco (2000); Freire (2000, 2005); Harvey (2012); Jamerson (1985, 1997); Laval (2004); Libâneo (1985); Lyotard (2009); Pimenta (2000); Saviani (2009, 2013); Teixeira (1994). Os resultados revelam que a educação tem passado por diversas reformas que, frequentemente, deixam a democratização e a qualidade do ensino em segundo plano. Muitas dessas mudanças seguem uma lógica neoliberal e são influenciadas por organismos multilaterais. Entre as principais características desse modelo estão a privatização do ensino, a financeirização da educação e a prevalência do capital sobre aspectos sociais e pedagógicos. Essas transformações impactam diretamente a estrutura educacional, favorecendo uma abordagem mais mercadológica, reduzindo o caráter público da educação.
- ItemPensamento pós-moderno e racionalidade neoliberal: implicações nas Diretrizes Curriculares para a formação de professores no século XXI(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Trindade, Lucas Tarcísio Rodrigues da; Silva, Adelson Ferreira da; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Silva, Josias Benevides daO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) resultou de uma pesquisa iniciada no Programa de Iniciação Científica (IC), no ano de 2023, por meio da linha de pesquisa: Sistemas filosóficos, Ciência da Educação e processos formativos. Os resultados da pesquisa foram apresentados na jornada de iniciação científica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 2024. Após esta data, diante do extenso volume de dados, iniciamos a conversibilidade do IC ao formato de Trabalho de conclusão de curso (TCC). O trabalho tem como objetivo identificar possíveis implicações do pensamento pós-moderno na definição dos referenciais normativos da formação inicial de professores no século XXI, no Brasil, tomando como objeto as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores, instituídas por meio das seguintes resoluções: CNE/CP nº 1/2002, CNE/CP nº 1/2006, CNE/CP nº 2/2015, CNE/CP nº 2/2019 e CNE/CP Nº 4, de 29 de maio de 2024, considerando a hipótese de uma possível aliança com os ditames da racionalidade neoliberal. Trata-se de pesquisa qualitativa cuja metodologia foi desenvolvida em três etapas: a primeira organizou por ordem cronológica, todas as diretrizes promulgadas para a formação inicial de professores no século XXI. Determinada a fonte documental, seguiu-se a análise dos documentos, buscando encontrar as principais categorias analítico-temáticas. A segunda etapa, pesquisa bibliográfica, ocorreu por meio da investigação teórico-conceitual e epistemológica, tendo como fonte alguns dos referenciais do pensamento pós-moderno, procurando identificar os discursos hegemônicos, padrões ideológicos e possíveis contrassensos e/ou divergências com as tendências crítico-progressistas da educação, no Brasil. Dentre os autores da crítica pós-moderna, que foram usados destaca-se: Bauman (1998), Harvey (2016), Latour (2013), Lyotard (2018) e Vattimo (1996). A terceira etapa, pesquisa bibliográfica, foi por meio da investigação teórico-conceitual e epistemológica, tendo como fonte alguns dos referenciais do pensamento neoliberal. Cabe destacar os seguintes autores que discutem a temática: Ball (2010), Dardot e Laval (2016), Harvey (2014), Libâneo (2014) e Silva (2022). O trabalho aponta para a necessidade de uma posição crítica diante do alcance dos discursos hegemônicos implicados nos documentos prescritivos que regem a formação de professores no Brasil. Constata-se também, que os marcos normativos têm sofrido fortes determinações da condição pós-moderna e da racionalidade neoliberal.