Licenciatura em Pedagogia - DEDC12
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC12 por Orientador "Marques, Tatyanne Gomes"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Educação do Campo e o uso do material didático: uma análise a partir do livro do programa Prosseguir no município de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Teixeira, Larissa de Almeida Oliveira; Dias, Valdinéia Xavier; Marques, Tatyanne Gomes; Baleeiro, Leidjane Fernandes; Silva, Priscila Teixeira daEste trabalho teve como objetivo analisar como a Educação do Campo é tratada no material didático do Programa ProsSeguir, adotado em uma escola do campo no município de Guanambi-BA. Buscou-se compreender de que forma o conteúdo apresentado favorece ou restringe o fortalecimento da identidade camponesa, considerando o caráter histórico, social e cultural de cada indivíduo do campo. O estudo adotou uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, utilizando como método principal a análise documental, com foco exclusivo no material didático do Programa ProsSeguir. Os resultados indicaram que o material, em alguns aspectos, contempla elementos relevantes da realidade local, como em determinados textos que retratam a vida no meio rural; contudo, ainda carece de uma abordagem mais abrangente, representativa e crítica sobre as lutas, saberes e práticas dos camponeses. Portanto, é crucial refletir sobre a Educação do Campo e o papel do material didático no fomento a uma educação que valorize as particularidades, especificidades e resistências dos povos do campo.
- Item“Eu já tive essa percepção, poucos estudantes negros são convidados para ic”: percepções de estudantes do dedc XII/UNEB sobre a presença/ausência de negros/as na iniciação científica(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Martins, Micaele Lima; Marques, Tatyanne Gomes; Avelar, Laís da Silva; Santos, Jamile Pereira PimentelEsta pesquisa resulta da minha inserção no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no qual estive pesquisando a temática “A Iniciação Científica no DEDC XII/UNEB é lugar de negros/as? Percepções de estudantes negros/as e não negros/as do DEDC XII”. E tem como objetivo geral realizar uma análise das percepções dos/as estudantes sobre a presença/ausência de negros/as na Iniciação Científica. A base teórica utilizada neste trabalho foi fundamentada por autores e autoras, a exemplo de Canaan (2012); Marques (2019); Portes e Silva (2011) Gomes (2012), (2005), (2021); Jesus (2021), Munanga (1999), dentre outros/as. O universo escolhido para a realização da pesquisa foi o Departamento de Educação do Campus XII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, localizado no município de Guanambi, na região denominada de Território de Identidade Sertão Produtivo. No que tange aos caminhos metodológicos, optamos por utilizar como abordagem a pesquisa de natureza qualitativa. O delineamento adotado na pesquisa foi a de campo e, por ser um estudo inicial sobre as percepções dos sujeitos, configura-se como exploratória. Para a coleta dos dados, utilizamos como recurso o uso de entrevistas semiestruturadas. Quanto aos resultados, no contexto apresentado, as análises acerca das percepções dos/as estudantes do DEDC XII, em um ciclo de três anos, indicam que ainda há uma sub-representação dos/as pretos/as nos projetos de IC que, por sua vez, estão aquém da proporção dos estudantes que acessam a Iniciação Científica. A partir da avaliação dos três editais, verifica-se, por um lado, que a adoção de Ações Afirmativas tem se mostrado exitosa, possibilitando que haja uma maior presença de negros/as na IC. Por outro, referente à presença de pretos/as, ainda há uma sub-representação nos projetos de pesquisa. Em face disso, tais desigualdades, tanto sociais quanto raciais, causam enormes impactos na vida dos/as negros/as, sobretudo, dos/as pretos/as, pois demarcam e limitam a ascensão destes a outros âmbitos, níveis, lugares e papeis de poder da sociedade. É indispensável problematizarmos qual/ais são os lugares, de fato, que os/as negros/as estão e podem ocupar em nossa sociedade, sem precisarem estar lutando, reivindicando por direitos que já são garantidos por lei.
- ItemO fechamento da Escola Miguel Gomes no Morro do Mosquito em Candiba – Bahia: Vozes do povo da comunidade(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-21) Rocha, Evanilza da Silva; Marques, Tatyanne Gomes; Oliveira, Sandra Alves; Reis, Sônia Maria de OliveiraA pesquisa que deu origem a este trabalho teve o propósito de analisar o fechamento da Escola Miguel Gomes na comunidade Morro do Mosquito em Candiba – Bahia. Para isso, a metodologia foi pautada na escuta do povo da comunidade e de professores/as que atuaram na referida escola. Os dados mostram que a escola era próxima do povo da comunidade e que o povo do local tinha uma relação de proximidade com as professoras e os professores. O fechamento da escola foi visto como uma grande perda.