Bacharelado em Administração - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Administração - DCH5 por Orientador "Santos , Daisy Lima de Souza"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Importância do marketing como ferramenta estratégica em uma organização social: um olhar para o observatório social do Brasil no município de Santo Antônio de Jesus/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-18) Santana , Frícia Anunciação; Santos , Daisy Lima de Souza; Frisch , Maria Madalena da Silva; Menezes , Nívia MartinsEsta monografia demonstrou a importância do marketing como ferramenta estratégica a partir da organização social: o Observatório Social do Brasil, no município de Santo Antônio de JesusBa. Neste sentido, este trabalho se propôs a responder o seguinte questionamento: quais são as estratégias de marketing utilizadas pelo Observatório Social do Brasil? Tendo como objetivo compreender de que forma o Observatório Social utiliza as estratégias do marketing na rede social Instagram. Vale salientar, que esta pesquisa é de caráter exploratório e qualitativo, quanto aos objetivos, é um estudo de caso. Foi feita uma análise dos conteúdos coletados e uma leitura dos dados qualitativos e quantitativos à luz das ações de marketing. Para obter os dados dessa pesquisa, foram observadas publicações no Instagram, utilizados para a divulgação dos serviços desenvolvidos pelo Observatório Social de Santo Antônio de Jesus-Ba e ainda foi realizada pesquisa de campo, utilizando-se como instrumento o método entrevista semiestruturada. Conclui-se que a instituição tem um departamento de marketing, mas não tem um profissional capacitado para a área. Desta maneira, entende-se o motivo da sua invisibilidade no município em estudo.
- ItemPolíticas de gestão de pessoas e sua influência no cumprimento dos objetivos organizacionais(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Reis, Mariangela Nascimento; Santos , Daisy Lima de Souza; Silva, Rodrigo Luduvice daTendo em vista que não é suficiente uma organização possuir somente objetivos definidos, mas também saber como direcionar os colaboradores para tais finalidades. Pesquisa-se sobre as políticas de gestão de pessoas, de modo a investigar a influência das Políticas de Gestão de Pessoas no cumprimento dos objetivos organizacionais. Para tanto é necessário identificar quais as políticas de Gestão de pessoas utilizadas na organização, descrever como os resultados das políticas de gestão de pessoas são alcançados e verificar como os profissionais se sentem em relação aos objetivos organizacionais. Realizou-se então uma pesquisa de natureza qualitativa-quantitativa com característica descritiva em duas empresas do ramo da saúde, utilizando-se questionários online por meio da ferramenta google forms para a coleta de dados. Diante disso, verifica-se que as políticas alteram o comportamento, ambiente, satisfação dos colaboradores e consequentemente o trabalho realizado por eles, pois se não lhes forem dadas as devidas condições de trabalho e tratamento, bem como integrar os colaboradores e difundir os objetivos, essas metas organizacionais jamais serão alcançadas. Foram identificadas na organização as políticas de envolvimento, Treinamento e Desenvolvimento, Condições de Trabalho e Recompensa, e verificou-se que os profissionais têm um sentimento positivo em relação aos objetivos organizacionais. Desta forma os resultados apontaram que as políticas de gestão de pessoas e Objetivos organizacionais, é um complementar ao outro, pois são necessários objetivos claros e definidos para que as políticas possam alcança-los.
- ItemRelação entre alfabetização financeira e qualidade de vida: um estudo da realidade dos discentes, docentes e técnicos da Uneb Campus V(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-11) Passos , Igor Nunes; Santos , Daisy Lima de Souza; Ribeiro , Mariana Almeida; Menezes, Nívia MartinsA alfabetização financeira é uma competência essencial em um mundo cada vez mais complexo, onde as decisões financeiras impactam não apenas a estabilidade econômica, mas também a qualidade de vida em sua totalidade. Nas últimas décadas, tem havido um aumento na conscientização sobre a importância da educação financeira em nível global. Isso se deve em grande parte às mudanças no cenário econômico, que exigem que indivíduos tomem decisões financeiras informadas para garantir seu bem-estar financeiro a longo prazo. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a relação entre alfabetização financeira e qualidade de vida dos discentes, docentes e técnicos da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, campus V. Esse estudo buscou examinar como o conhecimento e as habilidades financeiras impactam o bem-estar individual e coletivo dentro da comunidade acadêmica. O método utilizado envolveu a caracterização de cunho descritivo, com abordagens qualitativa e quantitativa para a coleta dos dados. Por meio de estudo de caso, buscou-se entender e caracterizar os estudantes universitários, docentes e técnicos de uma universidade do recôncavo baiano. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário estruturado, aplicado de forma online em um período de 28 dias. No que diz respeito a alfabetização financeira e qualidade de vida, os resultados indicam que a alfabetização financeira exerce influência importante na qualidade de vida das pessoas. Além disso, os estudos mostram que saber como administrar as finanças pessoais têm um impacto na saúde mental e no bem-estar geral de uma pessoa.