Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) Profissional em Letras (Profletras)
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O Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação stricto sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa em todo o território nacional. O Profletras do DCH V da UNEB prevê o cumprimento de 480 horas, incluindo-se aí as 60 horas institucionalizadas para o trabalho de conclusão de curso, em um prazo de dois anos.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) Profissional em Letras (Profletras) por Orientador "Silva, Rosemere Ferreira da"
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- ItemA voz da resistência em contos da obra O tapete voador, de Cristiane Sobral: um incentivo à leitura literária afro-brasileira no ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-31) Pita, Edna Arruda; Silva, Rosemere Ferreira da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Silva, Naiane Vieira dos ReisDiante da baixa proficiência em Língua Portuguesa e da ausência de um trabalho efetivo com a literatura, este estudo utiliza contos afro-brasileiros de autoria feminina para ampliar o repertório literário e fortalecer a educação antirracista. Esta pesquisa buscou compreender como a leitura de contos afro-brasileiros, selecionados da obra O Tapete Voador, de Cristiane Sobral, contribui para o letramento literário e a promoção da diversidade na Educação Básica, seguindo as orientações normativas. A intervenção realizada constituiu-se de uma “Rota Literária” com contos afro-brasileiros e foi aplicado em uma escola pública na cidade de Valença, Bahia. Este estudo respaldou-se em referenciais teóricos que discutem o papel da literatura na formação humana e crítica. Candido (2011) e Compagnon (2003) destacam o papel da leitura literária no autoconhecimento e na compreensão do outro, enquanto Freire (2011a, 2011b, 2014) orienta práticas pedagógicas voltadas à autonomia e libertação. A leitura e o letramento literário são abordados por Antunes (2009), Zilberman (2008), Lajolo (2001), Abreu (2006) e Fleck (2019), além da problematização do letramento em Soares (2006), Cosson (2018) e Street (2014). O estudo também dialoga com críticas aos estereótipos na literatura brasileira de Dalcastagnè (2005), a abordagem social e filosófica do racismo e da figura do racista, respectivamente, em Diangelo (2018) e Gordon (2023); e a discussão sobre o epistemicídio do povo negro por Nascimento (2016), Ribeiro (2009) e Adichie (2019). O estudo se fundamenta em Gomes (2007) para a educação antirracista, em Duarte (2010) e Souza (2006) para a literatura afro-brasileira e crítica literária, e em Silva (2017) para a relação entre o literário e o existencial, entre outros. Além disso, dialoga com normativas como a Constituição Federal (1988), a Lei n.º 9.394/1996), a Lei n.º 10.639/2003 (atualizada pela Lei n.º 11.645/2008) e a BNCC (Brasil, 2018), essenciais para um ensino literário crítico, voltado à formação cidadã e ao desenvolvimento da leitura e da escrita. No âmbito desta investigação, o projeto de intervenção pedagógica resultou na produção do seminário temático “Café e prosa literária com contos afro-brasileiros da obra O tapete voador”, de Cristiane Sobral, na contação de contos por meio de QR Code e na exposição das produções literárias em painel. Os resultados da pesquisa evidenciaram a eficácia da literatura como instrumento para incentivar o hábito da leitura e consolidar práticas educativas comprometidas com a promoção de uma educação antirracista e emancipatória.
- ItemLiteratura e letramento literário: a experiência do feminino nos contos de autoria indígena nas aulas de Língua Portuguesa.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-31) Borges , Carla Rosângela Silva; Silva, Rosemere Ferreira da; Neto, João Evangelista do Nascimento; Ferreira , Lígia dos SantosO presente trabalho tem como objetivo incentivar à formação leitora crítica dos discentes do 8º C da Escola Municipal Alzira Bela Brandão-Ipirá-Ba, por meio da apresentação de um caderno pedagógico, com enfoque na leitura de contos indígenas de autoria feminina, buscando estimular reflexão crítica sobre a temática indígena e suas contribuições para a formação identitária étnica brasileira, bem como desmitificar as concepções estereotipadas a respeito das comunidades indígenas propagadas por várias gerações. Dessa forma, cumpre requisitos da Lei 10.639/2003, atualizada pela Lei 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da História e Cultura AfroBrasileira e Indígena na Educação Básica, revisando os currículos escolares e as práticas pedagógicas, na tentativa de romper com o silêncio das vozes indígenas invisibilizadas na historiografia oficial. O projeto intitulado Literatura e letramento literário: a experiência do feminino nos contos de autoria indígena nas aulas de Língua Portuguesa traz à seara literária a discussão sobre a temática indígena, elaborada a partir de um projeto específico para o Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS. As sequências didáticas elaboradas no caderno pedagógico visam proporcionar a inclusão metodológica da temática nas aulas de língua portuguesa, chamando atenção dos docentes para uma abordagem mais consciente sobre a literatura indígena. Esta pesquisa é fundamentada em referências teóricas no campo da crítica literária de Candido (2011), Compagnon (2003), Thiél (2012), na filosofia de Ailton Krenak (2020-2021), Freire (1987- 2019) e Frantz Fanon (2008), na antropologia de Ribeiro(2015), Almeida (2010), no letramento literário, a partir de Antunes (2009), Lajolo (2008)), Dalcastagnè (2005), Cosson (2006-2014), Abreu (2006), Paiva (2007), Silva (2021) e na literatura indígena brasileira, com base em Graúna (2013), Jekupé (2009), Cruz ( 2014), Potiguara (2014), Minápoty (2012), Kambeba (2018) e Munduruku (2018). São consideradas, como documentos fundamentais nesta dissertação, a LDB 9.394/1996 e as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que regem o ensino brasileiro nacional e legitimam a inclusão da temática indígena em todas as etapas da Educação Básica. Os contos indígenas de autoria feminina são identificados no resultado da pesquisa como um instrumento relevante para a formação leitora porque promovem uma discussão sobre o relevante papel da mulher indígena na sociedade e da mulher, de uma maneira geral, no contexto social brasileiro.
- ItemPoesia Afro-brasileira e “escrevivência” na educação básica: uma proposta para o letramento literário e emancipação humanístico-social(Universidade do Estado da Bahia, 2021-03-25) Souza, Ruancela Oliveira dos Santos; Silva, Rosemere Ferreira da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Ferreira, Ligia dos SantosO êxito no desenvolvimento de habilidades e competências ligadas à leitura literária e à escrita é, ainda, um desafio para a educação brasileira e isso aponta lacunas no processo de letramento literário que acontece nas escolas. Essas lacunas encerram, também, em si, a problemática de uma abordagem insatisfatória da diversidade étnico-racial e cultural do país. Esse negligenciamento histórico das idiossincrasias da população negra na ambiência escolar é discutido neste trabalho, bem como investigado, através da análise da relação dessa realidade com as práticas de estudo literário de uma turma de estudantes da Educação Básica de uma escola pública, situada no município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Constatada a necessidade de aproximação e envolvimento do público educando com a Literatura Afro brasileira, esta dissertação apresenta, através da construção de um caderno pedagógico, intitulado de A “escrevivência” no ensino de literatura: um circuito de aprendizagens com o texto literário afro-brasileiro, variadas sugestões de trabalho que a inserem, de maneira criativa, no rol de estudos da Educação Básica. As atividades propostas relacionam-se à leitura de poemas da coletânea Poemas da recordação e outros movimentos (2017), da escritora Conceição Evaristo, sendo orientadas pela perspectiva da “escrevivência”, conforme postulada pela escritora. A sequência de atividades busca promover o letramento literário, associado à emancipação humanístico-social pela positivação da autoimagem dos educandos. Nesse processo de ensino-aprendizagem que atenta para as vivências e práticas sociais dos educandos, a percepção de tensões, historicamente geradas, que interferem na vivência da população negra no Brasil e a relação dessas vivências com a obra da escritora Conceição Evaristo engendram um percurso de formação de sujeitos críticos e transformadores da realidade social. Nesse movimento, a utilização da palavra, exercitada a partir da produção literária autoral de suas próprias escrevivências, servirá aos educandos como forma de expressão crítica no mundo. Para o desenvolvimento deste trabalho, algumas referências foram fundamentais, tais como Street (2014); Candido (2006; 2017); Cosson (2012); Cortês (2018); Santos (2018); Souza (2006; 2019); Silva (2017); Sousa (2017); Gomes (2010); Evaristo (2007); Fanon (2008); Freire (1987); Hall (2014; 2016); Pollak (1992); Arroyo (2014), Moran (2018); Bacich, Neto e Trevisani (2015), Munanga (2005); Duarte (2010). Com essas bases teóricas, foi possível pensar as relações étnico-raciais associadas ao ensino de literatura e traçar propostas para um letramento literário pautado na “escrevivência” afro-brasileira.
- ItemQuando a palavra rasga o silêncio: uma proposta de formação crítica por meio de crônicas afro-brasileiras(Universidade do Estado da Bahia, 2021-03-24) Santos, Roquenéa das Neves; Silva, Rosemere Ferreira da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Ferreira, Ligia dos SantosO texto literário proporciona ao indivíduo satisfação das necessidades humanas no que diz respeito a práticas sociais e visões de mundo. Sendo assim, a escola deve ser responsável em promover o letramento literário, desenvolvendo de forma intensa habilidades de leitura e escrita, através de vozes diversas. Dessa forma, a proposta de construir um caderno pedagógico visa auxiliar os professores da Educação Básica, no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, por meio de crônicas afro brasileiras, tendo como pilar norteador os saberes identitários, políticos e estético-corpóreo, construídos pela comunidade negra e pelo Movimento Negro. Tais saberes resultaram em ações afirmativas orientadas pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que determinaram discussões sobre as questões étnico-raciais dentro das instituições de ensino, que além de contribuir para o fortalecimento da identidade étnico-racial dos/as educandos/as e dar maior visibilidade para as questões da negritude, exigem do indivíduo ação política de combate ao racismo. Esses saberes rompem com o pensamento hegemônico e passam a perceber outras formas de existir na sociedade, retirando também a mulher negra da invisibilidade. As crônicas afro-brasileiras surgem então, como ferramentas importantes para debater as relações étnico-raciais, pois retratam o cotidiano pelo qual muitos desses jovens estão inseridos. Nesse propósito, pretende-se através desta proposta, o estudo dos livros #Parem de nos Matar! e O homem azul do deserto, da cronista Cidinha da Silva. Em sua obra, a escritora alerta para o genocídio da população negra, mostra como o corpo negro tem sido alvo de todas as formas de violências e denuncia o racismo presente na sociedade. Sendo assim, seguindo concepções teóricas de letramento e literatura, tendo como autores basilares Candido (2011), Soares (2008), Silva (2014), Duarte (2008), Fanon (2008), Hall (2014), Almeida (2019), Ribeiro (2019), Hooks (2019), Davis (2016) e Carneiro (2011). Além disso, o trabalho propõe práticas de letramento diferenciadas, criativas e que verdadeiramente provoquem mudanças significativas nas habilidades de leitura, escrita e compreensão textual nas aulas de língua portuguesa, a partir da introdução da temática racial na formação literária dos educandos da Educação Básica
- Item“Tempo de aprender”: letramento literário e prática social nas aulas de língua portuguesa dos(as) educandos(as) da EJA(2023-03-26) Silva, Naiara Peixoto da; Silva, Rosemere Ferreira da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Silva, Naiane Vieira dos ReisA presente dissertação, intitulada “Tempo de aprender”: letramento literário e prática social nas aulas de língua portuguesa dos(as) educando(as) da EJA, é o resultado de estudos, reflexões críticas e diálogos desenvolvidos no Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus V, e se apresenta como um recurso pedagógico para o desenvolvimento das habilidades de leitura literária e escrita dos (as) educandos (as) do Tempo de Aprender do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. Através de ações planejadas, propõe-se o estímulo à formação leitora dos estudantes do Tempo de Aprender, a partir de um caderno pedagógico, que constitui parte desta produção, com ênfase no letramento literário. Respaldado nos contos “Saura Benevides Amarantino”, “Mirtes Aparecida da Luz”, “Adelha Santana Limoeiro”, “Líbia Moirã” e “Shirley Paixão”, os quais fazem parte da obra Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo, pretende-se assegurar o aprimoramento da discussão étnico-racial, com base no exercício de atividades orais e escritas centralizadas pelo texto literário afro-brasileiro. Sendo assim, programa-se demonstrar a aplicabilidade do texto literário para a compreensão das narrativas femininas negras, consequentemente, para a ampliação da visão de mundo dos (as) educandos (as) enquanto leitores (as) críticos (as), aptos (as) a intervirem socialmente por meio da abordagem oral e/ou escrita de maneira eficaz e consciente de seu papel cidadão. Nesse sentido, esta produção apresenta sequências didáticas pensadas, ainda, com o intuito de que educadores (as) que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – modalidade Tempo de Aprender tenham a oportunidade de consultá-las e aplicá-las em outros contextos educacionais. O caderno pedagógico consiste no resultado de um produto apresentado ao Programa de Mestrado Profissional de Letras (PROFLETRAS), do Campus V, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Esta pesquisa fundamenta-se em referências teóricas no campo da crítica literária de Candido (2011) e Freire (1987-2019), do letramento literário Cosson (2006-2014), da leitura literária Dalcastagnè (2005) e Abreu (2006), da teoria do conto Cortazar (2006), Gotlib (1990), Maria (2004) e da literatura afro-brasileira de Carneiro (2011), Gomes (2010), Duarte (2011;2022), Evaristo (2020), Gonzalez (2020), Souza (2021), Silva (2017) e Almeida (2019). Na discussão apresentada foi considerado também o documento oficial organizador curricular da Educação de Jovens e Adultos que rege a oferta do ensino do Tempo de Aprender – Nível Fundamental.