Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1 por Orientador "Reis, Rosana Santana dos"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA capoeira dos grupos localizados no Centro Histórico de Salvador, sua relação com os turistas e os impactos socioeconômicos e culturais para a tradição da capoeiragem(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-25) Silva, Bruno Santos da; Fernandes, Sarai Ondina; Reis, Rosana Santana dos; Avena, Biagio Mauricio; Santos, Tadeu Bello dos; Sá, . Natalia Silva Coimbra deA presente monografia analisa até que ponto os grupos de capoeira localizados no Centro Histórico de Salvador são impactados socioeconômico e culturalmente a partir do contato com os turistas que vêm à cidade inspirados pelo aprendizado da capoeira. A capoeira vem, ao longo dos anos, se expandido e atingindo uma série de praticantes espalhados pelo mundo; o que pode gerar uma preocupação a respeito da modificação da tradição, fazendo com que a prática se torne mal utilizada podendo se descaracterizar ou até mesmo levar à extinção dos fundamentos e da originalidade da capoeira. O objetivo geral da pesquisa é produzir conhecimento sobre de que forma os impactos gerados pela expansão da Capoeira afeta ou pode afetar os grupos localizados no Centro Histórico de Salvador e a tradição da capoeiragem. A análise da pesquisa ocorreu por meio das observações feitas pelos pesquisadores aos grupos que aceitaram contribuir com informações, respondendo a entrevistas feitas com mestres e questionários aplicados aos capoeiristas dos grupos e aos turistas capoeiristas. O estudo é embasado mediante a utilização de pesquisa bibliográfica, documental e observação participante com registro em caderno de campo que possibilitaram o entendimento da relação entre a capoeira dos grupos e o turismo, bem como a identificação dos impactos socioeconômicos e culturais que surgem por meio dessa relação. Contudo, o que se tenta demonstrar com a conclusão desse trabalho, é que qualquer arte ou tradição que entra em contato com o novo, tende a se modificar. Os participantes da mesma são os maiores responsáveis pela permissão da modificação, mas, por outro lado, também são os que em consenso e união, podem garantir sua preservação.
- ItemA hospitalidade como instrumento de humanização dos hospitais: o caso do Hospital da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-10) Dias , Maria Jerusa de Jesus; Reis, Rosana Santana dos; Muniz, Moema de Souza Silva; Cypriano, Carlos Alex de CantuáriaNa busca pela humanização dos serviços, as instituições de saúde se revestem dos atributos da hospitalidade praticadas na hotelaria tradicional. A humanização é uma forma de tornar os serviços diferenciados, oferecendo aos clientes um ambiente mais confortável e seguro. Tomando por base a similaridade do hotel com o hospital, os gestores deste investem nas estruturas arquitetônicas, em tecnologia e nos recursos humanos para desmitificar a impressão pavorosa que se tem de um hospital. O paciente passa a ser tratado como um cliente, participando e decidindo sobre o seu tratamento. A hotelaria hospitalar é então, um conjunto de atividades, serviços e equipamentos que contribuem para que o ambiente do hospital se torne mais humanizado e com serviços de qualidade. O objetivo desse trabalho é verificar quais são os atributos da hospitalidade que contribuem para a humanização dos serviços oferecidos pelo Hospital da Bahia, através da pesquisa de campo, com observação e aplicação de questionários. Este trabalho contribuirá cientificamente para o desenvolvimento de novas técnicas que permitam a melhoria das instalações físicas e da qualidade dos serviços prestados, melhorando a percepção por parte dos clientes e oferecendo uma nova compreensão de hospitalidade. Considera-se que o Hospital da Bahia reveste-se dos atributos da hotelaria tradicional para oferecer aos clientes um tratamento mais humanizado.
- ItemA influência das condições de trabalho na qualidade de serviço no setor de hospedagem da hotelaria de grande porte de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-18) Bispo , Jorge Eduardo Rocha; Lobo , Maiana de Jesus; Portela , Priscila Santos; Reis, Rosana Santana dos; Avena, Biagio Maurício; Lima, Laerton de AndradeA análise das relações existentes no espaço hoteleiro, bem como as implicações das condições laborais no comportamento dos profissionais e na qualidade dos serviços que eles desenvolvem dentro da empresa, constitui-se uma possibilidade de compreensão da hotelaria contemporânea. Esse trabalho manifesta a intenção de analisar a atividade hoteleira que possui variadas maneiras de se manifestar para o alcance da qualidade nos serviços. Foi escolhido o exemplo de um hotel na cidade de Salvador, onde foi possível perceber que as ações de um hotel que preocupa-se com a qualidade, entre outros fatores, precisam atentar para as condições de trabalho dos seus funcionários, como também para a influência que essas condições exercem direta e indiretamente nos seus serviços.
- ItemBoemia x patrimônio arquitetônico: a influência da boemia no bairro do Rio Vermelho(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-26) Almeida , Maíne Rodrigues de; Reis, Rosana Santana dos; Sá, Natália da Silva Coimbra de; Santos, Tadeu Bello dosO presente trabalho procura mostrar que a boemia, como é tida hoje, pode interferir na valorização do patrimônio arquitetônico no bairro do Rio Vermelho em Salvador. Ao mesmo tempo, a pesquisa vem pontuar outra vertente, que seria a valorização do bairro diante a especulação comercial que acaba por conservar estes mesmos patrimônios. Assim, pretende-se esclarecer a importância dessas edificações como mantenedoras de uma identidade, demonstrando que as construções podem passar a ter papel importante frente aos frequentadores do Rio Vermelho
- ItemEventos técnico-científicos no Fiesta Bahia Hotel e Gran Hotel Stella Maris Urban Resort e Convention um estudo da sua variação no período de 2011 a 2014(Universidade do Estado da Bahia, 2015-11-11) Santos , Fernanda Cruz; Fradique , Mariana Pinto; Reis, Rosana Santana dos; Santos, Tadeu Bello dos; Sá, Natalia Silva Coimbra deO presente trabalho visa analisar os eventos técnico-científicos realizados nos centros de convenções do Fiesta Bahia Hotel e Gran Hotel Stella Maris Urban e Resort e Conventions, verificando se houve uma variação no número de eventos técnico-científicos nesses hotéis entre os anos de 2011 a 2014 na cidade. A partir disso, a pesquisa se utiliza como objeto de estudo os hotéis e busca responder à questão: quais e quantos eventos científicos foram realizados nesses dois hotéis de Salvador no período de 2011 a 2014 e se houve variação na quantidade de eventos desse tipo realizados? A partir do estudo desses casos foi realizada uma pesquisa: pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, cabendo também a pesquisa de campo e, como técnica de pesquisa, foi utilizada a entrevista com os colaboradores das instituições do Salvador Destination, da Saltur, gerente de eventos do Fiesta Bahia Hotel e a gerente do Gran Hotel Stella Maris Urban Resort & Convention, com o objetivo de identificar, quantificar e analisar se houve variação no número de eventos técnico-científicos. O resultado mostrou um equilíbrio no número de eventos realizado no período de 2011 e 2014, apresentando pouca variação, ao longo do período analisado apesar de problemas na captação de eventos para cidade já que o Centro de Convenções esta fechado para reforma. Conclui-se que há um equilíbrio no número de eventos realizados, sendo que é necessário um centro de convenções de grande porte para captar eventos de maior proporção e com uma infraestrutura de excelência para a recepção dos eventos técnico-científicos.
- ItemGovernança, o coração do hotel: estudo de caso do São Salvador Hotéis e Convenções em Salvador/ BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-25) Carvalho , Márcia Regina Pereira de; Reis, Rosana Santana dos; Silva, Emília Maria Salvador; Avena, Biagio MauricioA hotelaria surgiu em paralelo às viagens empreendidas pelo homem objetivando atendê-lo em suas necessidades primordiais de proteção, repouso, segurança, higiene e alimentação. Desse modo, é evidente a importância das hospedagens para a sociedade, pois de certa forma são a extensão ou o substituto temporário da residência que os viajantes utilizam em seus deslocamentos. A hotelaria tem como objetivo fornecer alojamento, que é seu principal papel. Além de um bom atendimento, alimento e segurança o hotel oferece outros serviços para a satisfação e bem-estar do hóspede como os serviços prestados pelo setor de governança, tais como: higiene, arrumação, rouparia e lavanderia. O setor de governança vem consolidando-se cada vez mais, devido a sua relevância no empreendimento hoteleiro. Seu papel já não se resume apenas ao serviço de limpeza do hotel, mas é um dos maiores responsáveis pela garantia da excelência dos serviços oferecidos. Observa-se o papel da governanta como um veículo de motivação e sucesso para que o setor desempenhe suas funções de forma a não causar nenhum descontentamento ao hóspede. A partir desse entendimento, o presente trabalho tem como tema “Governança, o coração do hotel: estudo de caso do São Salvador Hotéis e Convenções em Salvador/BA”. Tem como objetivo geral analisar a importância do setor de Governança do São Salvador Hotéis e Convenções. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho consiste em pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa de campo e visitas in loco nas quais foram realizadas entrevistas estruturadas com o gerente de operações e a governanta do Hotel São Salvador, entrevista com o gerente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH/BA, além da aplicação de questionários com supervisoras de andares, camareiras, roupeiras, funcionários do serviço gerais do Hotel São Salvador. O resultado mostra-se positivo pois conclui-se que os serviços do setor de governança são importantes para a hotelaria, contribuindo para a satisfação dos hóspedes e manutenção das condições de uso das unidades habitacionais.
- ItemHotelaria temática na cidade de Salvador – Bahia: cultura local como fator de atratividade – o caso da Pousada Solar dos Deuses(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-12) Rodrigues, Vitória de Assis; Carletto, Vitor Augusto da Silva; Reis, Rosana Santana dos; Silva, Emília Maria Salvador; Freitas, Jorge Antônio Alardo Rodrigues deO presente estudo se apresenta como uma forma de analisar e apontar a necessidade de um aprofundamento sobre o potencial da hotelaria temática na cidade de Salvador, Bahia. Segue-se inicialmente uma abordagem sobre a história da hotelaria assim como das tipologias dos meios de hospedagem, sendo focadas as que são mais próximas à tipologia escolhida para a análise. Em seguida, são apresentados alguns hotéis presentes no Centro Histórico da cidade de Salvador, Bahia, com o intuito de verificar as características dos hoteis ali localizados. Realiza-se um estudo de caso da pousada Solar dos Deuses, sendo este o lócus do trabalho apresentado. Primeiramente, é mostrada a temática e os elementos que são retirados da cultura local soteropolitana e afro-brasileira da pousada, trazendo consigo alguns detalhes existentes neste meio de hospedagem que possam ser relacionados à cultura da cidade, reforçando a presença desta na tipologia de hotel temático. O presente trabalho tem como intuito checar a influência e a potência de um hotel temático que utiliza a cultura local como fator de atratividade, e, de modo geral, a partir desta checagem, também visualizar a possibilidade de um incentivo para a criação de hotéis temáticos na cidade de Salvador, Bahia, observando-se as opiniões dos hóspedes nos principais sites de pesquisa por hotéis, como Booking, TripAdvisor, Trivago e Google. Este estudo também busca realizar a análise de como os hóspedes percebem e são influenciados a partir da temática existente na pousada e como esta consegue atrair os hóspedes por conta disso. Por fim, são apresentados os resultados visualizados pela dupla de autores, se a cultura pode ser um fator de atratividade para a hotelaria e quais as possibilidades existentes neste método de pensamento para a criação de um hotel temático na cidade.
- ItemLavagem da Igreja de Nossa Senhora da Purificação em Irará- BA: uma perspectiva para o turismo cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2013-07-17) Lima , Leonardo Cerqueira; Oliveira , Marcus Vinícius Maia de; Reis, Rosana Santana dos; Gomes Sobrinho, Lirandina; Bandeira, Ariadna da SilvaO turismo constitui-se como uma atividade multifacetada e, no mundo atual, é responsável pela movimentação da economia de diversas localidades. A cultura e os bens culturais são fatores que revelam a identidade e os costumes de um povo, por isso muitas vezes são promovidos turisticamente com vistas a fomentar o turismo, gerando receitas e contribuindo para a conservação do patrimônio cultural do local. A esse segmento que faz uso da cultura para atrair turistas e proporcioná-los experiências significativas dá-se o nome de turismo cultural, o qual tem crescido consideravelmente. Nesse contexto está inserida a Lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Purificação, um dos grandes expoentes do patrimônio cultural de Irará. O estudo dessa manifestação popular tem como objetivo analisar os aspectos da Lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Purificação no município de Irará como atrativo para o turismo cultural. Foram utilizadas, portanto, os métodos de pesquisa histórico, monográfico, além de pesquisa campo, com aplicação de questionários entre os frequentadores do festejo. No decorrer do trabalho são analisados ainda conceitos e reflexões acerca do turismo, cultura e manifestações culturais, bem como aspectos relevantes do município e da festa. Ao final, depreende-se que a Lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Purificação tem potencial para se configurar como atrativo para o turismo cultural em Irará, no entanto, mudanças em alguns setores são necessárias para que a mesma possa ser utilizada pela atividade turística, melhorando a economia da cidade e mantendo a tradição da cultura iraraense.
- ItemMuito mais além do Carmo(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-16) Guimarães, Gisele da Silva; Reis, Rosana Santana dos; Bina, Eliane Dourado; Barbosa, Antônia ReisA globalização e a massificação fazem com que as pessoas procurem conhecer as particularidades dos grupos sociais. O turismo e a cultura estão inter-relacionados, já que o primeiro utiliza o segundo como recurso para a sua realização. Neste contexto o turismo cultural é um segmento da atividade que cresce gradualmente. Sendo o patrimônio cultural o principal atrativo dos destinos considerados culturais, é necessário que exista um planejamento da atividade, para assegurar a continuidade da comunidade e seu patrimônio, pois estes são os que sofrem diretamente os resultados das atividades. O Centro Histórico de Salvador passou por diferentes momentos e suas áreas evoluíram de maneiras diversas, até parte dele ser revitalizado, principalmente para fins turísticos e lazer, sendo um dos principais destinos culturais brasileiro. Todavia, sua sub-região, Santo Antônio/Carmo manteve sua população local e uma consequente conservação do patrimônio cultural material e imaterial. A análise desta localidade tem o objetivo de investigar seu patrimônio cultural e sua relação com a comunidade e o turismo local. Adotando, portanto, a pesquisa bibliográfica, a descritiva e a de campo; esta última realizada no objeto de estudo, com a realização de entrevistas com agentes sociais e entidades relativas à área, também através da aplicação de formulários com os moradores e os turistas e visitantes da localidade. Comenta-se ao longo da pesquisa, conceitos, definições, a utilização da sub-região e seu patrimônio pelo turismo. Por fim, conclui-se que a manutenção da comunidade no local foi importante para a conservação do seu patrimônio, porém não foi apenas este potencial que influenciou os investimentos turísticos na região, a revitalização do centro histórico e as facilidades para esses investimentos pelo governo, também motivaram, esta procura para negócios na área. Portanto, faz-se necessário a organização da atividade junto a gestão participativa para que não ocorra a descaracterização do seu patrimônio cultural.
- ItemPatrimônio cultural material e imaterial do município de Brejões-BA: potencialidades para implantação do turismo cultural(Universidade do Estado da BAhia, 2023-12-06) Jesus, Luis Fernando Sales de; Reis, Rosana Santana dos; Dantas, Fernanda Raphaela Alves; Santos, Tadeu Bello dosO Turismo Cultural tem como motivação para viajar a cultura atrelada ao patrimônio cultural de natureza material ou imaterial, assim a preservação destes itens é fundamental para o desenvolvimento desta segmentação turística. Brejões-BA, município localizado dentro do Território de Identidade Vale de Jiquiriçá, encontra-se geograficamente próximo a municípios que compõem uma zona turística, porém o turismo não é desenvolvido no local. Com isso lugares que não conhecem sua história através do patrimônio, não conseguirá ter a visão que esses bens podem se tornar recurso turístico, assim invisibilizando sua identidade negligenciando a existência desses bens, sendo necessário estudos que coloquem o patrimônio como foco, com isso o objetivo dessa pesquisa tende a analisar a potencialidade turística do patrimônio cultural material e imaterial do município de Brejões-Ba. Com a seguinte problemática, apesar de não ser considerada um município turístico, como o patrimônio cultural material e imaterial do município podem contribuir para implantação do turismo cultural em Brejões? Com isso foi adotado como metodologia uma pesquisa exploratória, de natureza básica, adotando o estudo como procedimento técnico, tendo como foco o patrimônio cultural material e imaterial de Brejões-BA, como recurso turístico. Por mais que o município não esteja no fluxo convencional do turismo baiano, é possível transformá-lo em turístico, desde que sejam seguidas as orientações para promover o turismo cultural no município.
- ItemSeguindo a trilha: dos braços de Castro Alves ao Largo do Pelourinho(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-12) Santos , Liziane Ferreira dos; Reis, Rosana Santana dos; Bina, Eliane Dourado; Barbosa, Antônia ReisO lazer e o turismo são assuntos que se complementam, visto que este se caracteriza como uma das atividades de interesse do lazer em que, também, é possível vivenciar e praticar outras opções de lazer. Para que sejam aproveitadas pela população e por visitantes de outras cidades é necessário que haja um planejamento por parte das instituições públicas, sempre observando os interesses dos moradores, que sofrerão as conseqüências da realização das atividades. O Centro Histórico de Salvador, por ser um espaço que durante seu processo de revitalização foi pensado para o lazer e o turismo é um exemplo de como as políticas públicas agem e se relacionam em um local. O estudo de caso dessa área tem a finalidade de demonstrar a relação entre as políticas públicas para lazer e as de turismo que são pensadas e praticadas no Centro Histórico de Salvador, seu uso como equipamento de lazer para a população e atrativo turístico para os visitantes. Empregando, para isso, a combinação entre pesquisa descritiva e exploratória, o estudo fez uso de pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Esta, realizada no objeto de estudo, através da aplicação de formulários para a população e turistas passantes pelo local e a realização de entrevistas com órgãos competentes para se entender melhor o objeto. Dessa forma, são discutidas ao longo do trabalho conceitos, definições, ações empregadas e o uso do Centro Histórico. Agrega, enfim, a conclusão que identificou nos eventos a principal relação existente entre as políticas públicas na área. Percebeu-se, também, a importância em um maior investimento na divulgação e incentivo ao uso de equipamentos culturais e de lazer da área, pela população, que de certa forma poderiam contribuir para a formação de uma identificação cultural com o local, e com a atividade do turismo.
- ItemTurismo cultural na Península Itapagipana: um olhar sobre o patrimônio material dos bairros da Ribeira, Bonfim e Monte Serrat(Universidade do Estado da Bahia, 2016-11-03) Nascimento, Ana Paula da Silva; Silva, Catiuse Barbosa da; Reis, Rosana Santana dos; Lima, Carmen Lúcia Castro; Santos, Tadeu Bello dosO turismo é uma atividade que está em constante crescimento e muitas são as motivações que levam as pessoas a se deslocarem para conhecer novos lugares diferentes do seu. Dessa forma, há pessoas se que interessam não só pelas paisagens que local proporciona, mas também pela questão da cultura que identifica cada localidade, isto é, seus costumes, seu modo de viver, sua religiosidade e também pela riqueza histórica e arquitetônica. Nesse contexto, o presente trabalho tem como proposta abordar a relação entre turismo, cultura e patrimônio cultural material, sendo enfatizada a análise de como os patrimônios materiais da região da Península Itapagipana, sobretudo dos bairros da Ribeira, Bonfim e Monte Serrat, considerado o eixo turístico dessa localidade, como o patrimônio material vem sendo trabalhado pelo trade turístico e pela gestão pública municipal na promoção do incremento da atividade turística na região como na cidade como um todo. Para o desenvolvimento do mesmo, utilizou-se pesquisa de campo com os turistas para saber se eles fazem visitação aos patrimônios elencados na pesquisa, assim como entrevista com as principais agências de viagens de receptivo e o setor público municipal para investigar, se de fato esses patrimônios estão inseridos nos roteiros comercializados. Conclui-se que os patrimônios materiais da referida área estão sendo subaproveitados pelo trade turístico, uma vez que muitos deles não recebem visitação de turistas e também há uma falta de interesse por parte destes e por não existir uma boa infraestrutura turística na região.
- ItemTurismo da terceira idade: mercado potencial para a hotelaria em períodos de baixa estação na cidade de Salvador – Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-17) Santana , Martins Bispo; Silva , Neilson Santos; Reis, Rosana Santana dos; Silva, Emília Maria Salvador; Simões, Claudia SilvaEsse trabalho visa investigar a relação entre turismo, hotelaria e Terceira Idade, no intuito de descobrir se de fato existem a participação do público da Terceira Idade nos hotéis, confrontando com os pensamentos de alguns autores, nos períodos de baixa estação na cidade de Salvador – Bahia. Foram feitas pesquisas bibliográficas e entrevistas com prepostos dos hotéis, a fim de aliar teoria e prática dentro dessa atividade, contendo um capítulo voltado para a Terceira Idade e o turismo, outro capítulo com a hotelaria e no final a pesquisa de campo e os anexos. Determinou-se o nicho econômico denominado Terceira Idade, desde quando os mesmos são vistos como mercado potencial para o turismo e para a hotelaria, uma vez que possuem bastante tempo livre e renda garantida, requisitos fundamentais para realizar viagens. Foi escolhido o bairro do Porto da Barra, devido ao mesmo ser destaque no cenário do turismo na capital baiana e os hotéis, de categoria Quatro Estrelas, denominados nesse trabalho como Hotel A, Hotel B e Hotel C, pois estes têm características comuns entre eles e interagem entre si.
- ItemTurismo e acessibilidade: a percepção dos profissionais do Aeroporto Internacional de Salvador sobre o atendimento às pessoas com deficiência(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-11) Santos, Sara Caroline Chagas dos; Reis, Rosana Santana dos; Viñal Junior, José Veiga; Silva, Larissa Scarano Pereira Matos daPessoas com Deficiência (PCD) no Brasil correspondem a uma expressiva parcela de 8.4 % da população. Dessa forma, o turismo deve ser compreendido como um fenômeno de integração e acolhimento, e não um setor excludente. O Aeroporto Internacional de Salvador, considerado como um equipamento turístico, é o aeroporto mais movimentado do estado da Bahia estando entre os dez primeiros em movimento de passageiros no Brasil. Por ter movimento expressivo e relevância para o estado, refletir sobre a relação entre turismo e acessibilidade no Aeroporto Internacional de Salvador, a partir da percepção dos profissionais que atuam nesse equipamento turístico em relação ao atendimento voltado para as pessoas com deficiência. Para isso, a metodologia utilizada é básica, qualitativa, quantitativa, bibliográfica, exploratória. Foi realizada também pesquisa de campo com observação direta e aplicação de questionários. As pessoas com deficiência não recebem atendimento adequado por parte do aeroporto, caracterizando-o, portanto, como inacessível. É necessário que o aeroporto veicule informações e cartilhas para leitura dos colaboradores e promova treinamentos para que os funcionários possam ter uma bagagem maior de conhecimento em relação a como atender às PCD.