Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1
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- ItemFeira regional do umbu em Senhor do Bonfim- Ba: possibilidade de transformação em uma rota turística(Universidade do Estado da Bahia, 2016-11-03) Sampaio, Raiane Carvalho Vivas; Souza, Telma Regina Dias de; Santos, Tadeu Bello dos; Reis , Rosana Santana dos; Silva, Emília Maria SalvadorO Município de Senhor do Bonfim é sede da Microrregião Homogênea 008 e da 208ª Região Administrativa do Estado da Bahia, da qual fazem partem também, Campo Formoso, Jaguarari, Andorinha, Antônio Gonçalves, Pindobaçu, Ponto Novo, Filadélfia, Itiúba e Umburana. Integra ainda a Região de Planejamento Nordeste (004) e a Região Econômica do Piemonte da Diamantina. Por via rodoviária dista 374 quilômetros da Capital do Estado. O método de abordagem escolhido para a realização da pesquisa foi o dedutivo. Como método de procedimento foram empregados os métodos histórico e comparativo. As técnicas e instrumentos utilizados na coleta de dados foram: questionários, entrevistas, levantamento bibliográfico e documentos. Acontece a cinco anos na região a Feira Regional do Umbu onde se reúnem mais de 120 grupos de agricultores da Agricultura Familiar, na qual são comercializados os mais variados tipos de derivados do fruto. A Feira começou em 2009 e já se encontra no seu quinto ano em 2016. A entidade que organiza e promove a Feira é o SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Região), que segundo a sua diretora financeira a criação da Feira deve-se depois da constatação da grande produção do fruto proveniente do programa do governo federal o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PAE (Programa de Alimentação Escolar). O presente trabalho tem como objetivo torna a Feira Regional do Umbu como um novo elemento da oferta turística do município. Além da possibilidade da implantação de uma rota turística que pode levar ao desenvolvimento da região.
- ItemTurismo de base comunitária na Região do Cabula e entorno: o processo de implementação e gestão do projeto – TBC Cabula, Salvador / BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-16) Ferreira, José Ronaldo; Silva, Francisca Paula Santos da; Lima, Carmen Lucia Castro; Sobrinho, Lirandina GomesEste artigo tem como objetivo descrever o processo de implementação e gestão –elencando as ações e resultados –do projeto Turismo de Base Comunitária do Cabula e Entorno (TBC Cabula) da Universidade do Estado da Bahia –UNEB, Salvador-BA, que vem sendo desenvolvido há seis anos (2010/2016). O propósito principal do projeto TBC Cabula é a mobilização das comunidades para a criação de Roteiros Turísticos Urbanos Alternativos, Responsáveis, Sustentáveis e Solidários (RTUARSS) em cada bairro, culminando na criação de uma Cooperativa de Receptivos Populares especializada nestes roteiros. Utilizou-se de pesquisa exploratória, utilizando-se de material bibliográfico, sites, entre outros artigos publicados referentes ao Projeto TBC Cabula. Justifica-se este trabalho, pois o Projeto TBC Cabula é de suma importância para se ter uma visão de como se dá um processo de implementação e gestão do turismo de base comunitária. Os resultados nestes seis anos de existência do projeto foram muitos e profícuos, elencando roteiros, feiras, mostras, oficinas, encontros, debates, entre outros, mediante gestão participativa.
- ItemAs mídias sociais e o destino turístico cultural Salvador – Bahia (2016)(Universidade do Estado da Bahia, 2016-10-19) Brito, Graziele Santana de; Santiago, Marcela Lorena Salazar; Pereira, Aliger dos Santos; Silva, Emilia Maria Salvador; Paixão, Dalton AndradeEste artigo tem como tema, a análise da influência das mídias sociais (Facebook e Instagram) no processo de escolha do destino turístico cultural Salvador no segundo semestre de 2016. O problema do trabalho se deu a partir da seguinte pergunta: Como as mídias sociais influenciam na escolha do destino turístico cultural Salvador? Sendo assim, oobjetivo é analisar a influência do Facebook e do Instagram no processo de escolha do turista que decide visitar o destino cultural Salvador. Utilizou-se como metodologia a abordagem dedutiva qualitativa e pesquisa exploratória, com uso de questionário aplicado no embarque do aeroporto de Salvador com o intuito de identificar se as mídias sociais em questão são importantes no comportamento do consumidor que chega a Salvador. Como resultado, constatou-se que o Facebook e o Instagram além de funcionarem como plataformas de relacionamento, são também utilizadas como ferramentas eficientes na divulgação ou promoção de destinos turísticos e que este uso pode acarretar em resultados positivos ou negativos para o destino, já que foi comprovado que os turistas curtem, compartilham e postam fotos de viagens turísticas. Deste modo, concluiu-se que os objetivos propostos pelo artigo foram atingidos através da pesquisa exploratória, na qual, comprovou-se que as mídias sociais em questão são utilizadas no processo de planejamento de viagens e que são consideravelmente relevantes no momento da decisão. Além disso, percebeu-se também que o uso destas mídias por parte dos empreendedores da atividade turística ou pelos gestores públicos dos destinos, trazem benefícios para os turistas no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados, já que a exposição de diferentes opiniões incentiva à competitividade do ramo.
- ItemPanorama da hotelaria de grande porte da cidade de Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016-11-03) Lima, Danuse Santos de; Bandeira, Ariadna da Silva; Reis, Rosana Santana dos; Santos, Tadeu Bello dosA cidade de Salvador é a capital do Estado da Bahia, primeira capital do país, é reconhecida por sua importância histórica, por sua gastronomia, cultura e belezas naturais. A rede hoteleira de grande porte da cidade de Salvador se desenvolveu de maneira a atender a sua crescente demanda de visitantes e turistas. Assim, o artigo apresenta um panorama evolutivo da rede hoteleira de grande porte da cidade, desde o seu inicio até os dias atuais, mapeando seu percurso e evolução no decorrer da sua história. Trata-se de uma pesquisa básica, descritiva, bibliográfica e de um estudo de caso. Através deste estudo foi possível verificar que apesar da atual retração no setor, a cidade se encontra apta a atender o aumento de demanda, seja esta de eventos, lazer, negócio e outros.
- ItemA produção da cachaça artesanal Serra das Almas no município de Rio de Contas-Ba como indutor do turismo de experiência: Um estudo do desenvolvimento deste(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-03) Santos, Catharina Bittencourt dos; Rocha, Irys Camilly Santos; Reis, Rosana Santana dos; Castro, Odilon Braga; Sá, Natalia Silva Coimbra deO turismo de experiência é um nicho crescente da atividade turística. O seu desenvolvimento é baseado nas interações sensoriais e troca do local visitado com o visitante. No município de Rio de Contas, Bahia, localizado ao sul da Chapada Diamantina, o ambiente de riquezas naturais propicia o surgimento de espaços dedicados a interações com a natureza e a vivência longe dos grandes centros. Relacionado inteiramente às rotinas do campo, a Fazenda Vaccaro promove a experiência de vivenciar a produção de cachaça diretamente de sua fábrica. A iniciativa do produtor promove o aumento do crescimento deste tipo de turismo na região, colaborando para o fluxo turístico do local. O presente estudo busca identificar como ocorre a atividade do turismo de experiência promovido pela produção de cachaça artesanal na cidade de Rio de Contas-BA e sua relevância para o aumento do turismo local. Está amparado em sua metodologia uma pesquisa exploratória, de natureza básica que se desenvolve nos procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, estudo de campo, estudo de caso com traços de pesquisa participante, pesquisa qualitativa com traços quantitativos e instrumentos de coleta feita através de entrevistas e observação. Foi possível observar que o produtor da cachaça Serra das Almas trabalha o turismo local através dos recursos da fazenda e, em uma delas, o desenvolvimento das visitas à fábrica de produção da bebida. O turismo de experiência acontece de maneira espontânea, por indicações, já que a ausência da atuação dos órgãos públicos não contribui para o aumento da demanda e organização do turismo local, ainda que a fazenda seja o equipamento com maior relevância na cidade atraindo turistas durante o ano. A permanência das atuações de órgãos competentes, portanto, deve sempre ajudar a organizar o espaço para que a atividade turística aconteça de maneira sustentável.