Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 75
- ItemA percepção dos stakeholders sobre o turismo cultural em Canudos-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07-24) Almeida , Diego Abreu de; Messias , Manuela dos Reis; Lima, Carmen Lúcia Castro; Amazonas, Archimedes Ribas; Reis, Rosana Santana dosEste trabalho buscou identificar na percepção dos stakeholders, atores sociais envolvidos com o turismo cultural em Canudos-BA, os pontos positivos e negativos da atividade turística nesta localidade, as potencialidades e limitações para o desenvolvimento do turismo cultural na região, bem como suas sugestões para solucionar os problemas existentes e para que a atividade turística no local seja aperfeiçoada. Para a coleta de informações, utilizou-se pesquisa bibliográfica, e aplicação de questionários e entrevistas. Entrevistou-se os stakeholders locais, representantes do poder público, empresários, gerentes de pousadas e hotéis, monitores de turismo, pessoas que trabalham nos atrativos turísticos, membros de sindicatos e associações. Destacaram-se como benefícios acarretados pelo turismo, a valorização do patrimônio e a geração de emprego e renda. As ações sugeridas para desenvolver o turismo são: o investimento na infraestrutura básica, a qualificação dos profissionais, e mais participação da população. É necessário que os stakeholders atuem de forma integrada para conseguir melhores resultados para a comunidade de Canudos-BA.
- ItemGovernança, o coração do hotel: estudo de caso do São Salvador Hotéis e Convenções em Salvador/ BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-25) Carvalho , Márcia Regina Pereira de; Reis, Rosana Santana dos; Silva, Emília Maria Salvador; Avena, Biagio MauricioA hotelaria surgiu em paralelo às viagens empreendidas pelo homem objetivando atendê-lo em suas necessidades primordiais de proteção, repouso, segurança, higiene e alimentação. Desse modo, é evidente a importância das hospedagens para a sociedade, pois de certa forma são a extensão ou o substituto temporário da residência que os viajantes utilizam em seus deslocamentos. A hotelaria tem como objetivo fornecer alojamento, que é seu principal papel. Além de um bom atendimento, alimento e segurança o hotel oferece outros serviços para a satisfação e bem-estar do hóspede como os serviços prestados pelo setor de governança, tais como: higiene, arrumação, rouparia e lavanderia. O setor de governança vem consolidando-se cada vez mais, devido a sua relevância no empreendimento hoteleiro. Seu papel já não se resume apenas ao serviço de limpeza do hotel, mas é um dos maiores responsáveis pela garantia da excelência dos serviços oferecidos. Observa-se o papel da governanta como um veículo de motivação e sucesso para que o setor desempenhe suas funções de forma a não causar nenhum descontentamento ao hóspede. A partir desse entendimento, o presente trabalho tem como tema “Governança, o coração do hotel: estudo de caso do São Salvador Hotéis e Convenções em Salvador/BA”. Tem como objetivo geral analisar a importância do setor de Governança do São Salvador Hotéis e Convenções. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho consiste em pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa de campo e visitas in loco nas quais foram realizadas entrevistas estruturadas com o gerente de operações e a governanta do Hotel São Salvador, entrevista com o gerente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH/BA, além da aplicação de questionários com supervisoras de andares, camareiras, roupeiras, funcionários do serviço gerais do Hotel São Salvador. O resultado mostra-se positivo pois conclui-se que os serviços do setor de governança são importantes para a hotelaria, contribuindo para a satisfação dos hóspedes e manutenção das condições de uso das unidades habitacionais.
- ItemA capoeira dos grupos localizados no Centro Histórico de Salvador, sua relação com os turistas e os impactos socioeconômicos e culturais para a tradição da capoeiragem(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-25) Silva, Bruno Santos da; Fernandes, Sarai Ondina; Reis, Rosana Santana dos; Avena, Biagio Mauricio; Santos, Tadeu Bello dos; Sá, . Natalia Silva Coimbra deA presente monografia analisa até que ponto os grupos de capoeira localizados no Centro Histórico de Salvador são impactados socioeconômico e culturalmente a partir do contato com os turistas que vêm à cidade inspirados pelo aprendizado da capoeira. A capoeira vem, ao longo dos anos, se expandido e atingindo uma série de praticantes espalhados pelo mundo; o que pode gerar uma preocupação a respeito da modificação da tradição, fazendo com que a prática se torne mal utilizada podendo se descaracterizar ou até mesmo levar à extinção dos fundamentos e da originalidade da capoeira. O objetivo geral da pesquisa é produzir conhecimento sobre de que forma os impactos gerados pela expansão da Capoeira afeta ou pode afetar os grupos localizados no Centro Histórico de Salvador e a tradição da capoeiragem. A análise da pesquisa ocorreu por meio das observações feitas pelos pesquisadores aos grupos que aceitaram contribuir com informações, respondendo a entrevistas feitas com mestres e questionários aplicados aos capoeiristas dos grupos e aos turistas capoeiristas. O estudo é embasado mediante a utilização de pesquisa bibliográfica, documental e observação participante com registro em caderno de campo que possibilitaram o entendimento da relação entre a capoeira dos grupos e o turismo, bem como a identificação dos impactos socioeconômicos e culturais que surgem por meio dessa relação. Contudo, o que se tenta demonstrar com a conclusão desse trabalho, é que qualquer arte ou tradição que entra em contato com o novo, tende a se modificar. Os participantes da mesma são os maiores responsáveis pela permissão da modificação, mas, por outro lado, também são os que em consenso e união, podem garantir sua preservação.
- ItemMemorial Irmã Dulce: uma avaliação sobre o potencial turístico(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-25) Braga, Ananda Barreto; Casaes, Camila Maria Santos; Souza, Emily Cordeiro de; Lima, Carmen Lúcia Castro; Reis, Rosana Santana dos; Amazonas, Archimedes RibasO presente trabalho consiste em avaliar o potencial turístico e a importância do Memorial Irmã Dulce para o turismo religioso. A pesquisa desenvolvida elucida o conceito de turismo, que é uma atividade que tem várias áreas de atuação, uma delas é o segmento do turismo religioso, um dos principais pontos discutidos na contextualização do trabalho, já que a base do estudo científico é o Memorial Irmã Dulce, atrativo de cunho religioso, localizado no Largo de Roma, na cidade de Salvador. Para falar sobre esse objeto de estudo, se faz necessário conhecer a história de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, popularmente conhecida como Irmã Dulce, já que este memorial está fortemente intrínseco ao seu nome e à sua história, que é conhecida não só pela cidade de Salvador, mas também em todo país. Para a elaboração deste estudo, a metodologia empregada foi baseada nas pesquisas exploratória, descritiva, bibliográfica, documental, de campo e interpretativa. Desse modo, a pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento de materiais já elaborados, observação do objeto de estudo, aplicação de questionários com turistas no memorial e realização de entrevistas com funcionários do Memorial Irmã Dulce e de órgãos públicos que atuam com o turismo tanto no estado da Bahia quanto na cidade de Salvador (Bahiatursa e Secult). A partir dos resultados obtidos e da análise do ambiente interno e externo da organização estudada, foi concluído que o Memorial Irmã Dulce é um vetor do turismo em potencial, devido a forte representatividade da figura de Irmã Dulce, que se destacou ainda mais desde a sua beatificação em 2011. No entanto, existem alguns limites que dificultam o desenvolvimento da atividade turística no local como, por exemplo, a insegurança e a ausência de meios de hospedagem e restaurantes no entorno do memorial.
- ItemTurismo cultural na Península Itapagipana: um olhar sobre o patrimônio material dos bairros da Ribeira, Bonfim e Monte Serrat(Universidade do Estado da Bahia, 2016-11-03) Nascimento, Ana Paula da Silva; Silva, Catiuse Barbosa da; Reis, Rosana Santana dos; Lima, Carmen Lúcia Castro; Santos, Tadeu Bello dosO turismo é uma atividade que está em constante crescimento e muitas são as motivações que levam as pessoas a se deslocarem para conhecer novos lugares diferentes do seu. Dessa forma, há pessoas se que interessam não só pelas paisagens que local proporciona, mas também pela questão da cultura que identifica cada localidade, isto é, seus costumes, seu modo de viver, sua religiosidade e também pela riqueza histórica e arquitetônica. Nesse contexto, o presente trabalho tem como proposta abordar a relação entre turismo, cultura e patrimônio cultural material, sendo enfatizada a análise de como os patrimônios materiais da região da Península Itapagipana, sobretudo dos bairros da Ribeira, Bonfim e Monte Serrat, considerado o eixo turístico dessa localidade, como o patrimônio material vem sendo trabalhado pelo trade turístico e pela gestão pública municipal na promoção do incremento da atividade turística na região como na cidade como um todo. Para o desenvolvimento do mesmo, utilizou-se pesquisa de campo com os turistas para saber se eles fazem visitação aos patrimônios elencados na pesquisa, assim como entrevista com as principais agências de viagens de receptivo e o setor público municipal para investigar, se de fato esses patrimônios estão inseridos nos roteiros comercializados. Conclui-se que os patrimônios materiais da referida área estão sendo subaproveitados pelo trade turístico, uma vez que muitos deles não recebem visitação de turistas e também há uma falta de interesse por parte destes e por não existir uma boa infraestrutura turística na região.