Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1

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    O programa de fortalecimento da produção associada ao turismo cultural: o caso do grupo Botica Rhol
    (2020-03-16) Silva, Pablo Henrique Oliveira da; Conceição, Vinicius Silva da; Santos, Tadeu Bello dos; Vieira, Salete; Silva, Emília Maria Salvador
    A produção associada ao Turismo, ou somente PAT, é uma ramificação da atividade turística que contribui para a melhoria de produtores que vivem no entorno dos locais onde essa atividade ocorre. O objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso é analisar a aplicação do PRODETUR/BTS, por meio do programa PAT, no grupo Botica Rhol. Utilizando das metodologias de pesquisa básica e bibliográfica, ela também é uma pesquisa documental e uma pesquisa-ação, além de possuir uma abordagem qualitativa. E por fim, é uma pesquisa descritiva. O Botica Rhol é um grupo produtivo que se localiza na região do centro histórico de Salvador. O material de trabalho do grupo são cosméticos medicinais produzidos com materiais naturais coletados em terreiros de candomblé. O grupo iniciou sua participação no programa PAT com fragilidades a serem superadas, principalmente no que diz respeito às ações de marketing e produtividade, visto que o grupo possuía dificuldades para a coleta de matéria prima para a produção dos seus produtos. Ao longo do programa, o grupo se mostrou bastante assíduo e participativo, obtendo alguns dos melhores resultados do programa como um todo, e fazendo com que os seus pontos fracos fossem superados através das ações propostas pelo programa.
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    O uso de recursos audiovisuais em atrativos turísticos: o caso do Museu Casa do Rio Vermelho
    (Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-16) Nascimento , Amanda Saldanha; Alves, Ana Paula de Jesus; Santos , Yasmin Pereira dos; Viñal Junior, José Veiga; Lima, Carmen Lúcia Castro; Vieira, Salete
    Os museus exercem um papel fundamental na promoção do turismo e na disseminação e preservação da história e cultura de uma localidade. São equipamentos que preservam a identidade cultural de uma sociedade, e possibilitam aos mais jovens um contato com a cultura e história vivenciadas em outras épocas do passado. Os museus desempenham uma função crucial dentro do turismo cultural e são, em muitos casos, o principal atrativo de uma localidade. Atualmente, uma nova tendência que agrega as ferramentas tecnológicas aos acervos dos museus tem tido expressivo crescimento, e muitos são os espaços que já aderiram a essas mudanças. A Casa do Rio Vermelho, museu e memorial localizado na cidade de Salvador (BA), é um exemplo a ser citado. O espaço que conta a história do casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, adaptou seu acervo e ambiente as modernas ferramentas, caracterizando-se como um ambiente museal audiovisual. Por conseguinte, o presente trabalho tem como objetivo descrever a importância dos recursos audiovisuais no museu Casa do Rio Vermelho. Os métodos utilizados envolvem pesquisa teórica e de campo, e metodologia básica, bibliográfica, documental, qualitativa, descritiva, e estudo de caso. Para tratamento dos dados da pesquisa foram aplicados questionários. No universo do turismo, o uso dos recursos audiovisuais em museus ressignifica este atrativo, estimulando o hábito de visitação a estes ambientes, oferecendo uma oportunidade de um envolvimento mais profundo e real com a história.
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    Turismo LGBT no Rio Vermelho: o caso das boates San e Amsterdam
    (Universidade do Estado da Bahia, 2019-09-27) Bispo, Elis Renata da Paixão; Sá, Hanna Midlej Pimentel; Vieira, Salete; Viñal Júnior, José Veiga; Freitas, Jorge Antônio Alardo Rodrigues de; Sá , Natália Silva Coimbra de
    O turismo para o segmento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis (LGBT) possui bastante relevância, tanto para o mercado brasileiro, quanto no âmbito acadêmico. É uma tendência de mercado, pois movimenta milhões na economia do país. Seu público, cada vez mais exigente, busca novas tendências, enquanto os empresários buscam atraí-los através de novidades. O presente trabalho acadêmico tem como objetivo refletir sobre o papel do turismo nas boates LGBT, no caso da Amsterdam e SAN, localizadas no bairro do Rio Vermelho em Salvador, Bahia. Dessa maneira, como objetivos específicos, o trabalho aponta a importância do turismo LGBT na cidade, traça qual é o papel das boates no avanço desse segmento do turismo em Salvador, descreve o funcionamento das duas casas noturnas e explica como elas se inter-relacionam. Para a sua metodologia, foram utilizados os métodos de abordagem qualitativo e quantitativo, além da observação direta, pesquisa bibliográfica, aplicação de entrevistas e questionários aplicados durante julho de 2019. Dessa forma, entende-se que o turismo LGBT possui grande importância para a economia da cidade de Salvador, e que as duas boates tentam atender a esse público através da inovação e avaliação minuciosa das tendências de mercado.
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    Acessibilidade para pessoas com deficiência visual na Itaipava Arena Fonte Nova em Salvador/BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-16) Fernandes, Jaiza Costa Azevedo; Oliveira, Lais Apomplo de; Lima, Carmen Lúcia Castro; Viñal Júnior , José Veiga; Vieira, Salete
    A acessibilidade é um assunto bastante discutido atualmente pela sociedade. No entanto, pessoas com deficiência, especificamente deficiência visual, encontram diversos obstáculos na visitação de monumentos e/ou nas instalações de equipamentos culturais, por falta de acessibilidade e adaptações apropriadas. A presente pesquisa tem como tema ‘Acessibilidade para deficientes visuais na Itaipava Arena Fonte Nova em Salvador/Ba’. Possui como objetivo caracterizar a acessibilidade para deficientes visuais na Arena Fonte Nova. Por ser um equipamento cultural bastante utilizado na cidade de Salvador e totalmente adequado para esta pesquisa, sendo o ponto de partida para despertar o interesse na elaboração de novas pesquisas e pode tornar-se sugestivo para melhorias de equipamentos culturais no que se referem ao atendimento as pessoas com deficiência visual. O método utilizado baseou-se em pesquisa básica, bibliográfica, documental, estudo de caso, qualitativa, descritiva, exploratória e dedutiva. Como principal conclusão, a pesquisa identificou que a Itaipava Arena Fonte Nova se encontra parcialmente acessível para os deficientes visuais, carecendo de pequenas adequações.
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    Turismo cultural em Salvador cidade criativa da música e das batalhas de rap
    (Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-16) Rodrigues, Jamile dos Santos; Lima, Carmen Lúcia Castro; Viñal Júnior, José Veiga; Amazonas, Archimedes Ribas
    O presente trabalho, abordará a respeito das Batalhas de rap em Salvador. Cidade que recebeu o título de cidade criativa da música, em 2016, pela UNESCO. Sabendo da importância de Salvador para o turismo nacional e destacando a criatividade presente na musicalidade baiana, este trabalho tem por tema: TURISMO CULTURAL EM SALVADOR CIDADE CRIATIVA DA MÚSICA E DAS BATALHAS DE RAP. O objetivo do trabalho será descobrir a possibilidade das batalhas de rap como turismo cultural em Salvador. As batalhas de rap são manifestações espontâneas, de origens periféricas, relacionadas a cultura hip hop e que vem ganhando retumbância em todo o país. Com base nisso, a metodologia do trabalho caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, visto que a investigação não tratará de dados quantitativos. Aplicada, pois existe a pretensão da pesquisadora de criar um aplicativo para mapeamento de Batalhas de Rap em Salvador. Exploratória, por se tratar de uma pesquisa onde existe a necessidade de mais intimidade com os temas abordados nela. Será avaliada pelo método de abordagem hipotético dedutivo. A delimitação geográfica é a cidade de Salvador – Bahia – Brasil e a delimitação temporal é de 2018 a 2020. Os sujeitos da pesquisa são seis organizadores, de cinco diferentes batalhas de rap de Salvador. A coleta de dados se deu por meio de pesquisa bibliográfica, documental e levantamento virtual por meio de contato por principalmente, WhatsApp, Facebook e Instagram com mc´s e organizadores das batalhas de rap da cidade. Além das entrevistas com os seis organizadores das cinco batalhas pesquisadas. As perguntas da entrevista, se destacam por investigar aspectos relacionados à batalha (histórico, organizadores, escolha do nome, fatores que motivaram a organização, público, etc). Assim como, investigar a presença de turistas nessas batalhas e se esses turistas seriam vistos como presenças bem-vindas nas batalhas de rap. Por meio da pesquisa, será possível verificar que para além das batalhas de rap serem de interesse da visitação dos turistas. Elas também surgem, como celeiros contemporâneos para artistas do movimento hip hop em Salvador. Conclui-se que, as batalhas de rap são para além de possibilidades para o turismo cultural, são manifestações com grande poder de intervenção social, educacional e que caracterizam as ruas contemporaneamente.