Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1
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- ItemA Sala do Coro do Teatro Castro Alves sob a ótica do turismo cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2008-12-15) Almeida , Bruno Eduardo Vinhas de; Bandeira, Ariadna da Silva; Lima, Carmen Lúcia Castro; Reis, Rosana Santana dosO teatro é uma das mais antigas linguagens da arte exercida pelo ser humano, como tal é reconhecido como parte da cultura mundial e traz em seus textos, montagens e apresentações especificidades do local onde ocorre. O turismo, atividade econômica em voga na sociedade moderna, utiliza-se da cultura como forma de atrativo para um destino, alia-se à economia da cultura para fomentar os produtos culturais de uma localidade e, então, apropriar-se desta cultura como oferta para o desenvolvimento de suas atividades. O presente estudo apresenta uma análise do público dos espetáculos teatrais apresentados na Sala do Coro do Teatro Castro Alves e do seu público potencial visando a avaliação destes como atrativo potencial para o turismo cultural da cidade de Salvador. O trabalho visa ressaltar a importância de se rever o teatro (espetáculo) como forma de manifestação cultural e analisá-los como opção à diversificação da oferta do turismo cultural na capital baiana.
- ItemA qualidade do serviço no Terminal Rodoviário de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-10) Souza , Marizete Santos de; Bandeira, Ariadna da Silva; Silva, Ana Paula Costal da; Silva, Flavia Souza daAs pessoas estão sempre em busca de bens e serviços que atendam as suas necessidades, exigindo cada vez mais do mercado a excelência na prestação destes serviços. Neste contexto insere-se a qualidade de serviços constituindo-se em um aspecto determinante para a manutenção de qualquer organização frente ao mercado competitivo. Deste modo, esta monografia aborda a qualidade de serviços no Terminal Rodoviário de Salvador sob a percepção dos usuários com relação aos serviços que são prestados pelos estabelecimentos existentes no mesmo. O Terminal Rodoviário de Salvador é administrado pela organização Sinart e começou a ser construído em 1972 para atender a demanda de crescimento da cidade. Construído em arquitetura moderna condizente ao desenvolvimento a qual a cidade passava, foi inaugurado em 1974, e ao longo dos anos passou por vários processos de reformas e ampliações de suas instalações visando oferecer maior comodidade aos seus usuários. Para a contribuição deste estudo monográfico, discutiu-se a relação entre o turismo e os meios de transportes, onde o Terminal Rodoviário de Salvador encontra-se inserido, apresentando sua história e características, bem como a gestão da qualidade de serviços em suas instalações. O objetivo que norteou este trabalho foi o de avaliar o Terminal Rodoviário e se os serviços que são ofertados pelo mesmo estão atendendo as necessidades de seus usuários. Para a consolidação desse objetivo, foi definida a qualidade em si, e como ela se torna um elemento importante para o desenvolvimento da qualidade de serviços na área do Turismo, assim como a qualidade de serviços ofertados no Terminal mediante a ótica de seus usuários. Com esta pesquisa pôde-se observar que a satisfação do consumidor está ligada a maneira de como a administração atua para atender as necessidades de seus usuários.
- ItemA hospitalidade como instrumento de humanização dos hospitais: o caso do Hospital da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-10) Dias , Maria Jerusa de Jesus; Reis, Rosana Santana dos; Muniz, Moema de Souza Silva; Cypriano, Carlos Alex de CantuáriaNa busca pela humanização dos serviços, as instituições de saúde se revestem dos atributos da hospitalidade praticadas na hotelaria tradicional. A humanização é uma forma de tornar os serviços diferenciados, oferecendo aos clientes um ambiente mais confortável e seguro. Tomando por base a similaridade do hotel com o hospital, os gestores deste investem nas estruturas arquitetônicas, em tecnologia e nos recursos humanos para desmitificar a impressão pavorosa que se tem de um hospital. O paciente passa a ser tratado como um cliente, participando e decidindo sobre o seu tratamento. A hotelaria hospitalar é então, um conjunto de atividades, serviços e equipamentos que contribuem para que o ambiente do hospital se torne mais humanizado e com serviços de qualidade. O objetivo desse trabalho é verificar quais são os atributos da hospitalidade que contribuem para a humanização dos serviços oferecidos pelo Hospital da Bahia, através da pesquisa de campo, com observação e aplicação de questionários. Este trabalho contribuirá cientificamente para o desenvolvimento de novas técnicas que permitam a melhoria das instalações físicas e da qualidade dos serviços prestados, melhorando a percepção por parte dos clientes e oferecendo uma nova compreensão de hospitalidade. Considera-se que o Hospital da Bahia reveste-se dos atributos da hotelaria tradicional para oferecer aos clientes um tratamento mais humanizado.
- ItemSeguindo a trilha: dos braços de Castro Alves ao Largo do Pelourinho(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-12) Santos , Liziane Ferreira dos; Reis, Rosana Santana dos; Bina, Eliane Dourado; Barbosa, Antônia ReisO lazer e o turismo são assuntos que se complementam, visto que este se caracteriza como uma das atividades de interesse do lazer em que, também, é possível vivenciar e praticar outras opções de lazer. Para que sejam aproveitadas pela população e por visitantes de outras cidades é necessário que haja um planejamento por parte das instituições públicas, sempre observando os interesses dos moradores, que sofrerão as conseqüências da realização das atividades. O Centro Histórico de Salvador, por ser um espaço que durante seu processo de revitalização foi pensado para o lazer e o turismo é um exemplo de como as políticas públicas agem e se relacionam em um local. O estudo de caso dessa área tem a finalidade de demonstrar a relação entre as políticas públicas para lazer e as de turismo que são pensadas e praticadas no Centro Histórico de Salvador, seu uso como equipamento de lazer para a população e atrativo turístico para os visitantes. Empregando, para isso, a combinação entre pesquisa descritiva e exploratória, o estudo fez uso de pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Esta, realizada no objeto de estudo, através da aplicação de formulários para a população e turistas passantes pelo local e a realização de entrevistas com órgãos competentes para se entender melhor o objeto. Dessa forma, são discutidas ao longo do trabalho conceitos, definições, ações empregadas e o uso do Centro Histórico. Agrega, enfim, a conclusão que identificou nos eventos a principal relação existente entre as políticas públicas na área. Percebeu-se, também, a importância em um maior investimento na divulgação e incentivo ao uso de equipamentos culturais e de lazer da área, pela população, que de certa forma poderiam contribuir para a formação de uma identificação cultural com o local, e com a atividade do turismo.
- ItemA conservação do meio ambiente: um estudo sobre o Projeto Tamar/Base Arembepe, Camaçari-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-12) Meneghetti , Vanessa Ribeiro; Bandeira, Ariadna da Silva; Oliveira, Fabiano Viana; Silva, Flavia Souza daA conservação ambiental deve ser suscitada para se permitir que gerações futuras usufruam dos recursos naturais, culturais, sociais, etc., uma vez que meio ambiente é definido por todas estas interações entre o homem e a natureza. Os órgãos governamentais e as organizações do terceiro setor, como as organizações não governamentais e as fundações, contribuem para a proteção do meio ambiente. As organizações civis do terceiro setor desenvolvem programas em prol dos interesses da coletividade com diversas finalidades, dentre elas a defesa do meio ambiente, em atividades educativas que promovem o uso sustentável de uma Área de Proteção Ambiental, por exemplo, junto à comunidade e para a prática do turismo. Os trabalhos de estudo e pesquisa desenvolvidos pela Fundação Pró-Tamar, utilizando uma espécie bandeira em seus Centros de Visitantes facilitam a comunicação com as pessoas a serem sensibilizadas através da educação ambiental. E este turismo, sustentável, causa mudança de atitude e comportamento dos turistas, pois este prima pelo respeito na troca das experiências. E é a partir dessa visão que o principal objetivo deste trabalho é analisar as ações do Projeto Tamar de Arembepe, Camaçari-Ba para a conservação do meio ambiente litorâneo, por meio da educação ambiental para a sensibilização do visitante/turista e ações específicas. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa permitindo a análise das atitudes, motivações e valores sensibilizados nos visitantes do Projeto Tamar de Arembepe. Os resultados mostram que a sensibilização do visitante ocorre contribuindo para a disseminação dos princípios da conservação do meio ambiente.
- ItemTurismo pedagógico: potencialidades e práticas no Centro Histórico de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-13) Amorim , Jamille de Santana Miranda; Silva, Francisca de Paula Santos da; Beltrão, Olívia Nolasco; Vieira, Regina Lucia BastosO Turismo Pedagógico configura-se como ferramenta utilizada por instituições de ensino com finalidade de alargar o conhecimento adquirido pelo estudante em sala de aula, constituindo-se como um nicho de mercado para agências de viagens, principalmente em cidades históricas. Diante disto, o presente estudo de caso tem por objetivo analisar o Centro Histórico de Salvador como locus para o Turismo Pedagógico, avaliando sua potencialidade e práticas desenvolvidas no local. Para tanto, foram levantados alguns atrativos com potencial para o desenvolvimento de atividades educativas, além de entrevistas realizadas em instituições de ensino que executaram visitas com este fim e em agências de viagens e turismo, no caso, operadoras de receptivo, que atuam no mercado de Turismo Pedagógico em Salvador. Identificou-se que o Centro Histórico de Salvador é um local em potencial para atividades educativas devido aos seus atrativos, que permitem a abordagem de variadas áreas do conhecimento como história, arte, cultura, literatura, dentre outras. Concluiu-se que este atrai instituições de ensino fundamental e médio de municípios baianos e outros estados, bem como a presença de agências de viagens que desenvolvem práticas educativas de forma ampla e interdisciplinar.
- ItemMuito mais além do Carmo(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-16) Guimarães, Gisele da Silva; Reis, Rosana Santana dos; Bina, Eliane Dourado; Barbosa, Antônia ReisA globalização e a massificação fazem com que as pessoas procurem conhecer as particularidades dos grupos sociais. O turismo e a cultura estão inter-relacionados, já que o primeiro utiliza o segundo como recurso para a sua realização. Neste contexto o turismo cultural é um segmento da atividade que cresce gradualmente. Sendo o patrimônio cultural o principal atrativo dos destinos considerados culturais, é necessário que exista um planejamento da atividade, para assegurar a continuidade da comunidade e seu patrimônio, pois estes são os que sofrem diretamente os resultados das atividades. O Centro Histórico de Salvador passou por diferentes momentos e suas áreas evoluíram de maneiras diversas, até parte dele ser revitalizado, principalmente para fins turísticos e lazer, sendo um dos principais destinos culturais brasileiro. Todavia, sua sub-região, Santo Antônio/Carmo manteve sua população local e uma consequente conservação do patrimônio cultural material e imaterial. A análise desta localidade tem o objetivo de investigar seu patrimônio cultural e sua relação com a comunidade e o turismo local. Adotando, portanto, a pesquisa bibliográfica, a descritiva e a de campo; esta última realizada no objeto de estudo, com a realização de entrevistas com agentes sociais e entidades relativas à área, também através da aplicação de formulários com os moradores e os turistas e visitantes da localidade. Comenta-se ao longo da pesquisa, conceitos, definições, a utilização da sub-região e seu patrimônio pelo turismo. Por fim, conclui-se que a manutenção da comunidade no local foi importante para a conservação do seu patrimônio, porém não foi apenas este potencial que influenciou os investimentos turísticos na região, a revitalização do centro histórico e as facilidades para esses investimentos pelo governo, também motivaram, esta procura para negócios na área. Portanto, faz-se necessário a organização da atividade junto a gestão participativa para que não ocorra a descaracterização do seu patrimônio cultural.
- ItemA prática do mergulho recreacional como atividade turística(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-17) Santos , Paulo Jorge da Hora dos; Feitosa, Ana Paula; Guaré, Sandra Regina Corrêa; Bandeira, Ariadna da Silva; Silva , Francisca de Paula Santos daA costa litorânea de Salvador, principalmente a Baía de Todos os Santos, possui elementos favoráveis à prática do mergulho recreacional. Este estudo buscou a caracterização destes elementos através de levantamentos bibliográficos e técnicas exploratórias de pesquisa a fim de possibilitar uma abordagem relacionando o turismo sustentável, o lazer, a recreação e o mergulho recreacional; evidenciar elementos naturais e artificiais submersos, favoráveis à prática do mergulho de lazer na Baía de Todos os Santos e demonstrar a importância das práticas sustentáveis para o desenvolvimento do mergulho recreacional nesta baía. Desta forma, verificou-se que apesar de a área estudada possuir características naturais e elementos artificiais que se configuram em pontos atrativos para mergulhadores recreacionais, o reconhecimento legal da atividade e a utilização de práticas sustentáveis são necessários para o desenvolvimento do mergulho recreacional na área investigada.
- ItemMarketing em destinos turísticos: uma análise das ações promocionais do projeto Praia 24 Horas(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-17) Souza , Karoliny Lacerda de; Silva, Francisca de Paula Santos da; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães de; Oliveira, Fabiano VianaO presente trabalho trata da investigação dos segmentos turísticos considerados pelas ações promocionais do projeto Praia 24 Horas com o propósito de elevar o tempo de permanência de turistas na Bahia após o Carnaval de 2008. Para tanto, foram levantadas abordagens acerca do marketing em destinos turísticos, em especial as ações promocionais voltadas ao público já presente na localidade promovida, e, como base para o objeto de análise, a Bahia foi identificada turisticamente, junto ao seu órgão responsável pelas ações de marketing. Para atingir os resultados esperados, o estudo foi pautado no método descritivo e exploratório, através da pesquisa documental e bibliográfica, com destaque para o case Praia 24 Horas, elaborado pela Bahiatursa, em 2008, com o propósito de concorrer ao prêmio Top Turismo da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB). Diante de tal investigação, identificou-se que o Praia 24 Horas considerou o turismo de sol e praia e o turismo cultural como essenciais para o estímulo à permanência de turistas até o fim do verão no destino Bahia, mais especificamente em Salvador, já que na edição 2008 o evento só foi realizado nesta cidade. Partindo dessa premissa, notou-se que a Bahia por suas diversas potencialidades, merece destaque e direcionamento de esforços em outras modalidades turísticas que não apenas o sol e praia. A inserção do turismo cultural foi uma idealização louvável, mas ainda há outras possibilidades de exploração na Bahia durante a alta estação, afinal, como o próprio Estado defende, a Bahia é muito mais verão.
- ItemEstratégias de mercado das operadoras de turismo em Salvador, Bahia, diante da crise econômica global de 2008(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-17) Fortuna , Tábata Soares; Santos, Tadeu Bello dos; Barreto Júnior, Antonio dos Santos; Andrade, Leda Cristina Santana deEm tempos de Globalização, na qual as nações estão interligadas economicamente, não há turbulências isoladas. O que ocorre em um país afeta, inevitavelmente, outros. A crise econômica global proveniente da inadimplência no setor imobiliário norte-americano, iniciada, ainda, em meados de 2007 é uma evidência disso. O Turismo mundial, também sofreu as conseqüências desta crise. Houve retração no número de viagens internacionais, porém, no caso do Brasil, houve um aumento na demanda por viagens domésticas em função da instabilidade cambial. Este estudo objetiva identificar as estratégias adotadas pelas operadoras de turismo, empresas intermediadoras entre o consumidor e o produto turístico, localizadas na cidade de Salvador, Bahia, a fim de se abrandar ou até mesmo extinguir os efeitos negativos da crise econômica em questão. Uma pesquisa como esta tende a apontar direcionamentos e ações estratégicas às agências de viagens e turismo, através da identificação dos possíveis impactos da crise econômica vigente e das novas exigências da sociedade contemporânea. Por fim, ressalta-se que estes tipos de turbulências internacionais acabam por se converterem em uma oportunidade para estas empresas se reorganizarem e reestruturarem a fim de atender aos anseios dos consumidores da nova era do Turismo.
- ItemEstudo do planejamento e da organização do turismo no município de Camaçari – BA no período de 1986 a 2008(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-17) Azevedo , Paulo Eduardo Ribeiro de; Santos, Tadeu Bello dos; Andrade, Lêda Cristina Santana deAtravés de um qualificado planejamento e de uma boa organização o turismo em um município pode alcançar um desenvolvimento satisfatório. Em Camaçari, cidade de grande importância econômica para o estado da Bahia, a vocação turística se expressa na sua diversidade ambiental e sua riqueza histórico-cultural. Este trabalho objetiva estudar as ações de planejamento e da organização da atividade turística de Camaçari no período entre os anos 1986 e 2008. Nessa perspectiva, constatou-se que a legislação municipal é insuficiente na maior parte do período com relação ao turismo, mas percebeu-se um recente avanço neste tema, percebeu-se que o planejamento urbano possibilitou um desenvolvimento desordenado na faixa litorânea, porém existe uma interessante projeção após a criação do PDDU e constatou-se que o turismo sempre esteve presente na administração municipal, mas se desenvolveu de maneira insuficiente devido a atenção dada a outra atividade econômica pelo poder publico municipal.
- ItemMercado Modelo: a autenticidade do artesanato, o patrimônio cultural imaterial e suas relações com o turismo(Universidade do Estado da Bahia, 2010-08-12) Miranda , Debora Maria Menezes; Reis, Rosana Santana; Bina, Elaine Dourado; Barbosa, Antônia ReisA crescente comercialização do artesanato (manual) como as "lembranças da Bahia" tem chamado atenção quanto à sua "autenticidade". No turismo cultural desenvolvido na capital baiana analisou-se o atrativo âncora, Mercado Modelo de Salvador, a fim de verificar a autenticidade do artesanato mercantilizado neste local e suas relações com o turismo. As influências da globalização, atualmente, evidenciam as tendências de consumos elevados, podendo perceber os reflexos no turismo, principalmente, pela proliferação de "arte para turistas" banalizando a essência da cultura local ou, contraditoriamente, ressaltando a necessidade de cultivar as tradições ligadas ao patrimônio cultural imaterial. Assim, deve-se ter um tratamento específico no que se referem às relações entre o turismo e o artesanato baiano. As tradições artesanais da Bahia são diversas e têm que ser geridas e monitoradas para estarem representadas em seu devido espaço, inclusive no maior centro de artesanato do país, o Mercado Modelo. Após o levantamento bibliográfico, aplicação de questionários com lojistas e freqüentadores, entrevistas a responsáveis pelo Mercado, chegou-se à conclusão que, nem todo artesanato comercializado possui vínculos com as raízes culturais da Bahia, que deve ser repensada a atual gestão do atrativo âncora, como também uma significativa parcela dos lojistas buscam em outros estados do país, os produtos que podem ser encontrados na Bahia.
- ItemA festa de São João tradicional da cultura nordestina e a festa de São João do centro histórico de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2010-08-13) Assis , Ananaíra Rios; Soares, Myriam Freire de Mello; Costa, Sebastião Heber Vieira; Feitosa, Ana Paula Carvalho CruzA cultura, com toda sua riqueza e singularidade, é a principal assinatura de uma sociedade e, assim como ela, está em constante transformação. Entretanto, a manutenção dessa cultura tende a ser, por conseguinte, a manutenção da própria sociedade a qual pertence. O turismo na Bahia, por sua vez, assume o papel de difusor da cultura, transformando-a em um produto a ser vendido em larga escala sem, muitas vezes, preocupar-se com sua preservação. Com isso, este trabalho tem o objetivo de estudar a evolução da festa de São João realizada no Centro Histórico de Salvador, a fim de conhecer as principais transformações ocorridas com o passar do tempo, descobrir quais elementos podem causar descaracterização dessa festa e, ainda, entender qual o papel assumido pelo turismo, além dos seus principais impactos negativos e/ou positivos.
- ItemNas dunas de Tieta, o conhecimento socioambiental e a gestão turística(Universidade do Estado da Bahia, 2010-08-13) Lula , Luanna Ramos; Menezes, Ana Maria Ferreira; Santos, Carolina Marinho de Macêdo; Silva, Francisca De Paula Santos daSinônimo de poder, o conhecimento ao longo dos anos vem sendo manipulado para centralizar-se nas mãos de poucos. Compreendido como uma alta afirmação advinda da percepção dos valores culturais e ambientais existentes em seu entorno, o conhecimento socioambiental tende a proporcionar nas pessoas o desejo de atuar juntamente com os demais setores da sociedade, de modo a produzir ao mesmo tempo o crescimento econômico, a preservação espacial e cultural, assim como um resgate da identidade local. Veículo essencial ao desenvolvimento da humanidade, o meio ambiente caracteriza-se como ferramenta fundamental ao desenvolvimento do Turismo, no entanto, tal atividade na maioria dos casos acaba por proporcionar uma descaracterização do ambiente o que com o tempo gera a própria estagnação da atividade turística, fenômeno comumente identificado como a dualidade do setor turístico, e reversível e/ou contido apenas através do desenvolvimento sustentável. Disposto a estudar o conhecimento socioambiental como catalisador das gestões participativas no desenvolvimento do turismo sustentável, o estudo de caso a seguir busca na espacialidade de Mangue Seco, obter subterfúgios necessários a sua constatação, o que ocorre por meio de pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, assim como faz uso da pesquisa bibliográfica, documental e estudo de campo o qual se realiza através da aplicação de entrevistas aos gestores locais e aos representantes de entidades atuantes na localidade em prol do desenvolvimento socioambiental, e de formulários a população de Mangue Seco. Uma análise conceitual e prática o trabalho busca constantemente intercalar tais vertentes de modo a facilitar a compreensão do assunto abordado. Agrega, enfim, a conclusão que demonstra a inexistência do conhecimento socioambiental em Mangue Seco e a vulnerabilidade presente nos moradores locais advinda da falta de tal conhecimento.
- ItemCartografia turística: uma análise do mapa do Centro Histórico da cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-26) Peretti , Juliane Natal; Oliveira , Neivinara; Pereira, Aliger dos Santos; Silva, Emília Maria Salvador; Fernandes, Rosali BragasO tema dessa pesquisa é a análise da qualidade da informação cartográfica do mapa do Centro Histórico da cidade de Salvador disponibilizado pelos Postos de Informações Turísticas (PITs) da BAHIATURSA. A pergunta da pesquisa foi: até que ponto, o mapa do Centro Histórico contém informações de qualidade para o turista? A hipótese para o problema apresentado nesse trabalho é que as informações contidas nos mapas do Centro Histórico fornecidos pelos Postos de Informações Turísticas da BAHIATURSA não são informações de qualidade. O objetivo geral é o de avaliar a qualidade das informações cartográficas do mapa do Centro Histórico disponibilizado nos PITs da BAHIATURSA. A metodologia da pesquisa inclui o levantamento de dados bibliográficos e a pesquisa de campo, através da aplicação de questionários a turistas que utilizaram o mapa do Centro Histórico, e a observação sistemática não participante dos atendimentos nos Postos de Informações Turísticas da BAHIATURSA. Conclui–se que os turistas consideram as informações apresentadas no mapa do Centro Histórico disponibilizado pela BAHIATURSA de qualidade, mesmo o mapa apresentando falhas e erros dentro dos procedimentos cartográficos. Com relação aos atendimentos observados foi possível identificar a falta de padronização nas rotinas de atendimentos, ainda assim os turistas afirmaram que os atendimentos e as informações são de qualidade.
- ItemBoemia x patrimônio arquitetônico: a influência da boemia no bairro do Rio Vermelho(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-26) Almeida , Maíne Rodrigues de; Reis, Rosana Santana dos; Sá, Natália da Silva Coimbra de; Santos, Tadeu Bello dosO presente trabalho procura mostrar que a boemia, como é tida hoje, pode interferir na valorização do patrimônio arquitetônico no bairro do Rio Vermelho em Salvador. Ao mesmo tempo, a pesquisa vem pontuar outra vertente, que seria a valorização do bairro diante a especulação comercial que acaba por conservar estes mesmos patrimônios. Assim, pretende-se esclarecer a importância dessas edificações como mantenedoras de uma identidade, demonstrando que as construções podem passar a ter papel importante frente aos frequentadores do Rio Vermelho
- ItemCorrida de rua em Salvador como nova percepção turística na cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-26) Vilaronga , Érica; Andrade , Fernanda; Bandeira, Ariadna da Silva; Silva, Emília Maria Salvador da; Santos, Tadeu Bello dosA corrida de rua é uma prática esportiva que, em amplo crescimento, tem impulsionado o mercado turístico da cidade receptora. Isso por que muitos dos inscritos viajam para outras cidades a fim de participar das inúmeras competições, o que implica na existência de infraestruturas necessárias como hospedagem, alimentação e entretenimento para receber tanto os participantes, quanto seus acompanhantes. Dessa forma presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência das corridas de rua na potencialidade do turismo na cidade de Salvador. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas não diretiva com responsáveis pelos órgãos regulamentadores para a execução das corridas de rua, além dos responsáveis pelas instituições organizacionais. Os resultados revelaram que Salvador apresenta potencialidades para a expansão da modalidade corrida de rua como fator de desenvolvimento da cidade como um pólo turístico esportivo.
- ItemO museu como incremento na atividade turística de Salvador: estudo de caso Museu da Misericórdia(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-27) Conceição , Marizete da; Sousa, Leliana Santos de; Bandeira, Ariadna da Silva; Sá, Natália da Silva Coimbra deO objetivo desse estudo é analisar a inserção do Museu da Misericórdia como interface no turismo de Salvador, buscando conhece até que ponto, esse museu contribui para a atividade turística da cidade. Retratando assim a relação intrínseca da Santa Casa de Misericórdia da Bahia com a cidade de Salvador pela difusão do seu patrimônio. O método de procedimento é o estudo de caso, mediante entrevista semi-estruturada e aplicação de formulário, além de analisar os registros de visitação. E, por isso, esse estudo salienta mais um conhecimento para o meio acadêmico contribuindo com os diversos estudiosos, pesquisadores nas diversas áreas das ciências humanas e sociais e principalmente para o curso de Turismo e a Museologia. O estudo considera que o Museu da Misericórdia contribui com a sua natureza simbólica na construção da identidade e memória coletiva da cidade algo de estimado valor para a atividade turística da cidade e contribui também na educação patrimonial e no processo de preservação.
- ItemAnálise da Igreja e Convento de São Francisco enquanto patrimônio cultural e sua relação com a atividade turística de Salvador BA(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-27) Lírio , Thalita Regina da Silva; Sousa, Leliana Santos de; Lima, Laerton de Andrade; Soares, Myriam Sampaio Freire de MelloA relação entre cultura e patrimônio é intrínseca, apresentando-se como elo essencial para realização da atividade turística, que se caracteriza como uma forma de interação entre visitantes e moradores locais. A dinamicidade do turismo possibilita a valorização e identificação com os traços culturais do lugar, reforçando o sentimento de pertença dos indivíduos, enquanto elo entre memória e identidade da comunidade receptora, permitindo uma melhor compreensão da estrutura cultural contemporânea por meio das expressões singulares e da possibilidade de visitar e revistar experiências passadas. O objetivo desta pesquisa foi estudar as características histórico-culturais da Igreja e Convento de São Francisco que a tornam patrimônio cultural e sua relação com a prática da atividade turística de Salvador, verificando-se que a Igreja e Convento de São Francisco possui elementos que a tornam um patrimônio e que este permiti a atividade turística.
- ItemTurismo e redes sociais digitais: novas propostas de marketing das agências de viagens(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-29) Freire , Vinícius de Albuquerque; Silva, Francisca de Paula Santos da; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Déjardin, Isabelle PedreiraAs redes sociais de relacionamentos pela internet cresceram vertiginosamente, nos últimos anos. As pessoas buscam cada vez mais construir redes sociais de familiares, amigos, colegas de trabalho e conhecidos através dos novos espaços virtuais que têm sido criados. A criação de um espaço virtual onde é possível dialogar sobre diversos assuntos transformou o consumo de forma irreversível. O consumo do produto turístico também se modificou, já que hoje é possível ter uma prévia do destino a que se objetiva conhecer, pelas facilidades que a internet propõe. Nesse sentido, o profissional de turismo também se transforma, adaptando-se às novas condições a que o marketing das agências de viagens está submetido, por força de um novo consumidor. As redes sociais estão dentre as principais ferramentas que as agências de viagens estão utilizando, muito embora ainda não conscientes sobre as potencialidades desses novos meios de comunicação. O presente estudo verifica o uso das agências de viagens filiadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e situadas na cidade de Lauro de Freitas, Bahia