Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1 por Orientador "Lima, Carmen Lúcia Castro"
Agora exibindo 1 - 17 de 17
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA fundação casa de Jorge Amado como símbolo da cultura baiana: interfaces entre cultura, museus e turismo(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-21) Santos , Ana Cláudia Bitencourt; Lima, Carmen Lúcia Castro; Amazonas, Archimedes Ribas; Reis, Rosana Santana dosA identidade cultural de uma região e de seu povo é formada por uma série de elementos que os representam. Dentre estes, encontram-se: a gastronomia, as religiões, os modos comportamentais e as manifestações artísticas. No que tange a divulgação destes valores e a manutenção ou exclusão de costumes e crenças, a literatura assume um papel importante. No âmbito nacional, destaca-se a literatura do escritor Jorge Amado, um dos maiores difusores da cultura baiana pelo mundo e um grande ativista das causas populares da Bahia. Considerando que todo o acervo deste escritor encontra-se na Fundação Casa de Jorge Amado, e tendo em vista o papel das instituições culturais como mantenedoras e difusoras de um patrimônio, o presente trabalho apresenta um estudo da Fundação Casa de Jorge Amado como símbolo da cultura baiana. Esta pesquisa pretende, ainda, descobrir quais impactos a instituição provoca na atividade turística da região, visto que o turismo, se bem planejado, pode se constituir em uma ferramenta auxiliar no processo de valorização cultural do estado.
- ItemA percepção do turista do centro histórico de Salvador em relação aos museus do pelourinho e entorno(Universidade do Estado da Bahia, 2013-11-27) Braga , Aíla Brito; Lima , Anaylton de Jesus de; Lima, Carmen Lúcia Castro; Amazonas , Archimedes Ribas; Reis, Rosana Santana dosOs museus no mundo possuem conotações várias para interpretação, uso, e apresentação podendo ser instrumento de educação, espaço de eventos e, sobretudo equipamento turístico, sendo um dos espaços mais apropriados pelo Turismo cultural. A relação existente entre o turismo e os espaços museológicos possuem consequências que contribuem para a disseminação do conhecimento proposto pelos museus a todos os públicos mais precisamente a comunidade local, mas se beneficia da curiosidade dos turistas em conhecer a cultura do outro o que permite que esses espaços possuam fluxos variados em seu interior. Dessa forma, o presente trabalho realizou pesquisa Turismo Museológico praticado na cidade de Salvador com a finalidade de analisar a percepção dos turistas que visitam o Centro Histórico de Salvador em relação aos museus do Pelourinho. Foi feita uma pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e de campo combinada com uma pesquisa direta junto aos turistas da região, e a realização de entrevistas semi estruturadas com gestores de alguns museus do Pelourinho. Discutindo definições, conceitos e observações sobre os museus, Centro Histórico de Salvador e Turismo cultural que embasaram a fundamentação teórica da pesquisa. Concluiu-se que os museus possuem visitação resignada porque a maior parte do público visita museus por interesses pessoais, e que a falta de tempo e informações são os motivos que dificultam a visitação aos espaços. Propõe-se ao final a aplicação de divulgação dos espaços com maior vigor pelos órgãos de turismo e a implantação de um de um Distrito Cultural de museu no Centro Histórico de Salvador composto de um circuito que agregue serviços básicos para o turista e outros atrativos para consumo dos mesmos.
- ItemA percepção dos stakeholders sobre o turismo cultural em Canudos-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07-24) Almeida , Diego Abreu de; Messias , Manuela dos Reis; Lima, Carmen Lúcia Castro; Amazonas, Archimedes Ribas; Reis, Rosana Santana dosEste trabalho buscou identificar na percepção dos stakeholders, atores sociais envolvidos com o turismo cultural em Canudos-BA, os pontos positivos e negativos da atividade turística nesta localidade, as potencialidades e limitações para o desenvolvimento do turismo cultural na região, bem como suas sugestões para solucionar os problemas existentes e para que a atividade turística no local seja aperfeiçoada. Para a coleta de informações, utilizou-se pesquisa bibliográfica, e aplicação de questionários e entrevistas. Entrevistou-se os stakeholders locais, representantes do poder público, empresários, gerentes de pousadas e hotéis, monitores de turismo, pessoas que trabalham nos atrativos turísticos, membros de sindicatos e associações. Destacaram-se como benefícios acarretados pelo turismo, a valorização do patrimônio e a geração de emprego e renda. As ações sugeridas para desenvolver o turismo são: o investimento na infraestrutura básica, a qualificação dos profissionais, e mais participação da população. É necessário que os stakeholders atuem de forma integrada para conseguir melhores resultados para a comunidade de Canudos-BA.
- ItemA possibilidade da revitalização turística da Lagoa do Abaeté em Salvador, Bahia: discussão sobre o papel do grupo “as Ganhadeiras de Itapuã"(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-14) Santana, Aila Conceição de; Lima, Carmen Lúcia Castro; Sá, Natália Silva Coimbra de; Queiroz, Lúcia Maria Aquino deConhecida por sua áurea misteriosa e encantadora, pela natural beleza, de água escura, alvíssima areia e grandiosas dunas que despertam deslumbramento, pelo seu território gigantesco, pelo sincretismo religioso que a circunda e a torna sagrada. Por ter sido berço de tradições e importantes manifestações culturais, inspirando criações de músicas, poemas e demais demonstrações artísticas, a Lagoa do Abaeté está situada no bairro de Itapuã na cidade de Salvador, no estado da Bahia e no Brasil. Respeitada pela sua imensidão religiosa, é tida como a morada da divindade Oxum. Esse trabalho busca estudar a viabilidade da reestruturação e revitalização turística da Lagoa do Abaeté na cidade de Salvador, Bahia, tendo como principal foco o grupo musical “As Ganhadeiras de Itapuã” e a sua atuação, influência histórica, cultural e turística para a localidade. Grupo que nasceu em Itapuã e inspira-se no Abaeté. Este leva para o Brasil, por intermédio do samba de mar aberto, a história e vivência antiga desses lugares e da vida de ganho que diversas mulheres escravizadas tinham antigamente na localidade. Dessa forma, a metodologia do trabalho consiste em sua natureza a pesquisa básica, enquanto o método de abordagem foi utilizado o método dedutivo. Os métodos de procedimento utilizados foram três sendo eles o histórico, o qualitativo e o estudo de caso. Sendo então concluído que existem dezenas de entraves que acabam limitando a revitalização turística da Lagoa do Abaeté apenas utilizando como alicerce a atuação do grupo.
- ItemA “baianidade” e os produtos televisivos como instrumento da estratégia turística: o caso da novela Gabriela de 1975(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-14) Borges , Kadija; Barbosa , Keyse; Silva , Thainá da; Lima, Carmen Lúcia Castro; Ribas , Archimedes; Nascimento, Vilma Maria doO presente artigo apresenta um breve histórico de como o conceito de baianidade foi utilizado no período do governo de Antonio Carlos Magalhães como estratégia de divulgação da Bahia para fomentar o turismo, a partir do uso das produções audiovisuais. Inicialmente é apresentado o conceito de turismo cultural e sua relação com as produções audiovisuais. Em seguida mostra como o conceito de baianidade foi apropriado pela gestão política de Antonio Carlos Magalhães, com o intuito de atrair turistas para a Bahia. Finalmente são apresentados os elementos da baianidade presentes na novela Gabriela de 1975. As representações culturais com a finalidade de construir a imagem da Bahia como marca, pretende-se articular a divulgação turística com o discurso da baianidade a partir das produções audiovisuais.
- ItemAcessibilidade para pessoas com deficiência visual na Itaipava Arena Fonte Nova em Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-16) Fernandes, Jaiza Costa Azevedo; Oliveira, Lais Apomplo de; Lima, Carmen Lúcia Castro; Viñal Júnior , José Veiga; Vieira, SaleteA acessibilidade é um assunto bastante discutido atualmente pela sociedade. No entanto, pessoas com deficiência, especificamente deficiência visual, encontram diversos obstáculos na visitação de monumentos e/ou nas instalações de equipamentos culturais, por falta de acessibilidade e adaptações apropriadas. A presente pesquisa tem como tema ‘Acessibilidade para deficientes visuais na Itaipava Arena Fonte Nova em Salvador/Ba’. Possui como objetivo caracterizar a acessibilidade para deficientes visuais na Arena Fonte Nova. Por ser um equipamento cultural bastante utilizado na cidade de Salvador e totalmente adequado para esta pesquisa, sendo o ponto de partida para despertar o interesse na elaboração de novas pesquisas e pode tornar-se sugestivo para melhorias de equipamentos culturais no que se referem ao atendimento as pessoas com deficiência visual. O método utilizado baseou-se em pesquisa básica, bibliográfica, documental, estudo de caso, qualitativa, descritiva, exploratória e dedutiva. Como principal conclusão, a pesquisa identificou que a Itaipava Arena Fonte Nova se encontra parcialmente acessível para os deficientes visuais, carecendo de pequenas adequações.
- ItemBaianidade, imagem e as políticas públicas de turismo: uma análise dos PPAS da Bahia e Salvador de 2016 a 2021(Universidade do Estado da Bahia, 2019-09-27) Mastrangeli , Flaminia; Lima, Carmen Lúcia Castro; Viñal Júnior, José Veiga; Sá, Natália Silva Coimbra de; Amazonas, Archimedes RibasO presente trabalho consiste em analisar de que forma o conceito de baianidade é utilizado pelas políticas públicas da Bahia e de Salvador, com intuito de alavancar a atividade turística. A análise é feita por intermédio da leitura dos Planos Plurianuais vigentes em 2019, do Estado e do Município. A pesquisa desenvolvida analisa o conceito de cultura, identidade cultural, imagem e turismo cultural, que são tidos como pontos contextualizadores do trabalho, visto que o elemento norteador, a baianidade, que se refere a Salvador e ao Recôncavo, é uma construção identitária firmada por intermédio de instrumentos simbólicos e estéticos de uma localidade. Desse modo, é necessário conhecer a história e fases desse ethos do povo baiano, identificando o que influenciou e ressignificou o termo e analisando como é abordado nos discursos oficiais atuais. Para a elaboração deste estudo, a metodologia utilizada foi de base bibliográfica, descritiva, interpretativa e documental. Desse modo, a pesquisa se desenvolveu a partir de levantamento de dados já elaborados e análise de documentos oficiais, levando a conclusões preliminares que a baianidade ainda é estratégia oficial, presente nas ações dos gestores públicos, para promover a atividade turística.
- ItemEquipamento cultural, políticas públicas e turismo: estudo de caso do espaço cultural da Barroquinha(Universidade do Estado da Bahia, 2013-07-17) Viana , Casisleide; Santos , Clarissa; Felix , Renata; Lima, Carmen Lúcia Castro; Amazonas, Archimedes Ribas; Santos, Tadeu Bello dosA Igreja da Nossa Senhora da Barroquinha, localizada nas proximidades do Centro Histórico de Salvador, que após sofrer um incêndio deixou de exercer suas funções religiosas, hoje faz parte de um projeto da Fundação Gregório de Mattos que busca a reanimação deste equipamento cultural a partir do novo uso, agora como Espaço Cultural da Barroquinha. O trabalho visa analisar as políticas culturais do Estado e Município para este equipamento, assim como o seu papel como vetor da atratividade turística e de desenvolvimento da região e entorno. Ressaltando a sua importância no contexto histórico e cultural da cidade, por meio das práticas culturais. Os sujeitos da pesquisa são representantes de órgãos públicos relacionados à funcionalidade do Equipamento, do setor turístico e do conselho comunitário do Centro Histórico. Para a coleta dos dados optou-se por entrevistas semi estruturadas, com perguntas orientadoras e, a análise dos dados foi realizada por meio de abordagens qualitativas. Desta forma conclui-se que o emprego de políticas públicas no âmbito da cultura viabiliza, portanto ao equipamento cultural, uma perspectiva de continuidade efetiva das suas atividades, sendo notável a necessidade de articulação entre as instituições governamentais com a comunidade.
- ItemFilm commission e o cinema em Cachoeira (BA): uma alternativa de promoção turística?(Universidade do Estado da Bahia, 2013-07-15) Santiago , Emanuela Silva; Lima, Carmen Lúcia Castro; Mello , Myriam SampaioFreire de; Amazonas, Archimedes RibasA adoção do cinema como ferramenta de divulgação e promoção do turismo, tem acontecido em várias partes do mundo, e a estratégia adotada vem aumentando o fluxo de turistas que são atraídos e sensibilizados, seja pela imagem mostrada no filme ou por eventos cinematográficos. Considerando o atual cenário de Cachoeira (BA), o presente trabalho objetiva analisar se a política da Film Commission poderia auxiliar as produções cinematográficas e ser uma alternativa para a promoção do turismo no município. A metodologia incluiu, além de pesquisa bibliográfica, a aplicação de entrevistas com os estudantes e professores do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB e representantes do setor de turismo e cinema. Desta forma, conclui-se que a escolha do tema é relevante, pelo fato do cinema ser uma ferramenta significativa para a atividade turística.
- ItemJogos digitais e turismo na cidade de Salvador: possibilidades a partir dos e-sports e promoção turística 2017-2023(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-05) Fontes, Matheus Guimarães; Ferreira, Stephanie Borges de Santana; Lima, Carmen Lúcia Castro; Moura, Juliana Santana; Freitas, Jorge Antônio Alardo Rodrigues deCampeonatos que outrora eram considerados pequenos torneios promovidos pelos gamers nas famosas Lan Houses dos anos 2000, desdobrava-se mais tarde no conhecido e-sports, que trouxe possibilidades de ampliar o mercado de jogos e se transformou em um negócio bastante rentável, deixando explícito o seu potencial por meio da promoção de grandes eventos de e-sports, promovidos no Brasil e em outros países. Os jogos digitais vêm ganhando olhares de diversas áreas das ciências, como na educação, tecnologia, saúde e turismo, e a forma como tem se comportado na execução dos eventos de e-sports, desperta a atenção para a necessidade da relação benéfica que mantém com o segmento de Turismo de Eventos. O presente trabalho parte do ponto de como os jogos eletrônicos vem a contribuir para um turismo eficiente na cidade de Salvador. O objetivo deste é identificar as potencialidades dos e-sports na promoção do turismo em Salvador. Para alcançar tais estudos e resultados, foram utilizadas pesquisas, e entrevistas semiestruturadas com dois gestores de organizações que se relacionam ao tema, além de organizar eventos de esportes eletrônicos na cidade de Salvador, e um influenciador soteropolitano da comunidade gamer, com o objetivo de mostrar como é a visão do público que consome esse produto, relacionado ao turismo. Com este trabalho foi possível verificar com o auxílio das entrevistas realizadas se Salvador, de fato, pode compor um cenário competitivo de eventos de e-sports, chegando ao ponto em que a cidade, ao apresentar bons espaços e equipamentos disponíveis, podem sim contribuir com um cenário competitivo de jogos eletrônicos, entretanto este deve ser bem planejado em parceria com os setores público e privado.
- ItemMemorial Irmã Dulce: uma avaliação sobre o potencial turístico(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-25) Braga, Ananda Barreto; Casaes, Camila Maria Santos; Souza, Emily Cordeiro de; Lima, Carmen Lúcia Castro; Reis, Rosana Santana dos; Amazonas, Archimedes RibasO presente trabalho consiste em avaliar o potencial turístico e a importância do Memorial Irmã Dulce para o turismo religioso. A pesquisa desenvolvida elucida o conceito de turismo, que é uma atividade que tem várias áreas de atuação, uma delas é o segmento do turismo religioso, um dos principais pontos discutidos na contextualização do trabalho, já que a base do estudo científico é o Memorial Irmã Dulce, atrativo de cunho religioso, localizado no Largo de Roma, na cidade de Salvador. Para falar sobre esse objeto de estudo, se faz necessário conhecer a história de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, popularmente conhecida como Irmã Dulce, já que este memorial está fortemente intrínseco ao seu nome e à sua história, que é conhecida não só pela cidade de Salvador, mas também em todo país. Para a elaboração deste estudo, a metodologia empregada foi baseada nas pesquisas exploratória, descritiva, bibliográfica, documental, de campo e interpretativa. Desse modo, a pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento de materiais já elaborados, observação do objeto de estudo, aplicação de questionários com turistas no memorial e realização de entrevistas com funcionários do Memorial Irmã Dulce e de órgãos públicos que atuam com o turismo tanto no estado da Bahia quanto na cidade de Salvador (Bahiatursa e Secult). A partir dos resultados obtidos e da análise do ambiente interno e externo da organização estudada, foi concluído que o Memorial Irmã Dulce é um vetor do turismo em potencial, devido a forte representatividade da figura de Irmã Dulce, que se destacou ainda mais desde a sua beatificação em 2011. No entanto, existem alguns limites que dificultam o desenvolvimento da atividade turística no local como, por exemplo, a insegurança e a ausência de meios de hospedagem e restaurantes no entorno do memorial.
- ItemO turismo cultural como vetor de desenvolvimento no município de Itaparica-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07-24) Santos , Anapaula Bonfim; Lima, Carmen Lúcia Castro; Amazonas, Archimedes Ribas; Santos, Tadeu Bello dosAtualmente o município de Itaparica dispõe de atrativos culturais não explorados pelo turismo. A cidade, com o passar dos anos, deixou de receber um grande número de turistas, fato que impactou na sua economia e no seu desenvolvimento. O presente trabalho tem como objetivo analisar o Turismo Cultural como vetor de desenvolvimento no município de Itaparica/Bahia analisando os limites e as potencialidades. Abordando os conceitos e fazendo uma breve análise sobre o Turismo Cultural no mundo, faz-se uma discussão sobre turismo, cultura e desenvolvimento. Foi realizada uma pesquisa de campo e entrevistas com atores locais ligados à cultura, ao comércio, e ao Poder Público Municipal. Através dos dados coletados foi possível concluir que Itaparica tem grande potencial para desenvolver o Turismo Cultural, porém os problemas de gestão, de infraestrutura e de planejamento turístico dificultam o desenvolvimento desse segmento.
- ItemO turismo em Amargosa: possibilidades de novos produtos turísticos(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-25) Silva, Alonso Barbosa da; Costa , Felipe Ferreira; Lima, Carmen Lúcia Castro; Pereira, Aliger dos Santos; Amazonas, Archimedes RibasO presente trabalho analisa a festa do São João de Amargosa-Ba no ano de 2015, entendendo o turismo local como base, bem como avaliando sua sustentabilidade e possibilidade de diversificação. Para alcançar este objetivo foi necessário investigar como o turismo cultural e das festas populares se relaciona com a economia, destacando sua importância dentro da comunidade, avaliando como o turismo esta inserido na cidade e observando o impacto da festa de São João sobre a cidade e sua sustentabilidade na localidade. Assim, objetivou-se verificar como o evento junino está inserido na cidade de Amargosa e analisando os pontos críticos do modelo de turismo e suas possibilidades de diversificação na cidade. A pesquisa é de abordagem qualitativa e fundamentada por metodologia do tipo etnográfica, privilegiando como instrumentos a amostra intencional não probabilística e entrevistas semiestruturadas. Os resultados das análises apontam que o turismo na cidade é realizado tendo apenas o seguimento cultural como atrativo, que é efetivado através da realização do evento da festa de São João. Almeja-se com os resultados apresentados a possibilidade de se criar estratégias de diversificação do turismo na cidade, sendo que o município possui patrimônio cultural e natural com potencial de atratividade turística. Um dos principais resultados obtidos foi a observação que o município de Amargosa-BA possui especificações necessárias para segmentação da atividade turística.
- ItemPatrimônio imaterial e turismo: o caso da feira de Caxixis no município de Nazaré / Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-17) Araújo, Danilo; Medeiros, Gabriela; Lima, Carmen Lúcia Castro; Soares, Myriam Sampaio Freire de Mello; Reis, Rosana Santana dosO presente trabalho visa estudar a Feira de Caxixis como atrativo turístico e analisar a possibilidade da mesma tornar-se um patrimônio imaterial da Bahia, a qual é considerada relevante para o turismo no município de Nazaré/BA e fonte de riqueza cultural para a população de Maragogipinho/BA. Propõe ainda uma análise sobre as feiras, em particular a Feira de Caruaru em Pernambuco, registrada em 2006 como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Ao final, fez-se um estudo de caso da Feira de Caxixis por meio das pesquisas descritiva e exploratória, utilizando como instrumento de coletas de dados a entrevista estruturada. Como resultado do estudo foi identificado que a Feira de Caxixis carece de atenção no que tange à sua preservação, mas sem dúvida, é dotada de significados que vão além das relações comerciais, reunindo importantes fatores que podem vir a torná-la um Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.
- ItemSingularidade cultural e turismo: os bairros de Boa Viagem e Monte Serrat, em Salvador, como territórios criativos(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-15) Santos, Daniela Silva; Fiuza, Raquel Danielle; Lima, Carmen Lúcia Castro; Amazonas, Archimedes Ribas; Soares, Myriam Sampaio Freire de MeloA monografia analisa os aspectos nos bairros Boa Viagem e Monte Serrat, localizado em Salvador, 2014, como territórios criativos. Os bairros possuem uma exuberante riqueza histórica e cultural, além de, um patrimônio monumental. Teve como procedimento, um estudo histórico e descritivo, que para tal, foi realizada uma pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas aos atores da comunidade local e um órgão de turismo da prefeitura. Foi realizada uma explanação acerca dos conceitos do turismo, da cultura, do patrimônio, do turismo cultural, de bairros culturais e territórios criativos, bem como, a historicidade dos bairros e os atrativos turísticos existentes. Por fim, ao verificar o resultado das entrevistas examinaram-se os pontos positivos e negativos abordados pelos entrevistados referentes ao tema do trabalho e quanto à manutenção e conservação do patrimônio histórico-cultural e da infraestrutura local e, por fim, as considerações finais reafirma que os bairros possuem características que os identificam como territórios criativos.
- ItemTurismo cinematográfico: alternativas para cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-29) Marques , Ana Lúcia de Oliveira Simão; Vianna , Fernanda Pacheco; Moreira , Maria Auxiliadora Pereira; Lima, Carmen Lúcia Castro; Amazonas, Archimedes Ribas; Reis, Rosana Santana dosEste estudo apresenta a relação existente entre o cinema e o turismo, dessa relação surge o Turismo Cinematográfico. O trabalho procurou trazer algumas definições de turismo e apresentar um breve histórico do cinema, a partir dessa conjuntura são apresentados conceitos de Turismo Cinematográfico um novo nicho de mercado turístico já explorado em diversos países onde atua como instrumento competitivo no cenário atual, no Brasil, esse novo segmento ainda se apresenta de forma incipiente. A finalidade do estudo foi verificar se a Cidade de Salvador com seu forte apelo turístico, sua diversidade de cenários naturais e urbanísticos e principalmente por ser um destino multicultural pode encontrar no cinema uma forma de mostrar o seu encanto ao mundo, mas, para que haja um circuito cinematográfico em Salvador é preciso resolver alguns entraves que impedem que essa atividade possa se concretizar. Por fim, com a pesquisa realizada observou-se que a metrópole possui potencial para se tornar um destino de Turismo Cinematográfico, entretanto, as iniciativas para que isso se concretize ainda são poucas. É preciso um melhor entrosamento entre os órgãos responsáveis, bem como, estratégias contundentes para que as produções cinematográficas sirvam de suporte promocional positivo para a Cidade de Salvador.
- ItemTurismo cultural em Salvador cidade criativa da música e das batalhas de rap(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-16) Rodrigues, Jamile dos Santos; Lima, Carmen Lúcia Castro; Viñal Júnior, José Veiga; Amazonas, Archimedes RibasO presente trabalho, abordará a respeito das Batalhas de rap em Salvador. Cidade que recebeu o título de cidade criativa da música, em 2016, pela UNESCO. Sabendo da importância de Salvador para o turismo nacional e destacando a criatividade presente na musicalidade baiana, este trabalho tem por tema: TURISMO CULTURAL EM SALVADOR CIDADE CRIATIVA DA MÚSICA E DAS BATALHAS DE RAP. O objetivo do trabalho será descobrir a possibilidade das batalhas de rap como turismo cultural em Salvador. As batalhas de rap são manifestações espontâneas, de origens periféricas, relacionadas a cultura hip hop e que vem ganhando retumbância em todo o país. Com base nisso, a metodologia do trabalho caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, visto que a investigação não tratará de dados quantitativos. Aplicada, pois existe a pretensão da pesquisadora de criar um aplicativo para mapeamento de Batalhas de Rap em Salvador. Exploratória, por se tratar de uma pesquisa onde existe a necessidade de mais intimidade com os temas abordados nela. Será avaliada pelo método de abordagem hipotético dedutivo. A delimitação geográfica é a cidade de Salvador – Bahia – Brasil e a delimitação temporal é de 2018 a 2020. Os sujeitos da pesquisa são seis organizadores, de cinco diferentes batalhas de rap de Salvador. A coleta de dados se deu por meio de pesquisa bibliográfica, documental e levantamento virtual por meio de contato por principalmente, WhatsApp, Facebook e Instagram com mc´s e organizadores das batalhas de rap da cidade. Além das entrevistas com os seis organizadores das cinco batalhas pesquisadas. As perguntas da entrevista, se destacam por investigar aspectos relacionados à batalha (histórico, organizadores, escolha do nome, fatores que motivaram a organização, público, etc). Assim como, investigar a presença de turistas nessas batalhas e se esses turistas seriam vistos como presenças bem-vindas nas batalhas de rap. Por meio da pesquisa, será possível verificar que para além das batalhas de rap serem de interesse da visitação dos turistas. Elas também surgem, como celeiros contemporâneos para artistas do movimento hip hop em Salvador. Conclui-se que, as batalhas de rap são para além de possibilidades para o turismo cultural, são manifestações com grande poder de intervenção social, educacional e que caracterizam as ruas contemporaneamente.