Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Orientador "Argolo, Gerson do Carmo"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA relevância da literatura afro-brasileira na construção da identidade negra no ensino fundamental I(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-21) Rocha, Marta Dias; Argolo, Gerson do Carmo; Hanashiro, Walker Umeki; Carvalho , Cosme Wilson Ferreira deA literatura afro-brasileira é essencial para fortalecer a identidade negra, especialmente entre as crianças do ensino fundamental I, que muitas vezes não se veem representadas nos livros didáticos. A introdução dessa literatura nas escolas. Em formas de material paradidáticos, se constitui numa importante ferramenta pedagógica para combater a manutenção de estereótipos e promover um reconhecimento e respeito da diversidade cultural existente em nossa sociedade. Apesar da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, a história e cultura euro-centrada ainda predomina nos currículos escolares. Nesse sentido, essa pesquisa ressalta a importância de se incluir autores negros e obras que retratem a cultura afro-brasileira de forma positiva na realidade escolar. O presente estudo tem caráter bibliográfico e teve como principal objetivo refletir sobre a relevância de introduzir a literatura afro-brasileira como recurso pedagógico na construção da identidade negra no ensino fundamental I.
- ItemEducação antirracista: abordagens pedagógicas na sensibilização e combate ao racismo no espaço escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-08) Lima, Karine Couto; Santos, Millena Amorim Antunes; Argolo, Gerson do Carmo; Santos, Josânia Silva; Hanashiro, Walker UmekiO presente TCC tem como objetivo identificar e analisar de que formas as abordagens pedagógicas antirracista podem ser desenvolvidas, para promover a conscientização, e a luta contra o racismo no ambiente escolar. Para tanto, foi elaborada uma atividade de intervenção pedagógica numa turma de Educação Infantil com a intenção de promover uma reflexão sobre racismo na atualidade, em um país, onde o preconceito étnico racial se expressa de diversas maneiras. Nesse contexto, sabe-se que docentes desempenham um papel fundamental e que devem possibilitar aos alunos, o conhecimento e a valorização da cultura negra e suas contribuições para os costumes e identidade do país. Tratou-se de uma abordagem qualitativa, em que uma atividade de intervenção pedagógica antirracista, foi planejada e implementada na educação infantil, com intuito de provocar reflexões a respeito da temática étnico racial afro-brasileira. A pesquisa-ação envolveu estudantes dos anos iniciais e constou de observações e avaliações de atividades propostas a partir da leitura, debate do livro “menina bonita do laço de fita” da autora Ana Maria Machado.
- ItemEducação Antirracista: Abordagens pedagógicas na sensibilização e combate no espaço escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-08) Lima, Karine Couto; Santos, Millena Amorim Antunes; Argolo, Gerson do Carmo; Santos, Josânia Silva dos; Hanashiro, Walker UmekiO presente TCC tem como objetivo identificar e analisar de que formas as abordagens pedagógicas antirracista podem ser desenvolvidas, para promover a conscientização, e a luta contra o racismo no ambiente escolar. Para tanto, foi elaborada uma atividade de intervenção pedagógica numa turma de Educação Infantil com a intenção de promover uma reflexão sobre racismo na atualidade, em um país, onde o preconceito étnico racial se expressa de diversas maneiras. Nesse contexto, sabe-se que docentes desempenham um papel fundamental e que devem possibilitar aos alunos, o conhecimento e a valorização da cultura negra e suas contribuições para os costumes e identidade do país. Tratou-se de uma abordagem qualitativa, em que uma atividade de intervenção pedagógica antirracista, foi planejada e implementada na educação infantil, com intuito de provocar reflexões a respeito da temática étnico racial afrobrasileira. A pesquisa-ação envolveu estudantes dos anos iniciais e constou de observações e avaliações de atividades propostas a partir da leitura, debate do livro “menina bonita do laço de fita” da autora Ana Maria Machado.
- ItemO ensino de história e cultura afro-brasileira de acordo com a lei 10.639 em uma escola pública de Barreiras-Ba: possibilidades e limites(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-08) Regis, Carmem Lúcia do Carmo Silva; Silva, Tatiane Regis; Argolo, Gerson do Carmo; Hanashiro, Walker Umeki; Carvalho, Cosme Wilson Ferreira deO presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa, realizada para a conclusão do curso de Licenciatura em pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB – Campus IX com tema voltado para Lei 10.639/03 que se refere a História e Cultura Afro-brasileira. O trabalho tem como principal objetivo identificar elementos que fortaleçam a educação da história e cultura afro-brasileira em uma escola pública da cidade de Barreiras- BA. Através da análise de documentos, como PPP da escola e os planos de aula dos professores, buscou-se informações que pudessem indicar a valorização das diversidades e a inclusão formal do ensino da história da cultura afro-brasileira e Indígena. A pesquisa desenvolveu questionários semiabertos com gestores e docentes da escola pesquisada para compreender seus papéis no processo de mudança no foco do ensino euro centrado, e na formação dos estudantes. Sabe-se que o Brasil é caracterizado por uma variedade de etnias, costumes e tradições, que não foram igualmente valorizados, por isso a importância de se abordar conteúdos relacionados à história e cultura afro-brasileira e Indígena no espaço escolar.