Licenciatura em Historia - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Orientador "Boudoux, Adriana Silva Teles"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs ilusões do garimpo e suas representações: trabalhadores valentenses nos garimpos em Goiás (1980-1989)(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Kattylâne Araújo da; Boudoux, Adriana Silva TelesEsta pesquisa busca entender a construção do mito do enriquecimento fácil a partir de depoimentos de ex-garimpeiros naturais do município de Valente, que como muitos outros se arriscaram a migrar para outro Estado em busca de um tesouro considerado fácil. Para tanto, o trabalho se baseará nos fundamentos da História oral, como um caminho possível para tal análise, e com documentos cedidos pelos entrevistados durante a pesquisa. Por tratar-se de um estudo de trajetórias, este, dialoga com fontes escritas referentes à cidade de origem dessas pessoas, na tentativa de relacionar a influência do mito dos garimpos sobre o contexto social dos mesmos, articulando principalmente a esfera do trabalho que estes exerciam antes da migração: no campo e nos motores de sisal da região. Trilhando os trânsitos da memória para entender as representações construídas em torno de um contexto enquanto impulsionador de uma saída e o outro de uma chegada.
- ItemAvaliação no ensino de História: estudo de casos em escolas da rede estadual de Conceição do Coité(Universidade do Estado da Bahia, 2018-07-12) Pastor, Sueli Araújo; Boudoux, Adriana Silva Teles; Boas, Antônio Vilas; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroO presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de avaliação no ensino de História, como é trabalhada a avaliação no ensino de três escolas da rede estadual observadas de Conceição do Coité e investigar quais os instrumentos de avaliação são utilizados pelos professores, visando analisar o entendimento a respeito de como são trabalhados os métodos de avaliação, com objetivo de identificar as formas e procedimentos de avaliação, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Este trabalho busca conhecer as concepções de avaliação dentro do ensino de História utilizadas pelos professores e como estas concepções podem propiciar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foram utilizadas fontes orais e escritas, entrevistas com professores, observação em sala, analise dos PPPs das três escolas (observadas). Dialogando com os teóricos da avaliação e do ensino de História, a exemplo de Luckesi (2011); Haydt (2002); Hoffmann (2014), os quais contribuíram de forma significativa na perspectiva da avaliação da aprendizagem. Schmidt (2009) relata sobre a avaliação no ensino de História. O presente texto apresenta propostas indispensáveis para compreensão da temática abordada, tais como a percepção das práticas e métodos de avaliação utilizados pelos professores.
- ItemEntre a literatura e a história: uma análise das representações de gênero no romance “beije-me onde o sol não alcança”, de Mary Del Priore(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Carneiro, Vanessa Silva Gordiano; Boudoux, Adriana Silva Teles; Sarmento, Maria Aurélia; Simões Filho, Kleber José FonsecaO presente trabalho tem como tema a representação das relações de gênero no romance Beije me onde o sol não alcança de Mary Del Priore. Apresentando como problema, quais as aproximações e distanciamentos existentes na relação Literatura e História na obra citada, além de também analisar como a autora representa as relações de gênero. A partir de tais problemas, realizo, no primeiro capítulo, uma análise sobre a relação que Del Priore, enquanto historiadora e escritora, a partir dos movimentos historiográficos dos finais do século XX e início do século XXI, se aproxima de temas como história das mulheres, relações de gênero, amor, sexualidade, vida privada, etc; construindo assim um diálogo com a Literatura e a História. Além disso, analiso também quais aspectos presentes no romance o caracterizam como sendo um romance histórico e epistolar, questionando o que há de ficção e de História, a partir do conceito de representação de Roger Chartier (1990), identificando como a autora aproxima e distancia esses dois campos do saber. No segundo capítulo, é feita uma análise que se divide em dois tópicos: no primeiro é analisado como a autora por meio dos personagens Nicota e Maurice representa as relações de gênero e como ela constrói tais representações; no segundo, analiso como, a partir das personagens Regina e Maria Gata, a romancista representa o papel das mulheres negras escravas e libertas no final do século XIX no Rio de Janeiro. Em síntese, destaco que que a autora utiliza o conceito de gênero de Joan Scott para representar as relações de gênero no romance e que tece um constante diálogo entre a Literatura e a História a partir das fontes. Por fim, aponto novas perspectivas de pesquisa a partir das lacunas que não puderam ser analisadas com maior profundidade.
- ItemEntre a literatura e a história: uma análise das representações de gênero no romance “Beije-me onde o sol não alcança”, de Mary Del Priore(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Carneiro, Vanessa Silva Gordiano; Boudoux, Adriana Silva Teles; Sarmento, Maria Aurélia; Simões, Kleber José FonsecaO presente trabalho tem como tema a representação das relações de gênero no romance Beijeme onde o sol não alcança de Mary Del Priore. Apresentando como problema, quais as aproximações e distanciamentos existentes na relação Literatura e História na obra citada, além de também analisar como a autora representa as relações de gênero. A partir de tais problemas, realizo, no primeiro capítulo, uma análise sobre a relação que Del Priore, enquanto historiadora e escritora, a partir dos movimentos historiográficos dos finais do século XX e início do século XXI, se aproxima de temas como história das mulheres, relações de gênero, amor, sexualidade, vida privada, etc; construindo assim um diálogo com a Literatura e a História. Além disso, analiso também quais aspectos presentes no romance o caracterizam como sendo um romance histórico e epistolar, questionando o que há de ficção e de História, a partir do conceito de representação de Roger Chartier (1990), identificando como a autora aproxima e distancia esses dois campos do saber. No segundo capítulo, é feita uma análise que se divide em dois tópicos: no primeiro é analisado como a autora por meio dos personagens Nicota e Maurice representa as relações de gênero e como ela constrói tais representações; no segundo, analiso como, a partir das personagens Regina e Maria Gata, a romancista representa o papel das mulheres negras escravas e libertas no final do século XIX no Rio de Janeiro. Em síntese, destaco que que a autora utiliza o conceito de gênero de Joan Scott para representar as relações de gênero no romance e que tece um constante diálogo entre a Literatura e a História a partir das fontes. Por fim, aponto novas perspectivas de pesquisa a partir das lacunas que não puderam ser analisadas com maior profundidade.
- ItemFestas Juninas em Bandiaçu dos anos de 1990 a 2011Junqueira, Jair Mota; Boudoux, Adriana Silva TelesA festa revela não apenas os momentos festivos de uma localidade, mas també mas vivências cotidianas, suas identidades, valores e tensões. O artigo discute as festividades no mês de Junho, enfatizando o São João, focando o distrito de Bandiaçu2 no município de Conceição do Coité dos anos 1990 a 2011. Para tanto, são analisadas as imbricações entre as esferas sagradas e profanas; as relações políticas existentes nessa festividade; continuidades, mudanças e dificuldades que se efetivaram ao longo dos anos. O objetivo será entender suas origens e perpetuação, recorrendo, portanto, às narrativas dos participantes bem como registros fotográficos
- ItemFragmentos do cotidiano e das práticas de uma professora de história e seus alunos: ditos e não ditos.(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Santos, Angerlândia Carvalho dos; Boudoux, Adriana Silva Teles; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroEste trabalho que se encontra estruturado em três capítulo busca analisar os fragmentos da prática de uma professora de história e seus alunos, a partir do seu cotidiano e do currículo praticado em sala de aula. Para dar conta da investigação e fundamentar essa pesquisa, trago o conceito de cotidiano utilizado por Certeau (1994). E para a discussão sobre currículos, culturas e cotidianos escolares, teóricos como Carlos Eduardo Ferraço (2007) e (2013), Tomás Tadeu da Silva (2002), Selva Guimarães Fonseca (2003), Sacristã (1995) e (2000), Gauthier (2004) e Oliveira (2003), trouxeram excelentes contribuições de suma importância para esse trabalho. A presente pesquisa foi realizada em uma instituição municipal de ensino, localizada em um bairro periférico de Conceição do Coité-Bahia e o recorte foi o nível fundamental II. Como recursos metodológicos utilizamos aplicação de questionários, observações feitas durante as aulas de História, além de conversas informais com a professora regente e seus alunos. Essa pesquisa nos mostrou que há uma distância considerável entre o que é dito e o que é praticado em sala de aula, ressaltando uma extrema diferença entre os currículos formais e aqueles que são construídos cotidianamente em sala de aula entre professores e alunos. Diante do desenvolvimento desse trabalho, também fica perceptível a necessidade de ressignificação do papel de professores e alunos diante da mobilização dos saberes. Pois diante das inúmeras especificidades presente no contexto escolar como um todo, não cabe mais ao professor ser meramente um dador de aula, nem aos alunos um receptor passivo do conhecimento transmitido.
- ItemLiteratura, história, memória e sertão: identidade sertaneja entre o tradicional e o moderno no romance essa terra de Antônio Torres(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Santana, Patricia Ferreira de; Boudoux, Adriana Silva Teles; Simões Filho, Kleber José Fonseca; Vasconcelos, Cláudia PerreiraEste trabalho estuda a relação entre Literatura, História, Memória e representações identitárias no romance Essa Terra escrito pelo baiano Antônio Torres e publicado em 1976, com o objetivo de analisar a importância deste romance para a problematização das identidades no universo sertão-Junco, terra natal do escritor. O estudo é feito através da reflexão da dialogicidade das narrativas literárias e históricas. A metodologia da pesquisa é baseada na leitura e análise da obra e de estudos de produções historiográficas referentes ao tema. A monografia está dividida em dois capítulos. O primeiro prioriza o entrelaçamento da Literatura, História e Memória e o segundo é voltado para a análise das representações identitárias sobre o Sertão, que permeiam a narrativa. A análise demostra que a narrativa singular do romancista representa as tensões sociais e humanas por meio do imaginário, este tomado como produtor de realidades.
- ItemO ensino de história no Colégio Municipal de Queimadas: mudanças curriculares, saberes e práticas. (1970-1990)(Universidade do Estado da Bahia, ) Reis, Catiana Barauna; Boudoux, Adriana Silva TelesO presente estudo visa pesquisar sobre a trajetória do Ensino de História no Brasil, atentando para a repercussão do contexto histórico de cada período, que influenciaram a construção de saberes e as práticas/ações pedagógicas empregadas no Ensino de História, em particular, no Colégio Municipal de Queimadas no ano de 1970 a 1990. A discussão dessa temática versa em apresentar caracterizações acerca desse ensino, partindo da sua implementação enquanto disciplina, observando a normatização de leis, até chegar ao estudo de caso em questão. Para embasar, teórico-metodologicamente, além de fazer uso de referenciais teóricos, utiliza-se fontes orais e a interpretação de documentos.
- ItemProtocolo das audiências cíveis, nº8 cartório dos feitos cíveis e criminais / termo sede da comarca – serrinha – BA: catalogação e possibilidades de pesquisa(Universidade do Estado da Bahia, ) Gomes, Diene Junqueira; Boudoux, Adriana Silva TelesEste trabalho foi construído com o objetivo de catalogar os processos contidos no livro de Protocolo das audiências Cíveis, nº8 Cartório dos Feitos Cíveis e Criminais, da cidade de Serrinha, tornando-o uma fonte mais acessível, possibilitando aos futuros historiadores, desenvolver estudos sobre a História regional e local. Neste trabalho utilizamos como possibilidade de pesquisa, os processos de desquites como fonte para estudos sobre as mulheres.
- ItemRepresentações dos Índios no livro didático de história: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Brito, Maria Deyse Santos; Boudoux, Adriana Silva Teles; Carvalho Filho, José Ernane Carneiro; Araújo, Maria Cezarela Oliveira de CarvalhoO presente trabalho tem como principal objetivo analisar as representações sobre as sociedades indígenas em uma coleção de livros didáticos de História. No primeiro momento, busca-se compreender o livro didático enquanto um recurso com múltiplas facetas utilizado na maioria das escolas brasileiras. E como a Lei 11.645/2008 que determina a obrigatoriedade da História e Cultura indígena nas escolas vem trazendo, em seus artigos, as respectivas mudanças. Para isto, foi escolhida a coleção de livros didáticos: História em Documento do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos), da autora Joelza Esther Dominguez Rodrigues aprovada pela PNLD em 2014. A análise dessa coleção consiste em mostrar como a Lei 11. 645/2008 vem sendo aplicada e como a autora vem dando visibilidade aos indígenas e as suas respectivas etnias tanto no passado quanto no presente. A pesquisa não se deteve somente em analisar as representações sobre os indígenas nessa coleção, mas também apontar estudos que vem expandindo a história dessas sociedades, mostrando que os mesmos continuam presentes na sociedade, algo que os manuais didáticos ainda negligenciam.