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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Martins, Josemar da Silva"
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- Item"3 entre 1000": enxergando os contextos de jovens estudantes com deficiência visual em Juazeiro(UNEB, 2019) Anjos, Isaías Alves Rodrigues dos; Martins, Josemar da Silva; Vieira, Josenilton Nunes; Luz, Karla Daniele de Sá MacielO presente trabalho de pesquisa tem como principal objetivo Compreender como jovens juazeirenses com deficiência visual, em idade escolar, percebem seus contextos escolares e urbanos. A base teórica está fundamentada na compreensão das discussões sobre deficiência (DINIZ, 2012), propostas de educação especial e inclusiva (FIGUEIRA, 2013), deficiência visual e atendimento educacional especializado (SÁ, 2007). O campo de estudo corresponde a três escolas públicas do Estado, localizadas no perímetro urbano da cidade de Juazeiro-BA, tendo como sujeitos da pesquisa três jovens com deficiência visual regularmente matriculados. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, que explica, analisa e interpreta os acontecimentos que se investiga, possibilitando um olhar sensível aos contextos, tendo como metodologia o estudo de casos de tipo etnográfico (ANDRÉ, 2012). Para a construção dos dados, foram utilizados a entrevista semiestruturada, as histórias de vida e a observação (diário de campo). A pesquisa apresenta como principais resultados as vozes dos três jovens colaboradores, tendo como foco as dificuldades que mantém esses jovens afastados dos espaços escolares e urbanos; a diversidade de experiências desses jovens com materiais facilitadores como computador, sistema braille, lupa e celular; as barreiras que dificultam o aprendizado; o distanciamento das leis e documentos oficiais que garantem o direito desses jovens à educação; e as principais temáticas levantadas por eles: a Internet e o Bullying. A pesquisa sugere uma aproximação maior entre as escolas e o Núcleo Territorial de Educação (NTE 10) de Juazeiro como forma de estreitar o dialogo; a compreensão das especificidades desses alunos com deficiência visual, tendo em vista suas diversidades; e ações que visem garantir a permanência do aluno com deficiência visual nas escolas do Estado.
- ItemA associação de pais e mestres na esteira do tempo de Juazeiro (BA): representações sobre infância, educação e cultura(UNEB, 2017) Carvalho, Luis Osete Ribeiro; Martins, Josemar da Silva; Rodrigues, José Roberto Gomes; Ávila, Virgínia Pereira da Silva deO presente trabalho tem como ponto de partida os materiais e entrevistas do projeto de pesquisa e extensão “O Arquivo da professora Maria Franca Pires: memória e história cultural em pesquisa na região de Juazeiro-BA”. Há onze anos, a pesquisa desse acervo tem consistido no levantamento sistematizado, na preservação, organização e inventário dos materiais que se constituem como objetos de memórias. Durante esse tempo, foram realizadas quatro exposições temáticas, de fotografias, publicidade, imprensa e educação, que revelaram a diversidade do acervo e serviram tanto como uma estratégia para dar visibilidade aos objetos quanto como metodologia da pesquisa para ativação das lembranças de pessoas que vivenciaram os momentos registrados por Maria. Desde o início do trabalho, é perceptível nos materiais reunidos pela professora e pesquisadora Maria Franca Pires (1921-1988) um relevante potencial narrativo sobre muitos aspectos sociais, culturais e educacionais do território semiárido brasileiro, especialmente, do município de Juazeiro-BA. Nesta dissertação, o foco é a Associação de Pais e Mestres (APM) de Juazeiro (BA), com o objetivo de analisar as representações de infância, educação e cultura construídas pelos agentes que frequentaram a APM no período de 1954 a 1974. Para tanto, foram reconstituídas as trajetórias dessa entidade, do Arquivo que abriga seus objetos de memórias e da principal liderança da Associação, Maria Franca Pires, com base no cruzamento dos relatos orais provenientes de entrevistas com fontes bibliográficas e documentais. Tendo como base um amplo aporte teórico, a pesquisa permite discutir com abrangência as diferentes apropriações dos discursos e das ações, ao mesmo tempo, conservadoras e modernas, que expressam a síntese de uma tensão vivenciada naquele momento histórico e que continua repercutindo nos dias atuais.
- ItemA rádio escola educomunicativa: uma alternativa para a contextualização da educação e a convivência com o semiárido(UNEB, 2016) Souza, Michelle Cristine Laudilio de; Martins, Josemar da Silva; Reis, Edmerson dos Santos; Melo, Rosicleide Araújo deA inserção de rádios escolares através do projeto Mais Educação, do Governo Federal, é uma realidade em Juazeiro (BA) desde 2009. Há seis anos, as escolas públicas buscam no rádio uma alternativa de inserção tecnológica que permita aos estudantes divulgarem informações no ambiente escolar. Assim, essa dissertação traça um retrato dessa inserção a partir de um Estudo de Caso realizado no Colégio da Fantasia, que traz como questões principais de pesquisa: A Rádio Escola Nas ondas do Saber, do Colégio da Fantasia, é utilizada para contextualizar a realidade do aluno, formando novos olhares para a comunicação, educação e a convivência com o Semiárido? Em que consiste o uso educomunicativo da rádio supracitada? E para responder tais questionamentos o Estudo de Caso, qualitativo e com enfoque epistemológico etnográfico, foi norteado por quatro objetivos específicos: a) examinar se a produção do conteúdo e a programação da Rádio Escola Nas ondas do saber são voltadas para a realidade e a cultura dos alunos; b) identificar se há construção de novos formatos comunicativos para a Rádio Escola, ou se há apenas a reprodução dos formatos adotados pelas rádios comerciais, que valorizam a espetacularização e o sensacionalismo; c) detectar se os professores utilizam a Rádio Escola, promovendo uma interação entre sua disciplina, a realidade da comunidade e o processo de ensino aprendizagem; d) analisar se a rádio estimula a discussão de temas regionais como a sustentabilidade, a água, a comunidade em que está inserida, a seca e os problemas sociais, abordando as questões de educação e a convivência com o Semiárido e, e) apresentar as atividades desenvolvidas pelos estudantes na Rádio Escola, considerando os aspectos que a torna ou tornaria educomunicativa. A ideia foi descrever e analisar o conteúdo dos dados colhidos através de entrevistas realizadas com professores de Língua Portuguesa, monitor do Programa Mais Educação, Coordenadora Pedagógica e estudantes participantes do projeto Rádio Escola; observações e transcrições de programas produzidos pela Rádio Escola Nas Ondas do Saber, baseando-se, principalmente, em autores da Educomunicação – como Soares (2011), Baccega (2011), Martin-Barbero (2011) – e da Educação Contextualizada, como Reis (2009), Carvalho (2012), Martins (2006). Tal análise traz como resultados uma densa reflexão sobre a inserção cotidiana de projetos dentro da escola, pois a partir da pesquisa realizada na Rádio Nas Ondas do Saber, que se diz educomunicativa, mas não consegue garantir e executar os princípios básicos da Educomunicação. Percebe-se que os projetos estão sendo depositados na escola sem objetivos, sem planejamento e sem interação com os projetos já existentes. Além disso, a rádio trata os assuntos locais de modo negligenciado, valorizando apenas os eventos comemorativos, em detrimento aos assuntos relevantes, como as questões de gênero e raça, sustentabilidade, drogas e violência (que fazem parte do cotidiano do Colégio da Fantasia). Logo, essa pesquisa traz contribuições para pensarmos na escola e para entendê-la em sua complexidade, visto que as suas dinâmicas interferem diretamente nos projetos que elas inserem em seu ambiente.
- ItemAcademia de letras e artes de Senhor do Bonfim – ACLASB: um espaço cultural e de educação não escolar no semiárido brasileiro(UNEB, 2024-04-17) Cajuhy, Edvan Ferreira; Martins, Josemar da Silva; Santos, Cosme Batista dos; Rios, Pedro Paulo SouzaA presente pesquisa é sobre a Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim – ACLASB, um espaço cultural e de educação não escolar, que se apresenta como um estudo de caso qualitativo, com uma abordagem fenomenológica, que teve como coleta de dados a análise documental e entrevistas narrativas. A pesquisa busca responder a seguinte questão problema: “Como se constitui a dimensão educativa no conjunto das ações culturais da ACLASB?”, tendo como objetivo geral: investigar como se constitui a dimensão educativa no conjunto das ações culturais da ACLASB. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se em alguns autores como: Zilles (2007); Martini (1998/1999); Husserl (1989), sobre a fenomenologia; Gohn, M. G (2016, 2009 e 2015), educação não formal; Silveira; Córdova (2009), sobre métodos de pesquisa; e outros. Já o conceito de cultura tem como base: Laraia (2001); Guattari, F.; Rolnik, S (2022); o conceito de semiárido fundamenta-se em Martins (2002, 2006); Malvezzi (2007); Gomes (1998) e Albuquerque JR. (2011) e educação contextualizada para a convivência com o semiárido, também: Martins (2002, 2006), Pinzoh (2012); Menezes e Reis (2016); e outros. Assim sendo, o presente trabalho apresenta resultados em relação a investigação, em que se propôs aos aspectos educativos da ACLASB e revelando um espaço cultural, mas também, como um espaço de educação não escolar e educação informal, bem como a interação da ACLASB com a escola.
- ItemArte/Educação ambiental contextualizada no processo de reintrodução da Ararinha-Azul em Curaçá-BA(UNEB, 2021-05-21) Oliveira, Leidinar Batista de; Martins, Josemar da Silva; Carvalho, Luzineide Dourado; Vasconcelos, Flávia Maria de Brito PedrosaA pesquisa teve como objetivo geral compreender como a Arte/Educação Ambiental está sendo desenvolvida no processo de conservação e reintrodução da ararinha azul em Curaçá-BA. Para tanto, buscou-se traçar o percurso histórico, social e cultural do Projeto Ararinha-azul no habitat natural da ave, da Arte/Educação Ambiental Contextualizada, nos processos de conservação e reintrodução da espécie; associando-a aos princípios de uma educação com base na Convivência com o Semiárido, analisando e refletindo os resultados obtidos por meio da perspectiva contextualizada. A investigação seguiu a abordagem qualitativa e utilizou a A/r/tografia como metodologia de Pesquisa Baseada em Arte (PEBA); para levantamento de dados, a pesquisa bibliográfica e de campo, com o uso de entrevistas semiestruturadas, diário de campo, observação e registro de imagens. Norteia-se, portanto, nos estudos de Barbosa (1998; 2005), Reigota (2011; 2014), Vasconcellos (2018), Capra (2012), Irwin (2013), Carvalho (2013; 2014) e Martins (2007; 2009). Nesta perspectiva, a investigação buscou cooperar com a proposta de uma Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido e fazer disso um espaço de discussão teórico-prática.
- ItemEducação ambiental contextualizada: relações e implicações do verde urbano em uma escola pública de Juazeiro/BA(UNEB, 2024-05-06) Almeida, Lindemberg Silva de; Martins, Josemar da Silva; Carvalho, Luzineide Dourado; Botelho, Rosangela Garrido MachadoO ambiente escolar é um espaço de produção de saberes, socialização e disseminação de conhecimentos, se apresenta como local ideal para pautar em seu currículo questões ambientais. Alguns fatores denotam uma urgência e atenção à abordagem desta temática nas escolas de ensino básico. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo geral “Investigar as implicações e relações da Educação Ambiental Contextualizada na escola”, para compreender as relações estabelecidas entre a escola e a presença e/ou ausência do bioma Caatinga na perspectiva da Educação contextualizada para convivência com o Semiárido. E como objetivos específico: compreender as relações estabelecidas entre a escola e a presença e/ou ausência do bioma Caatinga na perspectiva da Educação contextualizada para convivência com o Semiárido; Analisar os resultados dos diagnósticos realizados através do PAR-E (2019 e 2023), a fim de comparar e refletir a situação ambiental atual da escola; Conhecer e analisar indicadores da proposta da Educação Ambiental Contextualizada no Projeto Político Pedagógico da escola e nas práticas educativas a partir das entrevistas. A pesquisa trata-se de um Estudo de Caso com abordagem Fenomenológica Husserliana, levantando dados a partir da análise documental do PPP da escola, análise e observação do espaço escolar a partir do PAR AVE e entrevistas semiestruturadas com colaboradores de diferentes setores da escola para melhor compreensão do fenômeno ambiental. Como resultados finais, a pesquisa revela uma distinção entre os apontamentos das bases legais da Educação ambiental, o currículo da escola e a dimensão praticada entre os sujeitos da comunidade escolar. Apontamos a necessidade do PPP pautar com mais força a E.A e trazer conteúdos que indiquem atividades dessa temática na escola. Sobre o ambiente escolar, a análise e observação identifica diversos problemas com relação aos cuidados do lixo e a organização do ambiente arbóreo da escola. Mas, para além das implicações e relações ambientais apontadas por essa pesquisa, considero significativas as reflexões trazidas nesta pesquisa em mobilizar a percepção e sensibilização ambiental dos sujeitos.
- ItemEscola Recanto do Pequeno Príncipe: estudo de caso em uma escola montessoriana(UNEB, 2019) Nascimento, Jieli Brito Neves; Martins, Josemar da Silva; Vieira, Josenilton Nunes; Ribeiro, Marcelo Silva de Souza; Rodrigues, José Roberto Gomes; Abreu, Elzenita Falcão deO presente trabalho de pesquisa teve como principal objetivo investigar se o currículo montessoriano produz um sistema de pensamento próprio nos sujeitos escolares da Escola Recanto do Pequeno Príncipe, localizada na cidade de Juazeiro-BA, tendo como base a observação da sua prática cotidiana e as marcas da sua Cultura Escolar. A escola, instituição de ensino particular, utiliza o Método Montessori desde a sua fundação há cinquenta anos e está vinculada à Organização Montessori do Brasil. No referencial teórico, três foram as bases: os escritos de Maria Montessori (1965; 1985; 1990; 2003; 2004; 2006; 2015), focando nas suas obras já traduzidas para a língua portuguesa que tratam a respeito da criança em sua totalidade e não somente a respeito de como se deve desenvolver um método de ensino escolar; a análise de Pierre Bourdieu (1989; 1998; 2007) e Bourdieu e Passeron (1992) a respeito do conceito de habitus e do sistema de pensamento, o qual teria a capacidade de moldar os sujeitos; e a perspectiva acerca do currículo escolar apreendida através do cotidiano, tecida por Nilda Alves (2008) e Inês Barbosa de Oliveira e Nilda Alves (2010). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, que explica, analisa e interpreta o fenômeno que se investiga, tendo como metodologia o Estudo de Caso de tipo etnográfico em educação, conforme André (2005). Para a coleta de dados foram utilizadas a entrevista semiestruturada, a observação e diários escritos pelos alunos. As entrevistas partiram de roteiros os quais eram distintos para cada grupo de entrevistados (alunos, professores, pais e demais funcionários escolares). Os diários foram entregues aos alunos para que os mesmos fizessem registros acerca do seu cotidiano escolar. A observação aconteceu de maneira direta, porém sem alterar a programação escolar. Fez-se registro de fotografias e anotações no diário de bordo. Utilizou-se da triangulação para a análise dos dados. O resultado alcançado por meio dessa pesquisa foi descobrir a riqueza do cotidiano escolar em uma escola montessoriana, quando analisada a sua dinâmica, o currículo e os sujeitos. No transcorrer metodológico, o campo de pesquisa foi redirecionando o foco, não mais apenas focado no sistema de pensamento de forma estrita, mas, descortinando novas indagações a respeito do ambiente e dos modos de fazer do Método Montessori no local pesquisado. Nos resultados foram apresentados trechos dos diários dos alunos, trechos do diário de bordo com relatos da observação, bem como trechos das entrevistas. Também foram levantados questionamentos a respeito do que vem a ser uma escola, discussões acerca da Forma Escolar, do papel e do futuro da escola. Traz discussões acerca do modo como se via e de como se vê a infância em nossos dias.
- ItemFontes históricas na construção de identidades negras no contexto do semiárido(UNEB, 2024-05-21) Almeida, Bárbara Elisa de Souza Rolim Cavalcanti; Martins, Josemar da Silva; Santos, Ceres Marisa Silva dos; Araújo, Nilton de AlmeidaO presente trabalho procura contribuir com o debate sobre como o uso de fontes históricas podem auxiliar na problematização da identidade negra e afrodescendente. Entendemos que, ao trabalhar na sala de aula as fontes documentais, como as cartas de alforria, considerações sobre o processo da escravização no Brasil são colocadas em evidência, e a necessidade de representação e reconhecimento dentro da dialética que envolve o tema escravização, liberdade e identidade também. Desta forma, a pesquisa tem o objetivo de analisar como o conteúdo de fontes históricas documentais cartas de alforria podem auxiliar no ensino de História e na problematização da formação das identidades negra e afrodescendente no Semiárido Brasileiro. O uso de fontes documentais na sala de aula é uma tentativa de aproximar o saber histórico escolar da produção historiográfica e na efetivação dessas reflexões os sujeitos que dão vida a essa investigação são alunos do 2° ano do ensino médio do Colégio do Estado da Bahia Dona Guiomar Barreto Meira da Cidade de Juazeiro-BA. A pesquisa se configura enquanto estudo de caso do tipo etnográfico com pesquisa-ação. Considerando os objetivos específicos, estão sendo utilizados como instrumento de coleta de dados: fontes documentais, entrevista semiestruturada com os professores, questionário e oficinas temáticas com os alunos; todas essas ações serão submetidas ao processo de triangulação. O exercício dessas atividades permite problematizar que quando confrontados com essas fontes históricas, os alunos vivenciam redes de conexões com a sua história, da sua região e com a historiografia nacional, permitindo assim um despertar da memória da história local que se entrelaça com questões sociais, políticas, econômicas e de luta de grupos pela valorização e respeito a sua tradição e história. Além de questionar as relações típicas de uma sociedade hierárquica baseada em preconceitos que tipificam os negros em posturas e ações estereotipadas. As cartas de alforria, quando levadas para a sala de aula, deixam de ser apenas dispositivos legais de liberdade, pois dão vozes a sujeitos esquecidos nas dimensões identitárias e suscitam elementos culturais oriundos das relações estabelecidas por descendentes desses grupos na região estudada.
- ItemLetramento digital e ensino: um estudo de caso em uma escola pública em Juazeiro-BA(UNEB, 2017) Santana, Roviane Oliveira; Martins, Josemar da Silva; Batista, Cosme dos Santos; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaEste trabalho busca investigar como acontece a relação entre as práticas de letramento digital realizadas pelos alunos e o ensino da leitura no Colégio Dom Avelar Brandão Vilela, no contexto de periferia da cidade de Juazeiro-BA. Considerou-se que essas práticas configuradas em novos letramentos podem se constituir no ponto de partida na integração com o letramento escolar, visto que ausência desse intercâmbio na apropriação dos processos de leitura e escrita de modo significativo. Com base nisso, partimos dos pressupostos teóricos de Geertz (2008), Canclini (2006), Levy (1999), Santaella (2003) sobre cultura e cibercultura para problematizar o contemporâneo e discutir a emergência dos novos letramentos a partir do contexto sociocultural onde se adentra a escola e os sujeitos que fazem parte dela. Além disso, seguimos os fundamentos de Street (2014), Soares (2002) sobre letramentos, e da concepção de leitura abordada por Goodman (1992), Marcuschi (2010), que é vista numa perspectiva dialógica e sociointeracionista quanto ao conceito de língua e de texto. Para isso, utilizamos da abordagem qualitativa de pesquisa a partir de um estudo de caso que descreve as práticas digitais de três alunos, delineando um perfil de leitor no âmbito digital, além de retratar de forma densa e profunda a questão do letramento digital e suas relações com o ensino da leitura na escola. Os resultados obtidos nos levam a concluir que a relação entre os letramentos digital e escolar acontecem em meio a contradições do trabalho realizado na escola e as dificuldades apresentadas pelos estudantes em torno da leitura hipertextual e das ações sociais envolvidas nos eventos de letramento digital. Desse modo, entendemos que é preciso redimensionar o papel da escola frente às questões trazidas pela cultura digital bem como interligar as práticas digitais dos sujeitos com o trabalho voltado para o desenvolvimento das competências básicas de leitura, na modelagem de suas estratégias, mas também os desafios de ensinar ao aluno lidar com excesso de informação.
- ItemO discurso e a prática da inserção de autores locais no currículo: um estudo na cidade de Juazeiro/BA(UNEB, 2020) Rosa, Ariane Samila Ferreira de Oliveira; Martins, Josemar da Silva; Santos, Cosme Batista dos; Santos, Simão Pedro dosA presente pesquisa tem como principal objetivo compreender em quais circunstâncias ocorrem o discurso e a prática da inserção do autor local no currículo das escolas municipais. Assim, buscou-se problematizar e aprofundar a própria ideia de autor local; compreender o discurso da inserção dos autores locais, bem como, analisar os aspectos relacionados à política de aquisição de livros para as escolas municipais de Juazeiro/ BA, e se nessa política figuram livros de autores locais; além disso, também se buscou investigar se as professoras que lecionam as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Artes da Escola em Tempo Integral Paulo VI têm trabalhado em seu cotidiano escolar e pedagógico as obras dos autores locais, verificando, também, se há algum vínculo desses escritos com o Semiárido Brasileiro e seus múltiplos aspectos. Como aporte teórico para compreender os conceitos de autor/escritor foram utilizados os estudos de Chartier (1999; 2014), Foucault (1992) e Bakhtin (2011); já o conceito de Autor Local foi construído junto aos sujeitos da pesquisa, sobretudo, foram ouvidos os próprios autores. Ao enveredar nos caminhos da Literatura, foram relevantes os conhecimentos de Candido (2011a; 2011b), Compagnon (2009; 2010) e, no último eixo, foram imprescindíveis as leis brasileiras a respeito do currículo, em que são utilizadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2013), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996), além de utilizar os estudos de Silva (2015), Martins (2006; 2011), Reis (2009; 2011). A pesquisa tem natureza e abordagem qualitativa que elucida, analisa e explana o objeto da pesquisa através do delineamento do Estudo de Caso. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com a Secretária de Educação e Superintende Pedagógica; as professoras selecionadas e a equipe gestora da Escola em Tempo Integral Paulo VI formada pela gestora, vice-gestor e coordenadora pedagógica e seis autores locais, assim como, observação, análise documental e diário de bordo. Os resultados desta pesquisa mostraram que a produção literária dos autores locais, mesmo que de forma tímida, vem sendo inserida nas escolas municipais de Juazeiro/BA e que o discurso da importância da inserção do autor local existe de fato e está em atuação para além dos autores. Expõe também a distância que as práticas institucionais e pedagógicas estão em relação ao discurso a este respeito.
- ItemO sertão e suas representações: visualidades e interpretações dos artistas visuais sobre os sertões contemporâneos(UNEB, 2021-05-25) Medrado, Jefferson Pereira; Martins, Josemar da Silva; Gomes, Gislene Moreira; Albuquerque Júnior, Durval Muniz deA presente dissertação apresenta os resultados obtidos na pesquisa de mestrado, realizada no Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), tendo a seguinte questão norteadora do estudo: Como o Sertão Semiárido vem sendo interpretado e retratado pelos artistas visuais das cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE e como os experimentos visuais se relacionam com o visual-concreto encontrado na vivência nesses espaços sociais? Desta forma, buscamos investigar se existem novas imagens, práticas e discussões sendo desenvolvidas sobre o território sertanejo, tomando como referência a percepção dos artistas visuais do Vale do São Francisco. A pesquisa de campo foi realizada através da observação de parte dos trabalhos artísticos que estão presentes nos espaços das duas cidades, mas também contou com visita à Casa do Artesão Mestre Quincas, às exposições artísticas ocorridas na cidade de Petrolina antes da pandemia da COVID-19 e a visita a ateliês particulares. Para conseguirmos responder a problemática de pesquisa apresentada, fizemos entrevistas semiestruturadas com aproximadamente sete artistas e contamos com a permissão de utilização de obras de outros três artistas plásticos da região. Com a utilização dos testemunhos orais tivemos a oportunidade de compreender melhor as perspectivas teóricas e técnicas utilizadas nas produções visuais produzidas por artistas plásticos e artesãos que residem no território Semiárido, além de conhecer os desafios e dificuldades enfrentadas pelos (as) artistas visuais da região. Optamos pela proposta de uma abordagem qualitativa, tomando como referência epistemológica o paradigma fenomenológico proposto por Edmund Husserl (1859- 1938). A pesquisa também procurou observar como o universo sertanejo vem sendo discutido na literatura especializada sobre o tema, mas vislumbrando as realidades, relações e transformações visualizadas nos sertões contemporâneos, além dos deslocamentos nas representações e discursos construídos a partir do olhar criativo e da plasticidade dos artistas locais.
- ItemO urbano e o rural no sertão semiárido: relações identitárias de moradores do bairro João de Deus, em Petrolina/PE(UNEB, 2018) Silva, Carla Fabiana Almeida Viana; Martins, Josemar da Silva; Santos, Juracy Marques dos; Maciel, Caio Augusto Amorim; Vieira, Josenilton Nunes; Nascimento, Alexandre Sabino doO bairro João de Deus é o segundo mais populoso de Petrolina, se constitui num campo de existência complexo, em que o urbano se encontra o rural da seca e o rural da irrigação, e onde seus moradores circulam entre ruralidades e urbanidades que se combinam e se reinventam culturalmente em novas formas de territorialidade. Assim, o bairro João de Deus situa-se para além da relação dicotômica urbano-rural, pois se estabelece como um espaço diversificado onde se entrecruzam as produções de sentido e construções de identidade. Dessa maneira, surge a questão norteadora desta pesquisa: como moradores que habitam o bairro João de Deus constituem uma identidade territorial híbrida que requalifica o urbano e o rural no Sertão Semiárido? Os moradores são os sujeitos da pesquisa, cujo intuito é compreender como eles se enraízam e criam laços de pertencimento com o espaço-território, constituindo uma identidade territorial híbrida, com novas imagens e sentidos do que é Urbano e Rural no Sertão Semiárido. Desta forma, trago as questões provocativas que se movem no vasto e traiçoeiro campo das identidades cujo olhar estrangeiro, hierarquiza e estereotipa e, ao mesmo tempo, teço minha filogênese teórico-metodológica ao relacionar o espaço com o território multidimensional para chegar ao conceito de lugar, a partir de Haesbaert (2007; 2009), Lefébvre (1999), Raffestin (1983) e Carlos (2009). Em seguida estabeleço uma relação dialética entre espaço vivido e cultural para discutir a identidade territorial, em Haesbaert (1999; 2007), Almeida (2003; 2009) e Bonnemaison (2002). A discussão teórica que problematiza as interrelações entre o Sertão e o Semiárido e a emergência do Sertão Semiárido é feita por meio de Almeida (1998) Lima (1999), Morais (2009) e Vasconcelos (2012). Através de Macedo (2015), Haesbaert (1999) e Maciel; Pontes (2015), abordo as representações sociais historicamente construídas, cujos significados carregam relações de poder que se projetam como instituintes culturais para refletir a partir da experiência dos sujeitos sobre que é sertão nordestino e sua relação com o território semiárido. Então, a abordagem bourdieusiana me dirige para as diferentes definições e interrelações entre as ideias de Sertão e Semiárido como sistemas simbólicos estruturantes e estruturados. Wanderley (2001) e Locatel (2013), apoiam as categorias Urbano e Rural e caracterizam cada subespaço. Apresento o percurso metodológico que se encaminha na perspectiva fenomenológica da Etnopesquisa e Experiência, alicerçada em Macedo (2000; 2015), tendo como instrumento metodológico as narrativas autobiográficas fundamentadas em Abrahão (2003). Por fim, a análise dos dados se dá a partir de elementos da hermenêutica fundada em Souza (2007) e Gadamer (2004). Assim sendo, os processos de subjetivação cultural que constituem as identidades territoriais híbridas dos moradores do bairro João de Deus, permitem estabelecer a compreensão dos novos signos e significados que requalificam o urbano e o rural, a partir da tessitura de valores simbólico-culturais que estabelecem as próprias formas de apropriação do espaço, suas fronteiras e hibridizações.
- ItemPainel instantâneo: processos e imagens de uma cena artística em formação(2022-08-19) Coelho, Maria Edneide Torres; Martins, Josemar da Silva; Gomes, Gislene Moreira; Vasconcelos, Flávia Maria de Brito PedrosaEste trabalho de inspiração fenomenológica em diálogo com a metodologia do estudo de caso buscou investigar como o Painel Instantâneo, uma das ações em artes visuais do Festival de Arte Aldeia do Velho Chico entre 2007 e 2018, contribui para compreendermos a formação da cena artística de Petrolina-PE no início do século XXI. Para compor os dados, foram usadas fontes documentais, fotografias do acervo Painel Instantâneo e entrevistas abertas e semiestruturadas com e sem uso de imagem, aplicada a uma amostragem de sujeitos que integraram o Painel Instantâneo. O conjunto de dados foi analisado a partir dos processos de descrição e redução fenomenológica, pela via da triangulação e à luz da fundamentação teórica que sustenta a investigação, sendo as principais referências: as reflexões sobre os modos de produção da subjetividade no Semiárido, empreendidas por Albuquerque Jr. (2009); Moreira (2018); Martins (2004; 2009); Pinzoh (2012; 2016); e Silva (2016); a Abordagem Triangular e os estudos sobre a Arte/Educação enquanto mediação cultural de Barbosa (1998; 2009; 2010; 2012; 2014; 2019) e Coutinho (2009); e a fenomenologia de Husserl (2012) e Merleau-Ponty (1999). Espera-se, com esta pesquisa, apresentar um panorama da cena artística de Petrolina-PE, voltando o olhar para seus processos de formação enquanto aprendizagens e constituição, no recorte de tempo que o estudo abrange, oferecendo elementos que possam ser reapropriados em outros estudos e em outras práticas e contribuindo com os estudos sobre as práticas artísticas e a Arte/Educação no Semiárido.
- ItemPara outro sertão, outra educação Casos de Práticas Formais e Não Formais de Educação Contextualizada para a Convivência com Semiárido na Bahia e no Pernambuco(UNEB, 2016) Pereira Neto, Alexandrino; Martins, Josemar da Silva; Oliveira, Jorgete Pereira; Monteiro, Eliana de Barros; Vieira, Josenilton Nunes; Melo, Rosicleide Araújo deO presente trabalho busca analisar práticas formais e não formais de educação de escolas públicas e ONGs para verificar o modo como essas contextualizam suas práticas e conteúdos, de acordo com os preceitos da educação contextualizada para a convivência com o semiárido. A pesquisa tem como objetivo geral investigar as práticas educativas formais e não formais das instituições em questão e verificar, de modo comparativo, que relações essas práticas mantêm com os princípios e ideais da educação contextualizada para convivência com o Semiárido Brasileiro (SAB), e como constroem novas consciências da convivência com o SAB. Busca analisar os aspectos institucionais, curriculares e práticos de quatro instituições, sendo duas escolas e duas ONGs. As escolas são o Centro Educacional Territorial e Profissional do São Francisco (CETEP-SF) em Juazeiro, Estado da Bahia; e a Escola de Referencia Teresa Torres, no município de Itapetim, Estado de Pernambuco. As duas ONGs são a Associação de Desenvolvimento Comunitário (ADAC), em Juazeiro, no Estado da Bahia; e o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, no Município de Triunfo, no Estado de Pernambuco. A pesquisa tem caráter qualitativo, em forma de estudo comparativo de casos e terá como instrumentos de produção de dados visitas e observações, anotações, entrevistas, análise de livros didáticos e das propostas curriculares e institucionais. A fundamentação principal da pesquisa são os constructos teóricos ligados ao tema território, principalmente Santos (1997) e Albuquerque Jr. (2008); principalmente Mignolo (2008) ao tema colonização/colonialidade, e ao tema educação principalmente Freire (1981) e Brandão (2004), bem como a produção recente sobre contextualização/ descontextualização, conforme RESAB (2011). Os resultados indicam que, diferente do trabalho das ONGs, a educação pública ainda mantém seu espectro de descontextualização.
- ItemRelações entre as práticas sociais de leitura e escrita e o letramento escolar na educação de jovens e adultos da escola estadual do campo professora Hilda Monteiro de Menezes(UNEB, 2025-03-19) Cruz, Cristiane da; Martins, Josemar da Silva; Santos, Cosme Batista dos; Rodrigues, Aline BatistaA presente pesquisa se insere no campo das discussões teóricas sobre alfabetização, letramento escolar e letramentos sociais, propondo uma reflexão crítica sobre a práxis pedagógica dos professores de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa se apoia na questão de como a escola se apropria das experiências prévias dos/as estudantes e como promove instrumentos e conhecimentos para que essas experiências sejam requalificadas. De modo mais específico, a questão é, partindo não apenas das experiências de vida dos sujeitos, mas também de suas expectativas em relação à escola e o que buscam nela, como a escola pode e deve organizar seus processos educativos, de modo a enfrentar, concretamente, com base nessas experiências e expectativas, as dificuldades de leitura e de escrita dos/as estudantes e ampliar suas capacidades de letramento. Assim, esta pesquisa busca compreender as práticas pedagógicas e metodológicas de professores/as de Língua Portuguesa, do turno noturno, da Escola Estadual do Campo Professora Hilda Monteiro de Menezes, em Campo Formoso – BA. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com a realização de pesquisa participante, através do trabalho de participação observante, aplicação de entrevistas e análise dos dados coletados com os/as estudantes e professoras da área de Linguagens - Língua Portuguesa. Os dados construídos e coletados apontaram caminhos pelos quais tornar-se-á possível realizar um trabalho de alfabetização do estudante jovem e adulto com efetivo conhecimento, respeitando suas especificidades e anseios.
- ItemUso da linguagem e recursos digitais: paradoxos no fazer pedagógico com adolescentes de uma escola privada, em Petrolina-PE(UNEB, 2020) Rodrigues, Nívea Cristina de Melo; Martins, Josemar da Silva; Paiva, Carla Conceição da Silva; Vilaça, Márcio Luiz CorrêaA sociedade tem vivenciado o acesso cada vez mais rápido à informação, à ampliação das possibilidades de comunicação e às práticas letradas e de interação viabilizadas pelas tecnologias, realidade esta que tem ocasionado inúmeras transformações na linguagem, na leitura e escrita, e nas práticas sociais mediadas pelas ferramentas digitais. Essa realidade se expressa de modo particular dentro das instituições escolares e criam demandas específicas para essas, que se ajustam de modos distintos, com maior ou menor entusiasmo, com maior ou menor condição de propor mediações pedagógicas atualizadas e coerentes frente a isso. Assim, este estudo tem como objetivo geral analisar as implicações do digital na formação linguística de adolescentes de classe média, alunos de uma escola privada de Petrolina-PE, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, e as repercussões disso nas práticas pedagógicas desta escola. Os objetivos específicos previram o estudo do uso da linguagem digital na formação linguística dos adolescentes na contemporaneidade, assim como, investigar a prática discursiva dos adolescentes na cultura digital e suas implicações no desempenho escolar, procurando identificar os principais elementos presentes no uso da linguagem digital entre os adolescentes. A base teórica fundamenta-se nos conceitos linguagem, formação linguística, cultura digital, letramento, letramento digital, tendo como referência autores como Levy (1999), Soares (2002), Lemos (2004), Kenski (2007), Xavier (2010) entre outros. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, o trabalho insere-se na abordagem qualitativa, por meio de um Estudo de Caso, realizado no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, cujos dados foram produzidos a partir de: questionário misto, entrevista semiestrutura e observações. Os sujeitos da pesquisa incluem coordenadores e professoras de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II (EFII) e Ensino Médio (EM) e alunos/as do 9º ano do EFII e da 2ª série do EM da referida escola. Quanto à análise dos dados, o estudo valeu-se do recurso da triangulação das diferentes fontes de pesquisa, dos dados obtidos e dos conceitos teóricos implicados. Os resultados indicaram que há paradoxos entre a realidade digital e a formação linguística dos adolescentes, pois as práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais apontaram para uma certa desarmonia entre o que se diz sobre os benefícios dos recursos digitais e o que se vive quanto ao desenvolvimento das competências linguísticas.