Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Orientador "Martins, Josemar da Silva"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcademia de letras e artes de Senhor do Bonfim – ACLASB: um espaço cultural e de educação não escolar no semiárido brasileiro(UNEB, 2024-04-17) Cajuhy, Edvan Ferreira; Martins, Josemar da Silva; Santos, Cosme Batista dos; Rios, Pedro Paulo SouzaA presente pesquisa é sobre a Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim – ACLASB, um espaço cultural e de educação não escolar, que se apresenta como um estudo de caso qualitativo, com uma abordagem fenomenológica, que teve como coleta de dados a análise documental e entrevistas narrativas. A pesquisa busca responder a seguinte questão problema: “Como se constitui a dimensão educativa no conjunto das ações culturais da ACLASB?”, tendo como objetivo geral: investigar como se constitui a dimensão educativa no conjunto das ações culturais da ACLASB. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se em alguns autores como: Zilles (2007); Martini (1998/1999); Husserl (1989), sobre a fenomenologia; Gohn, M. G (2016, 2009 e 2015), educação não formal; Silveira; Córdova (2009), sobre métodos de pesquisa; e outros. Já o conceito de cultura tem como base: Laraia (2001); Guattari, F.; Rolnik, S (2022); o conceito de semiárido fundamenta-se em Martins (2002, 2006); Malvezzi (2007); Gomes (1998) e Albuquerque JR. (2011) e educação contextualizada para a convivência com o semiárido, também: Martins (2002, 2006), Pinzoh (2012); Menezes e Reis (2016); e outros. Assim sendo, o presente trabalho apresenta resultados em relação a investigação, em que se propôs aos aspectos educativos da ACLASB e revelando um espaço cultural, mas também, como um espaço de educação não escolar e educação informal, bem como a interação da ACLASB com a escola.
- ItemEducação ambiental contextualizada: relações e implicações do verde urbano em uma escola pública de Juazeiro/BA(UNEB, 2024-05-06) Almeida, Lindemberg Silva de; Martins, Josemar da Silva; Carvalho, Luzineide Dourado; Botelho, Rosangela Garrido MachadoO ambiente escolar é um espaço de produção de saberes, socialização e disseminação de conhecimentos, se apresenta como local ideal para pautar em seu currículo questões ambientais. Alguns fatores denotam uma urgência e atenção à abordagem desta temática nas escolas de ensino básico. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo geral “Investigar as implicações e relações da Educação Ambiental Contextualizada na escola”, para compreender as relações estabelecidas entre a escola e a presença e/ou ausência do bioma Caatinga na perspectiva da Educação contextualizada para convivência com o Semiárido. E como objetivos específico: compreender as relações estabelecidas entre a escola e a presença e/ou ausência do bioma Caatinga na perspectiva da Educação contextualizada para convivência com o Semiárido; Analisar os resultados dos diagnósticos realizados através do PAR-E (2019 e 2023), a fim de comparar e refletir a situação ambiental atual da escola; Conhecer e analisar indicadores da proposta da Educação Ambiental Contextualizada no Projeto Político Pedagógico da escola e nas práticas educativas a partir das entrevistas. A pesquisa trata-se de um Estudo de Caso com abordagem Fenomenológica Husserliana, levantando dados a partir da análise documental do PPP da escola, análise e observação do espaço escolar a partir do PAR AVE e entrevistas semiestruturadas com colaboradores de diferentes setores da escola para melhor compreensão do fenômeno ambiental. Como resultados finais, a pesquisa revela uma distinção entre os apontamentos das bases legais da Educação ambiental, o currículo da escola e a dimensão praticada entre os sujeitos da comunidade escolar. Apontamos a necessidade do PPP pautar com mais força a E.A e trazer conteúdos que indiquem atividades dessa temática na escola. Sobre o ambiente escolar, a análise e observação identifica diversos problemas com relação aos cuidados do lixo e a organização do ambiente arbóreo da escola. Mas, para além das implicações e relações ambientais apontadas por essa pesquisa, considero significativas as reflexões trazidas nesta pesquisa em mobilizar a percepção e sensibilização ambiental dos sujeitos.
- ItemFontes históricas na construção de identidades negras no contexto do semiárido(UNEB, 2024-05-21) Almeida, Bárbara Elisa de Souza Rolim Cavalcanti; Martins, Josemar da Silva; Santos, Ceres Marisa Silva dos; Araújo, Nilton de AlmeidaO presente trabalho procura contribuir com o debate sobre como o uso de fontes históricas podem auxiliar na problematização da identidade negra e afrodescendente. Entendemos que, ao trabalhar na sala de aula as fontes documentais, como as cartas de alforria, considerações sobre o processo da escravização no Brasil são colocadas em evidência, e a necessidade de representação e reconhecimento dentro da dialética que envolve o tema escravização, liberdade e identidade também. Desta forma, a pesquisa tem o objetivo de analisar como o conteúdo de fontes históricas documentais cartas de alforria podem auxiliar no ensino de História e na problematização da formação das identidades negra e afrodescendente no Semiárido Brasileiro. O uso de fontes documentais na sala de aula é uma tentativa de aproximar o saber histórico escolar da produção historiográfica e na efetivação dessas reflexões os sujeitos que dão vida a essa investigação são alunos do 2° ano do ensino médio do Colégio do Estado da Bahia Dona Guiomar Barreto Meira da Cidade de Juazeiro-BA. A pesquisa se configura enquanto estudo de caso do tipo etnográfico com pesquisa-ação. Considerando os objetivos específicos, estão sendo utilizados como instrumento de coleta de dados: fontes documentais, entrevista semiestruturada com os professores, questionário e oficinas temáticas com os alunos; todas essas ações serão submetidas ao processo de triangulação. O exercício dessas atividades permite problematizar que quando confrontados com essas fontes históricas, os alunos vivenciam redes de conexões com a sua história, da sua região e com a historiografia nacional, permitindo assim um despertar da memória da história local que se entrelaça com questões sociais, políticas, econômicas e de luta de grupos pela valorização e respeito a sua tradição e história. Além de questionar as relações típicas de uma sociedade hierárquica baseada em preconceitos que tipificam os negros em posturas e ações estereotipadas. As cartas de alforria, quando levadas para a sala de aula, deixam de ser apenas dispositivos legais de liberdade, pois dão vozes a sujeitos esquecidos nas dimensões identitárias e suscitam elementos culturais oriundos das relações estabelecidas por descendentes desses grupos na região estudada.
- ItemPainel instantâneo: processos e imagens de uma cena artística em formação(2022-08-19) Coelho, Maria Edneide Torres; Martins, Josemar da Silva; Gomes, Gislene Moreira; Vasconcelos, Flávia Maria de Brito PedrosaEste trabalho de inspiração fenomenológica em diálogo com a metodologia do estudo de caso buscou investigar como o Painel Instantâneo, uma das ações em artes visuais do Festival de Arte Aldeia do Velho Chico entre 2007 e 2018, contribui para compreendermos a formação da cena artística de Petrolina-PE no início do século XXI. Para compor os dados, foram usadas fontes documentais, fotografias do acervo Painel Instantâneo e entrevistas abertas e semiestruturadas com e sem uso de imagem, aplicada a uma amostragem de sujeitos que integraram o Painel Instantâneo. O conjunto de dados foi analisado a partir dos processos de descrição e redução fenomenológica, pela via da triangulação e à luz da fundamentação teórica que sustenta a investigação, sendo as principais referências: as reflexões sobre os modos de produção da subjetividade no Semiárido, empreendidas por Albuquerque Jr. (2009); Moreira (2018); Martins (2004; 2009); Pinzoh (2012; 2016); e Silva (2016); a Abordagem Triangular e os estudos sobre a Arte/Educação enquanto mediação cultural de Barbosa (1998; 2009; 2010; 2012; 2014; 2019) e Coutinho (2009); e a fenomenologia de Husserl (2012) e Merleau-Ponty (1999). Espera-se, com esta pesquisa, apresentar um panorama da cena artística de Petrolina-PE, voltando o olhar para seus processos de formação enquanto aprendizagens e constituição, no recorte de tempo que o estudo abrange, oferecendo elementos que possam ser reapropriados em outros estudos e em outras práticas e contribuindo com os estudos sobre as práticas artísticas e a Arte/Educação no Semiárido.
- ItemRelações entre as práticas sociais de leitura e escrita e o letramento escolar na educação de jovens e adultos da escola estadual do campo professora Hilda Monteiro de Menezes(UNEB, 2025-03-19) Cruz, Cristiane da; Martins, Josemar da Silva; Santos, Cosme Batista dos; Rodrigues, Aline BatistaA presente pesquisa se insere no campo das discussões teóricas sobre alfabetização, letramento escolar e letramentos sociais, propondo uma reflexão crítica sobre a práxis pedagógica dos professores de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa se apoia na questão de como a escola se apropria das experiências prévias dos/as estudantes e como promove instrumentos e conhecimentos para que essas experiências sejam requalificadas. De modo mais específico, a questão é, partindo não apenas das experiências de vida dos sujeitos, mas também de suas expectativas em relação à escola e o que buscam nela, como a escola pode e deve organizar seus processos educativos, de modo a enfrentar, concretamente, com base nessas experiências e expectativas, as dificuldades de leitura e de escrita dos/as estudantes e ampliar suas capacidades de letramento. Assim, esta pesquisa busca compreender as práticas pedagógicas e metodológicas de professores/as de Língua Portuguesa, do turno noturno, da Escola Estadual do Campo Professora Hilda Monteiro de Menezes, em Campo Formoso – BA. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com a realização de pesquisa participante, através do trabalho de participação observante, aplicação de entrevistas e análise dos dados coletados com os/as estudantes e professoras da área de Linguagens - Língua Portuguesa. Os dados construídos e coletados apontaram caminhos pelos quais tornar-se-á possível realizar um trabalho de alfabetização do estudante jovem e adulto com efetivo conhecimento, respeitando suas especificidades e anseios.