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- ItemA alfabetização e o letramento nas políticas públicas brasileiras e na prática de uma professora alfabetizadora do município de Petrolina-PE: tessituras entre o prescrito e o real(2024-03-20) Silva, Angélica Alves Marcelino da; Santos, Cosme Batista dos; Vieira, Josenilton Nunes; Silva, Nayanne Nayara Torres daEste trabalho apresenta os resultados de pesquisa de mestrado que se propõe a compreender alfabetização e letramento nas políticas públicas e na prática da professora alfabetizadora, tendo em vista as políticas públicas de alfabetização. Objeto geral compreender as concepções de alfabetização e letramento que embasam as atuais políticas públicas de alfabetização e a relação destes documentos com as práticas alfabetizadoras em uma escola no Sistema Municipal de Ensino de Petrolina-PE que atua no primeiro ano inicial do ensino fundamental. Do ponto de vista epistemológico na teoria da Relação com o Saber, de Bernard Charlot, a partir da perspectiva antropológica, na qual a problemática se encontra na entrada do sujeito em uma atividade intelectual, ou seja, nas razões pelas quais se mobiliza e o sustenta seu ingresso em uma atividade. Quanto à natureza dos dados, esta investigação se classifica como qualitativa, e quanto à fonte de informação, considera-se a pesquisa análise documental. Os documentos oficiais regem o ciclo de alfabetização como a Política Nacional de Alfabetização (PNA), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que são Leis Diretrizes Bases (LDB) e o Currículo Movimento em Ação Petrolina. Como referencial teórico-metodológico, buscou-se a abordagem estudo de caso etnográfico por Lüdke e André (2003). Para os estudos relacionados com a alfabetização Soares (2000; 2003; 2004; 2016), e Morais (2005; 2012; 2019). Os resultados da pesquisa apontam que, diante das informações, a rotina da alfabetizadora, ao mesmo tempo em que demandava entendimento de como o sistema de escrita funciona e de como a linguagem escrita é apresentada nos diversos gêneros textuais, do ponto de vista da aprendizagem, requer apreensão de como as crianças se apropriam desses conhecimentos para fazê-las avançar. Podemos dizer que, na rotina da professora, destacam-se o caráter criativo de suas artes de fazer e na maneira pela qual fez uso dos produtos (documentos oficiais) que lhe eram atribuídos, apropriando-se deles para inventar, diariamente, seu cotidiano para alfabetizar e letrar todos os estudantes. Conforme realçamos no nosso quadro teórico, a proposta dos ciclos prevê o atendimento à heterogeneidade das aprendizagens, a flexibilização curricular, entre outros aspectos. De acordo com o que nossos dados apontaram, a docente busca acompanhar os estudantes em suas especificidades, mas, de forma concomitante, demonstrava preocupação com a apropriação autônoma dos objetos enfocados na área de língua. Ficou explícito, também, que a docente utiliza os métodos de alfabetização tradicionais, seguindo as normas dos documentos oficiais da Rede Municipal do Ensino.
- ItemA chave na construção identitária dos alunos da educação de jovens e adultos: contextualizando as memórias da Escola de Cazumba em Senhor do Bonfim-BA(UNEB, 2024-03-22) Silva, Naiara Bamberg da; Silva, Américo Junior Nunes da; Vieira, Josenilton Nunes; Rios, Pedro Paulo SouzaA presente pesquisa objetiva compreender como se constituem os processos identitários de alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Cazumba, em Senhor do Bonfim – BA, a partir do processo de pertencimento ao seu território, preservação da memória da escola e de proteção à instituição escolar. Norteamos esta investigação a partir da seguinte problemática: como o processo de pertencimento ao território, as memórias e proteção da instituição escolar constituem as identidades dos alunos Jovens e Adultos na Escola Municipal de Cazumba, em Senhor do Bonfim – BA? Tem-se como objeto de estudo os processos de pertencimento de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Cazumba, na Zona Rural do Município de Senhor do Bonfim, no centro norte do Estado Bahia, Território de Identidade Norte do Itapicuru, localizado a 375 quilômetros da capital – Salvador. As questões colocadas pela investigação inquirem sobre as relações entre memória e identidade no contexto da educação escolarizada, procurando analisar as conexões entre a memória da escola, as experiências dos alunos, o sentimento de pertença a uma instituição de ensino, as identidades coletivas e aprendizagens para a organização social dos sujeitos membros da comunidade camponesa quilombola de Cazumba. O percurso metodológico ancora-se nos pressupostos de uma pesquisa narrativa, a partir do uso, enquanto dispositivo de produção de dados, a entrevista narrativa, pano de fundo de minha própria experiência enquanto educadora e das experiências dos demais participantes, membros na comunidade. Almeja-se, portanto, revelar processos de aprendizagens formais e informais, através dos quais os sujeitos desenvolvem e enriquecem suas potencialidades, a fim de melhorar, interferir e transformar a realidade social à qual pertencem. Ainda nesse contexto, espera-se contribuir no processo de autorreconhecimento das pessoas da comunidade, fomentando à formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade.
- ItemA leitura a partir do leitor: retratos sociológicos do habitus leitor de coordenadoras pedagógicas(UNEB, 2025-03-18) Nobrega, Keren Priscila da Silva; Vieira, Josenilton Nunes; Santos , Cosme Batista dos; Gondim, Janedalva PontesA presente pesquisa tem como principal objetivo compreender, por meio da construção de Retratos Sociológicos — dispositivo metodológico empregado por Bernard Lahire (2008a) —, o habitus leitor (disposições de leitura) de duas coordenadoras pedagógicas, atuantes na rede estadual da Bahia, especificamente no Núcleo Territorial de Educação-10, incorporados na história-longitudinal, de modo a analisar a complexa rede de relações materiais e simbólicas que estruturam e influenciam suas disposições leitoras. Nesse contexto, a leitura é analisada como uma prática cultural, com base em Chartier (2002a, 2002b, 2011), e fundamentada na noção de habitus de Pierre Bourdieu (1983, 2007, 2015, 2022), além das atualizações teóricas propostas por Bernard Lahire (2001, 2008a, 2008b) do ator plural, ancorando-se em um debate histórico, cultural e sociológico. A pesquisa, de abordagem qualitativa, adota a perspectiva de Lahire (2001, 2008a, 2008b) e utiliza os Retratos Sociológicos com caráter aplicado, conforme o modelo proposto por Bóia e Lopes (2012). A coleta de dados ocorreu em duas etapas: um questionário inicial, para identificação das participantes, e entrevistas semiestruturadas, divididas em três sessões e em duas fases: a extensiva, contendo relatos livres sobre as trajetórias de vida, e a fase intensiva, centrada nas práticas de leitura e trajetórias acadêmicas e profissionais. Nesse contexto, o estudo destaca que a formação do habitus leitor é um processo construído ao longo da trajetória do sujeito, sendo influenciado por disposições, crenças e comportamentos moldados pelas matrizes socializadoras. Esses ambientes de socialização desempenham um papel fundamental na maneira como os indivíduos interagem com a leitura e desenvolvem suas práticas leitoras, considerando a pluralidade de disposições e os diferentes contextos de ativação. Além disso, este estudo contribui ao campo educacional ao expandir investigações biográficas, por meio do método Retratos Sociológicos, além de correlacionar as teorias de Bourdieu e Lahire para a discussão da abordagem conceitual do habitus leitor. A pesquisa também reflete sobre o papel do coordenador pedagógico, suas limitações profissionais e questões ligadas a identidade no campo educacional.
- ItemAcademia de letras e artes de Senhor do Bonfim – ACLASB: um espaço cultural e de educação não escolar no semiárido brasileiro(UNEB, 2024-04-17) Cajuhy, Edvan Ferreira; Martins, Josemar da Silva; Santos, Cosme Batista dos; Rios, Pedro Paulo SouzaA presente pesquisa é sobre a Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim – ACLASB, um espaço cultural e de educação não escolar, que se apresenta como um estudo de caso qualitativo, com uma abordagem fenomenológica, que teve como coleta de dados a análise documental e entrevistas narrativas. A pesquisa busca responder a seguinte questão problema: “Como se constitui a dimensão educativa no conjunto das ações culturais da ACLASB?”, tendo como objetivo geral: investigar como se constitui a dimensão educativa no conjunto das ações culturais da ACLASB. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se em alguns autores como: Zilles (2007); Martini (1998/1999); Husserl (1989), sobre a fenomenologia; Gohn, M. G (2016, 2009 e 2015), educação não formal; Silveira; Córdova (2009), sobre métodos de pesquisa; e outros. Já o conceito de cultura tem como base: Laraia (2001); Guattari, F.; Rolnik, S (2022); o conceito de semiárido fundamenta-se em Martins (2002, 2006); Malvezzi (2007); Gomes (1998) e Albuquerque JR. (2011) e educação contextualizada para a convivência com o semiárido, também: Martins (2002, 2006), Pinzoh (2012); Menezes e Reis (2016); e outros. Assim sendo, o presente trabalho apresenta resultados em relação a investigação, em que se propôs aos aspectos educativos da ACLASB e revelando um espaço cultural, mas também, como um espaço de educação não escolar e educação informal, bem como a interação da ACLASB com a escola.
- ItemAlém dos 280 caracteres: ódio e racismo contra nordestinos(as) no twitter nas eleições de 2022(UNEB, 2025-03-19) Coutinho, Vinícius da Silva; Santos, Márcia Guena dos; Santos, Ceres Marisa Silva dos; Felix, Carla BaienseEsta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de mestrado, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), que objetiva compreender quais as representações sobre o Nordeste e os(as) nordestinos(as) presentes em posts publicados no Twitter (X) após o primeiro turno das eleições gerais de 2022, no Brasil. Quanto aos procedimentos metodológicos, o presente estudo tem abordagem quali-quantitativa e é guiado por procedimentos bibliográficos, descritivos e interpretativos, aliados ao Mapeamento Sistemático. Com técnicas de análise, apresenta uma combinação entre a Análise de Conteúdo categorial e a Análise do Discurso. O corpus de análise é composto por 4.812 tweets, publicados nas primeiras 24h após o início da apuração do resultado das eleições de 2022. A busca foi feita por meio dos descritores “Nordeste" e “Nordestinos”, a fim de entender de onde vem os estereótipos negativos construídos e sedimentados no imaginário simbólico sobre a região Nordeste, como também, refletir sobre como ocorre o processo aprendizagem das representações sobre a região nos ambientes informais. Para tanto, a pesquisa é guiada teoricamente por autores como: Moreira (2018), Silva (2018), Franco (2020), Medrado (2021), Souza (2021), Moscovici (1978), Hall (2016), Almeida (2019), Grosfoguel (2018), Collins (2019), Carneiro (2023), Freire (1987) e Guena e Santos (2022). O material de análise foi codificado e categorizado a partir de quatro categorias, que são: Estereótipo, Complexidade, Sem Adjetivação e Discurso de Ódio. Por fim, a pesquisa aponta uma hegemonia das representações estereotipadas sobre o objeto de estudo, tendo em vista que a maioria dos posts analisados apresentam de alguma maneira viés negativo, ultrapassado ou homogêneo, quase sempre ancorado no racismo, identificados em todas as categorias, a partir dos enunciados (ditos) e dos não-ditos. Além disso, fica explícita à marginalização do Nordeste, que é fruto de um conjunto de fatores históricos, políticos e econômicos.
- ItemAnálise de discursos sobre gêneros e sexualidades na narrativa de professores(as) em uma escola pública do ensino médio de Juazeiro-BA(UNEB, 2024-04-10) Wrublewski, Gabriella dos Santos; Borges, João José de Santana; Silva, Fabio Ronaldo da; Paiva, Carla Conceição da Silva; Silva, Roseane Amorim daA produção de novos discursos sobre as diversidades de gêneros e sexualidades tem repercutido na sociedade contemporânea e, por conseguinte, dentro da sala de aula como um processo reflexivo de reproduções de violência de gênero de uma forma estrutural. A pesquisa de cunho quanti-qualitativo do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da UNEB (DCH III) tem como o objetivo principal analisar os discursos de gêneros e sexualidades no contexto escolar a partir da narrativa dos(as) professores(as) de uma escola pública do ensino médio do município de Juazeiro-BA. Definimos como discursos de gêneros e sexualidades qualquer tentativa de debate que contenha algum tipo de demarcação de papéis sociais, regulação de comportamentos e práticas sexuais. A escola é um importante espaço de socialização quando refletimos sobre regulação de comportamentos e construção de identidades de gêneros em conjunto com outros marcadores sociais, tais como raça, cor, etnia e classe social. Como base para as discussões trouxemos autores que debatem sobre uma construção de identidade mais plural e política problematizando questões como gêneros e sexualidades, em sua interface com os direitos humanos. A existência de uma disputa política educacional com a presença de discursos ultraconservadores de base ideológica proibicionista embasados na defesa de uma escola neutra e do não debate sobre gênero e sexualidade nas escolas. Para analisar os dados da pesquisa utilizamos a metodologia da análise do discurso de Foucault (1996) e como instrumentos para a construção das narrativas do grupo focal utilizando os filmes “Luiza Homem” (1988), “Parahyba Mulher Macho” (1983), “Baile Perfumado” (1997) e “Céu de Suely” (2006). Como resultados encontrados a pesquisa apontou a necessidade de priorizar o enfrentamento à homofobia, lesbofobia, transfobia em sala de aula, bem como, a promoção de políticas públicas educacionais para a inclusão desse debate na proposta curricular de ensino para a promoção do respeito às identidades de gêneros e diversidades sexuais na escola.
- ItemAnálise do indicador da adequação da formação docente nos municípios de Canudos e Sobradinho, Bahia: avanços e lacunas persistentes(UNEB, 2025-03-31) Barbosa, Hanna Karoliny Feitosa; Brito, Mirian Ferreira de; Almeida, Suzzana Alice Lima; Ávila, Virgínia Pereira da Silva deO presente trabalho dissertativo tem por objetivo analisar a evolução no panorama da adequação da formação docente, Meta 15, do Plano Nacional de Educação (PNE), aplicada aos municípios baianos de Canudos e Sobradinho, situados no Território de Identidade Sertão do São Francisco, no período 2014 a 2023. Com esta finalidade foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e documental com delineamento descritivo e aplicação da técnica da análise temática do conteúdo no tratamento dos dados coletados. Neste sentido, tomamos como base autores como Silva (2003), Martins (2006), Caldart (2009), Vincentini e Lugli (2009), Estrela (2010), Bardin (2011), Silva (2013), Moreira (2018), Reis e Silva (2019), Souza (2022) e documentos oficiais brasileiros, dentre outros. Para isso, utilizamos a plataforma digital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e analisados os dados disponíveis dos dois municípios para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação a adequação da formação docente. Desta maneira, analisamos os seguintes percentuais: total de adequação por município, valores para a ocupação de professores nas zonas urbana e rural/campo, ocupação nas redes de ensino pública e privada e a variação percentual da formação para o período analisado. Os resultados mostraram que a rede pública de ensino está presente e tem melhores indicadores nos dois municípios estudados. Os resultados mostraram também melhores indicadores nas áreas urbanas que rurais/do campo. Além disso, os resultados mostraram, finalmente, que os municípios ainda não atingiram plenamente a adequação, apontando a necessidade de uma articulação mais eficaz para sanar as lacunas formativas que persistem.
- ItemCaminhos da pesquisa no mestrado: relatos de egressos do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos(EDITORA OXENTE, 2018-05-01) Farias, Enos André de; Ribeiro, Ana Paula Santos Granja; Gomes, Esther Borges MartinsA obra que ora apresentamos tem como público alvo leitores que querem conhecer a diversidade de temas do PPGESA e também aqueles que almejam participar de seleções futuras do programa. Os textos tem consubstanciação: formatação simples porém dentro das expertises de obra científica, mostrando como cada um dos autores interpretou e construiu sua linha de pensamento para participar da seleção, inicialmente, e posterior como ocorreu a construção da dissertação a partir da pesquisa empírica. De forma implícita, cada trabalho é único e juntos formam um novilho de ideias que consolidam de forma estratégica seus espaços da pesquisa. A princípio o título provisório ganhou o nome de Balaio do Conhecimento, que virou “Balaio de Saberes: Os diversos olhares sobre o Semiárido Brasileiro a partir dos Projetos de Pesquisa dos Mestrandos em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos”. No entanto, sabíamos que para termos um balaio precisaríamos de um caminho. Um caminho da pesquisa, do fazer pesquisa. A proposta de organizar uma obra com relatos das experiências em pesquisa dos alunos de Pós-graduação Stricto Sensu, pertencentes ao Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nasceu a partir dos muitos olhares sobre o Semiárido brasileiro presentes nos projetos de pesquisa em desenvolvimento.
- ItemCinema e educação: um estudo de caso da experiência fílmica do prove em Escolas estaduais de Juazeiro (BA)(2022-08-22) Barbosa, Patricia da Silva; Paiva, Carla Conceição da Silva; Nascimento, Jairo Carvalho do; Silva, Josias Pereira daO projeto “Produção de Vídeos Estudantis” (Prove), realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), sugere uma dinâmica alternativa para o ensino-aprendizagem de cinema nas escolas da rede estadual de ensino. A partir das ações desenvolvidas nesse projeto, buscamos identificar as relações entre educação e cinema que são estabelecidas em escolas estaduais do Semiárido urbano de Juazeiro (BA). O referencial teórico está fundamentado, principalmente, nas questões relacionadas às abordagens contemporâneas entre cinema e educação e na articulação entre Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) e Educomunicação. Além da natureza qualitativa, a investigação adotou, como estratégia metodológica, o estudo de caso, que nos permitiu um conhecimento detalhado e amplo da realidade do Prove nas escolas estudadas, em seus aspectos teórico-práticos. Os principais instrumentos utilizados foram a pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Compreendemos que as relações entre cinema e educação estabelecidas pelo Prove, nessas escolas, variam conforme o grau de conhecimento sobre a sétima arte que o (a) docente à frente do projeto possui. Todas as narrativas estudantis analisadas apresentaram importantes reflexões acerca de temas sociais que, muitas vezes, não compõem o cotidiano das grades curriculares. Além disso, apresentaram potencial para a construção de novas visibilidades e dizibilidades sobre o contexto semiárido, ao discutir sobre realidades vivenciadas nesse território, que não são amplamente pautadas pela grande mídia.
- ItemCinema piauiense: análise das representações sociais da paisagem sertaneja, da religiosidade e das relações de gênero(2022-07-18) Pereira, Isael de Sousa; Paiva, Carla Conceição da Silva; Lima, Frederico Osanan Amorim; Silva, Mariana Duccini Junqueira daAs produções fílmicas nacionais já se mostraram, ao decorrer dos anos, um campo vasto de estudos acerca das representações sociais sobre o Nordeste. Neste trabalho, contudo, o foco é analisar como a paisagem sertaneja, a religiosidade e as relações de gênero estão presentes nos filmes O Pescador e o Rio (2018), O Diário de Enoe (2016) e Kátia (2012), respectivamente. Para tanto, a investigação de natureza qualitativa, seguiu à luz da análise de conteúdo e da análise da imagem. A pesquisa aponta que o cinema piauiense, considerando sua influência muito grande sobre a cultura desse estado e seu poder de massificação, tem funcionado como uma ferramenta educacional, voltada para a construção de uma identidade social que novas questões de gênero, valoriza uma paisagem piauiense mais próspera, bem mais viva e exuberante, com a presença de rios, lagos, pastagem verde, entre outras e delineia um possível sincretismo religioso bastante influenciado pelo catolicismo.
- ItemOs círculos e as pontes: perspectivas teórico-epistemológicas de uma educação para a cultura de paz no case Petrolina(2022-07-12) Bories, Raoni Macedo; Borges, João José de Santana; Andrian, Nicola; Cabral, Barbara Eleonora BezerraEsta dissertação estabelece as bases teórico-epistemológicas para desenvolver a compreensão do que vem a ser uma educação para a Cultura de Paz no percurso de trocas intersubjetivas em círculos dialógicos realizados com jovens em privação de liberdade, internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Petrolina. Esses círculos são inspirados em metodologias participativas da abordagem conhecida como Justiça Restaurativa, já implementadas no lócus de pesquisa e adaptada como objeto/projeto de intervenção dentro dos conceitos da Pesquisa-Ação Integral e Sistêmica (PAIS), de André Morin, como intervenção realizada pelo pesquisador. Por seu potencial transdisciplinar, optou-se por uma articulação dentro dos paradigmas de corporeidade, trazendo referenciais teóricos como o conhecimento pelo corpo de Pierre Bourdieu, antropologia das emoções e sociologia do corpo de David Le Breton, e os modos somáticos de atenção de Thomas Csordas. Também apresenta contribuições da perspectiva freiriana e um olhar sobre as instituições totalitárias tendo como base os conceitos de Goffman e Foucault. Busca situar a educação para Cultura de Paz na perspectiva dos direitos humanos multiculturais de Boaventura de Sousa Santos. O yoga será tratado como uma metodologia que, ao trabalhar com o corpo e a mente, insere o indivíduo em um contexto dialógico onde valores como a empatia, a solidariedade, a compaixão e o afeto podem ser trabalhados junto aos participantes, tendo como objetivo a construção de uma sociedade inclinada para a paz, para o diálogo e para o respeito ao que o outro tem a dizer.
- ItemCorpo em redemoinho - performances decoloniais no semiárido pela poética da Cia Biruta de Teatro(2022-06-20) Bezerra, Cristiane Crispim; Borges, João José de Santana; Santos, Márcia Guena dos; Rabelo, Elson de AssisEsta pesquisa analisa os processos artístico-pedagógicos da Cia Biruta, um grupo de teatro que atua nas margens do Rio São Francisco, desenvolvendo nos últimos anos processos criativos em teatro a partir dos estudos sobre performances e rituais, em diálogo com as práticas culturais populares de resistência, sobretudo as que se assentam na microrregião do Sertão do São Francisco, e das suas ações culturais e de formação junto à juventude periférica da cidade de Petrolina-PE. A pesquisa aqui apresentada intenta identificar os aspectos da decolonialidade nas poéticas de criação e elaboração de procedimentos pedagógicos do grupo através de análises sociológicas e antropológicas da corporeidade de diversos autores que cruzam seus conceitos com o pensamento decolonial de Nelson Maldonado-Torres (2021), Boaventura de Souza Santos (2004) e Walter Mignolo (2008). Utilizando-se também de claves metodológicas oferecidas pelos conceitos de encruzilhada e tempo espiralar, de Leda Maria Martins (2021), esta última relacionada aqui à imagem do redemoinho. A práxis artístico-pedagógica em questão também permite atravessamentos com métodos de inspiração etnográfica, que promovem a interlocução entre Arte e Antropologia.
- ItemCreche professora Cristina Braga: uma instituição de educação infantil em Juazeiro - Bahia (1990 – 2025)(UNEB, 2025-04-01) Batista, Denise Amaral; Rodrigues, José Roberto Gomes; Vieira, Josenilton Nunes; Benevides, Silvia Lúcia Lopes; Gallego, Rita de CassiaEssa dissertação investiga as relações sócio-históricas que influenciaram a fundação e o desenvolvimento da Instituição Filantrópica Professora Cristina Braga em Juazeiro-BA, desde sua origem, no final da década de 90, até os dias atuais como extensão de uma escola municipal. Operando com uma abordagem tanto sócio-histórica quanto relacional, inspirada nas teorias de Bourdieu, o estudo utiliza fontes variadas e entrevistas para reconstruir a trajetória da instituição. A coleta de dados incluiu análise documental e entrevistas com gestores, funcionários, ex-alunos e colaboradores. A análise foi conduzida através de uma abordagem interpretativa das conexões e temas recorrentes relacionados à evolução da escola e às influências políticas e sociais. O objetivo é analisar as relações que influenciaram a fundação e o desenvolvimento da instituição desde sua origem. Como resultados, tem-se a compreensão de que a institucionalização da creche não se constituiu sem os conflitos e lutas que se entrelaçaram durante o tempo do seu percurso histórico e que os processos de mudanças ocorridos ao longo desse tempo foram pontuais a cada momento percorrido e garantiram sua existência até os dias atuais, como também a afirmação de que, mesmo se tornando uma extensão de uma creche municipal, a escola não perdeu sua identidade enquanto instituição filantrópica. Como também foi identificado que a creche foi uma das formas de escolarização que ocorreu na cidade de Juazeiro.
- ItemDança e campo educacional: uma história construída no semiárido Baiano(2022-08-12) Pontes, Geraldo Correia; Vieira, Josenilton Nunes; Borges, João José de Santana; Freire, Luiz Alberto RibeiroEsta dissertação tem por objetivos contar a história da Escola de Ballet Geraldo Pontes e refletir acerca da sua importância para a construção da autoexpressão e liberdade de corpos bailarinos por meio do cultivo ao gosto, à formação e ao acesso ao Ballet clássico na cidade de Juazeiro, Território do Sertão do São Francisco, Bahia, Brasil. A discussão abordada neste texto delineia-se nos paradigmas da pesquisa qualitativa e foi construída a partir do método autobiográfico, realizado por meio da narrativa autobiográfica que tece diálogos relacionados ao tempo e às memórias a partir de crônicas, da história de vida, comendas, ilustrações e fotografias que se constituem como dispositivos verbo-visuais que aproximam o passado e o presente na tessitura da história dessa escola. A autobiografia possibilita refletir sobre as subjetividades e trajetórias de vida pessoais e profissionais que constituem os sujeitos sociais. Propicia, ainda, a percepção de si sobre ser, sentir, estar e interagir nos diversos contextos sócio-históricos, educacionais e culturais; possibilita o autoconhecimento e a autocompreensão acerca da vida e dos sentimentos que interpelam e ressignificam a (re)existência humana. Nesta narrativa autobiográfica, vinculada à linha de pesquisa Campo Educacional, Currículo e Cultura Escolar do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos do Departamento de Educação, Campus III da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, descortino a minha história de vida - um corpo masculino e suas sapatilhas, que encontrou na Arte da dança um espaço de acolhimento e realização pessoal e profissional. Um corpo hétero pode dançar forró, samba, axé dentre outras, mas sofre preconceito ao dançar ballet. Assim, meu corpo, a minha trajetória de vida e a escola de Ballet Geraldo Pontes assumem um comportamento insurgente, quando me torno bailarino e crio também uma escola de Ballet clássico em terras sertanejas no ano de 1978, rompendo preconceitos e abrindo caminhos para quem quiser aprender e dançar ballet, considerada dança para meninas e de elite na década de 70. A história do bailarino Geraldo Pontes intersecciona-se com a da Escola de Ballet Geraldo Pontes e se tornou um marco na cultura do semiárido baiano. O aporte teórico fundamentou-se em Cristine Josso (2012), Ferraroti (1998), Foucault (2010), Langendonk (2004) entre outras referências. A Escola de Ballet Geraldo Pontes iniciou com o Ballet clássico e propiciou o acesso e a experimentação de corpos dançantes e criativos que contam histórias; estimulou e incentivou o fazer artístico por meio de uma metodologia somática e performática, agregando valores à profissionalização e capacitação de jovens que hoje atuam no mercado de trabalho em territórios semiáridos e no exterior. Há mais de quatro décadas, segue despertando o gosto pela dança clássica, inovando com dança de matriz afro-indígena e festivais de dança, envolvendo estudantes de escolas públicas por meio de projetos no cenário artístico, social e cultural na cidade de Juazeiro, Bahia.
- ItemDesafios e possibilidades na prática docente do 5º ano em Juazeiro, Bahia: superando as dificuldades na alfabetização e aprendizagem(UNEB, 2025-03-28) Neves, Michele Batista das; Santos, Cosme Batista dos; Benevides, Silvia Lucia Lopes; Cusati, Iracema CamposA alfabetização é compreendida como um processo de interação discursiva que transforma a maneira como a cultura humana é internalizada. À medida que a criança se apropria da leitura e da escrita, novas formas de relação com o mundo são construídas, possibilitando a ressignificação de conhecimentos e experiências. Nesta dissertação, investiga-se o processo de alfabetização a partir da formação e do desenvolvimento docente, bem como das concepções pedagógicas de professoras do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais em uma escola da rede municipal de Juazeiro-BA. O estudo, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras, permitindo compreender os desafios e estratégias adotadas no cotidiano escolar, as professoras relataram a utilização de estratégias criativas, como jogos pedagógicos, atividades manuais, poesias e músicas, para engajar os alunos e promover avanços na alfabetização. Os resultados são relativos aos dados encontrados no ano de 2024, contexto de pós- pandemia e apontam para a complexidade do processo, influenciada pela pandemia, falta de apoio familiar e formação docente inadequada, mas também demonstram a resiliência das professoras em buscar estratégias inovadoras. A dissertação discute a importância da formação continuada, da docência compartilhada e do papel da família no sucesso da alfabetização. No entanto, a falta de suporte institucional, formações continuadas direcionadas e o envolvimento familiar limitado foram apontados como entraves significativos. A docência compartilhada foi destacada como uma prática eficaz, permitindo abordagens pedagógicas complementares. A análise dos dados evidenciou a necessidade de políticas públicas mais alinhadas às demandas reais da sala de aula, com maior investimento em formações continuadas práticas e suporte pedagógico. Conclui-se que, embora as professoras tenham demonstrado resiliência e criatividade, as limitações estruturais do sistema educacional comprometem o pleno desenvolvimento dos alunos, exigindo intervenções mais robustas e integradas.
- ItemEducação ambiental contextualizada: relações e implicações do verde urbano em uma escola pública de Juazeiro/BA(UNEB, 2024-05-06) Almeida, Lindemberg Silva de; Martins, Josemar da Silva; Carvalho, Luzineide Dourado; Botelho, Rosangela Garrido MachadoO ambiente escolar é um espaço de produção de saberes, socialização e disseminação de conhecimentos, se apresenta como local ideal para pautar em seu currículo questões ambientais. Alguns fatores denotam uma urgência e atenção à abordagem desta temática nas escolas de ensino básico. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo geral “Investigar as implicações e relações da Educação Ambiental Contextualizada na escola”, para compreender as relações estabelecidas entre a escola e a presença e/ou ausência do bioma Caatinga na perspectiva da Educação contextualizada para convivência com o Semiárido. E como objetivos específico: compreender as relações estabelecidas entre a escola e a presença e/ou ausência do bioma Caatinga na perspectiva da Educação contextualizada para convivência com o Semiárido; Analisar os resultados dos diagnósticos realizados através do PAR-E (2019 e 2023), a fim de comparar e refletir a situação ambiental atual da escola; Conhecer e analisar indicadores da proposta da Educação Ambiental Contextualizada no Projeto Político Pedagógico da escola e nas práticas educativas a partir das entrevistas. A pesquisa trata-se de um Estudo de Caso com abordagem Fenomenológica Husserliana, levantando dados a partir da análise documental do PPP da escola, análise e observação do espaço escolar a partir do PAR AVE e entrevistas semiestruturadas com colaboradores de diferentes setores da escola para melhor compreensão do fenômeno ambiental. Como resultados finais, a pesquisa revela uma distinção entre os apontamentos das bases legais da Educação ambiental, o currículo da escola e a dimensão praticada entre os sujeitos da comunidade escolar. Apontamos a necessidade do PPP pautar com mais força a E.A e trazer conteúdos que indiquem atividades dessa temática na escola. Sobre o ambiente escolar, a análise e observação identifica diversos problemas com relação aos cuidados do lixo e a organização do ambiente arbóreo da escola. Mas, para além das implicações e relações ambientais apontadas por essa pesquisa, considero significativas as reflexões trazidas nesta pesquisa em mobilizar a percepção e sensibilização ambiental dos sujeitos.
- ItemEducação contextualizada e BNCC diante da pluralidade de saberes curriculares da ilha do massangano, Petrolina- PE(2022-08-23) Barros, Nayrla Vieira Leopoldo de; Carvalho, Luzineide Dourado; Vieira, Josenilton Nunes; Oliveira Filho, João César Abreu deA presente pesquisa de mestrado, apresentada ao programa de Pós – Graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), teve como questão norteadora: Como a Base Nacional Comum Curricular vem afetando a construção e firmamento da Educação Contextualizada, através das culturas e identidades presentes dentro da Escola Municipal José Fernandes Coelho, localizada próxima a Ilha do Massangano, levando em consideração que esse lugar é fortemente cultural e está diretamente ligado ao Semiárido Brasileiro? Com isso, a pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a adequação à BNCC da Escola Municipal José Fernandes Coelho, do entorno da Ilha de Massangano, e sua interface com os princípios da Educação Contextualizada para preservação dos saberes locais. Para responder aos objetivos propostos, esta pasquisa trilhou por uma revisão de literatura a partir de teóricos que fazem o estudo dos conceitos de cultura, identidade, currículo, currículo contextualizado, sendo eles Apple (2013), Aquino (2011), Carvalho (2013), HALL(2019), Giroux e Simon (2013), Silva (2011), Silva (2011 e 2016). Assim, utilizou-se como método filosófico a fenomenologia, entendendo que o precesso educacional trata-se de um fenômeno a ser tratado, observando a que finalidades ideológicas ele se manifesta, bem como tratando esse fenômeno como uma manifestação das ideias. Nas análises, utilizou-se da triangulação dos dados, que se deu por meio da análise da Base Nacional Comum Curricular, bem como do PPP da instituição, e através das entrevistas realizada com os agentes educacionais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de caracter exploratório, propondo estudar não apenas os documentos que norteiam o fazer pedagógico, mas através também das realizações de entrevistas, para mehor entender o fenômeno da E.C com base na BNCC, dentro do espaço escolar e nas práticas pedagógicas do professorado. Para isso foi realizada entrevistas semiestruturadas com 4 professores e 1 coordenadora, bem como a análise do PPP da escola. Foram usandos como instrumento o diário de bordo, para realização dos registros dos entrevistados. Relacionou-se o que foi analisado nos documentos com as entrevistas concedidas. Nos resultados da pesquisa, foi perceptível o quanto a instituição tem se preocupado com um um fazer pedagógico que toque no sentido que propõe a E.C, porém, em muitas falas, foi perceptível uma determinada inquietude quando começavam a refletir acerca da práxis em detrimento a BNCC.
- ItemEducação de surdos: uma cartografia da prática pedagógica em Petrolina-PE e Juazeiro-BA(2022-07-25) Reis, Getro Barbosa dos; Santos, Cosme Batista dos; Rodrigues, José Roberto Gomes; Bento, Nanci AraújoOs municípios de Juazeiro – Bahia e de Petrolina - Pernambuco formam uma Rede Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE). Juntos, esses municípios atendem um público considerável de pessoas surdas, que necessitam da efetividade das políticas públicas de educação voltadas para a formação educacional dos surdos. No entanto, observa-se que a prática se difere da teoria, uma vez que, embora a educação para surdos já conte com uma ampla gama de estudos e documentos capazes de orientar os agentes envolvidos nesse cenário, ainda assim é possível notar a dificuldade em atender as adequações ideais. O presente estudo teve como objetivo mapear e analisar a prática pedagógica em instituições educacionais para estudantes surdos da educação básica em Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Neste trabalho, entende-se como práticas educacionais, de acordo com De Carvalho, o conjunto das ações socialmente planejadas, organizadas e operacionalizadas em espaços intersubjetivos destinados a criar oportunidades de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo de natureza descritiva e transversal, de cunho quali-quantitativo, que usou como princípio metodológico o mapeamento cartográfico, que consiste, segundo Biembegut, em compreender um fenômeno para, posteriormente, criar propor sobre ele melhorias, pesquisas, soluções, entre outros. A pesquisa incluiu estudantes surdos com faixa etária acima de 12 anos, sem restrição de sexo, etnia ou condição social; assim como gestores das superintendências de educação, professores de AEE, intérpretes e instrutores de Libras que estão efetivamente interligados no desenvolvimento da prática pedagógica para inclusão de pessoas surdas na educação pública de ambos os municípios. Participaram da pesquisa apenas aqueles que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O pesquisador utilizou como técnica de pesquisa para coleta de dados o uso da revisão bibliográfica, a análise documental, entrevistas e questionários semiestruturados. Os dados obtidos foram quantificados e qualificados na intenção de construir significado e representatividade no contexto social do público-alvo (surdos), podendo ser comparados com outros das bases de dados nacionais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a fim de constituir parâmetros para avaliação da qualidade da inclusão educacional de pessoas surdas nesta região.
- ItemEducação na terra dos encantados: aspectos decoloniais e interculturais nas práticas docentes indígenas Truká de Cabrobó (PE)(UNEB, 2025-03-20) Silva, Anne Karine Alcantara da; Moraes, Lorena Lima de; Reis, Edmerson dos Santos; Silva, Janssen Felipe daA colonização indígena no Brasil promoveu apagamentos histórico-sociais-espistêmicos, problemática esta, que se estendeu e conservou uma ferida colonial dominante que permanece aberta em vários campossociais, inclusive, na Educação, tornando indispensáveis, a consolidação de estratégias mobilizadoras para a sua superação. Nesse sentido, a presente dissertação, elaborada para o curso de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), orienta-se pela seguinte questão suleadora: Existe um pensamento epistêmico decolonial e intercultural nas práticas docentes das escolas Truká? Para tal, ela traz em seu objetivo geral, compreender os itinerários epistêmicos da prática docente Truká à luz do pensamento decolonial e intercultural. Buscando responder suas objetivações, esta produção ancorou-se em abordagens contra-hegemônicas sobre a temática da decolonialidadeinterculturalidade de autores do Sul-Teórico, como Aníbal Quijano, Catherine Walsh, Enrique Dussel, Fidel Tubino, Luciana Ballestrin, Ramón Grosfoguel, Reinaldo Mathias Fleuri, Nelson Maldonado-Torres, Néstor García Canclini, Vera Maria Candau, Walter Mignolo, Xavier Albó, assim como, as vozes e narrativas de educadores/as e lideranças indígenas da etnia Truká no decorrer da sua construção, de modo a propiciar uma inversão do olhar. Assim, a pesquisa utilizou-se de uma bricolagem metodológica, trabalhando com perspectivas de análises decoloniais que abrangessem às necessidades da mesma, nesse sentido, foram considerados o Desengajamento Epistemológico, como forma de reconhecer e legitimar saberes subalternos, aprofundando-se nas categorias da Investigação-Ação Participativa/IAP como estratégia para observação e análise de conflitos e tensões nas práticas docentes Truká sob a realização de entrevistas semiestruturadas com 6 docentes de 3 escolas nativas (2 de cada instituição), consonantes, com o Projeto Político Pedagógico/PPP das escolas, sendo tais prospectos, destrinchados à luz dos estudos contracolonais de Nêgo Bispo. Como resultados desse processo, foram perceptíveis que há diversas movimentações descolonizadas e interculturalizadas sendo utilizadas na práxis docente, porém, ainda existem fissuras coloniais persistentes na escolarização, o que acentua ao povo Truká, a necessidade da resistência para a preservação da sua história e identidade no território, almejando, portanto, manter viva a memória dos seus ancestrais.
- ItemEducação para o trânsito (EPT): reflexões teóricas e concepções de estudantes e professores do ensino médio de escolas do município de Paulistana-PI(UNEB, 2024-04-11) Carvalho, Helma Campos de; Vieira, Josenilton Nunes; Brito, Mirian Ferreira de; Schneider, Elmir JorgeEste trabalho traz uma reflexão acerca da importância da EPT no ensino médio, em que os discentes estão próximos de atingirem a maioridade e assim serem condutores de veículos. Consideramos esta fase um período propício para a construção e ensino de práticas de cidadania e a postura humanizada no trânsito, a fim de evitar o alto índice de mortalidade e de acidentes que ocorrem diariamente. Nesse contexto, a escola torna-se um espaço que contribui decisivamente para a formação de uma consciência cidadã, em que essas práticas podem ser desenvolvidas por meio do ensino. A partir disso, o estudo buscará responder a uma problemática de pesquisa, que se constitui: de que modo a EPT (EPT) pode ser direcionada aos adolescentes, estudantes do ensino médio? Para responder à indagação, partiremos de um objetivo geral, que é desvelar as possibilidades de abordagem da EPT para adolescentes, estudantes do ensino médio de escolas em Paulistana-PI. Como procedimentos metodológicos da pesquisa, foi feito um estudo de abordagem qualitativa, dialógica, que parte de princípios descritivos. Também foi realizada uma pesquisa de campo, tendo como lócus escolas da cidade de Paulistana-PI e um levantamento bibliográfico, bem como a análise em vídeos de campanhas educativas produzidos e divulgados pelos Departamentos de Trânsito dos estados do Paraná, de São Paulo, do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal, com o objetivo de buscar formas e métodos de abordar a EPT no ambiente escolar. Os dados mostram que o trabalho com EPT no ensino médio ocorre por meio de palestras, grupos de estudo, conteúdos associados ao tema, especialmente na disciplina de língua portuguesa. Os professores se mostraram interessados na abordagem do tema em sala, e os alunos apontaram, durante as oficinas, que esse trabalho poderia ocorrer por meio de um trabalho interdisciplinar na escola, com projetos, palestras e produções textuais. A análise mostrou ainda que os estudantes assistiriam às campanhas realizadas pelo Detran, caso essas fossem divulgadas nas mídias sociais, especialmente o Instagram, a maioria dos estudantes demonstrou preferência pelas mídias digitais, especialmente Instagram, pois consideram o método mais adequado para tratar da EPT, o que mostra que os adolescentes estão cada vez mais conectada e familiarizados com o uso da tecnologia e das redes sociais. Além do mais, se mostraram a favor de penas mais rígidas para infratores de trânsito, mesmo a maioria tendo admitido já ter conduzido motocicleta sendo menor de idade. Defendemos, portanto, a inclusão da EPT no currículo do ensino médio, integrada às disciplinas existentes, o que é fundamental para preparar os jovens para a vida adulta e promover uma cultura de paz e respeito no trânsito. Ao fornecer conhecimentos, habilidades e valores necessários, capacitamos os estudantes a se tornarem condutores responsáveis e a contribuírem para uma convivência mais segura nas vias públicas.
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