Bacharelado em Administração - DCH1
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Navegando Bacharelado em Administração - DCH1 por Orientador "Pereira, Aliger dos Santos"
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- ItemCompetências do administrador público: uma análise dos conhecimentos e habilidades para o cargo de Analista Judiciário(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Pitanga, Danillo Leite; Pereira, Aliger dos Santos; Regis, Franklin Rami Cavalcante de Oliveira; Silva , Rosana Cruz MarquesEste artigo tem como tema “As competências do administrador público: conhecimentos e habilidades para o cargo de Analista Judiciário na área administrativa no estado da Bahia, de 2017 a 2023”; o problema é “qual(is) é(são) a(s) competência(s) necessária(s) para aprovação no cargo de analista judiciário na área administrativa da Bahia, de 2017 a 2023?”; o objetivo é analisar quais são os principais conhecimentos e habilidades requeridas para o cargo de analista judiciário na área administrativa nos últimos três concursos públicos realizados no estado da Bahia, de 2017 a 2023; na metodologia, foi adotada uma abordagem dedutiva qualitativa e pesquisa exploratória, relacionando as pesquisas: bibliográfica e documental. Destacam-se nos resultados características dos processos de agregar e aplicar pessoas nesses órgãos, assim como pontos positivos e negativos, passando por descrição das habilidades, dos conhecimentos gerais, conhecimentos específicos, seleção e descrição do cargo. Observa-se que as competências exigidas são diversas e dependem do órgão analisado. Verifica-se também, que apesar de conhecimentos e habilidades serem testados na Administração Pública através dos concursos públicos, parte do conceito de competência não é testado. Por fim, foi analisada também a concorrência das vagas, retratando um mercado de trabalho muito concorrido.
- ItemDiversidade e inclusão na saúde: influência da participação no índice de diversidade IDVERSA B3 na variação do preço das ações de organizações de saúde listadas na B3(Universidade do Estado da Bahia, 0024-12-18) Jesus, Maiara Santos de; Pereira, Aliger dos Santos; Pereira, Aliger dos Santos; Pinheiro, Carlos Alberto Orge; Silva, Rosana Cruz Marques daEsta pesquisa objetiva verificar o impacto da participação no Índice de Diversidade IDIVERSA B3, no preço das ações de empresas da área de saúde listadas na Bolsa de Valores Brasileira B3. A presente pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, e se utilizou de pesquisa bibliográfica e pesquisa de internet, visando responder à problemática “quais foram os impactos no preço das ações de empresas da área de saúde, no primeiro semestre dos anos de 2022 a 2024, diante da participação ou não dessas empresas no IDIVERSA B3?”. Assim, foram analisadas as médias dos valores de cotação das ações das empresas estudadas, no período descrito, para, de forma qualitativa, entender os potenciais desdobramentos da Diversidade e Inclusão no valor das ações dessas organizações. Obteve-se como resultado o desempenho dessas organizações perante o mercado, e em comparação umas com as outras, foi possível perceber constância e sinais de valorização pelo mercado das empresas participantes do índice, em relação às não participantes. Concluiu-se que há indícios de impacto positivo no desempenho das organizações listadas no IDIVERSA B3, em comparação com as que não o fazem.
- ItemO valor da marca e sua influência na decisão de compra: as associações à marca no mercado de whey protein por jovens em Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Santos, Mariana Soares Macedo dos; Pereira, Aliger dos Santos; Regis, Franklin Rami Cavalcanti Oliveira; Silva, Rosana Cruz Marques daEste estudo analisa como as associações são importantes para o valor das marcas de Whey Protein a partir da seguinte pergunta: “Como as associações à marca, através do conceito de Brand Equity pelos autores Aaker (1998), Kotler e Keller (2018), influenciaram a intenção de compra de Whey Protein por consumidores de 20 a 29 anos na cidade de Salvador entre outubro de 2023 e outubro de 2024?”. Foram investigadas as associações de sabor, custo-benefício, praticidade, proximidade com o consumidor, qualidade do produto, atendimento e entrega para as marcas Growth Supplements, IntegralMédica, Athletica Nutrition e DUX Nutrition. Para alcançar o objetivo proposto a abordagem metodológica foi Quali-quantitativa. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário online. Os resultados destacam e descrevem o impacto das associações na intenção de compra, sugerindo intervenções para melhoria das marcas analisadas, reforçando a importância das empresas alinharem as características de seus produtos e/ou serviços ao que os clientes percebem e esperam. As intervenções sugeridas incluem investimentos em pesquisas de produtos, estratégias de comunicação e criação de campanhas. Essas ações aumentarão a competitividade das marcas e a intenção de compra dos consumidores. Sendo assim, esta pesquisa contribui para a geração de conhecimento em marketing, demonstrando como as ideias, sentimentos e impressões que vêm à cabeça das pessoas quando elas pensam em uma marca influenciam em suas decisões de compra.