Bacharelado em Administração - DCH1
URI Permanente para esta coleção
O curso de Administração do DCH-I da UNEB se propõe a ser agente do processo de desenvolvimento da Bahia, habilitando seus estudantes a compreender e atuar sobre a realidade dinâmica das organizações. Com eixos de formação bem estruturados, objetiva capacitar os discentes, visando sua inclusão no mercado de trabalho, incentivando-os à integração com a comunidade, à iniciação científica e ao exercício da cidadania.
Navegar
Navegando Bacharelado em Administração - DCH1 por Orientador "Campos, Maria de Fátima Hanaque"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAtuação do Estado na manutenção das casas de acolhimento para crianças e adolescentes de Salvador-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Barros, Lucas Bruno Pereira Bonfim de; Campos, Maria de Fátima Hanaque; Campos, Maria de Fátima Hanaque; Gomes, Almerinda Andrea Pontes Silva; Lisboa, Andressa Beatriz CardosoO serviço de acolhimento desempenhado pelas Organizações da Sociedade Civil é de grande valia para a sociedade como um todo, uma vez que é um bastião da população em vulnerabilidade. Entretanto, suprir essa demanda dos cidadãos é responsabilidade do Estado. Posto isso, o objetivo geral deste trabalho é evidenciar os meios de disponibilização dos recursos financeiros do Estado para as organizações da sociedade civil (OSC) que prestam serviço de acolhimento para crianças e adolescentes de Salvador-BA. Foi realizada a pesquisa bibliográfica e documental a respeito do terceiro setor A análise recai sobre a lei que trata das parcerias entre Estado e OSC, dados presentes em sites dos conselhos da criança e do adolescente. Para o tratamento dos dados foi utilizado o modelador de processos Business Process Model and Notation (BPMN). Por fim foi compreendido que Estados e faz presente na manutenção das casas de acolhimento de Salvador-BA e dispõe de diferentes meios de prestar apoio à essas organizações. Keywords: reception; civil society; organizations; state; financial resources
- ItemAutoatendimento: um estudo na Superintendência da Receita Federal do Brasil – 5ª Região Fiscal(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-26) Santos, Leonardo Cruz dos; Campos, Maria de Fátima Hanaque; Silva, Iza Angélica Carvalho da; Pitombo, Arlindo de AraújoO presente trabalho acadêmico tem como objetivo geral analisar a adoção do autoatendimento na Receita Federal do Brasil e os seus resultados para os cidadãos e para a autarquia. Partiu-se do problema: quais os resultados do utoatendimento no serviço público para um atendimento mais eficiente? Esta pesquisa teve como lócus uma autarquia pública, a Receita Federal do Brasil mais detidamente na Superintendência da Bahia, entidade dotada de ersonalidade jurídica que disponibiliza diversos serviços aos cidadãos. Para tanto, foi adotado o estudo de caso, que engloba uma abordagem quali-quantitativa englobando o método misto que auxilia na coleta e tratamento e de dados estatísticos, e pesquisas documentais e bibliográficas, o que torna a referida pesquisa de característica descritiva. Os resultados apontam para uma tendência cada vez maior da adoção dos contribuintes ao polo virtual como principal forma de verificar suas pendencias e sanar exigibilidades junto a este órgão fiscalizador, permitindo concluir que ocorre uma consolidação do autoatendimento e desconcentração do atendimento presencial na Receita Federal, que, neste ritmo, permite-se visualizar uma limitação quase integral das demandas presenciais e prevalência dessas resoluções por meio do Autoatendimento, uma vez que os cidadãos entrevistados em questionário, já se declaram, em sua maioria usuário assíduos de ferramentas tecnológicas, e possuem fácil acesso a portal Gov.BR, e além disso, a própria entidade estudada incentiva por meio de orientações e informações, obtendo êxito na conversão do demandante presencial em “autoatendente”. Neste sentido, pode-se chegar uma conclusão que os principais desafios para o cidadão são originados de elementos mais tradicionalistas no atendimento, como orientações exclusivamente presenciais. Neste sentido, caberá ao mesmo este esforço de adaptação a esta nova e tendente realidade, assim como a Receita Federal precisará realizar uma transição como estes ainda resistentes, para tornar o autoatendimento uma ferramenta de eficiência na prestação de serviço ao público.
- ItemCooperativas de trabalho: condições legais para a prestação de serviços em licitações(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Silva, Gabriel Yuri Câmara Carvalho; Campos, Maria de Fátima Hanaque; Sanches , Antônio Carlos; Freitas, George SilvaEste artigo analisa as condições legais que regulamentam a participação de cooperativas de trabalho em processos licitatórios no Brasil, destacando os desafios enfrentados por essas entidades devido ao uso indevido do modelo cooperativo por organizações fraudulentas. O objetivo é compreender as barreiras impostas pela legislação e jurisprudência e identificar os impactos dessas práticas sobre a legitimidade das cooperativas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se na análise documental de legislações, como as Leis nº 5.764/1971, nº 12.690/2012 e nº 14.133/2021, além de acórdãos do Tribunal de Contas da União. Os resultados apontam que práticas incompatíveis com os princípios cooperativistas comprometem a inserção dessas entidades no mercado público. Conclui-se que a fiscalização rigorosa e o cumprimento das normativas são fundamentais para garantir a integridade do modelo cooperativo e promover competitividade justa em processos licitatórios.