Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14 por Orientador "Figueiredo Neto, Raulino Batista"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA autonomia na aprendizagem de lingua inglesa: relações com a motivação e as práticas pedagógicas(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Maia, Leidiane Souza; Figueiredo Neto, Raulino BatistaEste trabalho tem por objetivo investigar como o desenvolvimento da autonomia do aprendiz pode possibilitar um processo de aprendizagem de LI mais motivador e eficaz. Investiga, também, sua relação com as práticas pedagógicas e discute como as mesmas podem ser capazes de levar os aprendizes a se tornarem sujeitos de sua própria aprendizagem. A pesquisa é qualitativa de base etnográfica, pois se configura como uma metodologia eficiente de abordagem ao problema. Os dados foram obtidos através de observações indiretas e de questionários distribuídos entre os alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro, situado na cidade de Conceição do Coité – Ba. Os resultados revelam que muitos dos aprendizes sentem-se desmotivados para aprender a língua inglesa e que algumas práticas e/ou atividades utilizada pelos professores não os incentiva a ter atitudes mais autônomas em relação a aprendizagem de Inglês.
- ItemAprendendo a ensinar: contribuição da perspectiva intercultural na aprendizagem- ensino de língua inglesa de professores em formação.(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Costa, Naiane Oliveira Araujo; Figueiredo Neto, Raulino Batista; Sodré, Fernando da Conceição; Cruz, Letícia Telles daO presente trabalho busca apresentar uma forma de aprender uma outra língua, nesse caso a língua inglesa a partir da perspectiva intercultural. Essa pesquisa demonstra a possibilidade de aprender essa língua outra tendo como base a contribuição da interculturalidade em sala de aula. Trabalhar através dessa perspectiva no contexto do aprendiz, amplia o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento de sua criticidade e compreensão da língua outra. Desse modo, busco relatar a importância de trabalhar segundo esse viés, pois os sujeitos terão a possibilidade de conhecer a si mesmos e ao outro. A partir do momento que vivências e costumes são trazidos para a sala de língua estrangeira, os aprendizes começam a se sentir mais à vontade. Portanto, o objetivo deste trabalho é demonstrar a importância de aprender a língua estrangeira fazendo o uso dos aspectos culturais. Esse trabalho tem como base a pesquisa auto/etnográfica e busca refletir sobre a perspectiva intercultural como colaboradora no processo de aprendizagem/ensino de língua inglesa de professores em formação da Universidade do Estado da Bahia- Campus XIV (UNEB).
- ItemNo compasso do afeto: o papel da afetividade no processo de aprendizagem de LI(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Santos, Valéria Batista dos; Figueiredo Neto, Raulino Batista; Santana, Neila Maria Oliveira; Eluf, Cristina ArcuriO presente trabalho tem por objetivo discutir como a afetividade influencia de modo positivo no desenvolvimento da aprendizagem de Língua Inglesa a partir das relações interpessoal professor X aluno. Tais relações tendem a promover um ensino significativo no qual a aprendizagem é centrada no aluno, pois o envolve como um todo e leva em consideração osaspectos cognitivos e afetivos. Essa postura proporciona uma aprendizagem contínua, pois prepara os estudantes para aprender como aprender. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas observações e, posteriormente, um estudo bibliográfico no qual tivemos como base teórica os seguintes estudiosos: Fernández (1990), Almeida (1999), Zimring (2010), Piaget (1976-1993), Wallon (1969), La Taille et al (1992). Essas contribuições resultaram em uma pesquisa de campo intervencionista e na aplicação da mesma por meio da construção e realização da oficina intitulada “O Papel da Afetividade no Processo de Ensino Aprendizagem de LI”. A coleta dos dados foi feita por meio da aplicação da referida oficina e um questionário. Após a conclusão do percurso metodológico, podemos inferir que, para ter sentido, a aprendizagem muito mais do que apenas os aspectos cognitivos, deve estar voltada para o desenvolvimento das habilidades dos alunos por meio de um ensino-aprendizagem que vê o aluno em sua totalidade e, principalmente, engloba os aspectos afetivos e cognitivos. Pormeio das análises foi possível notar a importância de posturas afetivas para um aprendizado significativo e valoroso de língua inglesa.