Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14 por Orientador "Borges, Mônica Veloso"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Ludicidade nas aulas de língua inglesa: Reflexões e práticas(Universidade do Estado da Bahia, 0018) Ramos, Sara Oliveira; Borges, Mônica Veloso; Sodré, Fernando; Alves, JoselitaEste trabalho versa sobre a relevância que o lúdico tem no processo de ensino/aprendizagem de Língua Inglesa nas escolas públicas. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar como o lúdico foi utilizado pelos bolsistas do PIBID e pela professora supervisora numa escola pública localizada em Conceição do Coité.A metodologia utilizada partiu de um estudo de caso, assim como também é uma análise auto-etnográfica, pois participei deste período como bolsista PIBID. Ao final da pesquisa foi verificado que é essencial compreender que a utilização da atividade lúdica como recurso pedagógico pode contribuir para o desenvolvimento intelectual e pensamento crítico dos alunos, além de atrair a atenção e desenvolver neles o gosto pelas aulas de Língua Inglesa.
- ItemA ludicidade nas aulas de língua inglesa: reflexões e práticas(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Ramos, Sara Oliveira; Borges, Mônica Veloso; Sodré, Fernando; Alves, JoselitaEste trabalho versa sobre a relevância que o lúdico tem no processo de ensino/aprendizagem de Língua Inglesa nas escolas públicas. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar como o lúdico foi utilizado pelos bolsistas do PIBID e pela professora supervisora numa escola pública localizada em Conceição do Coité. A metodologia utilizada partiu de um estudo de caso, assim como também é uma análise auto-etnográfica, pois participei deste período como bolsista PIBID. Ao final da pesquisa foi verificado que é essencial compreender que a utilização da atividade lúdica como recurso pedagógico pode contribuir para o desenvolvimento intelectual e pensamento crítico dos alunos, além de atrair a atenção e desenvolver neles o gosto pelas aulas de Língua Inglesa
- ItemO Pibid e o ensino de leitura em Língua Inglesa: Parceria e desenvolvimento na escola básica de Conceição do Coité(Universidade do Estado da Bahia, 0017-12-13) Carneiro, Derlon dos Santos; Borges, Mônica Veloso; Maia, Marilene de souza; Côrtes, Anna Karyne TorresO ponto de partida dessa pesquisa foi o pressuposto de que a leitura em língua inglesa (LI) é uma importante habilidade para a aquisição de novos conhecimentos e assim uma pesquisa sobre o seu desenvolvimento nas escolas públicas de Conceição do Coité-BA foi necessária para identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o processo de aprendizagem. Como suporte indispensável para a realização deste trabalho, os professores em formação pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que assumiram o papel de revelarem suas percepções acerca da escola e práticas pedagógicas pelos professores regentes. Para a coleta dos dados necessários a pesquisa foi dividida em duas partes, a primeira com a observação de aulas, com objetivo de buscar entender a realidade dos alunos e fazer um levantamento inicial de como a escola funciona e por fim, através de um questionário os professores em formação puderam fornecer informações, levando em conta suas experiências em sala de aula, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura em LI e as dificuldades que os alunos encontram na hora da leitura. Verificou-se que o corpo docente das escolas precisa dar mais importância a língua inglesa, com uma prática pedagógica que motive seus alunos no aprendizado e que a leitura seja assim contemplada, os professores precisam conhecer mais seus alunos e suas dificuldades e a partir daí trabalhar na elaboração de aulas que melhore o ensino/aprendizagem do inglês. Assim sendo, pode-se concluir que como ponto inicial para a mudança, para o aprimoramento do ensino de inglês, da leitura, a formação de professores é a chave, ou seja, quanto mais preparados os professores estiverem, melhor serão suas aulas, neste ponto o PIBID exerce uma grande contribuição, auxiliando e inserindo futuros professores na rede de ensino para que ganhem experiência e possam assim contribuir cada vez mais com a educação.
- ItemOs multiletramentos no ensino da língua inglesa através de sequências didáticas(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Cunha, Lavine Lima Silva; Borges, Mônica Veloso; Santana, Neila Maria Oliveira; Anecleto, Úrsula CunhaEste trabalho tem como tema os multiletramentos no ensino da língua inglesa através de sequências didáticas. Tem como contexto a atual discussão acerca dos multiletramentos e a necessidade de se atrair o interesse do aluno aprendiz de língua inglesa pela pulsante multicultural e multissemiótica (ROJO, 2011) presentes em gêneros textuais e discursivos em diversos meios. Objetiva-se discutir como a pedagogia dos multiletramentos, defendida pelo Grupo de Nova Londres (1996), pode ajudar a construir um ensino coerente para o aluno da escola pública através do planejamento modulado característico das sequências didáticas, numa versão adaptada das originalmente postuladas por Schneuwly e Dolz (2004). Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, uma vez que foram observadas diferentes metodologias utilizadas em salas de aula por diferentes professores e, após essa observação, foi realizada uma produção de oficina com os conceitos extraídos da metodologia que acreditamos que poderia proporcionar um melhor engajamento dos alunos. Observou-se que, ao final da oficina, os professores em formação, público alvo escolhido, não só conseguiram compreender conceitos relacionados à pedagogia dos multiletramentos, como também conseguiram entender os conteúdos trabalhados de forma multiletrada, o que pode acarretar na prática em um ensino de língua inglesa mais contextualizado com as diferenças culturais e voltado para as necessidades vigentes de um mundo globalizado e conectado.