Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
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O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) por Orientador "Costa, Glauber Barros Alves"
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- ItemA realidade local pode estar no livro didático de geografia? Uma proposta de ensino a partir de um livro de geografia sobre e para Caetité - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-12) Oliveira, Elaine Moreira de; Costa, Glauber Barros Alves; Rocha, Gabriela Silveira; Matos, Fernanda de OliveiraLivro didático é um material amplamente utilizado em todo território brasileiro. No entanto, seu uso indiscriminado pode ocasionar um ensino de Geografia sem muito significado e distante da realidade do aluno. Ciente dessa problemática e pensando em contribuir com o ensino de Geografia nas escolas de Educação Básica do município de Caetité foi desenvolvido ao longo deste estudo um produto educacional voltado para o ensino da Geografia do município de Caetité - BA, um livro didático intitulado “Geografia em foco: Caetité”. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar o impacto do uso do livro didático “Geografia em foco: Caetité” na perspectiva local no ensino de Geografia. Para tanto, realizou-se aplicação/ testagem do livro com a participação de dois universitários do VIII semestre do curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB campus VI, os quais aplicaram o livro em uma turma de 1º ano do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo - CETEP, escola de Educação Básica localizada na cidade de Caetité - BA, na qual eles atuavam como residentes do Programa Residência Pedagógica. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, cujos procedimentos adotados consistiram em pesquisa e revisão bibliográfica, levantamentos in loco e aplicação de questionário semiestruturado como instrumento de produção e investigação dos dados, que posteriormente foram tratados, tabulados e interpretados utilizando os princípios e procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a utilização do livro Geografia em foco: Caetité como material de apoio nas aulas de Geografia se mostrou extremamente assertiva, posto que os estudantes conseguiram visualizar na prática os fenômenos estudados, estimulando a participação e interesse pela aula.
- ItemA utilização do livro didático de língua portuguesa por professores do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de Brumado - BA(UNEB, 2023-04-12) Castro, Fabíola Lima; Costa, Glauber Barros Alves; Correia, Luciana Oliveira; Pina, Maria Cristina DantasEsta dissertação é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade Estado da Bahia (UNEB). O estudo visa investigar a utilização do livro didático de Português por três professoras do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Brumado/BA. Apresenta, inicialmente, o percurso histórico do livro didático no Brasil a partir do marco de criação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Sendo de natureza qualitativa, o estudo desenvolve-se a partir de pesquisa bibliográfica acerca do livro didático e da aplicação de entrevista semiestruturada em campo, sendo os dados levantados neste último instrumento submetidos à análise de conteúdo. Inicialmente foi levantada a hipótese de que há uma predominância de uso do livro didático nas aulas de Português do 5º Ano. Após a pesquisa foi constatado que as docentes participantes do estudo lançam mão de outros recursos – como a internet – para pesquisa e desenvolvimento das aulas, bem como utilizam o livro de variadas formas. Este estudo ancora-se nas contribuições de Alain Choppin (2004; 2008; 2009; 2017), Célia Cristina Cassiano (2013), Cristina D‟Ávila (2013), Egon Rangel (2020), Gimeno Sacristán (2013; 2017) e Kazumi Munakata (2007; 2012; 2016), dentre outros. A partir desta pesquisa foi construído um produto educacional na forma de recurso didático destinado aos professores do 5º ano Fundamental visando auxiliá-los no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem da língua escrita para além daqueles apresentados no livro didático de Português.
- ItemCurso pré-vestibular como conexão entre educação básica e o ensino superior: o caso do UPT no DCHT/Uneb/Campus XX – Brumado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-08) Graia, Arlete Lisboa dos Santos, Arlete; Costa, Glauber Barros Alves; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Magalhães, Daniella SantosO trabalho aborda questões relacionadas ao Programa Universidade Para Todos (UPT), presente no contexto das políticas públicas de acesso ao ensino superior brasileiro. Dá-se ênfase às particularidades do UPT para demonstrar a importância de iniciativas governamentais que prezam pela melhoria e a adoção de medidas que visem solucionar problemas de acesso ao ensino superior. Faz-se, para isso, uma pesquisa de abordagem qualitativa, com menção de pesquisas sobre o tema realizadas por diferentes estudiosos, com o intuito de deixar registrado o papel do programa e, principalmente, destacar a qualidade e a importância dele como política pública de acesso ao ensino de nível superior. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como o curso pré-vestibular Universidade para Todos, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XX – Brumado, atua na conexão entre a Educação Básica e o Ensino Superior. Neste sentido, é importante a compreensão das políticas públicas de acesso no nível superior, os cursos pré-vestibulares e a estrutura organizacional do programa. Para alcançar os objetivos propostos, foi trilhado um caminho metodológico sustentado pela pesquisa bibliográfica por meio de artigos científicos, teses e dissertações que discutem o UPT e análise de dados adquiridos a partir de entrevista estruturada com aplicação de questionário via formulário online, através do Google Forms aos sujeitos envolvidos com o programa Curso Pré-vestibular Universidade Para Todos. Com base nestas constatações, foi elaborada uma cartilha intitulada “Universidade é para todos”, direcionada aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Bahia, com objetivo de levar ao conhecimento do programa e a utilização do espaço reservado para o UPT no Campus XX. Os resultados comprovam que o Programa Universidade Para Todos tem contribuído de forma significativa com a Educação, possibilitando aos estudantes oriundos de escolas públicas se aperfeiçoarem para o ingresso na Universidade através do acesso à qualificação pessoal e profissional fornecida a partir do momento em que utilizam o UPT.
- ItemEspelho, espelho meu: como fui me tornando eu? Um caminhar entre a infância, a formação docente e a educação Infantil numa perspectiva (auto)biográfica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-14) Oliveira , Gilma Benjoino; Costa, Glauber Barros Alves; Cunha, Ana Luiza Salgado; Gusmão, Adriana David FerreiraNo presente estudo exploro minha trajetória de vida pessoal e profissional destacando o percurso formativo desde a infância até a prática docente na Educação Básica. Utilizo a narrativa (auto)biográfica para refletir sobre minhas experiências pessoais e profissionais, oferecendo uma visão íntima das interações entre memória, identidade e práticas educativas. O principal objetivo da pesquisa é investigar como as experiências pessoais e profissionais, particularmente na Educação Infantil, entrelaçam-se com as memórias pessoais e contribuem para a formação da identidade docente. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, baseada em narrativas pessoais e análise reflexiva, integrando teoria e prática, focados em diferentes aspectos da experiência e pesquisa. Apoio-me em um referencial teórico que inclui filósofos e educadores como Paulo Freire (1969; 1987; 1996; 2015) e Loris Malaguzzi (1999), além de teóricos da memória e identidade, não se restringindo a uma linha teórica específica, mas que seleciona insights relevantes de várias fontes para construir uma compreensão das questões abordadas. O Produto Técnico e Processo Educacional - PTPE é um scrapbook digital denominado Pequenas Coisas Gigantescas do ObEI - Observatório da Infância e Educação Infantil, que documenta a evolução e os marcos desse projeto extensionista, incluindo pesquisas, projetos, parcerias e impactos significativos na Educação Infantil dos territórios de identidade da Bahia, Sertão Produtivo e Velho Chico. Ele serve não apenas como registro, mas também como fonte de inspiração e recurso educacional. Por fim, concluo que as experiências de vida são salutares na constituição das práticas pedagógicas e a identidade dos educadores, ressaltando a importância da reflexão contínua sobre minha própria jornada para uma prática educativa consciente e transformadora. Além disso, é reforçado o papel crucial do ObEI na elevação da qualidade das pesquisas sobre Educação Infantil e à primeira etapa da educação básica, a educação infantil nos territórios de identidade Sertão Produtivo e Velho Chico – na Bahia –, através de iniciativas educativas baseadas em experiências e na compreensão ampliada da infância.
- ItemEstado do conhecimento do letramento racial crítico em programas de pós-graduação no Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-08) Gomes, Marisol Emanuele Sena; Costa, Glauber Barros Alves; Silva, Zoraide Portela; Santana, José Valdir Jesus deEsta dissertação tem como objetivo inventariar a produção acadêmica dos programas de pós-graduação no Brasil que abordam o Letramento Racial Crítico (LRC), no intervalo de 2003 a 2023. A escolha do marco inicial remonta à promulgação da Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, representando um divisor de águas nas políticas educacionais antirracistas do país. A pesquisa parte da indagação sobre como o LRC vem sendo teorizado e operacionalizado no campo acadêmico, buscando identificar os autores mais recorrentes, os programas e regiões com maior concentração de estudos, os campos de conhecimento envolvidos e as lacunas ainda existentes. Como objetivos específicos, a investigação propôs-se a mapear os períodos de maior produtividade sobre o tema, classificar os tipos de produção científica, analisar a distribuição regional das pesquisas, identificar os autores mais citados, investigar as palavras-chave mais recorrentes e, por fim, elaborar um glossário didático que contribua com a inserção do LRC no contexto escolar. A metodologia adotada segue os moldes da pesquisa do tipo estado do conhecimento (BARDIN, 2010) com levantamento de dados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A dissertação se organiza em quatro capítulos: o primeiro dedica-se à fundamentação teórica sobre o Letramento Racial Crítico; o segundo, à descrição do percurso metodológico; o terceiro, à apresentação e análise dos dados coletados; e o quarto, à concepção do produto educacional. Como desdobramento prático e político deste trabalho, foi elaborado um Glossário de Letramento Racial Crítico, composto por 19 termos, este material propõe-se a ser um instrumento pedagógico e epistemológico que visa contribuir para que o Letramento Racial Crítico alcance as e os docentes da educação básica e o chão da escola brasileira.
- ItemIdentidade racial: um estudo a partir das relações entre alunos no ambiente escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Leal, Janete de Carvalho da Silva,; Costa, Glauber Barros Alves; Santana, José Valdir Jesus de; Moreira, Núbia ReginaEste estudo objetivou analisar como a identidade dos alunos negros é construída a partir das relações estabelecidas em uma escola de Guanambi, a fim de trazer reflexões a partir dos teóricos e junto às vivências narradas pelos alunos negros sobre a sua formação identitária enquanto negro. Para isso, inicialmente foi realizada a busca pela compreensão das categorias a serem investigadas. Assim, partiu-se dos referenciais teóricos que discutem a identidade e a negritude, bem como a educação para as relações étnico-raciais a partir da lei 10.639/2003. Baseou-se ainda no parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para as relações étnico-raciais na perspectiva de pensar uma educação antirracista e o entendimento de um currículo decolonial, delineando-se pela interculturalidade, rompendo assim com as bases que defendem o colonialismo do ser e do saber. Na intencionalidade de alcançar os objetivos propostos, utilizou-se da metodologia de abordagem qualitativa, realizando uma pesquisa do tipo exploratória e tendo como dispositivo de produção de dados a roda de conversa realizada no campo empírico da pesquisa, que foi uma das escolas públicas municipais de Guanambi, tendo como protagonistas quatro alunos autodeclarados negros das turmas de oitavo ano. Durante a roda de conversa, os alunos revelaram os desafios que enfrentam na sua constituição e formação identitária enquanto negro e reconhecem que a forma como estes têm acontecido são causados pelo racismo estrutural. Além disso, apontaram a falta de representatividade nas posições de poder dentro do ambiente escolar e destacaram a ausência de livros de literatura e materiais didáticos escritos por autores negros ou que abordem a negritude como protagonista dentro deste espaço. Desse modo, o estudo evidencia que o racismo, entendido como uma condição estrutural e estruturante, tem deixado sua marca desde as bases curriculares que permeiam o sistema educacional, transformando-o em um campo de disputa. Essa disputa envolve a busca por um ensino que horizontalize os direitos, as vozes, histórias e culturas silenciadas que, embora constituam a maioria, são tratadas pelo sistema como minoritárias. Assim, a partir das narrativas dos alunos que compartilharam suas percepções sobre suas identidades e como estas têm sido influenciadas, foi desenvolvido um manual de subsídio na promoção da educação antirracista para os professores e coordenadores. O conteúdo deste manual se estruturou em forma de propostas e sugestões que visam protagonizar e ampliar a representatividade dos estudantes negros no ambiente escolar, bem como traçar caminhos rumo à luta por uma educação antirracista.
- ItemO professor de geografia na Bahia em tempos de pandemia da COVID-19(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-25) Chagas, Nájyla Betrine Batista; Costa, Glauber Barros Alves; Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira; Rocha, Gabriela SilveiraEsta dissertação examina o impacto da pandemia da Covid-19 na vida e trabalho dos professores de Geografia na Bahia. A pesquisa se divide em duas etapas: na primeira, concentra-se na revisão da literatura e na análise crítica das políticas educacionais brasileiras relacionadas à pandemia. A segunda etapa analisa o "Relatório de Pesquisas: Os Desafios de Ser Professor(a) durante a Pandemia da Covid-19 na Bahia," um estudo com a participação de mil professores. A dissertação segue o formato Multipaper, composta por dois artigos independentes que complementam a pesquisa. O primeiro descreve o perfil dos professores de Geografia na Bahia e aborda os desafios enfrentados durante a pandemia, com foco na transição para o ensino remoto e na falta de formação em tecnologia educacional. O segundo aprofunda a análise dos obstáculos enfrentados pelos docentes na prática pedagógica, incluindo questões relacionadas às condições de trabalho e à formação continuada. As conclusões enfatizam a urgência de investir na formação dos professores de Geografia na Bahia e a importância de políticas educacionais sólidas que ofereçam apoio adequado a esses profissionais. Além disso, como resultado da pesquisa, foi desenvolvida uma Sequência Didática alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para aprimorar o ensino de Geografia no Ensino Fundamental. Essa Sequência Didática representa uma ferramenta valiosa para os professores, proporcionando-lhes uma estrutura sólida para o planejamento e realização de aulas envolventes e significativas. Esta pesquisa busca aprofundar a compreensão dos impactos da pandemia da Covid-19 no ensino de Geografia na Bahia e ressaltar a importância de preparar adequadamente os professores para os desafios do cenário educacional contemporâneo. Enfatiza ainda a necessidade de políticas educacionais que promovam uma formação docente de qualidade e reconheçam o esforço dos professores, elementos fundamentais para a construção de um sistema educacional resiliente, inclusivo e capaz de enfrentar com sucesso os desafios do presente e futuro.
- Item“Tudo na vida tem um motivo de leitura e escrita”: o olhar de crianças e adolescentes sobre a construção da leitura e escrita na alfabetização(2022-06-06) Viana, Magna Melo; Costa, Glauber Barros Alves; Reis, Sonia Maria Alves de Oliveira; Monteiro, Maria IolandaEste estudo objetiva analisar os relatos de crianças e adolescentes já alfabetizadas em distorção idade-ano com históricas dificuldades, por meio de investigação sobre os processos que construíram sua alfabetização, de modo a conhecer suas facilidades, dificuldades, estratégias usadas para ler e escrever, mobilizações e sentidos atribuídos à leitura, à escrita e à escola. No percurso da pesquisa, foi necessária a discussão de documentos normativos e políticas educacionais que produziram currículos: no contexto da alfabetização dos estudantes investigados neste estudo, sendo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Plano Nacional de Educação (PNE); e adentrou as discussões para as políticas atuais vigentes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e análise da atual Política Nacional de Alfabetização (PNA). Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se metodologia de abordagem qualitativa, adotando-se como dispositivo de produção de dados o desenho infantil conjugado à oralidade, grupo focal virtual, realizado pela Plataforma Google Meet e análise de documentos das políticas curriculares. Os protagonistas da pesquisa foram dados aos 11 alunos do 4º e 5º dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Guanambi. Os dizeres dos protagonistas da pesquisa revelaram como aprenderam, por meio das atividades metalinguísticas reflexivas e sistemáticas, jogos de linguagem e por práticas de letramento. Revelou que para apropriar-se da leitura e da escrita é uma atividade complexa, permeada de facilidades, e também dificuldades relacionadas à leitura, escrita, caligrafia, dificuldades fonêmicas, ortografia, produção de frases, textos e interpretação de textos. Os relatos mostraram que o desejo de aprender dos alunos que protagonizaram o estudo partiu de si, e também das mobilizações vinculadas ao incentivo das famílias e da professora. Os significados atribuídos à leitura, à escrita e à escola estavam voltados para aprendizagens escolares, para a vida em sociedade, a conquista de profissão e emprego, longevidade escolar, mobilidade social e desejo de alcançar uma dada condição pessoal. E, com base nesses dizeres, construímos o livro pedagógico “Pedagogia das crianças” para apoio, suporte teórico- metodológico destinado a professores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a permitir que as crianças e adolescentes sejam protagonistas de suas aprendizagens.