Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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O PPGEduC tem por finalidade a produção de conhecimentos na Área de Concentração Educação e Contemporaneidade, considerado o nível de formação (especialização, mestrado e doutorado). A organização e a vida acadêmica do PPGEduC preservam o significado sociocultural e crítico do processo educativo e o caráter multirreferencial, pluricultural e interdisciplinar do referido processo, e são estruturadas por Linhas de Pesquisa, as quais expressam as temáticas-objeto que constituem o seu eixo-formativo – disciplinas, pesquisas, dissertações / teses e publicações.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Lima Junior, Arnaud Soares de"
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- ItemAnálise crítica de um curso de graduação do programa universidade aberta do Brasil em um município do Amazonas: uma abordagem para uma modalidade rural/ ribeirinha(2022-02-28) Gomes, Eduardo de Castro; Lima Junior, Arnaud Soares de ; Silva Neto, Alício Rodrigues da; Freitas, Eliane Batista de Lima; Pereira, Ana Lúcia Nunes; Andrade, Dídima Maria de MelloEsta Tese apresenta uma análise crítica sobre o modelo de Educação a Distância para rurais/ribeirinhos do interior do Estado do Amazonas, tendo como recorte um Curso de Graduação do Programa Universidade Aberta do Brasil, a partir do locus dos alunos, com o levantamento de indicadores para a proposta de um Curso Piloto Experimental de Graduação, em uma área de conhecimento mais próxima da realidade/necessidade dos moradores de tal região. A análise se faz no município de Itacoatiara (AM), sob a visão de Arnaud Soares de Lima Junior a respeito da Educação na Contemporaneidade e da Educação como não Ciência, e sob a ótica Freiriana a respeito do homem-sujeito, em comparação com o que se depreende de EaD nos documentos oficiais e institucionais. A questão que se visa responder é: a educação superior a distância, no interior amazonense é adequada à realidade dos moradores de contextos extremamente distintos dos grandes centros? Em um aspecto mais geral, a pesquisa visa contribuir no entendimento de que é necessário um conhecimento mais aprofundado das especificidades dos sujeitos em seu contexto, antes de se elaborar um curso a distância e espraia-lo aceleradamente dos centros urbanos às localidades mais diferenciadas, mais afastadas destes centros, com o mesmo projeto pedagógico, mesma política de financiamento e um mesmo entendimento sobre a noção de EaD para realidades tão distintas. É uma proposta com o fim de contribuir com a Educação Superior para os ribeirinhos, pois trata-se de um trabalho que evidencia o sujeito local e a realidade de seu contexto.
- ItemAprendizagem da lectoescrita das crianças no primeiro ano do ensino fundamental no Moodle(2013-12-18) Santos, Jocenildes Zacarias; Lima Junior, Arnaud Soares de; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Marinho, Ana Glória da Silva; Magalhães, André Ricardo; Dias, Adelaide Alves; Beltrão, Lícia Maria FreireO século XXI assinala mudanças em direção a um conjunto de condições sociais que estão reconstituindo os mapas culturais e geográficos do mundo, produzindo, ao mesmo tempo, novas formas de aprendizagem, de políticas pedagógicas e de ensino. As Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC estão possibilitando romper com uma lógica linear de aprendizagem da lecto-escrita, apresentando espaços para interlocuções entre as crianças, os textos e as redes colaborativas e sociais. O processo dialógico de interação, entre a criança e esses espaços, se constitui articulando significados, dialogando, emergindo de uma perspectiva contextual na tentativa de responder às demandas do individual, dentro de um determinado contexto de produção de conhecimentos e, conseqüentemente, de aprendizagem. O contato da criança com a rede Internet por meio de chats, redes sociais, jogos online e games, possibilita o reconhecimento acerca de novas estruturas informacionais que podem contribuir de forma significativa na construção da sua aprendizagem. Nesse contexto, a tese tem por objetivo de estudo compreender, teoricamente as possibilidades de as criança no Primeiro Ano do Ensino Fundamental aprenderem a lectoescrita no contexto AVA- Moodle. Por conseguinte, nesta produção textual, essa aprendizagem é vista como um processo de construção e reconstrução da linguagem, que envolve o desejo, a socialização dos conhecimentos e as experiências apresentadas pelas mesmas, enquanto sujeitos históricos. Assim, parte-se da utilização da epistemologia da pesquisa qualitativa que compreende as experiências humanas elaboradas no cotidiano da ação-pensamento-ação, compreendendo que o objeto da pesquisa faz o seu desvelamento nas relações que estabelece entre as experiências existentes e o conhecimento.
- ItemAutoria, subjetividade e produção de conhecimento na pesquisa em educação(2018-11-23) Santana, Leonardo Silveira; Lima Junior, Arnaud Soares de; Machado, Álvaro Lima; Leite Júnior, Jorge Costa; Vitorino, César Costa; Andrade, Dídima Maria de MelloEsta Tese teve por objetivo principal fazer uma contribuição teórico-diferencial à noção de autoria, a partir do pensamento de Foucault, estabelecendo uma relação epistemológica entre autoria e subjetividade, nos processos de produção de conhecimento e de geração de sentido, no campo da Pesquisa em Educação. Desse modo, buscou-se ampliar a discussão e consequente construção de sentido, em torno do objeto autoria, deslocando-a do estatuto teórico moderno de categoria conceitual para a noção de significante do sujeito. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa teórica, em Educação, a partir de regras e práticas discursivas que organizam um modo de produção, valorização, atribuição, apropriação e circulação de sentidos, contornando a relação sujeito-conhecimento-objeto numa perspectiva Epistemológica Contemporânea. Autoria é um dos nomes da subjetividade, é ato psíquico puro, sem palavras, primeiro ato autoral que fundamenta o modo como cada sujeito cria sentido; é também ato simbólico que só pode acontecer em singular condição de linguagem, gerando diversidade e não identidade, pluralidade e não unidade nos modos de atribuição de sentido. Não é mera reprodução de conhecimento, mas é ato criativo do sujeito que ocorre nas fissuras que estão em torno do objeto. Tem como efeito, na coisa educacional, propor soluções que sejam constantemente atualizadas, contextualizadas e adaptadas, a partir da razão de ser e do contexto dos sujeitos da Educação. Essa Tese foi ancorada nos campos da Filosofia Crítica, da Linguagem e da Psicanálise e foi simbolicamente munida a partir de autores como Foucault (1984; 2009), Lacan (2008, 1992, 1998), Lima Jr. (2004, 2015, 2018) Cassirer (1992), Derrida (2001, 1995), Boaventura Santos (2005) e Lyotard (2009).
- ItemAs contribuições dos clássicos para o ensino da literatura: uma subversão a partir da linguagem e da subjetividade(2021-12-21) Lima, Vigna Nunes; Lima Junior, Arnaud Soares de ; Souza, Antônio Wilson Silva de; Silva, Jamile Borges da; Almeida, Djalma Fiuza; Sales, Mary Valda SouzaEsta tese versa sobre o Ensino da Literatura, com ênfase na contribuição dos clássicos, considerando a necessidade de discutir a pertinência destes no contexto do Ensino Médio. Tem por objetivo expor, por meio de uma elaboração autoral, as contribuições dos clássicos para o Ensino da Literatura, por meio de uma subversão a partir da Linguagem e da Subjetividade. Trata-se de uma Pesquisa Teórica, fundada em uma base epistemológica, compreendida como um processo criativo do sujeito que se relaciona com o mundo e produz sentido sobre ele e que reconhece a importância da contribuição teórica doutoral como um exercício de exposição de um saber por meio de uma escrita autoral. Na abordagem metodológica problematiza-se o conceito de Pesquisa Teórica em Educação, a partir de Demo (1982; 1991; 2000; 2002), assim como o lugar que esta ocupa dentre as metodologias adotadas no âmbito do PPGEduC. Também são apresentadas algumas provocações epistemológicas como possibilidades de construção de outra perspectiva, fundada na Subjetividade. Inicialmente, apresentará uma contextualização conceitual do Ensino da Literatura, a partir dos documentos norteadores e normativos: PCNEM (2000), PCN+ (2002), OCNEM (2006), BNCC-EM (2018) que orientam e prescrevem o que e como se deve ensinar a Literatura no âmbito do Ensino Médio; assim como apresentar, historicamente, os paradigmas do Ensino da Literatura, refletindo sobre a base teórico-metodológica que os constituem, valendo-se de um diálogo teórico com Cosson (2014; 2016; 2020) e outros autores, como: Lajolo (2006), Paulino (2009) e Perrone-Moisés (1995; 1998; 1999; 2006; 2016). Nesta construção teórica será também apresentada a compreensão de Contemporaneidade de Lima Jr. (2015), fundamentada na razão comunicativa habermasiana (2012) e as implicações deste entendimento para se pensar a Educação como não Ciência (LIMA JR., 2021a) e o Ensino da Literatura. Dentro da discussão acerca do Ensino da Literatura, será problematizado e aprofundado as tentativas de conceituação dos clássicos por Calvino (2007), apresentando uma apropriação e proposição para o termo, que se funda na ideia de escritura em Derrida (1995) e de exposição do saber por meio da escrita em Lacan (1992; 2012) e em Lima Jr. (2021a), assim como o entendimento de “escuta” de Bajour (2012), ressignificado pelo viés da Subjetividade, em uma aproximação com o Discurso do Analista lacaniano. A tese defende recuperar o lugar da Literatura como Arte, a partir de uma base epistemológica fundada na Linguagem e na Subjetividade, de modo que o que é fundante aos clássicos da Literatura é que incida sobre a exposição do saber no Simbólico, o que favoreça o acesso e a leitura dos clássicos como escritura, como Transmissão de saber, tendo como efeito o processo de consignação e de consubstanciação, comum também a problemática epistemológica (LIMA JR., 2021a).
- ItemContribuições teóricas do campo da ludicidade no currículo de formação do Pedagogo(2013-11-22) Andrade, Dídima Maria de Mello; Lima Junior, Arnaud Soares de; D’Ávila, Cristina Maria Teixeira; Marinho, Ana Glória da Silva; Guedes, Marilde Queiroz; Dias, Adelaide AlvesEsta pesquisa buscou investigar as contribuições teóricas do campo da ludicidade no currículo ao longo do processo de formação inicial de pedagogos professores, tendo como elemento basilar o currículo de formação de pedagogos da Universidade do Estado da Bahia - Campus XV. Adotei uma pesquisa teórica e, no seio desta o “Estudo de caso participante” como metodologia de pesquisa, por acreditar ser pertinente aprofundar o olhar sobre o campo da ludicidade na formação dos pedagogos professores, o que não obteria com uma pesquisa de tipo quantitativo, por exemplo. Tive como instrumento a observação tendo em vista que também sou sujeito desta pesquisa enquanto docente que participou da elaboração e vivenciou o currículo em pauta nesse estudo. Utilizei a entrevista como instrumento secundário, pois o foco maior deu-se na análise documental e bibliográfica. A minha inquietação partiu da seguinte questão: Como se faz presente o campo da ludicidade no currículo do Curso de Pedagogia?Para responder a questão proposta, elenco os seguintes objetivos: compreender a relação existente entre o campo da ludicidade e o currículo de formação do Pedagogo, bem como sua inserção no currículo de Pedagogia do Campus XV, Valença – BA. Conhecer as bases epistemológicas do campo da ludicidade e constituí-las como possíveis contribuições para o Currículo do Curso de Pedagogia; contribuir com uma teorização crítica acerca da ludicidade e sua relação com o currículo de formação do Pedagogo; propor subsídios de bases teóricas do campo da ludicidade para a composição curricular da formação de Pedagogos na Universidade do Estado da Bahia - Campus XV. Busquei, inicialmente, os motivos que me encaminharam a pesquisar a ludicidade, partindo do meu contexto subjetivo e profissional. Apresentei um estudo sobre a formação do pedagogo, o currículo e a ludicidade bem como contribuições teóricas e indicadores para o currículo do Curso de Formação de Pedagogo-CAMPUS XV. Obtive como principais resultados a partir das categorias construídas no processo da pesquisa: 1) A ludicidade aqui se apresenta no sentido de contrapor ao modelo hegemônico bem como a racionalidade presente no currículo, a temática significa estudar os significados e implicações 2) o campo lúdico é bastante vasto e subjetivo, porém pouca atenção tem sido dada a ele.3) o pedagogo professor precisa ter essa compreensão, dá-se conta da necessidade de estar buscando ampliar seus horizontes, ampliar os seus conhecimentos, respeitar a subjetividade, o senso comum, acompanhar as descobertas da ciência, acompanhar as publicações da sua área de atuação, do seu trabalho, principalmente no que diz respeito ao currículo à performance, à sua práxis. Concluo com uma postulação ousada nesta tese, visto que, mediante leituras realizadas nessa pesquisa, me permito fazer uma inferência ao perguntar: Como tratar o currículo como um processo ininterrupto de troca/negociação/articulação/relação conforme preconiza (LIMA JÙNIOR, 2005, p. 27). Diante destas leituras, outra questão surge: Como inserir as bases teóricas da ludicidade em um currículo que trata de uma formação generalista, uma vez que nas bases dessa ludicidade está a subjetividade que exige “implicação” do sujeito, que se apresenta ao tempo em que considera o papel do outro na construção do currículo? Parece utópico pensar um currículo que tenha essas características, ou seja, criativo, proposicional que permita troca/negociação/articulação/relação, entretanto não é impossível. É isso que proponho ainda nessa tese, pois percebo que existe uma dissonância das Diretrizes com a proposta de currículo na contemporaneidade, ou seja, um currículo flexível, 12, mas que possibilite uma formação de oposição a esse enfoque. Para desenvolver essa pesquisa busquei embasamento teórico nos seguintes autores: Kishimoto (1994), Brougère (1995), Freinet (1998), Huizinga (2000), Luckesi (2002), D’Ávila (2006) e Santos (2008), no que concerne à ludicidade. Para desenvolver os estudos sobre formação de professores, discuti com Anastasiou (1998), Catani (1986), Carvalho e Perez (2003), Pimenta (1999, 2002, 2002a) e D’Ávila (2001). Andrade e Lima Jr. (2012). Busquei os estudos sobre currículo e para tais discussões me embasei em Lima Jr. (1995,1997 2012), Dool (2002), Silva (1997), Macedo (1999), Moreira (1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação do Pedagogo, Brasil (2006), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); fora do Brasil posso citar a França e o Canadá Lessard e Tardif (2005); Dubar (1995); Paquay (1995), Tardif (2002), Maffesoli (1993), Derridá (2013), Guatarry (2011).
- ItemCoordenação pedagógica: subsídios para atualização da função(2020-10-26) Lima, Joara Porto de Avelar; Lima Junior, Arnaud Soares de ; Assis, Alessandra Santos de; Fialho, Francisco Antonio Pereira; Pereira, Ana Lúcia NunesEsta pesquisa investigou as possibilidades de reorganização da função Coordenação Pedagógica com um grupo de educadores que atuam no lócus dessa investigação, em uma escola pública, da Rede Estadual de Educação, no Estado da Bahia, especificamente na região do Núcleo Territorial de Educação 26, no município de São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador, sobretudo no distrito de Mataripe, comunidade do Caípe onde a Escola está localizada. Foi adotado o Estudo de Caso participante como Metodologia de Pesquisa, por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa, entendendo o dinamismo do objeto estudado, mas também as relações e ações que configuram o cotidiano da rotina escolar, da ação pedagógica da função e suas variáveis. Inicialmente a pesquisa apresenta uma introdução que contextualiza minha itinerância acadêmica e profissional, bem como mostra a relação da temática da pesquisa com essas vivências. Os objetivos que nortearam essa pesquisa foram – objetivo geral: Compreender as novas condições em que se dá a Coordenação Pedagógica no contexto das transformações da Sociedade do Conhecimento, contribuindo para uma possível atualização da função na Escola. Além do citado foram organizados os objetivos específicos que visam: Aprofundar criticamente a compreensão acerca da Coordenação Pedagógica no contexto da Sociedade do Conhecimento; a) Entender as bases epistemológicas da Sociedade do Conhecimento e constitui-las como contribuições teóricas para uma possível ressignificação da função do Coordenador Pedagógico; b) Explicitar a compreensão do Coordenador Pedagógico como um Curriculista, Difusor Social do Conhecimento. c) Organizar uma experiência piloto, como contribuição teórico-prática para a Formação do Coordenador Pedagógico. Foi feito também um breve levantamento histórico sobre a origem e transição da função aqui estudada, desde a Supervisão Escolar até a atual Coordenação Pedagógica considerando as particularidades do Estado onde a pesquisa foi realizada. Além disso, consta na investigação uma explanação sobre a relação Modo de Produção, Sociedade e Educação enfatizando a importância da Coordenação Pedagógica enquanto um canal de difusão do conhecimento na escola. O processo formativo do Coordenador Pedagógico, bem como suas fragilidades também foi abordado nessa pesquisa e ao final do trabalho, apresento o resultado da Experiência Piloto formativa que deu subsídios para a compreensão da possibilidade de uma ressignificação da Coordenação Pedagógica, pois a mesma apresenta o Coordenador Pedagógico enquanto o Curriculista ou gestor do conhecimento na Escola. Concluí a pesquisa com as Considerações Finais que tratam das apropriações e conclusões feitas a partir da investigação, além de mostrar os achados que podem contribuir para a formação continuada em serviço dos educadores, em especial Coordenadores Pedagógicos que tiverem acesso a essa tese.
- ItemCurrículo proposicional/hipertextual e tecnologia da informação: um estudo de caso na licenciatura em computação do IFBA – Campus Santo Amaro(2016-04-29) Sales, Eduardo Souto Maior; Lima Junior, Arnaud Soares de; Abreu, Roberta Melo de Andrade; Leite Júnior, Jorge Costa; Rocha, José Cláudio; Silva, Obdália Santana FerrazA ubiquidade da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está presente no cotidiano social, atuando praticamente em todas as atividades das áreas do conhecimentohumano. Na Educação pesquisas apontam as potencialidades das TIC como uma grande aliada no desenvolvimento de processos pedagógicos que contribuem com o ensino e a aprendizagem; no entanto, o que se percebe na prática é o uso instrumental da tecnologia para reprodução, assimilação e transmissão de conteúdos. A tese investiga a relação do currículo e TIC, em particular a Tecnologia da Informação (TI), por compreender que o uso instrumental e mecanicista da TI nos processos pedagógicos está atrelado à concepção curricular tradicional/moderna baseada na epistemologia racional científica. O trabalho está fundamentado na epistemologia proposicional, na abordagem curricular proposicional/hipertextual e na concepção de técnica e tecnologia baseada na perspectiva criativa e transformativa do conceito grego de teckné. Tem como objetivo principal compreender e explicitar as contribuições da abordagem curricular proposicional/hipertextual para o currículo, enfatizando as possíveis relações para o uso não instrumental da TI no âmbito da educação escolar. Para alcançar o objetivo foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa com abordagem exploratória edescritiva na Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/Campus Santo Amaro. O processo de investigação se baseou na análise documental dos documentos relacionados com a elaboração do projeto pedagógico do curso (PPC) e de suas expressões curriculares, visando à compreensão da epistemologia e concepção de técnica/tecnologia que fundamentou sua construção. Com base na análise do estudo realizado foi constatado que o PPC é fundamentado e estruturado segundo a epistemologia científica moderna, da mesma forma, a TI segue os princípios científicos do uso instrumental e mecanicista incorporada nas práticas pedagógicas. Como contribuição, a pesquisa sugere indicadores qualitativos epistemológicos e curriculares, no sentido de aproximar a concepção/prática curricular de uma abordagem proposicional/hipertextual criativa e transformativa, pertinente com a emergênciatecnológica contemporânea, numa perspectiva informacional e comunicacional.
- ItemDesenvolvimento dos Conceitos em Vygotsky e subjetividade: contribuições ao campo da cognição e à educação.(2020-03-06) Silva Neto, Alício Rodrigues da; Lima Junior, Arnaud Soares de; Pereira Filho, Francisco Antonio; Santana, Leonardo Silveira; Almeida, Djalma Fiuza; Andrade, Dídima Maria de MelloEsta Tese está relacionada ao Desenvolvimento dos Conceitos em Vygotsky e Subjetividade e teve como objetivo principal fazer uma contribuição teórica à compreensão de Conceito, a partir do pensamento de Vygotsky, estabelecendo uma relação epistemológica entre Desenvolvimentos dos Conceitos e concepção de Sujeito, nos processos de produção de conhecimento e atribuição de sentido, no campo da Cognição e da Educação. Deste modo, buscou-se ampliar a discussão e consequentemente construção de sentido, em torno do objeto Cognição, deslocando-o da concepção vygotskyana para a noção de significante do sujeito, pela via da Psicanálise. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa teórica, em Educação, a partir da produção de sentido, que é organizado pelo sujeito, contornando a relação sujeito-objeto numa perspectiva dinâmica e singular. Cognição é ato simbólico, fundado em singular condição através da linguagem; é também ato psíquico que só pode acontecer de acordo ao modo como cada sujeito a partir da subjetividade produz sentido. Trata-se de uma Educação voltada ao ser humano e não a reprodução de conhecimento. Está para além de categorizações e hierarquizações, mas ato criativo, singular, pois é experienciado pela subjetividade enquanto condição humana e mediante contexto dos sujeitos. Esta Tese não apresenta soluções prontas, não aponta respostas, mas potencialidades e provocações, o que resulta numa elaboração textual singular e dinâmica, que será acessada de forma distinta, oportunizando outros questionamentos e, assim, resultando numa criação potencial ao fazer um deslocamento da perspectiva de Conceito e passando ao entendimento enquanto percepção pela via do saber.
- ItemDifusão social do conhecimento a partir do sujeito: subjetivação do sujeito nas relações de micropoder tendo como instrumento o livro acadêmico digital em uma comunidade acadêmica(2022-12-16) Oliveira, Fabiano Viana; Lima Junior, Arnaud Soares de ; Almeida, Djalma Fiuza; Bonfim, Luís Américo Silva; Santana, Leonardo Silveira; Oliveira, Nilda Silva de; Sales, Mary Valda Souza; This theoretical thesis states that in the context of contemporary education, the digital academic book is an instrument for the social diffusion of knowledge that takes place through the action of subjects in the micropower relations inherent in the relationships between teachers and students in an academic community and that generate in the subjectivation of the subjects. content something that goes beyond the instrumentality of the digital academic book itself. With a methodological approach guided by the rigor of the questions and openness to my subjective expression, the initial references on digital technologies, the digital book and on the diffusion of knowledge are re-elaborated for a unique understanding of the social diffusion of knowledge as subjectivation of the subjects of institutional relations. academics and that, even inserted in the context of micropower relations, affirm themselves with the possibility not only of disseminating knowledge, but also of knowing themselves, therefore going beyond the instrumentality of the digital academic book object. The theoretical bases were the categories subjectivation and micropower from the work of Michel Foucault and the objectives were to expose my understanding of the social diffusion of knowledge from the subjects in the micropower relations inherent to the relations between teachers and students in an academic community, exemplified for the experience of University Publisher and the stricto sensu postgraduate program at the same university. For this, carrying out an analytical description of the functioning of University Publisher; then presenting some theoretical framework on digital technology, digital academic book and social diffusion of knowledge; and finally to explain how I understand the social diffusion of knowledge from the subjects in the micropower relations inherent to the relations between professors and students in an academic community.Esta tese teórica afirma que no contexto da educação na contemporaneidade o livro acadêmico digital é um instrumento para a difusão social do conhecimento que acontece pela ação dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica e que geram na subjetivação dos conteúdos algo que vai além da instrumentalidade do próprio livro acadêmico digital. Com uma abordagem metodológica guiada pelo rigor dos questionamentos e abertura à minha expressão subjetiva, as referências iniciais sobre tecnologias digitais, o livro digital e sobre difusão do conhecimento são reelaboradas para uma compreensão singular sobre a difusão social do conhecimento como subjetivação dos sujeitos de relações institucionais acadêmicas e que mesmo inseridos no contexto de relações de micropoder afirmam a si mesmos com a possibilidade não só de difundir conhecimento, mas também de conhecerem a si mesmos, por isso indo além da instrumentalidade do objeto livro acadêmico digital. As bases teóricas foram as categorias subjetivação e micropoder a partir da obra de Michel Foucault e os objetivos foram expor a minha compreensão sobre a difusão social do conhecimento a partir dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica, exemplificada pela vivência da Editora Universitária e do programa de pós-graduação stricto sensu da mesma universidade. Para isso realizando uma descrição analítica do funcionamento da Editora Universitária; depois apresentando algum referencial teórico sobre tecnologia digital, livro acadêmico digital e difusão social do conhecimento; e para enfim expor sobre como entendo a difusão social do conhecimento a partir dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica.
- ItemEducação: o processo de produção de sentido; os meus caminhos nas vias da floresta, do apicum e do hip-hop(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-30) Santos, Alan Silva dos; Lima Junior, Arnaud Soares de; Almeida, Djalma Fiuza; Andrade, Dídima Maria de Mello; Queiroz, Lilian Quelle S. de; Souza, Antônio Wilson Silva deEsta tese apresenta uma análise narrativa sobre a história de vida do filho mais novo de uma família de migrantes da zona rural baiana para a cidade de Salvador. Orientados pela intuição materna de que uma formação educacional básica para seus filhos era de fundamental importância, essa orientação se tornou o imperativo que moldou profundamente suas vidas. Esta é a história de vida do pesquisador deste trabalho, detalhando sua trajetória desde a alfabetização até a entrada e a participação no hip-hop soteropolitano. A tese é um exercício teórico que busca explorar a relação entre o hip-hop e a Educação a partir de uma perspectiva subjetiva, oferecendo uma compreensão do hip-hop e da Educação pela via do saber do sujeito.
- ItemPós-graduação e pesquisa em educação: contribuições epistemológicas a partir do estudo de caso do Programa Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC)(2015-03-13) Abreu, Roberta Melo de Andrade; Lima Junior, Arnaud Soares de ; Pimenta, Selma Garrido; Teixeira, Cristina Maria D'Ávila; Leiro, Augusto Cesar Rios; Santos, Jocenildes ZacariasNessa investigação objetivou-se compreender a importância da discussão epistemológica na pesquisa em educação e na formação do pesquisador em educação, tendo como foco de investigação o Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O problema de pesquisa expressa-se na seguinte indagação: qual a importância da discussão epistemológica na proposta do PPGEduC para a formação do pesquisador em Educação? Realizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa fundamentada numa discussão epistemológica e estruturada a partir do estudo de caso, considerando-se a análise de dados bibliográficos e documentais, com a utilização de técnicas e análises de conteúdos. Constatou-se que uma das grandes questões é que as ciências, de um modo geral, têm como referência o paradigma da modernidade, sendo o rigor científico assegurado e regulado pela mensuração; o conhecimento passa a ser portanto compreendido sob a égide da quantificação, divisão e classificação. Neste cenário, torna-se necessário identificar outras lógicas de lidar com o conhecimento, já que este possui dinâmica interna própria e singular, admitindo assim a criação e a recriação incessantemente. A formação do pesquisador não foge a essa realidade, considerando que a vivência de quem pesquisa pauta-se por uma legislação institucionalizada. Deste modo, o PPGEduC foi criado e reproduz essa contradição: ele é um Programa em Educação e Contemporaneidade, tendo clareza acerca do processo da produção do conhecimento a partir de rupturas e crises constantes dos pensamentos hegemônicos e, no entanto, ao mesmo tempo é enquadrado num sistema nacional que concebe a produção da pesquisa e a formação de pesquisadores numa lógica oposta. Este trabalho não apresenta soluções prontas, mas indica a urgência de uma mobilização para um repensar e um redimensionamento no projeto do Programa bem como em suas práticas
- ItemTecnologia assistiva e comunicação aumentativa e alternativa: um estudo sobre o transtorno do espectro autista(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-21) Silva, Rangel Cardoso; Lima Junior, Arnaud Soares de; Queiroz, Lilian Quelle Santos de; Hetkowski, Tânia Maria; Almeida, Djalma FiuzaO presente trabalho teve como objetivo investigar o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), como Tecnologia Assistiva na práxis pedagógica, para inclusão e permanência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos espaços escolares. A pesquisa é concentrada na área de Educação e Contemporaneidade, na linha de pesquisa: Educação, Currículo e Processos Tecnológicos, com ênfase na Tecnologia Assistiva e na categoria Comunicação Aumentativa e Alternativa. A relevância desta pesquisa caracteriza-se pela contribuição para o aprimoramento das práticas pedagógicas inclusivas, destacando a importância da CAA como uma Tecnologia Assistiva, capaz de promover a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos espaços escolares, bem como demonstrar a necessidade de uma abordagem que valorize a subjetividade dos alunos e considere suas capacidades únicas de expressão. A base teórica da pesquisa é fundamentada em autores como Rita Bersch, Regina Yu Shon Chun, Galvão Filho, Leila Nunes, Aída Brito e Lima Jr, que oferecem importantes reflexões sobre inclusão, tecnologias assistivas e o papel da subjetividade no processo educativo. A metodologia adotada nesta pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando a revisão bibliográfica como técnica de coleta de dados. A revisão de literatura é fundamental para que possamos entender quais são os avanços em tecnologia assistiva e em Comunicação Aumentativa e Alternativa, além de possibilitar avaliar o que ainda precisa avançar, identificando lacunas interventivas. A análise é guiada pelas categorias construídas: Tecnologia Assistiva, Comunicação Aumentativa e Alternativa, Inclusão e Subjetividade que foram delineadas considerando a necessidade de aprofundar as discussões sobre como os sistemas de CAA, como tecnologia, podem promover a inclusão efetiva, a interação social e o desenvolvimento comunicativo de crianças com TEA no ambiente escolar. Os dados obtidos na revisão de literatura reforçam a premissa de que a CAA não apenas possibilita a comunicação de indivíduos com necessidades comunicacionais complexas, mas também transforma a interação pedagógica, promovendo acessibilidade e a concretização do direito social à educação. O Atendimento Educacional Especializado (AEE), quando alinhado ao uso de CAA, mostrou-se essencial para a superação de barreiras comunicativas e para o avanço acadêmico desses estudantes. No entanto, a pesquisa revela que o acesso a esses serviços ainda é desigual, refletindo disparidades regionais e socioeconômicas. A pesquisa conclui que a integração efetiva da CAA no contexto escolar depende de um esforço conjunto que envolva recursos tecnológicos, políticas inclusivas e formação de professores, sempre com foco na promoção da autonomia, participação ativa e aprendizado significativo dos alunos com TEA. Por fim, apresentamos um quadro com as principais dificuldades discutidas pela literatura e possíveis soluções das tecnologias assistivas e da CAA para os sujeitos com TEA.