Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)

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    Tecnologia assistiva e comunicação aumentativa e alternativa: um estudo sobre o transtorno do espectro autista
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-21) Silva, Rangel Cardoso; Lima Junior, Arnaud Soares de; Queiroz, Lilian Quelle Santos de; Hetkowski, Tânia Maria; Almeida, Djalma Fiuza
    O presente trabalho teve como objetivo investigar o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), como Tecnologia Assistiva na práxis pedagógica, para inclusão e permanência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos espaços escolares. A pesquisa é concentrada na área de Educação e Contemporaneidade, na linha de pesquisa: Educação, Currículo e Processos Tecnológicos, com ênfase na Tecnologia Assistiva e na categoria Comunicação Aumentativa e Alternativa. A relevância desta pesquisa caracteriza-se pela contribuição para o aprimoramento das práticas pedagógicas inclusivas, destacando a importância da CAA como uma Tecnologia Assistiva, capaz de promover a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos espaços escolares, bem como demonstrar a necessidade de uma abordagem que valorize a subjetividade dos alunos e considere suas capacidades únicas de expressão. A base teórica da pesquisa é fundamentada em autores como Rita Bersch, Regina Yu Shon Chun, Galvão Filho, Leila Nunes, Aída Brito e Lima Jr, que oferecem importantes reflexões sobre inclusão, tecnologias assistivas e o papel da subjetividade no processo educativo. A metodologia adotada nesta pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando a revisão bibliográfica como técnica de coleta de dados. A revisão de literatura é fundamental para que possamos entender quais são os avanços em tecnologia assistiva e em Comunicação Aumentativa e Alternativa, além de possibilitar avaliar o que ainda precisa avançar, identificando lacunas interventivas. A análise é guiada pelas categorias construídas: Tecnologia Assistiva, Comunicação Aumentativa e Alternativa, Inclusão e Subjetividade que foram delineadas considerando a necessidade de aprofundar as discussões sobre como os sistemas de CAA, como tecnologia, podem promover a inclusão efetiva, a interação social e o desenvolvimento comunicativo de crianças com TEA no ambiente escolar. Os dados obtidos na revisão de literatura reforçam a premissa de que a CAA não apenas possibilita a comunicação de indivíduos com necessidades comunicacionais complexas, mas também transforma a interação pedagógica, promovendo acessibilidade e a concretização do direito social à educação. O Atendimento Educacional Especializado (AEE), quando alinhado ao uso de CAA, mostrou-se essencial para a superação de barreiras comunicativas e para o avanço acadêmico desses estudantes. No entanto, a pesquisa revela que o acesso a esses serviços ainda é desigual, refletindo disparidades regionais e socioeconômicas. A pesquisa conclui que a integração efetiva da CAA no contexto escolar depende de um esforço conjunto que envolva recursos tecnológicos, políticas inclusivas e formação de professores, sempre com foco na promoção da autonomia, participação ativa e aprendizado significativo dos alunos com TEA. Por fim, apresentamos um quadro com as principais dificuldades discutidas pela literatura e possíveis soluções das tecnologias assistivas e da CAA para os sujeitos com TEA.
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    Educação e gestão enredada de conhecimento em contexto de formação profissional: pressupostos e condições
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-29) Batista, Maria da Soledade Cardoso Landim; Sales, Mary Valda Souza; Angélica Maria Reis Monteiro; Maria Carloina de Souza Sampaio; Célia Tanajura Machado; Emanuel do Rosário Santos Nonato
    A pesquisa trata da investigação sobre a educação, a gestão de rede de conhecimento e as TIC, com base no seguinte problema: quais pressupostos são essenciais à gestão de rede de conhecimento apoiada pelas TIC em contexto de formação profissional? Sua principal finalidade é compreender os pressupostos e condições a serem atendidos no processo educativo e de gestão de rede de conhecimento mediada pelas TIC, no percurso da formação dos profissionais de segurança pública. Por isso, a escolha da Pesquisa-Aplicação como método para investigar a gestão de rede de conhecimento e a formação profissional na Polícia Militar da Bahia, desenvolvida em fases nas quais foram utilizados, como dispositivos de produção das informações e acesso aos dados por meio de análise documental, questionário misto on-line, entrevista diagnóstica não estruturada e pressupostos do grupo focal, sendo interpretados utilizando-se os núcleos de significação, com base nos pressupostos da hermenêutica. Os principais resultados indicam que a educação em qualquer cenário em que se desenvolva, promove a comunicação e a constituição de vínculos formais ou não; e que o potencial comunicacional das TIC, no contexto educativo, fornece os elementos essenciais à consolidação de modelagem para a gestão de rede de conhecimento mediada pelas TIC em contextos formativos, de forma a possibilitar a construção e a disseminação de conhecimentos necessários ao seu pleno funcionamento. Esses achados contribuíram para a construção de um modelo para a gestão de rede de conhecimento mediada pelas TIC, a partir de pressupostos elaborados com base na descrição e análise do contexto de formação profissional da PMBA, contribuindo para o aprimoramento das práticas educativas e de gestão no cenário contemporâneo da segurança pública. Como principal contribuição teórica foi apresentada a noção de gestão enredada, compreendida como um esforço sistemático e intencional para manter interligados os nós que modelam os fios da rede para determinada função, utilidade para qual se pressupõe uma ação comum, a partir da qual foi desenvolvido e aplicado o protótipo do “Círculo de Estudos”, obedecendo-se, também, aos pressupostos de funcionamento da esfera colegiada, criada dentro da proposta do modelo de gestão de rede de conhecimento mediada pelas TIC, para ser um espaço permanente de compartilhamento de saberes, experiências e práticas, favorecendo a construção e a circulação de conhecimentos e soluções de gestão na formação profissional da PMBA.
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    Tecnologias digitais móveis conectadas ao corpo e o corpo (des)conectado da sala de aula : atos de currículo no século XXI
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-30) Moraes, Jucileide Santos de Jesus; Silva, Obdália Santana Ferraz; Alves, Lynn Rosalina Gama; Ferreira, Simone de Lucena; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Andrade , Luiz Adolfo de Paiva
    Este estudo propõe uma reflexão e discussão sobre atos de currículo no cenário da cultura digital, com professores(as) de uma escola da rede municipal de ensino, do município de Salvador. Para uma compreensão dos etnométodos produzidos pelos atores sociais, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no contexto das tecnologias digitais móveis. Tem-se como objetivo: compreender quais atos de currículo, mobilizados pelos professores(as), no contexto das tecnologias digitais móveis, medeiam o processo de (des)conexão entre os corpos dos(as) estudantes e as práticas pedagógicas. Constrói-se, teoricamente, a partir das discussões dos conceitos: Tecnologias digitais; Conectividade; Corpos; Atos de currículo; Prática pedagógica e Formação docente. Como dimensão epistemológica e teórico metodológica, apoia-se na etnometodologia, tomando como método a pesquisa formação. Para a análise do corpus, utilizamos a Análise Textual Discursiva. Esta pesquisa revelou os seguintes resultados: todos(as) os(as) sujeitos(as) da pesquisa desejam redimensionar suas práticas pedagógicas a fim de que produzam atos de currículos que conectem suas aulas com os corpos dos(as) estudantes, fazendo ou não uso das tecnologias digitais móveis. Para tanto, sentem a necessidade de formação continuada em serviço, com vistas à integração de tecnologias digitais móveis às suas aulas. Avaliou-se que, a partir de uma proposta de pesquisa formação construída com os(as) professores(as) é possível criar novas possibilidades para conectar, aproximar e potencializar a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, bem como ressignificar o trabalho do(a) professor(a) na produção de conhecimentos a partir das tecnologias digitais móveis. Faz-se necessário desenvolver atos de currículo, que se configurem como ações curriculantes, em sala de aula, que possam entrelaçar a cultura e as experiências dos sujeitos curriculantes, cujos corpos – de estudantes e de professores(as) – possam se desencapsular para se movimentar com ética e respeito em uma perspectiva crítica, criativa e construtiva. Será preciso, portanto, pensar na desterritorialização do currículo, isto é, na desconstrução das fronteiras tradicionais e normativas que delimitam o que é considerado conhecimento válido e relevante dentro do ambiente educacional.
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    “Eu vi meu Rosário falar”: educação, memória e contemporaneidade das tradições negroafricanas na Irmandade do Rosário dos Pretos do Pelourinho
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-30) Santana, Analia; Vieira Filho, Raphael Rodrigues; Reis, Larissa de Souza; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Fernandes, Mille Caroline Rodrigues; Castro, Yeda Antonita Pessoa de
    A tese investiga como se efetiva a educação, a memória coletiva e a contemporaneidade das tradições negroafricanas na Irmandade do Rosário dos Pretos do Pelourinho ou Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo (Irmandade dos Homens Pretos), tendo com o marco temporal 1997 a 2018, fazendo esse recorte recente na história da Irmandade, que tem mais de quatrocentos anos de fundação (iniciada em 1604, oficializada em 1685). A pesquisa é de cunho qualitativo, com aproximação teórico metodológica inspirada no giro decolonial (Maldonado-Torres, 2020), nas epistemologias negras (Fanon, 2008; Martins, 2021a) e na escrevivência (Evaristo, 2008, 2020). Seguimos a História oral e a Pesquisa Documental como métodos para obter informações e dados, e a análise interpretativa como aproximação à perspectiva de análise. Por meio das narrativas das irmãs e dos irmãos da Irmandade do Rosário de Salvador e mais duas irmãs, uma de Ouro Preto e outra de Olinda, com apoio de teóricos que dialogaram com os conhecimentos importantes construídos na entidade no decurso do tempo. Através do olhar investigativo de uma das suas filhas, desde dentro para o desde fora (Santos, 2002), vislumbro e busco confirmar a tese que a Irmandade do Rosário dos Pretos do Pelourinho pode ser compreendida como um complexo religioso católico negro em Salvador, e suas práticas educativas, sociais e culturais empoderam seus membros e a comunidade, construindo sabervivências. Este estudo visa trazer contribuições para o campo da Educação e áreas afins e para toda a sociedade, sensibilizando-os para que observem essas entidades que são fundamentais para a compreensão da História do Brasil. Assim, A Irmandade do Rosário dos Pretos do Pelourinho, como espaço profícuo de investigação, propicia a elaboração de saberes, de religiosidade negra, de princípios ancestrais, de tradições negroafricanas, de redes de sociabilidade, processos de produção de conhecimentos que passam dos quatrocentos anos e se reinventam constantemente.
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    Contribuições da educação profissional para o desenvolvimento do território de identidade da Bacia do Paramirim
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-22) Figueiredo, Alan José Alcântara de; Machado, Célia Tanajura; Lima, Antônio Almerico Bionde; Kavalkievicz, Cristina; Pimentel, Gabriela Sousa Rego; Duarte, Ana Lúcia Cunha; Bomfim, Natanael Reis
    O presente trabalho inscreve-se na Linha de Pesquisa 3 – Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável – do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) e no âmbito do Lavoro: Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão, Trabalho e Educação, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem como objetivo analisar as contribuições ao desenvolvimento econômico, político, ambiental e cultural decorrentes da oferta da Educação Profissional e Tecnológica pelo Cetep da Bacia do Paramirim para o Território de Identidade no qual se localiza. A pesquisa adota a abordagem qualitativa e utiliza a estratégia de estudo de caso do tipo único/holístico. Os dados foram produzidos a partir de pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Foram analisados documentos produzidos pelas diversas instâncias governamentais federais e estaduais que estabelecem o regramento legal para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) e outros documentos resultantes da dinâmica da unidade escolar lócus desta pesquisa. Revisada a literatura da área de trabalho e educação, que versa sobre o fenômeno estudado, realizou-se a triangulação com os dados obtidos pela pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas, grupo de interlocução realizados junto aos sujeitos envolvidos no processo e um relato extra. A abordagem teórico-metodológica da pesquisa foi orientada pelas categorias de análise do materialismo histórico-dialético, a saber: historicidade, contradição, mediação e totalidade. Foram determinadas duas categorias norteadoras, quais sejam: educação profissional e desenvolvimento territorial, as quais foram desenvolvidas a partir desta base teórica principal: Educação profissional (relação trabalho/educação): Silvia Maria Manfredi (2002; 2016), Álvaro Vieira Pinto (2005), Luís Antônio Cunha (2005), Karl Marx e Friederich Engels (2008 e 1992), Marise Nogueira Ramos (2011), Alessandro Melo e Sandra Teresinha Urbanitz (2011), Karl Marx (2013), Maria Ciavatta (2014), Lysie Reis (2019), Gaudêncio Frigotto (2001 e 2023), Tiago Fávero Oliveira e Gaudêncio Frigotto (2023) e Desenvolvimento territorial: Milton Santos (2006), Natanael Reis Bonfim (2009), Rafael Echeverri Perico (2009), André Silva Pomponet (2012a e 2012b), Cintya Dantas Flores 2014), Wilson José Vasconcelos Dias (2017). Os resultados encontrados confirmam a hipótese inicial de que a Educação Profissional contribuiu para o desenvolvimento territorial. No desenvolvimento das categorias norteadoras, revelaram-se importantes fatos históricos, que contribuem para a historiografia tanto da educação quanto do trabalho e da técnica no espaço estudado. Palavras-chave: Educação Profissional. Cetep da Bacia do Paramirim. Desenvolvimento Territorial. Bacia do Paramirim. Bahia.