Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
URI Permanente para esta coleção
O Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) é um Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade do Estado da Bahia, vinculado ao Departamento de Educação – DEDC – Campus I. A estrutura, os objetivos e as finalidades do MPEJA orientam-se pela Portaria Normativa nº 17, de 28 de Dezembro de 2009 e Edital nº 005/ de 30 de abril de 2010 do Ministério da Educação que dispõem sobre o mestrado profissional no âmbito do sistema nacional de pós-graduação no Brasil. O MPEJA foi aprovado pela Resolução CONSU/Uneb nº e recomendado pela CAPES por meio do ofício nº 229-20/2012/CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Orientador "Faria, Edite Maria da Silva de"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA (inter)conexão da formação de coordenadoras(es) pedagógicas(es) da EJA e universidade: diálogos possíveis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-31) Silva, Rita de Cassia Quintela da; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Jocenildes Zacarias; Borghi, Idalina Souza MascarenhasEsta dissertação tem como tema central o diálogo entre Universidade e Escola Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA Cabula (NEPEJA Cabula), como meio de construção de possibilidade formativa, a partir de ações dos grupos de pesquisa ligados ao MPEJA-UNEB. Fundamentada na formação crítica, a qual implica transformação social das(os) educandas(os). A pesquisa teve como pergunta de partida: de que forma o Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA pode contribuir para o processo de formação continuada de coordenadoras(es) pedagógicas(os) da EJA que atuam em escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Cabula da Rede Municipal de Ensino de Salvador? Como objetivo geral a pesquisa busca propor uma organização do Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA, formado por um coletivo de coordenadoras(es) pedagógicas(os) da Rede Municipal de Ensino de Salvador, atuantes na EJA da GRE Cabula e em grupos de pesquisa ligados ao MPEJA-UNEB. Tendo como objetivos específicos: analisar os desafios e perspectivas formativas dos Coordenadores Pedagógicos e Coordenadoras Pedagógicas que atuam na EJA; fomentar a reflexão crítica das(os) Coordenadoras(es) Pedagógicas(os) da EJA e construir uma proposta formativa para Coordenadoras e Coordenadores da EJA atuantes nas escolas da GRE Cabula na Rede Municipal de Ensino de Salvador, visando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem na modalidade da EJA, por meio de propostas curriculares adequadas a esta modalidade de ensino. O percurso metodológico para o desenvolvimento desta pesquisa de natureza aplicada teve a abordagem qualitativa e como procedimento, a pesquisa colaborativa. Os instrumentos utilizados para produção de dados foram: questionário no Google Forms, entrevista semiestruturada, rodas de conversa e ação do projeto piloto. A amostragem da investigação foi constituída por 4 coordenadoras pedagógicas, atuantes na EJA, da Rede Municipal de Ensino de Salvador, na GRE Cabula. A análise dos dados produzidos junto aos sujeitos da pesquisa contribuiu significativamente para a construção da proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em EJA-Cabula, o que foi bastante relevante para a consolidação do projeto piloto, assim como para a sua criação e implementação. Os resultados sugeriram instituir o NEPEJA Cabula, com vistas a discutir temáticas que fortaleçam a formação dos(as) coordenadoras(es) pedagógicas(os) da EJA, como o elemento central do debate em torno da melhoria do processo ensino aprendizagem na EJA.
- ItemA educação física e a cultura corporal no contexto dos jovens inseridos na educação de jovens e adultos – EJA(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-22) Rocha, Gênesis Oliveira; Faria, Edite Maria da Silva de; Viñal Junior, José Veiga; Eugênio, Benedito GonçalvesEste trabalho analisa como a disciplina de Educação Física é ofertada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no município de Vitória da Conquista-Bahia. A pesquisa abordou questões referentes aos elementos da cultura corporal de movimento. Dessa forma, o objetivo geral é analisar a Educação Física na construção da cultura corporal no contexto dos jovens inseridos na EJA, no referido município. A questão da pesquisa se debruçou sobre como os elementos da cultura corporal colaboram com as práticas pedagógicas da Educação Física desenvolvidas na referida modalidade de ensino. A respeito da abordagem metodológica, optou-se por estudo de abordagem qualitativa por compreender a realidade subjetiva do indivíduo. Como critérios de inclusãoda amostra, adotamos: a) possuírem turmas com jovens incluídos na EJA; b) apresentarem professores de Educação Física em seu quadro docente. Os resultados apresentaram multiplas ações envolvendo os elementos da cultura corporal sendo apresentados aos jovens inseridos nas turmas de EJA pesquisadas. Como possibilidade de contribuir com os professores de Educação Física que atuam nas tumas de EJA. O produto da pesquisa é um curso de formação direcionado as práticas corporais que possam dar sentido e siginificado aos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Físca.
- ItemA epistemologia decolonial e os pressupostos de autonomia Freiriana na formação de professores da EJA: a (re) existência e resistência das culturas negadas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-06) São Pedro, Ivana Patricia Sena de; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Jeffrey, Debora CristinaEsta pesquisa tem como objetivo analisar como a formação de professores, pautada na epistemologia decolonial e os pressupostos de autonomia freiriano, contribui paraa (re)existência e resistência das culturas negadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, propõe-se uma investigação baseada no conceito de epistemologias decoloniais e nas contribuições de Paulo Freire, a partir da obra Pedagogia da Autonomia, com três pressupostos: “não há docência sem discência”, “ensinar não é transferir conhecimento” e “ensinar é uma especificidade humana”, enquanto marcadores possíveis para uma formação de professores intercultural na educação de jovens e adultos. Com isso, buscou-se evidenciar a discussão da relevância do “professor decolonial” enquanto articulador e (de)formador da EJA em ruptura com os silêncios e a invisibilidade das culturas negadas e verificar limites e possibilidades da formação continuada decolonial na EJA, compreendendo a modalidade a partir da necessidade de transformação e justiça social. A pesquisa é documental e de intervenção, de cunho qualitativo e de natureza aplicada, que utilizou como instrumentos de coleta de dados um formulário para leitura sócio cultural e profissional semiaberto a ser aplicado com os docentes, tendo como produto cartas pedagógicas dos docentes produzidas no trabalho de campo. A perspectiva é de que com o procedimento seja possível investigar uma possibilidade de interlocução político-formativa entre coordenador-formador e professor e que, por consequência, viabilize o empoderamento dos sujeitos na educação de jovens e adultos, por meio dos círculos de cultura freireano a serem implementados com os estudantes, na perspectiva de estruturar momentos de cultura que potencializam aulas mais participativas para as turmas. A pesquisa foi realizada em uma escola pública na capital do estado da Bahia, com a perspectiva de questionar de que modo a formação de professores, pautada na epistemologia decolonial e nos pressupostos de autonomia de Paulo Freire, contribui para a (re)existência e resistência das culturas negadas na EJA.
- ItemA formação político-pedagógica no sindicato rural de Campo Formoso-Bahia: a luta pelo direito à educação de jovens e adultos do campo(Universidade do Estado da Bahia, 0024-12-12) Vieira, Etelvina da Silva; Faria, Edite Maria da Silva de; Araújo, Flávia Lorena de Souza; Garcia, Elisete Enir BernardiA Educação de Jovens e Adultos do Campo, neste trabalho designada pela sigla EJAcampo, é um direito constitucional que se materializa para além do ambiente escolar. Esta pesquisa investiga a interconexão entre os movimentos sociais de base e a EJAcampo, focando nos desafios e possibilidades enfrentados pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF) de Campo Formoso-BA na promoção de uma formação político-pedagógica voltada para a luta pelo direito à educação de jovens e adultos do campo. Diante disso, aponta-se como problema de pesquisa: como o SINTRAF pode fortalecer a luta pelo direito à EJAcampo junto às comunidades rurais de Campo Formoso-BA? O objetivo geral da pesquisa, nesse sentido, é o de analisar as estratégias e os desafios enfrentados pelo sindicato para promover a formação político-pedagógica e o fortalecimento da EJAcampo, contribuindo para a efetivação desse direito nas comunidades rurais de Campo Formoso-BA. Os objetivos específicos são: apontar possíveis práticas formativas na atuação dos movimentos sociais, notadamente nos sindicatos rurais; compreender como o sindicato rural do município de Campo Formoso-BA tem feito a mobilização pelo direito à EJAcampo junto às comunidades; e elaborar, como produto educacional, uma proposta de realização do Fórum Municipal da EJAcampo em Campo Formoso-BA. A pesquisa tem como lócus o SINTRAF, originado nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), e como sujeitos os oito dirigentes sindicais (duas mulheres e seis homens) que compõem sua mesa diretora. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza para a produção de dados a observação participante, a aplicação de questionários e realização de círculos de cultura. A base teórica é fundamentada na concepção freiriana de educação popular e como direito e nos estudos que analisam os movimentos sociais pela Educação do Campo e pela Educação de Jovens e Adultos, notadamente os trabalhos desenvolvidos por Miguel Gonzalez Arroyo (2005; 2008; 2011), Roseli Salete Caldart (2006; 2009; 2011; 2012), Mônica Castagna Molina (2011; 2012) e Edite Maria da Silva de Faria (2009; 2013; 2014; 2022). Como produto educacional, o estudo propõe a criação de um Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos do Campo no município de Campo Formoso. Considera-se que a dissertação é relevante tanto para a comunidade acadêmica, pelas potenciais contribuições à formação de professores que atuam na EJACampo e à difusão de saberes, quanto para os sujeitos do campo, pois as reflexões sobre o direito à educação tecidos na pesquisa buscam localizar e fortalecer o protagonismo sindical nesse debate e oferecer suporte às demandas para políticas educacionais que atendam às necessidades da modalidade.
- ItemA reorganização do currículo da EJA em Teofilândia: contribuições de um processo formativo com professoras dos anos iniciais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-26) Santos, Jeane Nascimento; Faria, Edite Maria da Silva de; Alves, Erica Valeria; Eugênio, Benedito GonçalvesA pesquisa tem como objetivo analisar os documentos curriculares no âmbito nacional, estadual e municipal, buscando identificar quais os impactos da ausência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Currículo Nacional da Educação Básica, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para consolidar a proposta da pesquisa buscou-se identificar o porquê os impactos da ausência (ou o não lugar) da EJA na BNCC; investigar qual currículo da EJA se tem, antes da BNCC, na Proposta Curricular da EJA (PCEJA) em âmbito nacional e na Política de EJA em âmbito estadual, e qual o currículo de EJA se faz necessário após alinhamento dos currículos da EJA e a BNCC. O processo de investigação teve como pergunta: Quais documentos normativos os professores do município de Teofilândia utilizaram para reformulação do currículo da EJA no município? Essa problematização foi intensificada no período da pandemia e desenvolveu-se a partir da análise documental dos currículos vigentes no estado da Bahia e do Brasil, buscando contribuir com a formação continuada de professores, gestores, coordenadores da EJA para subsidiar na reformulação do currículo da EJA das escolas da rede municipal de ensino, com oferta da modalidade, em especial no município de Teofilândia-BA. Os caminhos metodológicos percorridos durante a pesquisa foram de natureza exploratória, a partir da abordagem qualitativa. Os teóricos que fundamentam a pesquisa e dialogam com as especificidades da EJA foram Paiva (2012), Freire (2014), Arroyo (2011), Faria (2009), Apple (1982), Silva, Alves e Rezi (2020). Sobre a BNCC, recorremos a autores como Sena (2020), Freitas (1995), Currículo de EJA teve como aporte teórico Arroyo (2011) e Apple (1982). Os seguintes documentos normativos serviram de fontes de análise e investigação na pesquisa: Lei n o 9.394/96 (BRASIL, 1996), Resolução CNE/CP Nº01/2021 (BRASIL, 2021), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Resolução CNE/CP Nº 01/2020 (BRASIL, 2020), Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE, 2018), Conferência Nacional de Educação (CONAE, 2022), Conferência Estadual de Educação (COED, 2022). Os teóricos que consubstanciaram as técnicas metodológicas adotadas são: Lüdke e André (1986), Minayo (1994, 2001, 2002, 2008, 2012), Gil (1994, 2002, 2007, 2008, 2010) e Lakatos (2003). O produto final foi estruturado em encontros formativos e reflexivos com os professores da EJA do segmento anos inicias do município de Teofilândia-BA, tomando como referência a legislação vigente da política da EJA sem desconsiderar os saberes, fazeres e os percursos formativos dos sujeitos.
- ItemDo chão da escola à casa do professor: um estudo entre o currículo prescrito e o vivido para a prática pedagógica da EJA na escola municipal senador Júlio César Leite em Estância, Sergipe(Universidade do Estado da Bahia, 2022-09-17) Silva, Ivoneide Cardeal da; Faria, Edite Maria da Silva de; Viñal Junior, José Veiga; Eugênio, Benedito GonçalvesO presente estudo é uma análise da temática as Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as práticas pedagógicas construídas na escola, no viés entre o que é prescrito e o que é vivido. O objetivo geral foi identificar as possibilidades de construção de uma formação continuada para educadores da EJA em Estância, Sergipe, na perspectiva de currículo vivido e identidade cultural estanciana. Os objetivos específicos são: apontar as construções curriculares para EJA no município de Estância, Sergipe após a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacar práticas pedagógicas vivenciadas no chão da escola na perspectiva do currículo vivido e elencar elementos para a formação continuada de educadores da EJA para a Casa do Professor, um espaço coletivo de estudo. Esta pesquisa teve como lócus de estudo a Escola Municipal Senador Júlio César Leite, tendo por pesquisados os educadores que ensinam na EJA, no turno noturno. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Para o desenvolvimento da investigação, optamos pela abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa de campo e utilizamos como instrumentos de produção de dados e informações, a análise documental, um roteiro de entrevista com questionários semiestruturados e uma roda de conversa. Como produto final, propomos uma formação continuada para professores da EJA através de ciclos formativos, com temas geradores partindo das proposições indicadas pelos sujeitos pesquisados, e para consolidar o ciclo propomos a produção coletiva de um almanaque intitulado: “A EJA na Capital Brasileira do Barco de Fogo”
- ItemDo chão da escola á casa do professor: um estudo entre o currículo prescrito e o vivido para a prática pedagógica da EJA na Escola Municipal Senador Júlio César Leite em Estância Sergipe(2022-09-16) Silva, Ivoneide Cardeal da; Faria, Edite Maria da Silva de; Viñal Junior, José Veiga ; Eugênio, Benedito GonçalvesO presente estudo é uma análise da temática as Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as práticas pedagógicas construídas na escola, no viés entre o que é prescrito e o que é vivido. O objetivo geral foi identificar as possibilidades de construção de uma formação continuada para educadores da EJA em Estância, Sergipe, na perspectiva de currículo vivido e identidade cultural estanciana. Os objetivos específicos são: apontar as construções curriculares para EJA no município de Estância, Sergipe após a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacar práticas pedagógicas vivenciadas no chão da escola na perspectiva do currículo vivido e elencar elementos para a formação continuada de educadores da EJA para a Casa do Professor, um espaço coletivo de estudo. Esta pesquisa teve como lócus de estudo a Escola Municipal Senador Júlio César Leite, tendo por pesquisados os educadores que ensinam na EJA, no turno noturno. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Para o desenvolvimento da investigação, optamos pela abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa de campo e utilizamos como instrumentos de produção de dados e informações, a análise documental, um roteiro de entrevista com questionários semiestruturados e uma roda de conversa. Como produto final, propomos uma formação continuada para professores da EJA através de ciclos formativos, com temas geradores partindo das proposições indicadas pelos sujeitos pesquisados, e para consolidar o ciclo propomos a produção coletiva de um almanaque intitulado: “A EJA na Capital Brasileira do Barco de Fogo”.
- ItemA educação física e a cultura corporal no contexto dos jovens inseridos na educação de jovens e adultos – EJA(2021-12-22) Rocha, Gênesis Oliveira; Faria, Edite Maria da Silva de; Viñal Junior, José Veiga ; Eugênio, Benedito GonçalvesEste trabalho analisa como a disciplina de Educação Física é ofertada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no município de Vitória da Conquista-Bahia. A pesquisa abordou questões referentes aos elementos da cultura corporal de movimento. Dessa forma, o objetivo geral é analisar a Educação Física na construção da cultura corporal no contexto dos jovens inseridos na EJA, no referido município. A questão da pesquisa se debruçou sobre como os elementos da cultura corporal colaboram com as práticas pedagógicas da Educação Física desenvolvidas na referida modalidade de ensino. A respeito da abordagem metodológica, optou-se por estudo de abordagem qualitativa por compreender a realidade subjetiva do indivíduo. Como critérios de inclusãoda amostra, adotamos: a) possuírem turmas com jovens incluídos na EJA; b) apresentarem professores de Educação Física em seu quadro docente. Os resultados apresentaram multiplas ações envolvendo os elementos da cultura corporal sendo apresentados aos jovens inseridos nas turmas de EJA pesquisadas. Como possibilidade de contribuir com os professores de Educação Física que atuam nas tumas de EJA. O produto da pesquisa é um curso de formação direcionado as práticas corporais que possam dar sentido e siginificado aos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Físca.
- ItemEnegrecer a prática pedagógica da educação de jovens e adultos: um estudo sobre a formação de professores em uma escola no município de Valença - Bahia(2019-10-02) Paixão, Jones César da; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Jocenildes Zacarias; Souza, Florentina da Silva; Stopilha, Ana Lícia de SantanaA presente dissertação teve por objetivo analisar como os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolviam suas práticas pedagógicas na perspectiva da implementação da Lei nº 10.639/03, e a partir disso propor e desenvolver ciclos formativos sobre as questões étnico-raciais. Esta pesquisa teve como lócus de estudo a Escola Municipal Dario Galvão de Queiroz, localizada no município de Valença – Bahia, tendo por colaboradores professores que ensinam na EJA, no turno noturno. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Para o desenvolvimento da investigação, optamos pela abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso com um viés colaborativo e utilizamos como instrumentos de coleta de dados e informações a análise documental, observações, questionários e os ciclos formativos. Constatamos que não havia a institucionalização das questões étnico-raciais no Projeto Político Pedagógico da escola, assim como um projeto pedagógico sobre a temática em análise. Os sujeitos colaboradores, ao serem sensibilizados a colaborar, transformaram a proposta inicial desta pesquisa em objetivo comum, o que possibilitou a produção de saberes e intervenção da realidade. A pesquisa revelou que existem ações pedagógicas pontuais sobre as questões raciais que são realizadas, geralmente, no mês de novembro, o que nos levou a compreender que as práticas pedagógicas desenvolvidas não possibilitavam a implementação da Lei n°10.639/03, haja vista o caráter pontual com que os diálogos sobre as questões antirracistas eram abordados na instituição. Concluímos que os professores da EJA a partir dos ciclos formativos demonstraram interesse na implementação da Lei nº 10.639/2003 no cotidiano escolar, por meio de práticas pedagógicas que contemplem as questões étnico-raciais na perspectiva de educação inclusiva da diversidade.
- ItemFormação Continuada na Educação de Jovens e Adultos: Desafios e Perspectivas em Três Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Lauro de Freitas(2017-12-21) Silva, Nildélia Souza; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, José Jackson Reis dos; Alves, Érica Valéria; Amorim, AntônioA pesquisa teve como temática a Formação continuada na Educação de Jovens e Adultos: Desafios e perspectivas em três escolas públicas da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas. A metodologia do estudo foi baseada na pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, instrumentalizada através da pesquisa participante, a partir da problemática: quais os desafios presentes no contexto das práticas pedagógicas dos professores, da Fase I da EJA que atuam em três escolas da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas? O estudo teve como objetivo geral: compreender sobre os desafios presentes no contexto das práticas pedagógicas de professores que atuam na Fase I, da EJA de três escolas situadas em Portão pertencentes a rede Municipal de Ensino, de Lauro de Freitas/Ba. Por isso, procuramos solução para os seguintes objetivos específicos: Diagnosticar os desafios e problemas encontrados pelos professores para compreender e colaborar com o desenvolvimento das sua práticas pedagógicas; Refletir e apontar solução para os desafios que dificultam o desenvolvimento da sua prática pedagógica; contribuir para construção de uma proposta de intervenção formativa para os professores da EJA, no município de Lauro de Freitas-Ba. O referencial teórico e metodológico foi norteado por pesquisadores que discutem a Educação de Jovens e Adultos. Nesse percurso, refletimos acerca dos princípios filosóficos, teóricometodológicos sobre os quais a modalidade se assenta; levantamos seus referenciais históricos, com enfoque sobre as questões relacionadas à formação continuada dos professores e suas práticas pedagógicas; caracterizamos seus sujeitos no âmbito do contexto pesquisado, apontando possibilidades de constituição de políticas públicas e construção de metodologias para o seu fortalecimento no município. Para fortalecer o panorama sobre a EJA utilizamos o diálogo empreendido por: Fávero (2006), Barros (2011), Paiva (2011) Arroyo (2006) Machado (1988) Gadotti (2001) Tardif (2001), Haddad (2002), Imbérnom ((2010), Freire (1992, 1997, 1981, 2006), Soares (1999, 2003, 2008, 2005) e a A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ( Unesco). Para referenciar os diálogos empreendidos. A análise dos dados achados junto aos sujeitos que fizeram parte da pesquisa, apresentaram contribuições significativas e relevante para a construção e a consolidação dos Diálogos Formativos, procurando compreender os desafios apresentados na EJA A construção e o desenvolvimento do processo formativo, alinhado com os princípios da pesquisa participante, possibilitou discutir a trajetória de vida pessoal e profissional dos participantes, os referenciais históricos, políticos, metodológicos filosóficos e legais da EJA, repensar o conceito de formação continuada, refletir sobre a prática pedagógica através da roda de conversa. Os resultados indicaram a necessidade de ampliar a discussão para toda a rede e foi sugerido instituir um espaço formativo no município para os professores da EJA com a criação de um grupo de estudo para discutir a questão da formação dos professores como o elemento central do debate em torno da melhoria da qualidade educacional na EJA.
- ItemFormação de professor da educação de jovens e adultos: um olhar reflexivo sobre os saberes docentes em uma escola estadual no município de Itamaraju-Bahia(2017-12-20) Santos, Maria Madalena da Conceição; Faria, Edite Maria da Silva de; Alves, Érica Valéria; Vitorino, César Costa; Santos, José Jackson Reis dosEste trabalho tem como objetivo principal analisar como se materializam os saberes docentes necessários para a formação do professor em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da rede estadual no município de Itamaraju-Bahia. O referencial teórico que fundamenta este estudo considera a implementação de Políticas Públicas que viabilizem a formação do professor, com base nos conhecimentos epistemológicos e nos saberes do docente. Por entender que este detém conhecimentos inerentes ao âmbito de sua profissão, pautamos um estudo dialogando teoria e prática, contemplando a análise da política educacional da EJA no contexto do Itamaraju/Bahia/Brasil, identificando como estas são efetivadas no tocante ao alfabetismo/analfabetismo, através dos discursos dos partícipes por meio das concepções apresentadas no decorrer da pesquisa e da formação continuada desenvolvida na escola. Para a realização do estudo, adotamos a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante, tendo como interlocutores a pesquisadora e 04 (quatro) sujeitos da pesquisa que, coletivamente, buscam a construção de saberes no campo da EJA. Os resultados do estudo apontam a dicotomia entre teoria e prática no âmbito escolar, pois, constatamos que alguns professores desconhecem as diretrizes e ações implementadas na política de formação do professor da EJA.
- ItemFormação de professores-pesquisadores da eja em uma escola da rede municipal de Camaçari-BA(2018-12-17) Ferreira, Yara da Paixão; Faria, Edite Maria da Silva de; Amorim, Antônio; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Siqueira, Sandra Maria MarinhoEsta pesquisa intitulada “Formação de Professores-pesquisadores da EJA em uma escola da Rede Municipal de Camaçari-BA”, tem como problema, a seguinte questão: De que forma os professores que atuam nas classes da EJA podem contribuir através da pesquisa para o fortalecimento e ampliação da formação continuada na EJA? A pesquisa tem como objetivo geral promover reflexões sobre a Formação do Professor-pesquisador na EJA. Os objetivos específicos propõe incentivar a formação de grupos de pesquisa de professores atuantes na EJA; refletir sobre a importância da formação continuada dos professores na EJA e contribuir para a construção da identidade do educador na EJA. O percurso metodológico se constituiu através da pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa; como procedimento metodológico a pesquisa colaborativa como instrumentalização técnica investigativa. Para produção de dados foram utilizados questionários semiestruturados, conversas formais e informais, observação participante e diário de saberes. A pesquisa se constituiu em quatro etapas, iniciadas a partir dos anseios dos colaboradores. Em seguida foi constituído o material teórico e estruturação das ações. Tendo como referenciais do estudo: Demo (2010), Richardson (2011) e Trivinõs (1987), Tardif (2002) que tratam da pesquisa e sua funcionalidade formativa no campo da educação. Arroyo (2003, 2005, 2014, 2017) e Paulo Freire (1979, 2014, 2016) que abordam a práxis pedagógica na EJA como campo de formação popular, social, de pesquisa e de emancipação humana. Hall (2006, 2015) e Bauman (2001, 2005) que vinculam a Identidade como processo de ressignificações. Teles; Ibiapina (2007, 2008, 2016) e Desgagné (2007), que embasam a instrumentalização metodológica de caráter colaborativo, dentre outros autores e dados empíricos que serviram de suporte. No campo da aplicabilidade de caráter dialógico e conjunto realizamos as “Rodas de Diálogo” que constituíram o Produto Final. Os resultados revelaram que se faz necessário a promoção de reflexões sobre a Formação do professor-pesquisador na EJA, que de forma colaborativa e multiplicadora traz o repensar sobre a importância da formação continuada, contribuindo para conscientização da construção identitária dos docentes que atuam na EJA. Propiciando reflexões no campo pedagógico, possibilidades de acesso e construção teórica através da identificação do docente com a modalidade. Além, de estabelecer movimentos, estratégias e ações de resistência ampliando e fortalecendo a EJA. A pesquisa apresentou impactos no campo da pesquisa e da formação continuada na EJA. Também corroboraram em aspectos pedagógicos, pessoais, profissionais, culturais e sociais que contribuíram para o desenvolvimento dos sujeitos implicados, e que refletiram em ações e projeções positivas para o fazer formativo, profissional, pedagógico e para a comunidade, para o município e para a sociedade em geral.
- Item“Não feche a EJA da minha escola” – políticas de permanência e ações de resistência ao fechamento de turmas/ escolas da rede municipal de Salvador e suas implicações: o que dizem e o que fazem os educandos e educadores?(2018-12-13) Azevedo, Andreia Rodrigues Souza de; Faria, Edite Maria da Silva de; Costa, Patrícia Lessa Santos; Siqueira, Sandra Maria Marinho; Ventura, Jaqueline PereiraA presente pesquisa consiste em analisar o cenário da Educação de Jovens e Adultos (EJA I - anos iniciais) na Rede Municipal de Salvador (RMS) a partir do estudo da tríade Políticas de Permanência→Direito→Resistência na tentativa de compreender a realidade e encontrar respostas para o atual contexto e, para isso, apresenta como problemática a seguinte pergunta: Quais as implicações da redução de turmas e fechamento de escolas da EJA na RMS e como os sujeitos educandos e educadores resistem a esse fenômeno? O objetivo geral foi analisar as implicações do fechamento de turmas/escolas e as ações de resistência desenvolvidas pelos sujeitos educandos e educadores diante do atual contexto. Os objetivos específicos estão distribuídos de maneira a realizar um estudo do cenário dessa modalidade com os sujeitos participantes da pesquisa; levantar dados e informações junto a Secretaria Municipal de Educação (SMED) acerca do número de escolas com oferta desta modalidade, fazendo um recorte temporal de 2014-2017; observar as ações realizadas nas escolas e participar no desempenho das atividades propositivas para superar o problema. A abordagem da investigação baseia-se na pesquisa qualitativa na perspectiva da pesquisa participante por meio dos seguintes dispositivos para a produção de dados e de informações: entrevista semiestruturada, observação participante, diário de campo reflexivo, análise documental, sessões dialógicas reflexivas e participação em fóruns e encontros sobre a EJA como forma de conhecer a realidade e construir o diagnóstico inicial. O delineamento do corpo teórico fundamenta-se nas ideias dos autores: Amorim (2007, 2012), Arroyo (2005, 2014, 2017), Bardin (2016), Brandão (1999, 2006), Di Pierro (2010, 2016), Duarte (2002), Faria (2008, 2012, 2014), Freire (1990, 1996, 2005), Gadotti (2016), Gohn (2011), Gramsci (1978), Haddad (2000, 2007), Heller (2008), Machado (2008, 2016), Marconi e Lakatos (2011), Minayo (1993), Paiva (2009), Romão (2010), Siqueira (2002), Soares (2011), Teixeira (2002), Ventura e Bomfim (2015) e Ventura (2001, 2007, 2015, 2017) dentre outros, dialogadas com os sujeitos educandos e educadores que protagonizam a EJA no cotidiano da escola com o intuito de desenvolver a temática. Os resultados revelam as implicações do fechamento de turmas e escolas de EJA ao tempo em que apresentam ações de resistência realizadas no âmbito da escola, indicam políticas necessárias de permanência para as turmas de EJA, seguidas de uma proposta interventiva enquanto produto final, característica peculiar da pesquisa aplicada.
- ItemPolíticas públicas de EJA no município de Souto Soares-Bahia: uma luta colaborativa pela continuidade dos estudos de jovens e adultos no âmbito da educação básica(2017) Bispo, Sônia Vieira de Souza; Faria, Edite Maria da Silva de; Nunes, Eduardo José Fernandes; Sousa, Leliana Santos de; Santos, José Jackson Reis dosA pesquisa intitulada “Políticas Públicas de EJA no município de Souto Soares, Bahia: Uma luta colaborativa pela continuidade dos estudos de jovens e adultos no âmbito da educação básica” apresenta como questão principal: Como desenvolver, em colaboração com estudantes egressos dos programas de alfabetização e outros colaboradores, ações que contribuam com a implantação da EJA no município de Souto Soares, Bahia, visando assegurar a continuidade dos estudos? Teve como objetivo geral, analisar com os partícipes colaboradores, ações para a efetivação das Políticas Públicas de EJA, propondo a implantação da modalidade educativa à gestão pública municipal. Optamos por uma abordagem qualitativa e pesquisa colaborativa, tendo como colaboradores egressos dos programas de alfabetização e educadores, sujeitos que, ao serem sensibilizados a colaborar, transformaram a intenção inicial da pesquisa em objetivo comum de investigação, produzindo saberes e intervindo na realidade. O Projeto de intervenção teve base empírica na comunidade campesina de Pau-Ferro nos anos de 2016-2017, com a turma experiencial e reflexiva de EJA, que proporcionou uma investigação da prática, com os desafios que a modalidade educativa apresenta e refletindo em colaboração sobre as possibilidades de elevação do nível de escolaridade da comunidade como condição para a melhoria de vida, trabalho e permanência no campo e apresentar a proposta de implantação da EJA no município, a partir da visão dos jovens e adultos, educandos que tiveram a experiência de cursar a turma experiencial. A pesquisa almejava, ainda, contribuir para o esclarecimento e a conscientização de jovens e adultos de que, o fato de ler e escrever não são suficientes no atendimento de suas necessidades básicas nos dias atuais e lutando coletivamente, garantiram o acesso e permanência à escolarização, bem como a luta pela garantia de outras políticas públicas. Observa-se também ao final deste estudo que diversos fatores foram cruciais para o distanciamento dos egressos de seus sonhos de estudantes, tais como: a ausência de bancos de dados com resultados precisos sobre a conclusão de cada etapa dos programas de alfabetização, ocasionando o não cumprimento dos objetivos e pressupostos dos programas que é o de alfabetizar a população e encaminhá-los para a continuação dos estudos nas escolas mais próximas de suas residências. No desenrolar da pesquisa outros fatores internos e externos à escola foram se evidenciando: as dificuldades no processo de ensino aprendizagem decorrentes do longo período fora da escola, a ausência do apoio e incentivo dos familiares à continuação dos estudos, bem como a conciliação com o trabalho devido as condições financeiras, o pouco envolvimento da diretora na turma de EJA no período noturno e os desafios enfrentados pelos professores que atuam na EJA. Portanto, os espaços efetivos de articulação, mobilização e reflexão entre professores, pesquisadores e gestores direcionam a cada um desses profissionais a contribuírem com a discussão e proposição de novos rumos para a política de EJA no município, tendo como base e referencial reflexivo a prática e as vivências na turma de EJA da escola Municipal Castro Alves. Sendo a educação um processo contínuo dos sujeitos, precisamos motivá-los a desejar o conhecimento, pois, à medida que o adquire, naturalmente sente o desejo de ir mais além.