Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Orientador "Conceição, Ana Paula Silva da"
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- ItemO caminho se faz caminhando: a implantação da metodologia de reconhecimento e validação de saberes no SESI Bahia(2019-05-21) Silva, Fernanda Brito da; Conceição, Ana Paula Silva da; Ferreira, Maria Conceição Alves; Alcoforado, Joaquim Luís MedeirosEste estudo relata a experiência da implantação da Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS), no Polo Salvador, situado na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no período de 2016 a 2018. A MRS é um dos fundamentos do Projeto Nacional de cursos para a Educação de Jovens e Adultos, do Departamento Nacional do SESI - Serviço Social da Indústria. Foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, sob o parecer CEB 001/2016, como uma “experiência pedagógica inovadora”. Deste modo, a problemática da pesquisa parte da seguinte questão: A Metodologia de Reconhecimento de Saberes pode contribuir para a elevação da escolaridade básica de jovens e adultos que estudam no Polo Salvador, do Sesi Bahia? Elegemos como objetivo geral desta pesquisa, investigar em que medida a MRS contribuiu na elevação da escolaridade dos estudantes jovens e adultos. O presente trabalho corresponde a uma pesquisa de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, tendo seus fundamentos embasados por Ludke e André (1986) e Minayo (2005). Quanto ao procedimento metodológico nos centramos na Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial, referendada em Macedo (2000, 2009, 2010). Os dispositivos de coleta das informações produzidas para a realização desta pesquisa-ação foram: levantamento bibliográfico e documental, diário de campo, observação participante e entrevista semiestruturada. Dentro do universo investigado tivemos 35 sujeitos colaboradores nesta pesquisa. Para o percurso da construção do lastro teórico elegemos autores que contribuíram no alicerce deste estudo e que se debruçam acerca da Educação, Educação de Jovens e Adultos e do Reconhecimento de Saberes. Concluímos evidenciando a importância da concepção de uma Metodologia que reconhece, valida e acolhe os estudantes da EJA, no seu regresso escolar considerando a sua história, saberes e trajetórias de vida, necessárias, em especial quando esse regresso ocorre em uma metodologia e proposta pioneira na Bahia, diferente das experiências de aprendizagens e das “Educações” por ele vivenciada durante o seu caminhar e trajetória de vida.
- ItemAs contribuições epistemológicas freireanas para a prática de leitura no tempo formativo III na educação de jovens e adultos(2018-05-18) Santos, Nara Barreto; Conceição, Ana Paula Silva da; Oliveira, Rosemary Lapa de; Moura, Dayse Cabral deO presente estudo discute como as teorias freireanas podem contribuem para a prática de leitura na Educação de Jovens e Adultos, no Tempo Formativo III, e para reflexões e possibilidades de interpretação sobre a Leitura de Mundo abordada por Paulo Freire, na sua obra “A Importância de Ato de Ler”. Assim sendo, o objetivo geral é investigar como as concepções epistemológicas freireanas podem contribuir para a prática da leitura, na EJA, especificamente no Eixo VI. Como referencial teórico, dialogamos na Linguística: Bajard (1999); Kleiman (2000); Koch (2004); Freire (1989, 1996, 2015), na Formação do Professor: Dantas (2008,2012); Freire (1989, 1996, 2015), Kincheloe (1997); Laffin (2013); na metodologia científica tem-se:Gatt (2012), Ludke (1986), Macedo (2006), Martins (2006) dentre outros. Optamos pela abordagem qualitativa de pesquisa, com base metodológica no estudo de caso e grupo focal, inspiradas na pesquisa etnográfica, através da Etnopesquisa Crítica e Multireferencial. Foi construído e apresentado um Projeto de Intervenção, no qual teve o seguinte problema: Como a epistemologia freireana contribui para a prática da Leitura no Tempo Formativo III da EJA? Foram realizados três encontros, com a participação de nove educandos voluntários da EJA, de um colégio público estadual da capital baiana, com registro de suas narrativas, leitura coletiva de texto, realização de grupo focal, além de aplicação de questionário e observação participante. O resultado apresenta-se como um caminho amplamente aceito pelos pesquisados, seguindo a prática de Paulo Freire na prática da leitura na EJA no Tempo Formativo III. Da pré-análise, infere-se que a proposta de Freire, ao trabalhar com palavras do cotidiano do adulto, para uma alfabetização cidadã, também é proveitosa em uma adaptação para a EJA, no Tempo Formativo III, ainda que, nesse caso, a sugestão de leitura de determinado tema em sala de aula, partiu da necessidade e curiosidade dos educandos voluntários.
- ItemFormação de professores da educação de jovens e adultos de Camaçari/Bahia: histórias e demandas formacionais contemporâneas(2022-09-16) Santos, Aristela Evangelista dos; Conceição, Ana Paula Silva da; Santos, Jocenildes Zacarias; Laffin, Maria Hermínia Laje FernandesEsta dissertação trata de uma pesquisa cuja temática é: Formação de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA de Camaçari/Bahia: histórias e demandas formacionais contemporâneas. Elegemos como problemática desta pesquisa:Quais as histórias e demandas da formação de professores relacionadas à prática educativa na EJA no município de Camaçari-BA no perido de 2011 a 2022? Metodologia escolhida é de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, em que se utilizará das pesquisas bibliográfica, documental e participante, tendo seus fundamentos embasados por Flick (2009), Minayo (2010, 2017), Gil (2009, 2010, 2021) e Pereira (2019).O objetivo geral é caracterizar a história e as demandas formacionais contemporâneas da prática educativa de professores municipais da Educação de Jovens e Adultos-EJA de Camaçari/Bahia. E os Objetivos Específicos são: levantar os aspectos históricos da formação de professores da EJA, a partir dos documentos públicos existentes, no município de Camaçari-Ba, no período de2011 a 2020; identificar as demandas contemporâneas dos professores para a prática docente cotidiana na EJA em termos pedagógicos, éticos e políticos; Organizar a história da formação de professores da EJA de Camaçari/BA, enquanto dispositivo de memória e formação, junto com as colaboradoras desta pesquisa, através da construção de uma plataforma digital. A fundamentação teórica do trabalho foi construída destacando Educação de Jovens e Adultos:Arroyo (2005;2017), Freire (1967; 1987; 2015), Paiva (2004) e Haddad (2000;2015), em formação de professores da EJA- Dantas (2017; 2018), Nòvoa (1995, 2002; 2019; 2022), Machado (2014; 2008, 2016; 2017; 2021) Soares (2011). Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram a necessidade do acesso dos professores da EJA de Camaçari aos documentos oficiais sobre a EJA, trazendo nesse aspecto também a memória do processo formacional dos professores da EJA, bem como a necessidade de uma formação continuada consistente e implicada com as demandas da prática docente na EJA no município em questão.
- ItemFormação de professores da educação de jovens e adultos de Camaçari/Bahia: histórias e demandas formacionais contemporâneas(Universidade do Estado da Bahia, 2022-09-16) Santos, Aristela Evangelista dos; Conceição, Ana Paula Silva da; Santos, Jocenildes Zacarias; Laffin, Maria Hermínia Laje FernandesEsta dissertação trata de uma pesquisa cuja temática é: Formação de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA de Camaçari/Bahia: histórias e demandas formacionais contemporâneas. Elegemos como problemática desta pesquisa:Quais as histórias e demandas da formação de professores relacionadas à prática educativa na EJA no município de Camaçari-BA no perido de 2011 a 2022? Metodologia escolhida é de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, em que se utilizará das pesquisas bibliográfica, documental e participante, tendo seus fundamentos embasados por Flick (2009), Minayo (2010, 2017), Gil (2009, 2010, 2021) e Pereira (2019).O objetivo geral é caracterizar a história e as demandas formacionais contemporâneas da prática educativa de professores municipais da Educação de Jovens e Adultos-EJA de Camaçari/Bahia. E os Objetivos Específicos são: levantar os aspectos históricos da formação de professores da EJA, a partir dos documentos públicos existentes, no município de Camaçari-Ba, no período de2011 a 2020; identificar as demandas contemporâneas dos professores para a prática docente cotidiana na EJA em termos pedagógicos, éticos e políticos; Organizar a história da formação de professores da EJA de Camaçari/BA, enquanto dispositivo de memória e formação, junto com as colaboradoras desta pesquisa, através da construção de uma plataforma digital. A fundamentação teórica do trabalho foi construída destacando Educação de Jovens e Adultos:Arroyo (2005;2017), Freire (1967; 1987; 2015), Paiva (2004) e Haddad (2000;2015), em formação de professores da EJA- Dantas (2017; 2018), Nòvoa (1995, 2002; 2019; 2022), Machado (2014; 2008, 2016; 2017; 2021) Soares (2011). Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram a necessidade do acesso dos professores da EJA de Camaçari aos documentos oficiais sobre a EJA, trazendo nesse aspecto também a memória do processo formacional dos professores da EJA, bem como a necessidade de uma formação continuada consistente e implicada com as demandas da prática docente na EJA no município em questão.
- ItemHistórias de vida: percursos de formação de licenciandos em pedagogia no campo da EJA(2015-11-27) Massena, Renata da Silva; Conceição, Ana Paula Silva da; Oliveira, Rosimary Lapa de; Guerra, Denise Moura de JesusEsta pesquisa buscou compreender a formação dos discentes do curso de Pedagogia na universidade pública para a atuação na Educação de Jovens e Adultos, com um recorte específico a partir do componente curricular: “Educação de Jovens e Adultos”. Assim, foi considerada como questão central da pesquisa: como o componente curricular “Educação de Jovens e Adultos” contribui na formação do Licenciado em Pedagogia na referida universidade para atuar na Educação de Jovens e Adultos? Inspirada na dinâmica de formar e formar-se, subsidiada pela experiência da autora, entrecruzou-se História de Vida e experiências na perspectiva de formação. A formação tem como fundamento a preocupação com o movimento da formação de pessoas. Logo, a utilização do ato de rememorar, através dos relatos de experiência, compactuando com a escrita, com uso dos diários biográficos, possibilita a construção e a inauguração de artefato(os) de formação, com raízes no modo didático e também humanizador da praxis docente no campo da EJA. Esta é uma pesquisa-formação e tem como metodologia a abordagem biográfica como contribuição de experiência formadora e formativa, com desenvolvimento de capacidades reflexivas dos sujeitos e com os sujeitos que colaboraram com a proposta. A imersão ao campo da pesquisa iniciou-se no período semestral 2014.1 e durou até 2014.2, no Departamento de Educação, em uma universidade pública. Nesse contexto, foram observadas três turmas do curso de licenciatura em Pedagogia, turmas de quarto semestre. Os sujeitos da pesquisa foram onze discentes e duas docentes que, nos períodos citados, eram as docentes responsáveis pelo componente curricular que constitui o recorte em discussão nesta pesquisa. A escolha teórico-metodológica teve como subsidio a abordagem qualitativa, tendo as Histórias de Vida como método. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se nas observações, nas entrevistas com os sujeitos e no diário de campo da pesquisadora. A interpretação das informações, a partir dos procedimentos metodológicos, ocorreu através da análise interpretativocompreensiva. Apreendeu-se que a EJA na universidade pública precisa ser discutida de forma mais contundente, colaborativa e formativa. A implicação com este objeto é fundamental para a universidade, especificamente para o Departamento de Educação, pois é o espaço que forma o Pedagogo para atuar na modalidade. Portanto, foi possível perceber a importância de um ateliê (auto)biográfico, com a perspectiva de formação a partir das Histórias de Vida entrelaçadas à vida profissional do Pedagogo para atuar na EJA.
- ItemItinerâncias na formação continuada de professores do PROEJA FIC: um espaço de proposições(2015-11-30) Silva, Neyla Reis dos Santos; Conceição, Ana Paula Silva da; Santos, José Jackson Reis dos; Costa, Graça dos Santos; Oliveira, Rosemary Lapa deEste trabalho é resultado dos estudos realizados ao longo de um processo investigativo, de natureza qualitativa, acerca da formação continuada docente realizada em um curso de aperfeiçoamento para os docentes, técnicos e gestores dos cursos Proeja FIC que ocorrem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Catu (IF Baiano Campus Catu) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Catu (Smec Catu), através da Escola Municipal Professor Jecelino José Nogueira. Sua questão principal concentra-se em compreender como um curso de aperfeiçoamento realizado junto aos docentes, técnicos e gestores contribuiu na melhoria das práticas pedagógicas para os alunos do Proeja FIC tendo em vista a necessidade da integração curricular. Para cumprir tal intento, utilizou-se a pesquisa colaborativa como prática da busca de informações, utilizando como instrumentos os questionários, grupo focal e observação participante. Os objetivos da pesquisa foram: compreender os sentidos e significados atribuídos à formação continuada realizada no Curso de Aperfeiçoamento, a partir das falas, das vivências e das reflexões dos docentes e técnicos envolvidos; verificar como a formação contribuiu para a mudança ou permanência na compreensão sobre os alunos do Proeja FIC, suas especificidades e a repercussão disto nas práticas pedagógicas; perceber como a questão da integração curricular foi compreendida pelos docentes e técnicos em formação, bem como o impacto destas reflexões para a mudança ou permanência das práticas pedagógicas realizadas nos cursos Proeja FIC; sistematizar princípios, ideias ou propostas de ações de formação continuada, que favoreçam um repensar continuo sobre a prática pedagógica junto aos sujeitos do Proeja FIC. Foi utilizado como referencial teórico acerca da formação continuada de docentes o conceito de saberes docentes (Freire, 1996; Tardif, 2010) e a perspectiva do professor como crítico (Nóvoa, 2002; Pimenta e Ghedin, 2010), dialogando com outros autores. A investigação indicou duas unidades de análise que ensejam em resposta a nossa questão: ser docente enquanto sujeito do Proeja e a compreensão sobre o currículo integrado como elemento organizador do conhecimento. Ao concluir, apontam-se elementos importantes para a construção de uma proposta de formação continuada que não se encerra em si mesma, mas que permita repensar as ações através da reflexão sobre a prática, as quais apontam os seguintes princípios: leitura compartilhada, dialogicidade como prática de formação, coletividade e cooperação, compromisso sociopolítico com os educandos do Proeja, o currículo integrado como opção teórico-metodológica da organização das ações didático-pedagógicas, além de elementos importantes como espaço e tempo para a formação.
- ItemA juvenilização da EJA: quais saberes? quais práticas? qual currículo?(2019-05-29) Souza, Edna Rodrigues de; Conceição, Ana Paula Silva da; Guerra, Denise Moura de Jesus; Oliveira, Rosemary Lapa deEsta pesquisa parte da seguinte inquietação: quais as especificidades das juventudes estão sendo contempladas no currículo através das práticas pedagógicas aplicadas na EJA Juvenil? Assim sendo, tem como objetivo central, identificar quais as especificidades das juventudes são contempladas no currículo e nas práticas pedagógicas da escola nas turmas de EJA Juvenil sendo desenvolvido a partir dos seguintes objetivos específicos: analisar as normatizações e a organização da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador; investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas com a juventude na EJA, a partir do perfil dos jovens, percepções e demandas da comunidade escolar e planejamento de ensino dos professores; construir tópicos de uma minuta para uma proposta curricular que contemple e valorize os sujeitos jovens da EJA, acima de 15 anos, da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador, a partir dos resultados obtidos nessa pesquisa. Para tanto, nos amparamos na pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, inspirada na etnopesquisa-ação e etnopesquisa-formação (Macedo, 2016). O universo investigativo teve o total de 18 sujeitos colaboradores inseridos em uma escola pública situada no município de Salvador - Bahia. Para a produção de informações os instrumentos utilizados foram a roda de conversa, o diário de campo, questionários e entrevista semiestruturada. A investigação teve como principais concepções teóricas os seguintes autores: Arroyo (2009; 2011; 2013), Macedo (2006; 2012; 2015; 2016), Silva (2010), Gadotti (1989), Abrantes (2003), Dayrell (2007), Brunel (2008), Pais (2003; 2009), Amori (2012), Freire (1971; 1981; 1996; 2011; 2014), Di Pierro (2001), Haddad (2000), Paiva (1987) e Sposito (2009). Os resultados demonstraram que existe uma carência de práticas docentes, projetos, sequências didáticas e/ou atividades que problematizassem temáticas importantes e significativas para o universo das culturas juvenis. Nas Rodas de conversa percebemos a real urgência em transversalizar temáticas referentes a gênero, questões étnico-raciais, direitos sexuais e fundamentais, saúde, violência, com conteúdos programáticos dos anos em questão, além da necessidade em utilizar as linguagens artísticas como a música, a dança, o teatro, as artes plásticas, a tecnologia como instrumento de aproximação das culturas juvenis.
- ItemA polifonia, o reconhecimento e as identidades culturais dos sujeitos da EJA em uma teia de saberes: a construção coletiva da proposta pedagógica do 1º segmento(2020-12-22) Costa, Andrea Barros Daltro de Castro; Conceição, Ana Paula Silva da; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Musial, Gilvanice Barbosa da SilvaEsta pesquisa buscou refletir sobre a Proposta Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos e sua ressignificação a partir do problema: Como reconhecer os sujeitos da EJA e suas identidades culturais na Proposta Pedagógica do 1º segmento? O objetivo geral foi: Reconhecer os sujeitos da EJA e suas identidades culturais para elaborar coletivamente a Proposta Pedagógica do 1º segmento da escola municipal investigada interrelacionando com os documentos oficiais. Para concretizar este estudo tivemos como objetivos específicos: Analisar os documentos teóricos e legais, nacionais e do município de Salvador acerca da EJA e identificar a atualização legal da Proposta Pedagógica da escola investigada; Investigar quem são os sujeitos da EJA na comunidade local e os motivos destes não estarem matriculados na escola investigada e Identificar as expectativas das comunidades escolar e local a fim de reconhecer os sujeitos da EJA e as suas identidades culturais para a construção coletiva da Proposta Pedagógica da escola investigada. Pesquisa de natureza aplicada de abordagem qualitativa (Godoy, 1996; Minayo, 2010, 2012; Triviños, 2012), baseia-se na Etnopesquisa crítica (Macedo, 2006), na pesquisa ação (Barbier, 2007; Thiollent, 2011; Franco, 2005, 2008, 2016) como procedimento estratégico, e ancora-se no diário de campo, análise documental, fotografias, rodas de conversa, questionário, entrevista semiestruturada e história de vida (Macedo, 2006; Moura, Lima, 2014; Gil, 2002; Ornellas, 2011; Silva, et al, 2007: Conceição, 2009). No que tange às categorias de estudo, destaca-se os autores Honneth (2003), Hall (2006), Arroyo (2005, 2008, 2017), Freire (2001, 2011), Pimenta (S.I: s.n), Paiva (2006, 2009, 2011), Veiga (2009, 2011) e Paro (1987, 1992, 2011). A análise das informações coletadas, destacou as nuances dessa trajetória e a importância de ressignificar o papel da escola como espaço pensante, social, cultural, democrático, científico e organizacional na qual considera a construção coletiva da proposta pedagógica integrando os diversos saberes dos sujeitos envolvidos no processo educativo, através de uma gestão democrática. Ressaltou-se ainda a valoração da polifonia dos colaboradores para compreender os múltiplos pontos de vista destes sujeitos, acerca da intenção e ação real da organização da EJA no âmbito escolar e as demandas dos estudantes matriculados no Ciclo I, para a construção coletiva do produto oriundo desta investigação que foi a Proposta Pedagógica da EJA do Ciclo I.
- Item“Rituais” das práticas docentes na EJA nas narrativas da professora Jussara: elementos para pensar a formação continuada(2016-12-16) Morais, Cinara Barbosa de Oliveira; Conceição, Ana Paula Silva da; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, José Jackson Reis dosEsta dissertação apresenta como título, Rituais das práticas docentes da professora Jussara: elementos para pensar a formação continuada de professores da EJA. O texto contempla as narrativas-formativas da professora da EJA, problematizada na questão que norteia a pesquisa: quais referências das práticas docentes da professora Jussara constituem elementos para a formação continuada de professores da EJA? Assim, o trabalho tem a intenção de: a) Objetivo Geral: compreender as referências das práticas docentes da professora Jussara, que constituem elementos para a formação continuada de professores da EJA; b) Secundários: b 1)Identificar os saberes da experiência como pressupostos que subsidiam as práticas docentes; b 2) Descrever os rituais, trajetórias e memórias, que constituem a experiência existencial da professora Jussara; b 3) Analisar os referenciais constitutivos do ser professor, como elementos para a formação de professores da EJA; b 4) Refletir sobre os saberes da experiência das narrativas imagéticas como elementos formativos na prática da professora Jussara. O processo de investigação se iniciou pela trajetória da pesquisadora no contexto de trabalho de coordenação na escola nos percursos formativos do mestrado. O processo de pesquisa compreendeu o período de agosto de 2015 a agosto de 2016, na escola do campo Anita Marques Dourado, no Povoado de Meia Hora, município de Irecê, Bahia. A metodologia está referendada na abordagem qualitativa de pesquisa, pelo método (Auto) biográfico, narrativas-formativas para atender ao objeto de estudo definido na investigação, a formação continuada do professor. O caminho da investigação se desenvolveu pelos dispositivos de pesquisa: memorial formativo, entrevista-narrativa, diário de registros e narrativas imagéticas. Para fundamentar o processo de produção das informações em análise das narrativas-formativas, a opção na abordagem interpretativo-compreensiva-compreensiva, organizada em tempos metafóricos foram constituídos em pré-análise, sistematizada e organizada em unidades de análises temáticas com as significações tecidas nas narrativas. Desse modo, por meio da leitura cruzada e analítica, elaborei a interpretação das significações das unidades temáticas das narrativas na leitura compreensiva, referencial de anúncio do corpus para o desvelamento da pesquisa. No processo de desvelar as recordações-referências em diálogos de investigação-formação, concluo que a professora da EJA é um agente de formação na perspectiva de autoformação (PINEAU, 2000), que contribui para a formação continuada de professores, pois suas experiências configuram elementos importantes sobre os saberes experienciais, sobre os saberes específicos à prática pedagógica, um aporte teóricometodológico de saberes identitários da docência para acesso à formação continuada do professor que trabalha com o segmento EJA. Deste modo, evidencio o caráter investigativoformativo da (auto) biografia, e sua contribuição para uma nova epistemologia da formação continuada de professores.
- ItemVozes noturnas: as produções de textos orais nas turmas da EJA(2021-03-21) Rios, Antônio Marlon Matos; Conceição, Ana Paula Silva da; Oliveira, Rosemary Lapa de; Castro, Antonilma Santos AlmeidaPor compreender que a oralidade é um aspecto importante da textualidade que permeia sobremaneira nosso quotidiano, esta investigação propõe focalizar a temática “oralidade na Educação de Jovens e Adultos” com a finalidade de problematizar proposições para a realização da produção de textos orais norteados pela questão: Como se dão as práticas de oralidade na sala da EJA de uma escola pública no Tempo Formativo III – Eixo VI? O estudo tem como objetivo geral: compreender como se dão as práticas da linguagem oral numa escola pública de Educação de Jovens e Adultos, no Tempo Formativo III – Eixo VI, para que se proponham alternativas didático-metodológicas com vistas a ampliar as competências comunicativas dos sujeitos. E como objetivos específicos: (i) entender qual trabalho com a oralidade é feito por professores nessa turma de Educação de Jovens e Adultos; (ii) reconhecer se este trabalho com oralidade nessa turma da EJA contribui para a construção de competências comunicativas no alunado; (iii) elaborar coletivamente um material didático com alternativas que contribuam para o aperfeiçoamento do processo de competências comunicativas da turma em estudo. Foram atores sociais desta pesquisa os professores da EJA, Tempo Formativo III, Eixo VI, da cidade de São Domingos-Bahia. Para fundamentar esse trabalho, escolhemos focalizar os seguintes eixos teóricos: educação de jovens e adultos e linguagem, centralizando a discussão a respeito dos gêneros de texto da oralidade, da competência comunicativa e da formação de professores. No percurso metodológico, optamos pelos pressupostos teóricos-metodológicos da pesquisaformação de Macedo (2006), (2009) e pela abordagem qualitativa. Para tanto, foram utilizadas as seguintes técnicas: observações in situ, relatórios, questionários e rodas de conversa. A análise interpretativa ocorreu a partir das relações entre as informações produzidas e obtidas no campo de investigações. Os resultados obtidos sinalizam para: o quanto é parco o material didático voltado para a oralidade; a importância dos aspectos identitários e culturais dos alunos na centralidade da discussão, a feitura do trabalho com oralidade sem organização didáticopedagógica específica e o quanto a produção das sequencias didáticas sinalizaram caminhos mais sólidos para as práticas orais. Assim, esta pesquisa aprofundou a compreensão sobre a oralidade na escola e ofereceu suporte teórico-metodológico para o trabalho com a Educação de Jovens e Adultos nesse campo.