Bacharelado em Comunicação Social - Radio e Televisão - DEDC14
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Navegando Bacharelado em Comunicação Social - Radio e Televisão - DEDC14 por Orientador "Macedo, Carolina Ruiz de"
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- ItemMulheres que se gostam: fotografia e visibilidade lésbica(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Almeida, Michele dos Santos; Macedo, Carolina Ruiz de; Silva, Zuleide Paiva da; Santos, Matheus Araújo dosO ensaio fotográfico denominado Mulheres que se gostam apresenta através de fotografias lésbicas representadas com diferentes perfis: jovens, não jovens, acadêmicas (campus XIV), não acadêmicas, brancas e negras. Ao longo do trabalho é discutido o que é lesbianidade, violência (lesbofobia), traz o tema da heterossexualidade compulsória e visibilidade a partir de Monique Wittig (1980), Cheryl Clarke (2006). Aborda também a fotografia como forma de representação e a arte como ruptura no campo da estética, discutido através de Lacoste (1986), Fabris (2004). E por fim é feita a descrição das etapas de desenvolvimento do ensaio fotográfico, que inclui a pré-produção, produção e pós-produção justificando as escolhas estéticas realizadas.
- ItemNarrando o real: povoado Maracujá, história e desenvolvimento(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Mota, Maicon Emerson Ferreira; Silva, Robson; Macedo, Carolina Ruiz de; Morais, Kátia Santos de; Sampaio, Tiago SantosEste trabalho tem como objetivo contar através de um vídeo documentário a história do povoado para os moradores desta localidade e para outras pessoas, buscando apresentar sua origem, trajetória e características nos dias atuais, frisando o papel transformador exercido pela líder comunitária Rita do Maracujá. Esse trabalho tem como objeto o povoado Maracujá, localizado na zona rural da cidade de Conceição do Coité. Existem nos últimos anos alguns relatos orais, de que esse povoado pode ser um remanescente quilombola. Durante muitos anos esse povoado foi esquecido pelas autoridades, permanecendo por um longo período isolado e sem nenhuma assistência do Estado. Para realizar esse propósito, utilizamos informações do estudo da professora Lúcia Maria Parcero, da UNEB Campus XIV, e das pesquisas do escritor coiteense Orlando Matos Barreto. Como subsídios teóricos para compreender questões ligadas ao povoado, utilizamos alguns conceitos de racismo, negritude e cidadania, assim como discutimos o vídeo como suporte e as características do gênero documental. Utilizamos ainda como recursos metodológicos entrevistas com alguns moradores, professores, pesquisadores e outras pessoas envolvidas.
- ItemPoética do anjo vingador: uma análise da construção do personagem Travis no filme Taxi Driver(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Jesus, Romério Novais de; Macedo, Carolina Ruiz de; Souza, Marcos Cezar Botelho deEsta pesquisa surgiu do seguinte questionamento: de que maneira os recursos fílmicos são agenciados para construir o personagem Travis no filme Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese? E parte da hipótese de que o personagem Travis é constituído como o arquétipo bíblico do Anjo Vingador, através das temáticas da violência e purificação, da estrutura da narrativa, da linguagem simbólica do filme e da representação audiovisual da subjetividade do personagem. Com este trabalho, objetivamos desenvolver um estudo sobre o personagem Travis, considerando a enunciação do arquétipo do Anjo Vingador em torno de sua personalidade, por meio de uma análise inspirada na Poética do Cinema, desenvolvida por Wilson Gomes, que estuda os recursos e estratégias de composição do filme a partir dos efeitos (cognitivos, sensoriais e emocionais) que a obra produz no apreciador. A primeira parte da monografia apresenta uma discussão teórica sobre os conceitos da personagem na literatura, no teatro e no cinema, utilizando os pressupostos de Aristóteles (2009), Antonio Candido (2009), Anatol Rosenfeld (2009), Décio de Almeida Prado (2009) e Paulo Emílio Sales Gomes (2009); relacionando-os com as reflexões sobre a narrativa e a linguagem cinematográfica, discutidas por Jacques Aumont (2006), Marcel Martin (2013), Laurent Jullier e Michel Marie (2009), Christopher Vogler (2006) e Luís Nogueira (2010). Posteriormente, observou-se a hipótese do arquétipo do Anjo Vingador, que se caracteriza pela sua vingança em nome Deus e do uso da violência como meio de purificação da humanidade, a partir dos textos da Bíblia Sagrada e de alguns elementos contextuais que se mostraram importantes. Na segunda parte, concentramos nosso olhar no exame dos mecanismos de composição do filme que edificam a enunciação do arquétipo de Anjo Vingador em torno de Travis, dentre eles a estruturação mítica do enredo, as metáforas fílmicas, os discursos apocalíticos e os pontos de vista subjetivos de Travis.