Licenciatura em Matematica - DCH6
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Navegando Licenciatura em Matematica - DCH6 por Orientador "D’Esquivel, Márcio Oliveira"
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- ItemCidade de Tanque Novo/BA e a olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas: avaliação dos impactos educacionais no município(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Santana, Anderson Teixeira; Neto, Geraldo Caetano Da Silva; D’Esquivel, Márcio Oliveira; D’Esquivel, Márcio Oliveira; Guimarães, Marcos Denilson; Souza, Monique Bonfim deO presente trabalho tem como objetivo analisar a conformidade entre o desempenho dos alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a melhoria dos índices educacionais do município de Tanque Novo/BA. O interesse por essa temática partiu das vivências e após conhecer e observar os excelentes resultados dos estudantes de Tanque Novo para com a olimpiada. Para tal, verificamos a história da OBMEP, os resultados alcançados e como esse projeto nacional é organizado. A OBMEP é uma olimpíada que possui o objetivo de incentivar o estudo da Matemática entre estudantes dos níveis fundamental e médio de ensino no qual os alunos que se destacam nas provas são premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Além disso, fizemos uma análise do desempenho de Tanque Novo nos índices educacionais comparando com os indicadores nacionais, estaduais e internacionais, bem como investigamos os dados do desempenho de Tanque Novo ao longo dos anos na OBMEP. Desse modo, apresentamos as diferentes estratégias adotadas, ações para mobilização dos alunos e incentivo dos professores, por meio dos resultados encontrados nos questionários aplicados aos ex-gestores, professores e alunos premiados pela OBMEP. Em seguida, averiguamos o cenário da educação no Brasil, assim como, a situação vigente da Educação Matemática do país e os desafios enfrentados pela olimpíada de matemática no contexto escolar atual.
- ItemMatemática na formação de professores dos anos iniciais: desafios e possibilidades para atuação profissional(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-06) Luz, Maianne Riqueza; D’Esquivel, Márcio Oliveira; Luz, Ezilma Ramos; Fernandes, Marinalva Nunes; Brito, Tatiane NovaisO presente trabalho analisa os desafios e as possibilidades na formação de professores para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, com foco nos currículos dos cursos de licenciatura em matemática e pedagogia, buscando compreender as lacunas existentes na formação inicial e as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes. A pesquisa foi fundamentada em uma revisão bibliográfica, na qual foram consultados autores como Gatti, Piaget e outras referências sobre a legislação educacional brasileira, garantindo o arcabouço teórico necessário para essa análise. Além disso, foi aplicado um questionário com oito professores das cidades de Livramento de Nossa Senhora e Caetité, na Bahia, com o objetivo de coletar informações que corroborassem com a análise das práticas docentes e das lacunas na formação inicial. Os resultados evidenciam que, apesar de avanços nas políticas educacionais, há uma lacuna significativa na formação de professores para o ensino da matemática nos anos iniciais, especialmente no que se refere à integração entre teoria e prática, além da carência de conteúdos específicos sobre a didática da matemática para essa fase escolar.