Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH6
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH6 por Orientador "Pina, Patrícia Kátia da Costa"
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- ItemA reconstrução do eu: escrita e leitura reinventando um ser(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Palma , Ana Paula SIlva; Souza, Danielle Santos; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Martins, Paulo Cezar Borges; Ramos, Ricardo TupiniquimFrente à sociedade excludente, o poder elitizado e as condições subumanas em que vivem as classes marginalizadas, a leitura e a escrita surgem como instrumentos indispensáveis na formação do sujeito crítico/reflexivo na medida em que ampliam os horizontes, contribuem para a formação de uma sociedade consciente de seus direitos e deveres e possibilita que seus cidadãos tenham uma melhor visão de mundo e de si mesmos, auxiliando assim na libertação do sujeito. Buscamos com a presente monografia refletir como a leitura e a escrita são atividades importantes na formação do sujeito crítico/reflexivo e consequentemente funcionam como práticas de libertação a partir da análise do perfil leitor e escritor da autora e personagem Carolina Maria de Jesus em seu livro Quarto de despejo: diário de uma favelada. Para tanto, os encaminhamentos metodológicos baseiam-se em pesquisa bibliográfica, por meio do método de revisão de literatura de autores que tratam dessa temática, tais como: Foucambert; Freire; Gadotti; Lajolo; Levine; Meihy; Lobo; Moreira; Romanelli; Santos; Silva; Souza; Yunes; Zilberman.
- ItemEmília e Tia Nastácia: vozes e silêncios e o leitor ontem e hoje(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Teixeira, Michelle Santos; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Silva, Zoraide Portela; Silva, Jorge Augusto de JesusAs questões étnico-raciais tomaram grandes proporçõesnas discussões em todos os âmbitos na sociedade, dentre eles, o escolar, diferentementeda mentalidade e relações sociais em outros contextos, como exemplo do tempo lobatiano no início do século XX, em que as relações de desigualdade sociais e estereótipos sobre o negro eram aceitas comonaturais. Dessa forma, este trabalhodiscute sobre a literatura, a criança, a importância da leitura e do imaginário e tem como objetivo ―investigar‖ como é construído o preconceito nas vozes de Emília e nos silêncios de Tia Nastácia nas obras lobatianas Memórias da Emília (2009),Histórias de Tia Nastácia (2002) e O Minotauro (2003),observando as formas como essas construções podem influenciar o leitor, discutindo o papel do professor mediador, para tanto, foram analisadas as falas e posicionamentos das personagens na obra, assim como foram analisadas expressões que conotam o preconceito e, diante desse olhar sobre a história e literatura, discutimos as relações dos sujeitos com suas épocas e consequentemente a mudança no olhar do leitor contemporâneo, considerando que não conseguimos nos despir das pertinências ideológicas do nosso tempo. Para tanto, naconcepção de literatura, literatura infanto-juvenil e sua importância para o imaginário balizamos a pesquisa emCULLER(1999), COMPAGNON (2001), HELD (1980)ZILBERMAN (2003); na recepção do leitor, contribuem para o estudo ISER (1983) e JAUSS (1994);para demonstrar as questões identitárias e de sujeito HALL (2009) e MUNANGA (2006); BAKHTIN (1998) contribui com a concepção dialógica; o sujeito imbuído das questões sociais e DELEUZE (s/d).
- ItemO cordel como estratégia de formação leitora na EJA: vozes esquecidas em processo de inclusão(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Fernandes, Rosana Lima Carvalho; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Teixeira, Aparecida de Fátima Brasileiro; Marques, Zélia MalheiroO presente trabalho discute a eficácia do cordel, enquanto ferramenta capaz de auxiliar na formação do leitor literário na Educação de Jovens e Adultos – EJA, no primeiro e segundo anos do Ensino Médio. Como base para análise, enfoquei a produção de estudantes durante o Estágio IV: os alunos realizaram experiências de leitura através da literatura de cordel, tanto em sala de aula, quanto fora dela, entre os meses de outubro e novembro de 2013, e a partir dessas leituras produziram textos relatando essas experiências. Para a concretização deste trabalho foram discutidas questões voltadas para a constituição, expansão e aceitação dessa literatura nas camadas populares, principalmente da região Nordeste do país, destacando ainda o processo de ultrapassagem dos muros das escolas que passaram a utilizá-la como suporte no processo de aprendizagem e formação do leitor e universidades, de forma que, na atualidade são muitos os estudos com ênfase na importância histórica, social, cultural e didática do cordel. Foram abordados também conceitos relacionados à linguagem, leitura, leitor e a modalidade de ensino denominada EJA; ressaltando a contribuição da poesia popular nordestina na formação leitora desses sujeitos, considerando que estes também constituem o povo nordestino. Este trabalho está fundamentado na proposta pedagógica de Freire (1987, 1990) e nos estudos de Aguiar e Bordini (1988), Galvão (2006), Yunes (2003), Pinheiro (2007), Araújo (2007), Haurélio (2010), entre outros.
- ItemO poético formando o gosto pela leitura: Ricardo da Cunha Lima(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Silva, Ana Paula de Araújo; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Teixeira, Aparecida de Fátima Brasileiro; Silva, Rozânia Alves MagalhãesFormar leitores tem se constituído um desafio à educação contemporânea, que é o de formar leitores capazes de uma efetiva participação social, e de construírem a si mesmos como sujeitos. Assim urge a necessidade de que haja nos espaços formais de aprendizagem, uma mediação voltada na perspectiva da formação leitora, sendo imprescindível esta formação desde a infância, para que o indivíduo obtenha desde cedo os benefícios dessa prática, e para isto a literatura infantil é uma aliada nesse processo. Dessa forma, esta pesquisa é um instrumento de reflexão acerca da formação de leitores, visualizando o gênero poesia infantil como instrumento para esta formação, sendo feita uma análise das características rítmicas e vocabulares presentes em alguns poemas de LIMA (2000) e (2010), observando estes como recursos prazerosos e incentivadores na formação do leitor, para que este enquanto sujeito reflita sobre si e sobre o outro, agindo e interagindo com o seu mundo interior e exterior. Para tanto, ao desenvolver os conceitos de literatura infantil, poesia infantil, linguagem poética e público infantil, balizo a pesquisa à luz de teóricos como ARÌES (1981), COELHO (2000), CUNHA (1998), HUIZINHA (2000), LAJOLO e ZILBERMAN (2007), MESCHONIK (2006) e SOUZA (1994), estes contribuem para estas abordagens, e para discorrer sobre os aspectos peculiares da poesia contribuem TAVARES (2005), ABRAMOVICH (1991), BOSI (2000), CARVALHO (2010), ESPEIORIN (2010), GOLDSTEIN (1991), COMPAGNON (2001), entre outros. Assim constata-se que é possível educar pelo poético, ao aproximar-se do imaginário dos pequenos, propondo reflexão e diálogo para com elas, pois a leitura nos transforma e nos humaniza.
- ItemPráticas de formação leitora no ensino fundamental II caetiteense: da tradição às inovações contemporâneas(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Silva, Edvânia Oliveira; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Araújo, Ginaldo CardosoEste trabalho busca compreender como as práticas docentes inovadoras aplicadas pelo PIBID Letras Vernáculas/DCH/Campus VI, contribuiu para a formação de leitores no Grupo Escolar Manoel Lopes Teixeira, do Ensino Fundamental II no ano de 2013. Para isso, analisamos as produções elaboradas pelos alunos a partir de três oficinas de Contos, Quadrinhos e Contação de Histórias, ministradas pela coordenadora do PIBID com o objetivo instigar o ato e o prazer pela leitura nos estudantes. Para darmos embasamento a esta pesquisa, buscamos nos sustentar em autores como Freire (1980), Yunes (2002), Lois (2010), Foucambert (2008), Lajolo (2001), Pina (2012) que discutem a leitura como transformadora de sujeitos, tendo como conceito a formação do leitor e letramento; para sustentar a concepção de letramento literário apoiamos em Cosson (2011); Colomer (2003) e Rojo (2009) para o multiletramento. Após análises das produções, compreendemos que as ações realizadas pelo PIBID teve um papel importante para a formação leitora dos alunos, apresentando resultados positivos, entretanto constatamos também que foram resultados parciais, pois o objetivo de formar leitores não atingiu todo o público alunado que fora analisado.