Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (PPGED) - Conceição do Coité
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (PPGED) - Conceição do Coité por Orientador "Jesus, Rosane Meire Vieira de"
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- ItemCorpos e currículos que se proliferam: o flagrante delito da criação(2021-09-13) Melo, Maria Cristina Araújo de; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Lima, Jamille da Silva; Sá, Maria Roseli Gomes Brito de; Pimentel Júnior, ClívioEsse texto apresenta a pesquisa “Corpos e currículos que se proliferam: o flagrante delito da criação”, que busca compreender como corpos curriculantes e dissidentes sexualmente em aliança podem negociar um projeto de currículo radicalmente democrático e plural. As questões que orientam esta investigação são: como os aparatos regulatórios presentes nos atos de currículo relacionam-se com a agência dos corpos curriculantes? Como as reivindicações corpóreas não verbais deslocam o ideário de normalização/padronização dos corpos? Como o entrelaçamento plural entre corpos curriculantes agencia a deslegitimação das políticas de currículo hegemônicas? Explora as relações imbricadas entre currículo e sexualidades dissidentes e propõe-se a pensar o currículo para além de reproduções de modelos ontológicos e gnosiológicos historicamente legitimados no mundo ocidentalizado, animando-se a ler as performatividades curriculantes como corpo inventivo capaz de criar espaços, reconhecidamente, hibridizados, radicalmente democráticos e plurais. O paradigma epistemológico é pós-estrutural com referência nos estudos de Derrida (2014) e de Laclau e Mouffe (2015). A abordagem metodológica é pós-qualitativa subsidiada pelo dispositivo de pesquisa Grupo de Experiência. A Análise de Informações é realizada através do conceito de imagem-fábula de Deleuze (2005). A pesquisa é desdobrada em um projeto de intervenção intitulado “Intervenção: fabulações de um currículo radicalmente democrático e plural" que visa fomentar, através de corpos curriculantes e sexualmente dissidentes, a criação de um currículo radicalmente democrático e plural.
- ItemCurrículo de educação do campo: negociações na perspectiva da diferença(2021-12-13) Silva, Crisley Jamile Araújo da; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Pimentel Júnior, Clívio; Almeida, Verônica DominguesEsta pesquisa tem por objetivo compreender como acontecem as negociações curriculares entre objetos/atores curriculantes do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire, localizado no município de Santa Luz - Bahia, unidade escolar de Ensino Médio integrado à Educação Profissional, da modalidade de educação do campo, no que concerne à perspectiva da diferença. Traz como questões norteadoras: (I) como se constrói o campo discursivo curricular da educação do campo na unidade escolar? (II) como docentes e estudantes se reconhecem nesta instituição escolar do campo? (III) como os objetos/atores curriculantes integram/negociam o currículo instituído com o currículo instituinte, praticado e vivido neste espaço-tempo de negociação? (IV) como objetos/atores curriculantes significam os significantes “sujeito”, “curriculo”, “identidade” e quais os deslocamentos atravessam as concepções acerca da educação do campo? No seu horizonte ontoepistemológico, o estudo filia-se ao paradigma pós-estrutural, com abordagem pós-qualitativa de St. Pierre. Utiliza-se das bases conceituais de Derrida para compreensão da filosofia da diferença, da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe para compreensão do campo discursivo, Lopes e Macedo e Macedo para compreensão de currículo. Na ontometodologia, utiliza o Grupo de Experiência - GE de Oliveira e Jesus como dispositivo de pesquisa, adaptando-o para Grupo de Experiência, Discurso e Diferença – GEDD. A análise de informações é basilarmente construída através de Laclau e Mouffe, para constituição dos resultados que apontam para compreender que a “Educação do campo” se constitui e se apresenta como ponto nodal onde diversos elementos são articulados na tentativa de uma hegemonia curricular e que os objetos/atores curriculantes reúnem praticas articulatórias em cadeias de significação para sustentar uma hegemonia curricular ao atribuir significados aos significantes: sujeito, identidade e currículo.
- ItemCurrículo, professoralidades e sexualidades(2019-07-12) Almeida, Maria Goretti Ramos de; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Pimentel Júnior, Clívio; Silva, Zuleide Paiva daEste texto apresenta o Projeto de Intervenção denominado Grupo de Experiência Docente (GED) a ser proposto aos docentes da rede Estadual de Conceição do Coité. Dentro desse espaço formativo, o GED tratará das negociações docentes com os atravessamentos no currículo das questões de gênero e sexualidades. Seu referencial principal é diferença ou différance. (DERRIDA, 2014) Esse conceito cruza as perspectivas de currículo como lugar de enunciação e negociação entrelaçado pela rede de saber e poder (MACEDO, 2006a; 2006b; 2010; 2014; 2017; 2018), a discussão de sexualidades e gênero como performatividade (BUTLER, 2017a; 2017b; 2017c; 2017d; 2018) e professoralidades (PEREIRA, 2016). Na intinerância para o planejamento do Projeto de Intervenção, realizou-se uma pesquisa científica abordando o problema: como os docentes da Educação Básica das redes Municipal e Estadual de Conceição do Coité agenciam subjetividades nas negociações curriculares diante de performatividades que envolvem corpo, gênero e sexualidades? Para a produção de dados e informações desta pesquisa, foi acionado o Grupo de Experiência (OLIVEIRA; JESUS, 2018) que coaduna três elementos: a arte gadameriana, a experiência e o cotidiano escolar. A análise dos dados e a produção de informações foram norteadas pela hermenêutica de Hans- Georg Gadamer (2015). As informações obtidas a partir das narrativas dos docentes de suas experiências e de seus referenciais teóricos sobre as questões tratadas durante o Grupo de Experiência potencializaram a proposta desse Projeto de Intervenção, sobretudo, quando parte dos próprios docentes pesquisados a sugestão da continuação do grupo de experiência mantendo a discussão sobre as questões das sexualidades e gênero.
- ItemA escola do campo e o enfrentamento à violência de gênero(2021-09-10) Moreira, Tatiane dos Santos; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Lima, Jamille da Silva; Faria, Edite Maria da Silva Silva de; Sá, Maria Roseli Gomes Brito deO estudo apresentado nesta dissertação teve por objetivo compreender como as práticas escolares desenvolvidas pelas escolas do campo do Núcleo Territorial de Educação-19 (NTE 19) contribuem para o enfrentamento da violência de gênero. Apresentamos como problema desta pesquisa a seguinte questão: de que forma as escolas do campo do NTE 19 enfrentam a violência de gênero? Os objetivos específicos propostos foram: identificar as práticas escolares da escola do campo com relação à violência de gênero; analisar as práticas escolares de enfrentamento à violência de gênero presentes na escola campo; entender como as discussões/resoluções de âmbito ministerial pautadas no enfrentamento à violência de gênero se relacionam com as práticas escolares das escolas do campo; elaborar uma formação/curso para preparar os profissionais de educação para o enfrentamento à violência de gênero na escola do campo. A trajetória metodológica foi a perspectiva do materialismo históricodialético e o feminismo marxista, este último, analisou a questão da desigualdade de gênero e da opressão contra as mulheres por meio da ótica marxista. A pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa; optamos pela pesquisa participante e o instrumento utilizado para análise de informações foi o Grupo Focal. Em relação ao referencial teórico, foi acionado Saffioti (1997; 2004; 2015; 2019) para trabalhar gênero; Davis (2016; 2017; 2019), Gonzalez (1984; 1988; 2008) e Pacheco (2008;2013; 2016) para pensar sobre violência contra a mulher negra; Caldart, (2012) e Arroyo (1982) para Educação do Campo; e Santos (1997;1998; 2002) e Lefébvre (1991; 2009) para falar sobre território. Os resultados obtidos na pesquisa demonstraram que as escolas do campo do NTE 19 desenvolvem práticas pontuais no enfrentamento à violência de gênero. O produto desta pesquisa é o Projeto de Intervenção denominado Curso de Formação para Educadores das Escolas do Campo cujo objetivo é promover a formação destes para atuarem coletivamente no enfrentamento à violência de gênero no ambiente escolar.
- ItemLinguagens audiovisuais, educação e diversidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-20) Amorim, Maurício José Souza; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Silva, Zuleide Paiva da; Morais, Katia Santos de; Carvalho, Maria InezEsse trabalho de pesquisa tem por metas conhecer os produtos audiovisuais consumidos pelos professores e pelas professoras dos anos iniciais da educação ao ensino superior e, através desse conhecimento, identificar se questões voltadas às diversidades estão sendo trabalhadas por esses e essas profissionais da educação, assim como conhecer e compreender como ocorre o processo de recepção, circulação, consumo e, em alguns casos, realização dos produtos audiovisuais entre os docentes. Há nove participantes mulheres e um participante homem: professoras que atuam profissionalmente na educação em Salvador e em cidades do Território do Sisal, e um professor que atua profissionalmente na educação na cidade de Jeremoabo. Profissionais da educação das séries iniciais ao ensino superior, da rede pública e privada. Trata-se de uma pesquisa descritiva. Inicialmente, um levantamento bibliográfico é feito no intuito de saber e entender em que contexto acadêmico se encontra a proposta de pesquisa pretendida para discussão. Depois, a ida a campo de pesquisa. Um questionário estruturado é aplicado às pessoas participantes da pesquisa, tendo por base, assim como na metodologia, os estudos de Minayo. Os referentes teóricos usados são Martin, Bernardet, majoritariamente, para a discussão de cinema e linguagem audiovisual. Barbosa, essencialmente, para discutir arte e arte-educação. Os estudos de Larrosa, em especial a obra Pedagogia Profana, para fundamentação epistemológica, quando são trazidas reflexões sobre experiência e o ser experiente. No intuito de entender e analisar o papel da Arte na escola e, por tabela, o papel do audiovisual na escola, uma reflexão sobre os PCN e a BNCC também é contemplada no decorrer desta pesquisa, assim como há um capítulo no qual é feita uma necessária discussão sobre a forma como as diversidades foram e são tratadas nos produtos audiovisuais brasileiros, quando os estudos de Louro se tornam importantes para a fundamentação da discussão. Por se tratar de um trabalho final de um Mestrado Profissional, o penúltimo capítulo traz uma proposta interventiva, quando um planejamento de curso de extensão e, seu resultado, é pensado como possível produto final desta pesquisa.
- ItemMapeamento da Violência na UNEB(2021-05-17) Bastos, Fabio; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Silva, Zuleide Paiva da; Paiva, Élica LuízaEste TFCC se propõe a mapear as violências que acontecem na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), compreendendo a Universidade como um fenômeno social, político e antropológico. Para tanto, a pesquisa, numa abordagem qualiquantitativa, parte de uma análise documental de textos institucionais advindos da Ouvidoria da UNEB e o setor de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), permitindo emergir o contexto. O objetivo é mapear a cultura da violência na universidade, propondo ações interventivas, para o enfrentamento deste fenômeno. Assim se questiona: quais tipologias da violência aparecem na UNEB nos anos 2017, 2018 e 2019? Como melhor registrar tais ocorrências? De que forma pode-se inibir ou reduzir a cultura da violência na universidade? As estratégias de enfrentamento à violência partirão do nascimento de um Observatório da Violência na Universidade, que se encarregará de discutir e propor políticas públicas, a fim de propor um diálogo entre a universidade e os coletivos sociais organizados de combate à violência.
- ItemMúsica, espiritualidades e simbioses: agência/mentos em plagicombinações e improvisatividades para a composição de uma partitura curricular em cotidianos escolares(2020-11-28) Roque, Augusto Flávio da Silva; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Santos, Dina Maria Rosário dos; Carvalho, Maria Inez; Oliveira, Thiago Ranniery Moreira deUma partiturografia. É isso que poderá ser apreciado ao longo das pautas e variações de uma pesquisa com um cotidiano escolar no sertão de Alembaía. Nesses espaços, um agência/mento musical com o Funk, serviu como a-com-tecer curriculante com conexões, perfurações, negociações e alianças, entre discursos acadêmicos e narrativas periféricas, que desataram da música interações de formasfluxos em simbiose: espiritualidades, afroperformatividades, políticas, economicidades, viralidades e auralidades – rastros que suscitaram a emergência de um ecossistema e uma ecologia estética nos discursos curriculares. Para se chegar a essas compreensões, a foi composta em clave performativa, pós-estrutural e pós-qualitativa, uma metodologia improvisativa que se fez fundamental para contornar as circunstâncias e contingências da trajetividade em campo, bem como uma reconceptualização ontológica que pudesse se acoplar mais convenientemente a uma performance cartográfica com os conceitos de DeleuzeGuattari. Em viés decolonial, procedimentos como a plagicombinação, permitiram negociações e transcodificações entre textos acadêmicos e saberes ancestrais para construir trifurcações quais linhas de fuga, e propor alternativas localizadas, profanas e anti-culturais para os estudos de currículo.
- ItemMúsica, espiritualidades e simbioses: agência/mentos em plagicombinações e improvisatividades para a composição de uma partitura curricular em cotidianos escolares(2020-11-26) Augusto, Flávio; Jesus, Rosane Meire Vieira de ; Santos, Dina Maria Rosario dos; Carvalho, Maria Inez; Oliveira, Thiago Ranniery Moreira deUma partiturografia. É isso que poderá ser apreciado ao longo das pautas e variações de uma pesquisa com um cotidiano escolar no sertão de Alembaía. Nesses espaços, um agência/mento musical com o Funk, serviu como a-com-tecer curriculante com conexões, perfurações, negociações e alianças, entre discursos acadêmicos e narrativas periféricas, que desataram da música interações de formasfluxos em simbiose: espiritualidades, afroperformatividades, políticas, economicidades, viralidades e auralidades – rastros que suscitaram a emergência de um ecossistema e uma ecologia estética nos discursos curriculares. Para se chegar a essas compreensões, a foi composta em clave performativa, pós-estrutural e pós-qualitativa, uma metodologia improvisativa que se fez fundamental para contornar as circunstâncias e contingências da trajetividade em campo, bem como uma reconceptualização ontológica que pudesse se acoplar mais convenientemente a uma performance cartográfica com os conceitos de DeleuzeGuattari. Em viés decolonial, procedimentos como a plagicombinação, permitiram negociações e transcodificações entre textos acadêmicos e saberes ancestrais para construir trifurcações quais linhas de fuga, e propor alternativas localizadas, profanas e anti-culturais para os estudos de currículo.
- ItemA universidade e seus deslocamentos: uma análise de discurso sobre os movimentos de extensão na UNEB/Campus XIV(2021-04-05) Oliveira, Sarah Teles de; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Faria, Edite Maria da Silva de; Carvalho, Maria Inez da Silva de SouzaEste trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa realizada na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação, Campus XIV, objetivando construir uma análise de discurso sobre os seus movimentos extensionistas desenvolvidos no Território de Identidade do Sisal, entre os anos de 2012 a 2018. A mesma se desdobra em dois momentos: 1) a feitura de uma analogia sobre a metáfora da Torre de Babel, fundamentada pela interpretação de Larrosa e Skliar (2011), com a minha trajetória na UNEB/Campus XIV, enquanto analista universitária, e uma breve apresentação da configuração desta instituição; 2) aproximando-se da ontologia pós-estruturalista, a tessitura de uma análise crítica de discurso sobre os movimentos de extensão seguindo a corrente de Laclau e Mouffe (1993, 2006, 2015), tendo como base documental os projetos e relatórios registrados no Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) deste Campus. Compreendendo a extensão universitária como produtora de um conhecimento que resulta das experiências em que os sujeitos inter-relacionam como autores e coautores de autonomia e interdependência, pressupondo uma relação dialógica, outros conhecimentos despertam e se constituem a partir do entrelaçamento de pontos de vista semelhantes ou diferentes de mundo. Para esta análise, além da legislação voltada para extensão, autores como Boaventura Sousa Santos (2006 e 2008), fundamentando o debate sobre ecologia dos saberes, Felipe Serppa (2004), Naomar Filho (2007) e Álamo Pimentel refletindo sobre o papel da universidade socialmente relevante onde ocorrem os jogos de acontecimentos e linguagens, estiveram à baila dessas traduções versando sobre a extensão universitária da UNEB/Campus XIV. Atendendo às proposições do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), apresento como produto desta pesquisa, uma formação continuada para os técnicos administrativos e coordenadores que atuam nos NUPEs, visando desenvolver ações que fortaleçam a organização e o trabalho desenvolvidos dentro desses espaços, principalmente, no que tange as atividades extensionistas da UNEB.